MailChimp vs GetResponse: Qual a melhor ferramenta de E-mail Marketing?

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Existem diversos parâmetros que devem ser levados em conta ao comparar ferramentas de e-mail marketing. Considerando o MailChimp e a GetResponse como algumas das principais plataformas da categoria, fizemos um comparativo para ajudar o usuário a fazer a melhor escolha.

O e-mail marketing é, hoje, uma das principais ferramentas de marketing utilizadas para atingir clientes de vários nichos em seu momento de consideração e decisão de compra. Quanto mais rico o conteúdo, melhores são as chances de conversão em vendas e de fidelização do consumidor – que pode até não comprar nada através da newsletter enviada, mas vai contribuir a longo prazo para o reconhecimento da marca.

Contudo, assim como qualquer outro item de marketing, sem a definição de uma estratégia e acompanhamento de resultados, o e-mail marketing vai ser apenas mais uma ação na pilha de trabalho das agências e empresas.

E não se trata, apenas, de colocar tudo na conta da automação de envio: é imprescindível dispor de boas ferramentas de disparo e monitoramento de e-mail para entender o que os clientes abrem, leem, onde clicam, se jogam fora a mensagem antes de abrir ou se ela nem sequer chega nas caixas de entrada.

Com essas informações em mãos, é possível refinar os conteúdos, entender os melhores dias e horários para o envio e, assim, ter maiores chances de acertar em cheio seu alvo.

 

O que é e-mail marketing?

O conceito do e-mail marketing gira em torno do envio de e-mails para campanhas em marketing digital com a finalidade de melhorar ou criar o relacionamento com o cliente, aumentando as vendas e/ou retenção.

Uma empresa pode, por exemplo, enviar para seus clientes atualizações semanais com os principais posts do blog ou notícias da empresa, por meio de newsletters. Além disso, é comum o uso dessa ferramenta para convite de eventos, normalmente garantindo um engajamento superior.

Diferentemente do spam, o e-mail marketing oferece a opção de cancelamento de recebimento ao usuário, trazendo assim a autonomia ao usuário sobre continuar ou não recebendo o conteúdo. Isso é importante para manter a confiança do seu cliente para que, futuramente, a estratégia não tenha um efeito contrário ao desejado.

A pergunta é: qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Para te ajudar a decidir a melhor ferramenta para as suas estratégias, analisamos duas das principais: GetResponse x Mailchimp.

Levamos em consideração as funcionalidades, as possibilidades de personalização, a popularidade de cada uma e o número global de usuários, além do preço.

A partir daí, é só tentar encaixar na realidade delas a sua estratégia de e-mail marketing para definir qual seria a melhor aquisição para o crescimento em marketing da sua empresa.

Conheça também as principais ferramentas de automação de marketing no portal B2B Stack.

Qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing: GetResponse ou Mailchimp?

Para definir qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing dentre as duas que estamos comparando, selecionamos uma série de variáveis que podem se encaixar dentro das suas estratégias.

Funcionalidades

Dashboard do GetResponse
Na dashboard do GetResponse é possível ter acesso às principais funcionalidades da plataforma

No quesito funcionalidades, GetResponse e MailChimp se assemelham na superfície mas apresentam algumas diferenças específicas. Ambas têm várias possibilidades de personalização, tanto de conteúdo e design quanto de e-mail resposta, e conseguem trabalhar profundamente a segmentação das mensagens.

As duas plataformas possuem opções de auto-resposta, pesquisa de opinião, e-mails otimizados para mobile e gatilho de envio de e-mail de acordo com eventos pré-definidos.

Na busca por ser a melhor ferramenta de e-mail marketing, ambas permitem a personalização completa das mensagens. As soluções fornecem uma série de templates, mas deixam um espaço para que a empresa crie seu próprio background de mensagem, podendo esse ser desenvolvido em HTML, .jpeg ou através da inserção de figuras separadas ao longo do e-mail.

Segmentação

Tela de listas do Mailchimp
Com a função de lista do MailChimp, é possível ter informações detalhadas dos grupos de contatos e interações

Muitas vezes um conteúdo pode ser útil para um cliente e ser desinteressante para outro. Para isso, o GetResponse permite o agrupamento de endereços de e-mail por localização geográfica e data, além de grupos ou segmentos, o que é mais indicado para os usuários que pretendem segmentar os envios.

Nesse quesito, o MailChimp permite apenas a divisão dos contatos por grupos ou segmento, sendo que não é possível selecionar pessoas de grupos diferentes ao mesmo tempo. Os parâmetros, nesse caso, são escolhidos de acordo com informações como performance de abertura, leitura e clique de links dentro do e-mail.

Análises e relatórios

Em questão das análises e relatórios fornecidas pelas ferramentas, o MailChimp traz informações como “click maps” mostrando exatamente os locais de interação do usuário no e-mail. Além disso, a plataforma também gera relatórios específicos para entender o hábito de cada usuário com a interação, assim facilitando a adaptação do conteúdo para públicos alvos similares.

Para a GetResponse, o grande diferencial nesse quesito é a possibilidade de entender o impacto de uma sequência de e-mails, para que a empresa possa, por exemplo, ajustar o conteúdo para o tamanho perfeito. Semelhante ao “click maps”, a ferramenta traz opção de visão global, sendo possível localizar cada assinante com precisão, com a finalidade de monitorar seus hábitos de resposta.

A plataforma mostra em sua dashboard não só como cada usuário interage com o e-mail, mas também as ações que realizou em seguida por meio de estatísticas de envolvimento e eficácia como cliques e metas alcançadas, em tempo real. 

Além disso a plataforma traz também a função de comparação de e-mail, segmentação de clique, para seleção de subgrupos baseados nos hábitos de interação, relatórios inteligentes e viagem no tempo, para garantir que as mensagens chegarão no mesmo horário local, de acordo com o fuso-horário, ou no melhor horário de acordo com o histórico do usuário.

Integrações

Quando comparada a integração das duas ferramentas com outros serviços, o MailChimp sai na frente por oferecer mais de 400 opções, entre elas Magento, Shopify e WooCommerce. No caso do GetResponse, a quantidade é menor mas oferece os principais como WordPress, Salesforce e Google Ads.

Automações

No quesito automação, empresas de e-commerce podem encontrar no MailChimp as principais funcionalidades necessárias para a operação. A ferramenta permite o envio automático para clientes que abandonaram o carrinho de compras ou informar o cliente de novas ofertas de produtos, por exemplo.

O diferencial do GetResponse, nesse caso, é a possibilidade de criar caminhos de automação baseados em parâmetros como conversões de lead, em vez de de se basear especialmente no conteúdo.

Suporte ao cliente

Para toda ferramenta, um dos parâmetros mais importantes para serem analisados é o suporte ao cliente. Considerando que você irá gastar um bom dinheiro nessa solução, é imprescindível entender as opções de auxílio oferecidas pelas empresas para evitar aquela dor de cabeça futura.

A GetResponse oferece uma central de ajuda em português 24/7 que traz a função de chat ao vivo, além das possibilidades de assistência por e-mail e suporte individual com um gerente de comprar, dependendo do plano contratado.

O MailChimp, por outro lado, só oferece um suporte real para aqueles que pagaram pela versão premium. Nesse caso, o usuário tem acesso a assistência 24/7 por e-mail.

Preço

Antes de definir qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing para o seu negócio, é preciso ficar de olho tanto no preço quanto nas formas de pagamento da GetResponse e do Mailchimp, que trabalham o modelo de negócios “freemium”: até certo ponto é gratuito mas, para liberar novas funcionalidades e atingir mais pessoas, passa a ser pago.

A GetResponse começa com planos pagos de US$ 15 dólares mensais para um usuário, permitindo as funcionalidades de auto-resposta, páginas de destino (landing pages), fluxo de trabalho e tags.  O plano mais completo, chamado “Enterprise, com preço customizável sob consulta diretamente no site, conta com infraestrutura e endereço de IP dedicados, desempenho máximo de envio, consultoria de entregabilidade, suporte local, gerente de contas dedicado e termos flexíveis. Essa opção conta ainda com pagamento em BRL, por meio de diversas formas como: boleto bancário, transferência e paypal.   

O Mailchimp tem um plano “sempre gratuito” para novos negócios que permite o disparo de até 12 mil e-mails por mês para listas de até 2 mil contatos. O plano pago começa em 25 dólares/mês para mais envio de e-mail marketing para mais contatos, automação completa, conexão com base de dados e monitoramento completo de performance. Por 199 dólares/mês o plano do Mailchimp permite monitoramento completo de e-mails que levam ao e-commerce e teste A-B e cria relatórios comparativos de campanhas. 

Além disso, a ferramenta tem um API chamado Mandrill, que permite a melhor segmentação dos e-mail através de dados de comportamento.

Como as duas ferramentas são internacionais, elas não permitem pagamento no Brasil por boleto, apenas por cartão de crédito.

Antes de se decidir, finalmente, pela melhor ferramenta de e-mail marketing para sua empresa, faça um teste gratuito nas duas e veja qual é o resultado final. Mas, lembre-se: nem GetResponse e nem Mailchimp vão fazer milagres se suas campanhas não tiverem foco ou metas. É preciso ter uma estratégia de conteúdo robusta para tirar do e-mail marketing seu melhor potencial de conversão.

Elaboramos um guia prático para te ajudar a entender e dominar o GetResponse.

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