Oracle NetSuite ERP vs Quickbooks: qual o melhor ERP de gestão financeira para o seu negócio?

0
203
Capa Oracle NetSuite ERP vs Quickbooks

O ERP é um termo utilizado para descrever plataformas que oferecem soluções de ponta a ponta para diferentes tipos de negócios. São ferramentas que conectam diversos setores de uma empresa e contam com funcionalidades que vão do financeiro até a gestão operacional. Elaboramos um comparativo entre os dois dos principais ERPs de gestão financeiro para te ajudar a escolher.

As soluções ERP (Enterprise Resource Planning) já fazem parte do dia a dia de muitas empresas e devem ocupar cada vez mais espaço. A palavra-chave para entender os benefícios que elas proporcionam é integração.

O ERP se caracteriza por ser um sistema modular, que pode ter as funcionalidades que fazem mais sentido para um negócio. Assim, um ERP para e-commerce, por exemplo, vai ter módulos diferentes daqueles usados por uma empresa de cursos online, que trabalha com assinatura mensal.

O princípio, no entanto, é o mesmo: ele automatiza diversas tarefas e integra os diferentes setores da companhia, como vendas, marketing, finanças, contabilidade e muito mais. Isso traz grandes ganhos de eficiência e produtividade para o negócio e pode estabelecer uma vantagem competitiva.

Neste artigo, vamos ver o que levar em consideração na hora de escolher um ERP para a sua empresa e depois fazer um comparativo entre duas ferramentas disponíveis no mercado, o Oracle NetSuite ERP e o Quickbooks. Acompanhe!

Como escolher um ERP para a sua empresa?

Como em qualquer compra que vamos fazer, o processo deve começar olhando para dentro. Isso vale até mesmo para nossas compras pessoais.

Ninguém sai na rua, por exemplo, para comprar uma roupa sem definir alguns critérios: 

  • Em qual ocasião ela será usada, o que vai dizer se ela deve ser formal, casual, esportiva;
  • O tamanho que você usa;
  • O valor que está disposto a gastar;
  • O gosto pessoal do usuário.

Esse exemplo é apenas para lembrar que, qualquer que seja a compra, ela serve para solucionar um problema. Assim, antes de mais nada, precisamos mapear qual é o problema que queremos solucionar e definir alguns critérios que vão nortear a escolha.

Um dos primeiros pontos a serem definidos diz respeito a quais setores da empresa vão estar no ERP. Isso vai ajudar a restringir o leque e escolher o tipo de solução ideal para o seu caso. 

Outra questão importante é o suporte técnico oferecido pelo fornecedor. Como a oferta de ERPs é grande, existe uma certa tentação de escolher o mais barato. Embora todos saibamos que preço é um fator relevante em qualquer aquisição, também é importante dizer que esse é um caso em que o barato pode sair caro.

Isso é especialmente verdade se essa for a primeira vez que você estiver implantando um ERP. Nesse caso, o suporte técnico do fornecedor é fundamental. Por isso, verifique com cuidado como é o suporte que ele oferece e, se possível, converse com outros clientes para saber se eles tiverem o apoio necessário, com a agilidade esperada, quando precisaram.

Como o ERP vai ser o coração do funcionamento da sua empresa, ficar sem suporte pode significar até mesmo paralisar a operação, um preço que ninguém está disposto a pagar.

Outra dica importante é procurar um ERP que trabalhe com SaaS (software as a service), ou seja, um software vendido como serviço, com acesso remoto online e pagamento mensal.

Essas soluções ficam na nuvem e a principal vantagem é que elas podem ser acessadas de qualquer lugar, inclusive pelo celular. Além disso, você não vai precisar se preocupar com atualizações ou manutenção do programa, já que o fornecedor faz tudo isso.

Oracle NetSuite x QuickBooks: quem ganha no comparativo?

Agora, vamos comparar dois ERPs bastante conhecidos no mercado, o Oracle NetSuite e o QuickBooks, avaliando os seguintes parâmetros: funcionalidades, integração, preço e suporte. No caso deste último, vamos levar em conta principalmente o plano “empresarial” que ele oferece, porque é o mais comparável com o público do NetSuite. Confira!

Funcionalidades

Tela Oracle Netsuite
Na dashboard do Oracle Netsuite o usuário tem acesso às principais informações de performance da empresa

O Oracle NetSuite é uma plataforma que oferece uma solução unificada de ERP/finanças, CRM e e-commerce. Totalmente escalável, disponibiliza funcionalidades que permitem a gestão financeira em todas as transações do dia a dia, além de se integrar a funções de inventário e gestão de pedido.

Ele otimiza ações do planejamento financeiro, gerenciamento de pedidos e de produção e gerenciamento da cadeia de suprimentos e compras. Também faz a combinação de dados com análises para gerar insights sobre o negócio.

Veja a seguir com mais detalhes as funcionalidades deste ERP:

  • Gestão financeira: acelera as transações do dia-a-dia e o balanço contábil e financeiro, além de assegurar a conformidade. Oferece visibilidade completa e em tempo real do desempenho financeiro da empresa. Integra-se com todas as funções de e-commerce, CRM, inventário e gestão de pedidos do NetSuite;
  • Planejamento financeiro: oferece soluções para planejamento, orçamento e previsão financeira;
  • Gerenciamento de pedidos: possibilita acelerar o processo de order-to-cash vinculando as vendas, finanças e execução à precificação, gestão de pedidos e devoluções;
  • Gerenciamento de produção: com ele, você pode colocar seus produtos no mercado de forma rápida e eficiente, aproveitando a visibilidade em tempo real dos processos de gestão da produção;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos: permite definir, executar e dar suporte aos planos de gerenciamento de cadeia de suprimentos/distribuição a partir de uma única plataforma colaborativa;
  • Armazenamento e execução: possibilita gerenciar o inventário de ponta a ponta e a logística de entrada/saída em tempo real, minimizando o custo total de propriedade;
  • Compras: aumenta a precisão dos processos e a previsibilidade dos custos.

Na gestão financeira, a ferramenta combina a funcionalidade da gestão contábil principal com a visibilidade de dados financeiros em tempo real. 

Faz gestão de cobranças, integrando equipes de vendas, finanças e atendimento com o objetivo de melhorar os processos de reconhecimento de receita. Além disso, permite o reconhecimento de receita, uma função dedicada ao cumprimento de normas contábeis e geração de relatórios de resultados financeiros. 

Na contabilidade, oferece recursos para reduzir o tempo de fechamento e garantir conformidade em todas as informações. Usa também tecnologias e processos para lidar com as questões de governança corporativa, gestão de riscos e conformidade corporativa efetiva.

Já o QuickBooks é um pacote de software de contabilidade desenvolvido e comercializado pela Intuit que oferece aplicativos de contabilidade locais, bem como versões baseadas em nuvem que aceitam pagamentos de negócios, gerenciam e pagam contas e funções de folha de pagamento.

Dashboard do Quickbooks ERP
Com o Quickbooks o usuário tem acesso detalhado a gráficos com as principais informações do setor financeiro da empresa

Enquanto o Oracle NetSuite é indicado para empresas de todos os portes, o QuickBooks é focado em pequenas e médias empresas e, nesse segmento, é um dos mais populares do mercado.

A versão voltada para pequenas e médias empresas é o QuickBooks Online e ela permite:

  • Fazer e controlar o orçamento, criando um plano para as despesas e para manter a empresa na linha;
  • Gerenciar o estoque, com acompanhamento de produtos, custo de material e informações de quando o estoque estiver baixo;
  • Centralizar os dados bancários em um só lugar, mesmo que seja de contas diferentes. É possível importar todas as transações, manual ou automaticamente;
  • Enviar propostas profissionais customizadas de acordo com as necessidades do negócio e converta propostas em faturas em apenas um clique;
  • Emitir nota fiscal de serviço, ganhando agilidade no processo de vendas;
  • Organizar dados em categorias e receber relatórios que ajudam na tomada de decisões, permitindo uma visão geral por projeto e por competência;
  • Organizar todos seus fornecedores e clientes em um só lugar;
  • Emitir boletos e acompanhar o status do pagamento em uma única página;
  • Compartilhar tarefas e proteger informações sensíveis com diferentes níveis de acesso para usuários. É possível também colocar o contador dentro da plataforma.

Integrações

Nesse quesito, o Oracle NetSuite é uma solução mais completa, uma vez que ele pode ser integrado às demais soluções de gestão empresarial, como e-commerce, Business Intelligence, CRM, módulos de gerenciamento de projetos e de recursos, gestão de horas/ponto, entre outros.

O QuickBooks também permite controle de estoques e horas trabalhadas, mas não tem módulo de e-commerce nem gerenciamento de projetos.

Nesse sentido, o software da Oracle também é mais escalável e vai conseguir acompanhar melhor o crescimento da empresa. É preciso avaliar se essa é uma questão importante para o seu negócio.

Preço

A Oracle não disponibiliza o preço da ferramenta. Existe a possibilidade de fazer um trial gratuito, mas o orçamento é personalizado, mediante o contato de um representante da empresa.

O QuickBooks também oferece um trial gratuito de 30 dias e, após esse prazo, cobra uma mensalidade de R$ 64,50.

Suporte

Não há informações disponíveis sobre o suporte oferecido pelo NetSuite. No caso do QuickBooks, os clientes têm acesso a suporte técnico pelo telefone ou por uma comunidade online da qual participam tanto a empresa quanto outros usuários, que podem tirar dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta.

Podemos concluir que, na comparação, o Oracle NetSuite é uma ferramenta mais completa, com mais possibilidades e mais escalável. Já o QuickBooks é mais simples, o que pode ser uma vantagem para as pequenas empresas. Além disso, tem uma proximidade maior com o cliente, diferentemente do que ocorre com a Oracle, que é uma grande multinacional.

A escolha de um ou de outro vai depender muito das necessidades da empresa. Os negócios que buscam mais possibilidades de integração entre as diferentes áreas da empresa podem preferir a solução da Oracle, enquanto aqueles que querem uma ferramenta de gestão financeira simples, ágil e de baixo custo podem ver no QuickBooks uma boa opção.