A Locaweb adquire a Social Miner

0
308
locaweb adquire social miner

Em mais uma notícia que movimentou o mercado, a Locaweb anunciou recentemente a aquisição da empresa do ramo de dados, Social Miner. Saindo de um recente IPO, a Locaweb fechou o negócio por R$22,2 milhões, sem contar earn out e se tornou a primeira aquisição desde a abertura de capital.

Em post no blog da empresa, a Locaweb reforçou a importância da expansão do seu portfólio de serviços.

Patrocinado

“Com a integração das soluções da Social Miner, que possui um produto consolidado no mercado, e da All iN – empresa adquirida pelo Grupo Locaweb em 2013, passamos a oferecer uma suíte completa de serviços que acompanha toda a jornada do consumidor para e-commerces e varejistas de todos os segmentos e tamanhos.”

Neste artigo, vamos entender mais sobre os detalhes desta transação, assim como um perfil desta empresa que já coleciona aquisições.

O que é a Social Miner?

locaweb adquire social miner

Fundada em 2014, a startup paulista traz soluções que unem a inteligência artifical, com o big data, por meio de sua plataforma de SaaS. Com a finalidade de auxiliar empresas do ramo de e-commerce e varejo a melhorarem suas estratégias, o negócio recém adquirido aborda dois segmentos cada vez mais importantes no mercado.

Para isso, a solução busca trazer insights para aumentar o engajamento de consumidores e a conversão de visitantes em diversas empresas. Além disso, segundo apuração do portal Startups, a Social Miner conta com uma receita anual com valores entre R $10 milhões e R $12 milhões.

Locaweb e seus ataques precisos em 2020

Considerada por muitos um dos principais IPOs de 2020, a Locaweb (LWSA3), que abriu o capital em fevereiro do mesmo ano, já contou com um crescimento de 330% no período. E isso não é à toa:

Só nesse último ano, a empresa anunciou a aquisição de 4 outros negócios que incluem nomes como Etus, Vindi, Ideris e Melhor Envio. Esses dados, junto a compra da Social Miner, deixam os especialistas cada vez mais otimistas para o ano de 2021. Isso se dá, principalmente, pelo grande crescimento do mercado digital durante a pandemia do COVID-19.

O que a Locaweb planeja com essas aquisições

Patrocinado

Como foi dito no post do blog, mencionado na introdução deste artigo, a Locaweb planeja continuar expandindo a sua suíte de serviços, especialmente quando se fala de produtos de e-commerce. Por isso, no padrão já percebido com as aquisições anteriores, a empresa irá continuar agregando valor à sua própria plataforma, o Tray.

Neste caso, o Social Miner já é usado por grandes marcas do mercado como Natura, Wine, Kabum, Droga Raia/Drogasil. Então, quando se analisa pelo lado estratégico, focar os esforços em algo que já está dando certo parece ser um caminho que têm trazido grandes frutos.

Próximos passos da Locaweb

Para quem pensou que as grandes notícias envolvendo a Locaweb iriam parar por aqui, podem ter certeza que não é o caso. No começo de janeiro, o jornal Estadão apurou uma grande disputa entre a empresa e a TOTVS, outra gigante do mercado brasileira, pela aquisição da startup com sede em Florianópolis (SC), RD Station (ex-Resultados Digitais).

Patrocinado

Hoje controlada pelo fundo americano Riverwood, o negócio focado em marketing digital têm registrado um crescimento considerável nos últimos anos, e pode ser ainda mais uma grande compra para a Locaweb.

Segundo fontes da reportagem em questão, a transição estaria em fase final, e significaria a entrada da Locaweb e TOTVS em um novo segmento, passo importante para o tão comentado aumento no portfólio. Além disso, acredita-se que os valores envolvidos poderiam chegar a R$1 bilhão.

Conclusão

Patrocinado

Quando se analisa dados como o crescimento de 47% no setor do e-commerce em 2020, o maior em 20 anos, segundo dados da Ebit , cria-se então uma compreensão maior sobre a importância de investir no mercado digital. 

Mesmo com um ano considerado atípico, e marcado por um número maior de pessoas em casa, esse grande crescimento não é novidade para os especialistas do setor.

Então, com a aquisição da Social Miner pela Locaweb, juntamente com a justificativa de aumento de portfólio, para continuar agregando valor aos serviços já existentes, como o Tray, é possível entender a meta de conquistar esse lucrativo mercado.

Por isso, mesmo para quem possui empresas de menor porte, é importante ficar de olho em movimentações como essa, pois geralmente trazem grandes indícios sobre o mercado como um todo.