Produto Mínimo Viável: Descubra como otimizar a criação de seu produto e minimize os erros

Publicado em 29 de junho de 2022

Produto Mínimo Viável

Imagine a seguinte situação: você tem uma ótima ideia sobre um produto capaz de solucionar as dores de um determinado grupo de clientes, você reúne todos os profissionais necessários para o projeto, gasta tempo e dinheiro desenvolvendo e, quando chega no mercado, a aderência é baixa e o dinheiro é perdido. 

Pode acreditar, até grandes empresas como a Apple e a Amazon já sofreram grandes perdas por causa de produtos que não conseguiram se estabelecer no mercado. 

Obviamente, nenhum gestor deseja desperdiçar tempo, esforço e, muito menos, dinheiro em um produto que não atenda as expectativas do mercado. 

Pensando nisso, Paulo Caroli, principal consultor da Thoughtworks Brasil e cofundador da AgileBrazil apresenta em seu livro Lean Inceptiono conceito de Produto Mínimo Viável (MVP) que consiste em construir uma versão mais simples de um produto para analisar a viabilidade de aceitação no mercado. 

Quer descobrir quais as dicas do autor para validar as hipóteses sobre seu produto e minimizar os possíveis prejuízos? Continue a leitura com a gente! 

1. Reúna uma equipe de excelência 

Na obra é explicado que para criar seu MVP, ou seja, a versão simplificada de seu produto que será disponibilizada aos seus clientes, é preciso entender se seu produto se adequa às necessidades de seus usuários e se eles acham suas funcionalidades úteis ou não. 

Para não falhar nesse processo, é necessário reunir uma equipe que compreenda amplamente o serviço que será oferecido, a fim de desenvolver as características ideais para esse produto. 

É importante desenvolver um Workshop com a equipe que deverá definir a visão do produto, priorizar seus objetivos e criar um plano de entrega para o MVP.

Também é necessário assegurar que todos os colaboradores saibam como trabalhar em harmonia, e respeitem as opiniões uns dos outros para chegar ao melhor resultado para o projeto.

Os Workshops em grupo deverão não só definir o andamento do projeto, mas também focar na resolução dos problemas que aparecerão durante a sua execução.

2. Faça o mapeamento do perfil dos possíveis usuários 

Dizem por aí que nem Jesus agradou a todos, então não tente abraçar o mundo na hora de desenvolver seu produto. 

É de extrema importância nas reuniões com a equipe que sejam levantados dados sobre o perfil dos usuários que utilizarão seu serviço.

As funcionalidades necessárias em um produto irão variar dependendo da geração, do gênero, da localidade, da classe social e da religião do consumidor final. Portanto, é de grande necessidade que, a princípio, seja definido um público-alvo a ser atingido.

3. Faça um brainstorming das funcionalidades  

Reunir uma equipe para definir o escopo do projeto é o primeiro passo. A seguir, é necessário que essa equipe foque em todas as funcionalidades que são essenciais para o produto. Focando nisso, será possível analisar como se dará a interação do usuário com o item desenvolvido a fim de otimizar ao máximo a experiência final.

É importante listar as funcionalidades, descrevê-las da maneira mais simples possível, organizá-las a nível de prioridade e descartar funções que não atendam a necessidade específica do usuário. 

Paulo Caroli ressalta que, após todo esse processo é, finalmente, possível elaborar o Produto Mínimo Viável. A seguir, o MVP deve ser colocado em circulação para que mudanças necessárias sejam feitas de acordo com as respostas do usuário. 

4. Faça uma análise de tempo x esforço 

No livro “Lean Inception” é muito enfatizado a importância de criar um produto básico, com funcionalidades apenas essenciais para verificar a aderência do mercado

Pensando nisso, uma vez que o produto passará por melhorias e incrementações mais adiante após validação do mercado, a execução do projeto de elaboração do MVP precisa que o tempo gasto para sua execução e o esforço utilizado sejam proporcionais ao que será entregue. 

Em outras palavras, é necessário que não seja desperdiçado tempo com esse projeto para que as incrementações futuras valham o esforço feito. 

5. Aprofunde seus conhecimentos sobre Lean Inception 

Ainda não mencionamos aqui, mas o título do livro “Lean Inception” se refere à técnica responsável por alinhar e definir os objetivos, as estratégias e o escopo do produto. 

A aplicação dessa técnica auxilia no entendimento do que é necessário para construir um produto de sucesso e, geralmente, suas atividades são executadas em um intervalo de uma semana

A Lean Inception não só é útil, como também é essencial para a criação do Produto Mínimo Viável, uma vez que o maior benefício da criação do MVP é a entrega de um produto ao mercado dentro de um tempo curto, minimizando assim o tempo gasto, e possibilitando as melhorias necessárias. 

Construa o produto certo! 

Já ouviu falar que tempo é dinheiro? Pois é, ninguém quer perder tempo e dinheiro lançando um produto que não vai vingar no mercado, certo? 

Então, que tal dedicar um tempo para aprofundar seus estudos a fim de entender melhor qual MVP pode ser entregue aos consumidores? Como vimos acima, com certeza lhe poupará tempo e dinheiro e, ao final do processo, você entregará o que seus clientes realmente desejam, desperdiçando o mínimo. 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!


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