Eventos de RH: Estes 8 são os imperdíveis em 2022

Publicado em 26 de maio de 2022

Um bom profissional de RH e gestão deve estar sempre atento às novidades e tendências, ou seja, sempre atualizado em sua carreira; por isso os Eventos de RH são altamente recomendados. Porém, com tantos deles acontecendo em 2022 é preciso se planejar para não deixar nenhum de fora.

Para ajudar você a se organizar, preparamos uma lista com os principais eventos de RH que acontecerão neste ano; além de dicas incríveis para te auxiliar a escolher qual o melhor evento para sua equipe e dicas de como aproveitar ao máximo esses eventos.

O que são eventos de RH? 

Os eventos de RH são oportunidades para se atualizar, conhecer novas práticas e conquistar o tão sonhado destaque profissional. Afinal, não basta apenas ter um diploma pendurado na parede, é necessário também estar ligado nas novas tendências do mercado e necessidades do setor privado.

Um bom profissional de recursos humanos está sempre atento às inovações do setor, assistindo a palestras e buscando informações em livros e artigos. Para você que está procurando essas novidades, os Eventos de RH são uma ótima oportunidade de aprimorar habilidades já existentes ou até mesmo adquirir novas, além de poder ampliar toda sua bagagem profissional, trocar ideias com colegas e especialistas na área.

Os melhores Eventos de RH do ano de 2022 

B2B HR Conference – 13 a 14 de Julho 

Logo b2b stack blog

Neste ano, a B2B Stack em parceria com a Creditas @Work vai promover o principal evento sobre transformação digital para a comunidade de RG. Ele é imperdível para você que trabalha no setor de RH e DP. Ele unirá Tecnologia e RH de uma forma nunca vista antes, visando preparar os profissionais da área para o futuro.

O corpo de palestrantes conta com profissionais renomados de empresas de extrema referência, como Leopoldo Paniagua da Coca-Cola, Lívia Kuga da Stone e Marcelo Marcondes representando a Espaçolaser.

O evento será totalmente online, e é perfeito para profissionais que querem ser imersos em uma realidade nova, estando a par de todas as tendências e inovações desse mercado, que passa por inovações constantes. Não corra o risco de não permanecer no mercado, clique aqui e faça sua inscrição!

RH Summit – 20 a 24 de Junho

Inovando RH

O RH Summit, um dos grandes eventos de RH da América Latina, traz os mais reconhecidos líderes do mercado para ensinar, gratuitamente, na prática estratégias para superar os desafios, potencializar os resultados e transformar o setor nos dias atuais.

O evento acontece entre os dias 20 a 24 de junho, online e gratuito. O evento é realizado pela TD Transformação Digital, Flash e GPTW. Clique aqui para obter mais informações sobre o evento e ficar por dentro das grandes novidades do setor de RH.

CONARH – 08 a 10 de agosto 

O Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) em sua 49º edição, trará o compartilhamento dos temas mais relevantes e atuais no que diz respeito ao campo da gestão e do desenvolvimento humano.

Ele é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil). O evento acontecerá no São Paulo Expo, clique aqui para obter maiores informações e realizar a sua inscrição.

CONCARH – 7 e 8 de julho 

Esse evento sobre Gestão de Pessoas é o maior do segmento de RH na região Sul do país, ele ocorre em Florianópolis e nesta edição comemora os seus 30 anos.

Ele conta com importantes líderes, fornecedores, influenciadores e gestores de Recursos Humanos, que em dois dias de imersão discutirão os principais e mais atualizados temas relacionados à Gestão de Pessoas. Para acessar o site oficial do evento basta clicar aqui.

RHRio – 21 e 22 de junho 

Em sua 48º edição, o RH-RIO é um evento totalmente voltado para a área de Gestão de Pessoas. Ele é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos e conta com palestras, oficinas, talk shows, entre outras atividades. O evento já tem data marcada e será no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Para acessar o site oficial do evento clique aqui.

HSM Expo – 06, 07 e 08 de dezembro 

A HSM EXPO é um evento que trata da diversidade, do neo-humanismo e da ambidestria na empresa. A HSM Expo terá em sua 21ª edição uma experiência de imersão híbrida com a proposta de criar conexões, troca de conhecimento, experiências de aprendizado e geração de insights.

Além de falar sobre Gestão, ele tem como diferencial a preocupação com a saúde através do Exponential Health, por meio da curadoria da SINGULARITY BRAZIL. A edição deste ano será no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Para obter mais informações clique aqui.

HR4 Results – 26 e 27 de julho

Esse evento promete uma experiência híbrida através da imersão na gestão de pessoas com perspectivas sobre inovação, tecnologia, estratégia, diversidade e flexibilidade.

Serão dois dias de contato com grandes profissionais da área, lembrando que a sua participação poderá ser online ou presencial. Para acessar o site oficial e ficar por dentro de tudo que vai acontecer, basta clicar aqui.

Fórum Capital Humano – 27 de junho 

Eventos de RH

Em sua 9ª edição, o Fórum de Gestão do Capital Humano trabalhará com cases relacionadas aos temas mais importantes de RH, como avaliação de desempenho e modelos de remuneração.

Ele será realizado de forma presencial após dois anos online devido à pandemia do COVID. Neste ano, a sua realização será no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. Se quiser mais informações clique aqui.

Tipos de eventos de RH: 

Conferências 

São reuniões com um grupo de pessoas interessadas em determinado assunto, e tem como objetivo discutir temas que sejam comuns para os participantes. As conferências contam com palestrantes que dominam o assunto e podem contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de quem assiste.

Treinamentos 

O treinamento consiste na capacitação dos participantes por meio de iniciativas pontuais, de curto prazo, e que tenham como objetivo o crescimento e desenvolvimento das práticas do profissional a longo prazo.

Workshops 

Eventos presenciais com programação teórica e prática, ou seja, após uma apresentação sobre um tema, os participantes terão a oportunidade de aprimorar o conhecimento na área prática

Eventos online

Eventos disponibilizados por meio de plataformas virtuais, que podem ter transmissão ao vivo ou disponibilização de conteúdo gravado.

Como escolher o evento de RH para você? 

Para escolher o melhor evento para você, você deve levar em consideração o que você está buscando: palestras presenciais, encontros remotos, atividades práticas ou treinamentos.

Defina a sua prioridade; por exemplo, se você está procurando por uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, conhecer conteúdos novos, e ganhar experiência na área prática, os eventos de workshop são os mais indicados para você.

Nele, você será apresentado a um determinado assunto através de explicações do palestrante e depois tem a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas por meio de atividades práticas.

Já se o que você busca é conhecimento com mais praticidade e sem se deslocar até o local da palestra, o mais indicado são os eventos on-line, que ocorrem através de plataformas digitais, podendo ocorrer de modo síncrono ou gravado.

O que esperar em eventos de RH? 

Os Eventos de RH são oportunidades imperdíveis de reunir mais conhecimento, além de aprimorar aqueles que você já possui, criar laços com demais participantes e assim organizar uma rede mútua de compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Dependendo do evento, como workshops, também é possível esperar uma apresentação na prática de como utilizar o conhecimento apresentado pelas autoridades palestrantes.

Como aproveitar melhor os eventos de RH? 

Faça anotações

Nada daquela tradicional frase do dia-a-dia “não preciso anotar, eu vou lembrar depois”, em encontros como esses que apresentamos anteriormente é preciso estar ligado nos temas e anotar os pontos mais importantes.

Quando temos contato com algo novo, anotar os pontos principais é o primeiro passo para ampliar nossos conhecimentos; por isso, não tenha preguiça, anote tudo que achar necessário.

Além das anotações, é necessário ter uma participação ativa, ou seja, é importante manter a atenção no assunto tratado pelo palestrante e refletir sobre os pontos apresentados por ele, por isso, anote também temas, conceitos, perguntas e ideias que forem surgindo ao longo desse encontro.

Dessa forma, ao final do evento, você terá muitos pontos para comentar com sua equipe e desenvolver na prática.

Para ajudar ainda mais, separamos alguns exemplos de como ter uma participação ativa em Eventos de RH:

– tente responder algumas perguntas sobre o tópico que o palestrante está apresentando, como por exemplo: “o que você já aprendeu sobre esse conceito?” ou “onde é possível de ser aplicado?”;

– use suas anotações e aprendizados para fazer uma apresentação para membros de sua equipe ou pessoas que não puderam comparecer ao evento, mas que poderiam se beneficiar desses conhecimentos.

Aproveite as oportunidades de engajamento 

Quando falamos de um evento que ocorre através de plataformas digitais o engajamento ainda é um desafio. Porém, dependendo da plataforma utilizada, é possível participar dos momentos disponíveis para interação, como responder quizzes, conversar em chats e fóruns.

Pensando nessas oportunidades, recomendamos fortemente que participe desse engajamento. Converse pelo chat, responda aos questionamentos dos quizzes e fóruns; afinal, o evento não é composto apenas pelo palestrante, mas sim do conjunto entre a autoridade que ministra a reunião e os participantes.

Conecte-se com as autoridades palestrantes 

Depois que o evento acaba, ficamos com aquele gostinho de quero mais, não é mesmo? Queremos estudar mais sobre os tópicos apresentados, queremos mais conteúdo de qualidade, mais discussões e mais troca de conhecimento.

Para que você ainda possa continuar na trilha dos novos conhecimentos, lembre-se de se conectar às autoridades palestrantes pelas redes sociais e continuar acompanhando o trabalho deles. Não apenas isso, busque estar próximo dos demais participantes do evento e, dessa forma, criar sua própria rede de inspiração profissional.

Pense que eventos como esses são oportunidades únicas de reunir tantos contatos e garantir tanta troca de conhecimento. Além disso, pense bem, quando vai poder conhecer tantos profissionais incríveis e antenados nos mesmos assuntos que você? Pois então aproveite essa oportunidade única e continue o aprendizado com profissionais da área depois do evento.

Conclusão 

Depois de conhecer os principais eventos de RH e ler as dicas que separamos para você ter o melhor aproveitamento dos encontros, está na hora de você definir quais são os alvos que você busca atingir na sua capacitação profissional e como isso pode beneficiar a atuação em sua empresa. Sendo assim, que tal garantir sua vaga no evento que mais se identifica?

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados