O que é Overleaf e como editar documentos em LaTeX

Publicado em 16 de março de 2022

Você já ouviu falar sobre Overleaf? Esta é uma ferramenta capaz de te ajudar na criação e padronização de vários modelos de documentos, especialmente os que exigem critérios técnicos, primando pela praticidade da configuração dos layouts e outros elementos.

Quem já precisou fazer um trabalho acadêmico, produzir laudos e relatórios, documentos jurídicos, entre outros tipos de arquivos que precisam estar em conformidade com determinadas normas, sabe o quanto é difícil adequá-los.

Isso é ainda mais agravado quando estes documentos são extensos ou precisam ser criados em altos volumes, como para várias finalidades ou clientes diferentes.

A elaboração de documentos complexos é um dos fatores responsáveis por afetar positiva ou negativamente a produtividade de alunos e profissionais de diversas áreas.

Segundo estatísticas divulgadas, por exemplo, os processos ineficientes que envolvem documentos podem diminuir a produtividade de uma equipe em mais de 20%, e os trabalhadores podem chegar a perder 50% do seu tempo apenas criando e preparando documentos.

A linguagem LaTeX, portanto, pode ser a solução para esses trabalhos.

Além de ser utilizada para criar milhões de artigos científicos e técnicos, ela também pode ser usada para editar vários outros formatos de documentos em alta qualidade, desde currículos à contratos, e até mesmo livros, adicionando inclusive, fórmulas, tabelas, negrito, itálico, entre muitos outros caracteres complexos com o uso das ferramentas certas, e uma delas é a Overleaf.

Mas, o que é LaTeX?

Imagem com duas folhas dispostas horizontalmente. A da esquerda é uma folha com códigos feitos no Overleaf e na direita o resultado feito através dos códigos

LaTeX (ou na pronúncia em português, “Latek”) é uma linguagem de marcação utilizada mundialmente para criar e editar documentos, artigos científicos, livros e outras publicações com uma formatação em código específica, pré-estabelecida e padronizada para estes tipos de materiais.

Essa linguagem de marcação tem como objetivo fornecer praticidade aos escritores na hora de formatar o estilo dos seus documentos de texto conforme as normas e padrões exigidos nacional ou internacionalmente, ou ainda, de acordo com regras internas de um projeto.

Uma ferramenta que possibilita a edição em LaTeX é baseada em WYSIWYM (What You See Is What You Mean, ou “O que você vê é o que você quer dizer”), ou seja, enquanto você cuida do conteúdo escrito, a ferramenta LaTeX vai cuidar da sua tipografia.

Isso significa que ao usar esse tipo de ferramenta, ela irá ajustar seu texto automaticamente ao layout definido ao longo de todo o documento.

Além disso, com a LaTeX você será capaz de criar índices, adicionar referências bibliográficas e citações conforme as normas da ABNT, por exemplo, inserir fórmulas, cálculos e equações matemáticas corretamente, notas de rodapé e cabeçalho, entre muitos outros ajustes de formatação e estilização.

Dessa forma, os cientistas e outros profissionais que precisam criar documentos como periódicos, relatórios, monografias, teses, documentações de softwares, entre outros materiais, não precisam perder tempo com o estilo e podem focar apenas no conteúdo.

A linguagem LaTeX pode ser escrita diretamente em códigos-fonte, ideal para quem tem familiaridade com programação, ou através de editores que já possuem estrutura de códigos e tags pré-definidas, prontas para que o usuário apenas adicione os textos.

Visto isso, vamos te explicar nos próximos tópicos como essa linguagem de marcação de texto funciona a partir do uso de plataformas específicas como o Overleaf.

O que é Overleaf?

Logo do Overleaf. O logo possui as letras 'Over' escritas na cor cinza com destaque a letra 'O' que tem uma folha desenhada sobre. A parte 'leaf' tem a cor verde

Overleaf é uma startup fundada em 2012 que oferece ferramentas colaborativas na nuvem para edição em LaTeX dos mais diversos tipos de documentos, como artigos, teses e relatórios técnicos.

Mas não é só isso. Em seus modelos de templates pré-definidos estão opções de edição de calendários, apresentações, newsletters, artigos para jornais, currículos, cartas formais, além de trabalhos e atividades escolares.

O Overleaf apoia mais de 8 milhões de usuários, de mais de 180 países, e mais de 70 milhões de documentos já foram criados na plataforma.

Para a comunidade científica e estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ainda, o Overleaf facilita a submissão de periódicos em várias editoras acadêmicas.

E para as empresas, o Overleaf permite que os membros das equipes criem e comentem em documentos de forma colaborativa, além de fornecer histórico de versões e integração com outras ferramentas, proporcionando a facilidade da coleta de dados de outros softwares para elaborar documentações e relatórios com gráficos e tabelas.

Como funciona o Overleaf?

Imagem de um código LaTEX feito no Overleaf

Para usar o OverLeaf é necessário se cadastrar na plataforma e escolher um dos seus planos, que custam a partir de US$ 10/mês, considerando o faturamento mensal, mas que podem ter descontos no faturamento anual, e também condições diferenciadas para estudantes e empresas.

No caso das empresas, os preços também podem variar se o negócio optar por utilizar o Overleaf na nuvem ou hospedado no seu próprio servidor, por isso, o indicado é entrar em contato com a equipe de vendas para entender as melhores possibilidades.

Há também a possibilidade de usar o Overleaf gratuitamente, apenas se registrando na plataforma.

Com a conta criada, você já terá acesso aos recursos de edição do Overleaf.

Diferente de outros formatos de documentos de texto gerados a partir do Word ou do Google Docs, por exemplo, os arquivos escritos em LaTeX são da extensão .tex, e depois de produzidos e compilados no Overleaf poderão ser baixados em PDF.

Certo…mas, então, qual a diferença entre editar um documento no Word e em LaTeX no Overleaf, na prática?

Bom, observe na imagem abaixo como sua tela de edição de texto é exibida no Overleaf:

Imagem do painel do Overleaf. Existe um menu do lado esquerdo na vertical, uma folha de código ao lado e  no canto direito o resultado do código

A edição do seu documento de texto é feita a partir de códigos e tags pré-definidas, que já carregam em si o modo como todo o layout deverá ser exibido, e ao lado, você vai acompanhando uma pré-visualização do que foi inserido em cada linha de código.

Pelo fato do documento precisar ser editado em linhas de códigos, algumas pessoas podem ter dificuldade quanto à tradução desses códigos.

Portanto, essas pessoas podem utilizar também os softwares de tradução para auxiliar durante a edição do documento.

Para quem o Overleaf é indicado?

O Overleaf é indicado para empresas que querem criar documentos e relatórios profissionais, especialmente técnicos, escolas e universidades, alunos e professores, para cientistas e pesquisadores, principalmente das áreas da programação, autores, editores, jornalistas, e todos os profissionais que precisam criar e editar documentos complexos.

Dica B2B Stack: Como usar o Overleaf grátis

O Overleaf é uma ferramenta indicada tanto para usuários iniciantes quanto para avançados, uma vez que ele permite criar documentos do zero ou começar a partir de um dos seus modelos.

Entenda agora, na prática, os primeiros passos para criar seu documento em LaTeX no Overleaf.

Primeiro, crie uma conta na plataforma clicando em “Registro”;

Imagem da página inicial do site do Overleaf. O site possui um menu horizontal na parte de cima e ao centro informações sobre o produto com uma apresentação de tela

Você pode se registrar manualmente, com uma conta do Google, da ORCID, ou ainda, por uma conta da sua instituição;

Imagem de um formulário para registro no site. Possui campos para inserção de email e senha com um botão verde informando que o usuário pode se registrar com email. Abaixo a opções de acesso pelo Google e pelo ORCID

Assim que você se logar, seu painel já será aberto e você poderá começar seu primeiro projeto. Há a opção de usar o Overleaf em português.

Escolha o modelo de documento que você irá começar a criar ou comece um projeto do zero;

Imagem com um menu para que o usuário escolha o que fará

Após escolher o melhor template para o seu documento, clique em “Abrir como modelo”;

Imagem mostrando um exemplo de documento e opção para que o usuário possa visualizar de forma diferente

O primeiro ponto, então, será se familiarizar com a ferramenta. Observe na imagem abaixo o que foi assinalado. Nessas áreas você possui todas as funcionalidades, além dos códigos e pré-visualização do seu documento.

Da esquerda para a direita, você encontra as seguintes funções:

  • Menu, onde você encontra as integrações com o GitHub, Git e Dropbox, pode baixar o código fonte do documento ou sua versão em PDF, e possui configurações importantes como o idioma para verificação da ortografia, além de poder alterar a fonte, habilitar a contagem de palavras e mais;
  • Botões para abrir um novo arquivo ou pasta, fazer o upload de arquivos, renomear ou excluir o documento;
  • Alternar entre os modos de visualização e edição do código do documento, e com uma conta Premium você pode usar o botão ao lado para encontrar símbolos;
  • Botão de “Recompilar”, que atualiza o documento original após qualquer modificação no código, para que você veja onde ocorreu a mudança e como ficou. Nesta área você também tem os botões de logs e arquivos de saída, e para baixar o documento em PDF;
  • O botão de revisar, que só pode ser usado por usuários Premium e faz a verificação dos códigos, além de botões para compartilhar o projeto por e-mail ou link, para publicar diretamente em revistas, por exemplo, para visualizar o histórico de versões e para abrir o chat do documento;

Imagem mo destaque a vários campos que estão na parte de cima de imagem. A explicação está no conteúdo

Quanto à edição do código em si, perceba que é bastante intuitiva, pois as áreas entre {} (chaves) já representam onde e como você precisa escrever os novos textos.

Neste exemplo, adicionamos aos códigos os textos nas áreas do nome do periódico, da data e local, título e o autor do artigo.

Imagem com diversas marcações na programação localizada na esquerda da imagem. Na direita a um documento de exemplo mostrando o resultado do código

Prosseguindo com as alterações, mudamos o subtítulo do artigo, escrevemos nosso conteúdo, adicionamos mais um subtítulo e mais um texto, e também estabelecemos a quantidade de linhas para cada parágrafo, e quantos parágrafos devem conter na página.

Imagem com diversas marcações na programação localizada na esquerda da imagem. Na direita a um documento de exemplo mostrando o resultado com destaque também a um bloco mostrando o que é o que no texto

Estes são apenas os primeiros passos para usar o Overleaf para criar documentos profissionais, padronizados e em conformidade com várias normas e regras.

Caso você precise de mais apoio, a plataforma também disponibiliza diversos tutoriais para te ajudar a dominar a ferramenta de edição em LaTeX.

Conclusão

Como você viu, hoje em dia, com o apoio da tecnologia, nenhuma tarefa complexa precisa ser feita manualmente, nem mesmo a criação de artigos científicos e documentos técnicos.

Com uma ferramenta como o Overleaf é possível criar e publicar documentos em LaTeX, aplicando de forma mais fácil e rápida todas as normas e padrões exigidos para os mais diferentes tipos de materiais.

Ao criar documentos dessa forma, você não precisa se preocupar com o estilo e formatação do texto, apenas com o conteúdo em si, sendo possível, ainda, adicionar caracteres especiais, equações matemáticas, bibliografia, citações e outros elementos de maneira prática.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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