Saiba como receber PIX no e-commerce com a iugu

Publicado em 3 de novembro de 2021

Em setembro de 2021, o PIX alcançou a marca de mais de 1 bilhão de transações realizadas. É o que demonstram os dados do Banco Central.

As pessoas entre 20 e 39 anos são as que mais utilizam este, que tornou-se em tão pouco tempo, um dos meios de pagamento preferidos entre os usuários.

Isso se dá pela simplicidade e praticidade de fazer um PIX, para qualquer pessoa e em qualquer lugar.

Seja no mercado B2B ou em transações entre pessoas físicas para pessoas físicas, pessoas físicas para jurídicas ou vice-versa, o PIX ainda trará novidades em suas últimas fases de implementação, e tende a ser utilizado cada vez mais nos pagamentos e transferências dentro do país.

Portanto, aceitar este meio de pagamento no seu negócio é uma grande oportunidade para vender mais, e aqui vamos te contar como você pode implementá-lo no seu e-commerce.

O que é PIX?

Logo do sistema de pagamentos Pix nas cores azul e preto

PIX é o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, criado pelo Banco Central do Brasil e que revolucionou a forma como as pessoas fazem pagamentos e transferências.

Hoje, são 734 instituições no país que oferecem essa praticidade ao consumidor, entre bancos digitais, tradicionais e instituições de pagamentos.

O PIX tem como alguns objetivos agilizar as transferências entre contas, bem como diminuir os custos dessas transações.

Também estimula a competitividade no mercado e melhora a experiência dos usuários através da tecnologia, já que essas movimentações são realizadas de forma 100% digital, através dos APPs das instituições financeiras ou internet banking.

Como funciona o PIX?

O PIX está disponível para qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta corrente, poupança ou de pagamento.

Para fazer uma transferência para outra conta ou um pagamento por este meio, é necessário cadastrar uma chave de identificação, que geralmente pode ser seu CPF ou CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória, na instituição bancária ou de pagamento onde você possui relacionamento.

Essa chave possui todas as informações necessárias para que o dinheiro transferido caia na conta correta, servindo também como uma forma de autenticar quem está fazendo a transferência.

Uma vez que sua chave está cadastrada, você pode começar a fazer e receber PIX por ela através do APP do seu próprio banco.

A diferença deste sistema para uma transferência tradicional, como por TED ou DOC, é que ele é totalmente gratuito para a pessoa física que o faz (até 30 transações mensais), independente da instituição de origem e destino.

Além disso, não é necessário passar suas informações bancárias quando for cobrar alguém, apenas a chave de identificação cadastrada ou um QR Code.

Mas, as características mais marcantes do PIX são que ele pode ser feito a qualquer dia da semana, horário, aparelho ou lugar, e em poucos segundos a transação já é processada e concluída.

O Banco Central não estipulou um limite máximo de valor que pudesse ser transferido por PIX, somente ficam vigentes alguns requisitos para proteger o usuário, como um limite máximo de R$ 1.000 para transações no horário noturno, com possibilidade de flexibilização.

No entanto, as instituições podem determinar este limite conforme suas políticas de segurança e antifraude.

Quais são as modalidades do PIX?

Hoje, o PIX possui 2 modalidades já bem consolidadas:

  • PIX QR Code, na qual um usuário pode fazer um pagamento ou transferência por um código QR gerado por quem vai receber;
  • PIX copia e cola, que é um código alfanumérico também gerado junto com o QR Code e compartilhado por quem vai receber, que serve para colar no ambiente da instituição financeira onde será feita a transação.

Essas são duas modalidades muito utilizadas nas páginas de checkout dos e-commerces, que oferecem ainda mais praticidade aos consumidores na hora de pagar por suas compras.

Mas, também é possível realizar as transferências e pagamentos diretamente pela chave do usuário ou ainda fazer o agendamento da transação.

Cenário atual do PIX no Brasil

As transações por PIX no Brasil estão indo de vento em popa, e a maior prova disso é a pesquisa feita pela Fiserv, que demonstrou que ele já é o 2° meio de pagamento preferido entre os brasileiros.

Em números, 22% dos participantes da pesquisa responderam que preferem efetuar pagamentos por PIX, enquanto 28% preferem usar cartão de crédito e/ou débito.

Levando em consideração que os cartões já são meios de pagamento consolidados no mercado há muitos anos e o PIX já está os alcançando em apenas 1 ano, a tendência é que essa preferência continue aumentando com as novas modalidades do PIX, que falaremos mais adiante.

A mesma pesquisa ainda demonstrou que o PIX é visto como ainda mais confiável do que outros meios de pagamento, como o uso de cartão de crédito online, dinheiro em espécie, código de barras e cartão com chip na maquininha, representando a resposta de 66% dos entrevistados.

Como funciona o PIX para empresas?

Um estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluiu que as pequenas empresas que estão aceitando o PIX como um dos seus meios de pagamento tiveram uma queda em seu faturamento 11% menor do que as que ainda não o aderiram.

Cada vez mais as empresas estão percebendo os benefícios deste sistema de pagamentos instantâneos e aderindo à ideia, mas também precisam ficar atentas às regras estabelecidas pelo Banco Central.

As transações por PIX podem ser tarifadas em alguns casos, como:

  • Quando receber mais de 30 pagamentos por mês em cada conta;
  • Se receber transações via QR Code dinâmico, que é único e gerado para cada transação separadamente;
  • Ou ainda, quando o Pix for usado como meio de pagamento para vendas e transações comerciais.

Portanto, é preciso ter processos financeiros muito bem estruturados para começar a receber por PIX no seu negócio e conseguir controlar todos esses pagamentos.

Como cobrar clientes com PIX no e-commerce?

Para cobrar clientes por PIX no e-commerce, é necessário ter uma chave cadastrada na sua instituição financeira e utilizar uma plataforma intermediadora de pagamentos, assim como para receber por outros meios, como por cartão e boleto.

Isso porque esse tipo de solução é muito mais eficiente do que passar sua chave para cada cliente e acompanhar se o pagamento realmente foi realizado manualmente.

A plataforma de pagamentos que será integrada ao seu e-commerce ou no sistema gerador de faturas vai adicionar o PIX como forma de pagamento na sua loja, inserir o QR Code e o código copia e cola na hora do checkout de cada transação, para que assim, o cliente consiga realizar o pagamento.

A vantagem disso é que o processo fica totalmente automatizado e as atualizações dos pagamentos são realizadas em tempo real.

Assim, você é notificado a cada pagamento concluído, que normalmente gira em torno de 10 segundos, fornecendo mais agilidade para que você envie seus produtos ao cliente no momento certo ou disponibilize o acesso ao seu serviço assim que a transação é concluída.

Além disso, as tarifas ficam mais fáceis de serem gerenciadas, já que essas plataformas de pagamento podem cobrar de forma flexível, conforme o volume de transações recebidas.

  • Você pode saber todos os detalhes sobre a implementação do PIX no seu e-commerce neste guia completo!

Quais são as vantagens do PIX para as empresas?

A principal vantagem do PIX para as empresas é que seus pagamentos caem na conta em menos de um minuto, em qualquer horário e até mesmo aos fins de semana e feriados.

Mas, também podemos citar como uma grande vantagem o fato de ser mais barato receber por PIX do que por outros meios de pagamento, como cartão, sendo que com o sistema da iugu, por exemplo, a tarifa não ultrapassa 1% por transação concluída.

Outra vantagem é que disponibilizar diversos meios de pagamento aos clientes é a principal forma de não perder oportunidades de vendas, uma vez que cada cliente tem sua preferência, ainda mais quando falamos do PIX, que em cerca de 1 ano de existência já é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país.

Para os clientes, este meio de pagamento é muito prático para pagar, pois onde quer que estejam podem realizar a transação, não sendo necessário ter em mãos dados de cartões e até mesmo dinheiro, tornando as transações mais seguras.

Como receber PIX na iugu

Imagem do Painel da Iugu com um menu vertical de cor preta localizado a esquerda.

A iugu é uma fintech com mais de 9 anos no mercado, que oferece infraestrutura financeira para empresas digitais, incluindo meios de pagamento, e já movimentou mais de 29 milhões de reais em vendas via PIX.

No ano de 2020, ganhou a certificação do Banco Central do Brasil para atuar também como instituição de pagamento, e com isso, pretende implementar cada vez mais recursos à sua plataforma para que as mais de 50 mil empresas que utilizam soluções da iugu possam centralizar toda a inteligência financeira dos seus negócios em um único ambiente.

Hoje, a iugu facilita a gestão de cobranças das empresas através da automação de processos, intermediação de recebimentos, comissionamentos através da ferramenta de split de pagamentos e recursos para cobrar na recorrência.

O recebimento por PIX na iugu funciona de forma muito simplificada e está disponível para todos os clientes.

No próprio software é possível habilitar gratuitamente esse meio de pagamento para começar a gerar faturas ilimitadas e cobrar os clientes a partir de uma chave aleatória criada pelo próprio sistema e vinculada à sua conta, que chega no e-mail do cliente como um link de pagamento e pode ser pago por leitura de QR Code ou pelo código copia e cola.

Imagem de um QRCore que pe constituído de uma forma quadrada com pontos entrelaçados de cor preta

A iugu cobra uma taxa no recebimento de PIX em transações comerciais, mas essa taxa é menor do que a cobrada por bancos e outras fintechs.

Além disso, clientes de plataformas de e-commerce parceiras têm desconto, pagando apenas 0,99% de taxa.

E dependendo do volume de transações por PIX que seu negócio recebe,seu plano pode ser personalizado conforme as necessidades.

O processamento dos pagamentos por PIX na iugu é feito em menos de 1 minuto, então, poucos segundos após o cliente finalizar a transação, o valor já cai na sua conta.

Para seu melhor controle financeiro, no painel de controle da iugu você consegue gerenciar todos esses pagamentos e o fluxo de caixa correspondente à eles.

Imagem do painel da Iugu com gráficos e números mostrando resultados PIX

A iugu também pensou nos clientes que vão precisar reembolsar, em algum momento, consumidores que efetuaram pagamentos por PIX.

Para isso, disponibiliza o estorno de Pix no próprio painel do sistema, recurso criado pelo BC que visa facilitar a devolução de valores de transações realizadas por PIX.

No painel iugu é possível estornar o valor da compra para o cliente em até 90 dias caso necessário, com apenas três cliques ou pela API de pagamentos, e sem cobrança de taxas.

É possível fazer cobranças recorrentes por PIX?

Imagem com campos para seleção de métodos de pagamento dentro do painel da Iugu PIX

Utilizar o PIX nas cobranças recorrentes ajuda a evitar inadimplências, já que pode ser feito a qualquer momento, sem restrição de horário como para pagar um boleto, por exemplo.

Com a plataforma da iugu você não só consegue criar seus próprios planos de assinatura para iniciar sua jornada na recorrência, como também pode receber os pagamentos recorrentes por PIX.

No momento da criação dos seus planos é possível habilitá-lo como um dos meios de pagamento aceitáveis pelo seu negócio e estabelecer a frequência que o cliente será cobrado (semanal, quinzenal ou mensalmente).

Quando seu cliente selecionar o plano mais adequado para ele, um QR Code diferente é gerado para cada cobrança, e então ele faz o pagamento na frequência pré-determinada, até que seja liberado o “PIX Garantido”, recurso do PIX na qual os valores serão descontados direto da conta do cliente nos prazos acordados. Falaremos dele mais adiante.

É seguro receber PIX pela iugu?

O recebimento por PIX na iugu é apoiado por uma série de protocolos de segurança, e segue as boas práticas estipuladas pelo Banco Central.

A iugu adere aos requisitos do PCI Compliance e também criptografa todo o percurso das transações financeiras realizadas através da plataforma, garantindo que estes dados sejam armazenados de forma segura em seus servidores.

  • Se você ainda não recebe por PIX no seu e-commerce, agende um contato com os especialistas da iugu para implementá-lo no seu negócio!

Próximas tendências do PIX

Com as transações de pagamento por PIX a todo vapor, é preciso ficar atento às novas oportunidades de vendas que vão surgir com a utilização deste meio de pagamento.

Um dos próximos lançamentos é o PIX Saque previsto para começar em novembro de 2021, que vai expandir as formas de realizar saques, abrangendo qualquer estabelecimento que queira disponibilizar essa praticidade.

Neste caso, o cliente faz um PIX para a loja e a loja devolve o valor em dinheiro para o cliente, visando aumentar o fluxo de clientes em um comércio.

O PIX Troco é outro lançamento previsto para ainda este ano, na qual o cliente vai receber seu troco como se o pagamento tivesse sido em dinheiro, caso efetue uma transferência maior que o valor da compra.

Futuramente o PIX também terá um cartão com tecnologia de pagamento por aproximação (NFC), e então os usuários poderão fazer pagamentos mesmo offline ou sem um dispositivo móvel.

Para o comércio eletrônico, a novidade será o Pix Garantido, previsto para 2022, que vai permitir que o cliente parcele sua compra como no cartão de crédito, com garantia de pagamento da instituição financeira.

Conclusão

O PIX foi lançado oficialmente para o público há cerca de 1 ano, em novembro de 2020, e já é o segundo meio de pagamento preferido entre os consumidores.

Para as empresas, a vantagem principal é manter seus fluxos de caixa em constante movimentação, inclusive aos finais de semana, feriados e fora do horário de expediente bancário.

O PIX na iugu é uma tecnologia que está disponível para todos os negócios digitais utilizarem, bastando apenas fazer a ativação para aceitá-lo como um dos seus meios de pagamento e pagando uma taxa menor do que a cobrada em outras instituições financeiras.

A partir dessa ativação, você começará a receber esses pagamentos direto na plataforma do seu e-commerce, e como diferenciais, você ainda consegue cobrar na recorrência, fazer estorno de valores, e acompanhar todas essas transações através do seu dashboard.

Isso traz mais eficiência e controle financeiro para o seu negócio, uma vez que você não precisa fazer a baixa manual de pagamentos e consegue fornecer mais agilidade para o seu cliente, além de ter um custo mais baixo do que em outros meios de pagamento.

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares, você encontra mais de 20 mil soluções para melhorar centenas de processos empresariais, assim como o PIX na iugu, e ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados