O que é a Halving do Bitcoin?

Publicado em 26 de abril de 2021

O bitcoin se tornou indispensável para quem busca ter rentabilidade e investir nas criptomoedas.

Para que continue perdurando ao longo dos anos, acontece o processo de remanejamento da produção de bitcoins. É o Halving de bitcoin.

Hoje, iremos te explicar como funciona este procedimento, as consequências e porque ele é tão importante na valorização da moeda digital.

O que é Halving do Bitcoin?

Primeiramente, temos que explicar o que é o termo Halving. Traduzindo para o nosso português, significa “cortar pela metade”. Dentro do universo das moedas digitais, esse corte é absolutamente necessário.

Devemos lembrar que a criação de novos bitcoins é feita pelo processo de mineração, que já abordamos em um artigo anterior.

De forma resumida, é o processo realizado por supercomputadores que geram novos bitcoins através da resolução de grandes e complexos cálculos matemáticos.

Assim, é possível concluir blocos de informações e sincronizar com o bloco anterior e posterior, formando assim a blockchain, a cadeia de blocos.

A cada cadeia formada, os mineradores recebem uma recompensa em bitcoins por aumentar a rede. É dessa forma que os bitcoins vão sendo gerados e ficando à disposição dos compradores.

Por mais que pareça estranho dar limite à produção de uma moeda digital que não possui um órgão centralizador, como uma instituição financeira ou banco central, a halving é feita justamente para impor limites.

Agora, vamos entrar mais a fundo no processo de criação da moeda. Lá em 2007, quando apresentado por Satoshi Nakamoto, o halving tem um algoritmo interno com função específica.

Ela tem a função de controlar a inflação dos ativos. Justamente porque a criptomoeda tem um limite de produção de moedas, que falaremos mais abaixo.

Processo de Halving ao longo dos anos

Já sabemos que o processo de mineração gera bitcoins que são vendidos no mercado e é o que faz circular a moeda.

O processo do halving reduz pela metade a produção de novos bitcoins e a recompensa de bitcoins para os mineradores de acordo com a quantidade de blocos produzidos.

Desde o começo das vendas do bitcoin, em 2008, já aconteceram três processos de halving:

  • 2012: A produção de bitcoins caiu de 7200 para 3600 novos bitcoins por dia e a recompensa aos mineradores era de 25 bitcoins;
  • 2016: Queda pela metade, dos 3600 para apenas 1800 bitcoins/dia e a recompensa era de 12,5 bitcoins;
  • 2020: Redução para 900 bitcoins/dia e a recompensa cai a 6,25 bitcoins.

O próximo halving acontecerá em 2024 e assim se sucede a cada 4 anos. Lembra que há um limite máximo de produção da criptomoeda, de 21 milhões de unidades?

Com este processo de redução em 50%, a perspectiva é que em 2120, no mais tardar, em 2140, o número mágico seja alcançado e a moeda pare de ser produzida.

No que isso impacta o valor da moeda

Sabemos que para qualquer ativo disponível no mercado, temos oferta e demanda. Quando se reduz pela metade, o que se espera é o valor de oferta crescer exponencialmente.

Mas, há um porém. A volatilidade da criptomoeda faz com que outros fatores influenciem na cotação do bitcoin.

Temos como exemplo claro o expressivo aumento em 2020, provocado por causa dos seguintes fatores:

  • Pandemia de Covid;
  • Halving;
  • Anúncio da Tesla e do Paypal que irão aceitar a moeda como forma de pagamento.

É sempre importante observar o comportamento da moeda, as suas variações e os eventos que fazem o preço subir. Não sabemos como será daqui para a frente, mas a expectativa é que nos próximos anos o valor continue a subir.

A previsão é que o valor chegue a incríveis US$ 400mil. É aguardar os próximos passos do bitcoin. 

Publicado por Luan Spessatto

Apaixonado por empreendedorismo, marketing digital e investimentos financeiros. No tempo livre, invisto bastante em meu desenvolvimento pessoal através de livros, cursos de SEO e tráfego pago (Facebook e Google Ads). Acredito fortemente que o sucesso é uma questão de escolha e pode ser alcançado por todos, bastando assumir a responsabilidade por absolutamente tudo que acontece na vida e através da mudança de paradigmas e crenças limitantes.


Artigos relacionados