Twitch: Saiba como funciona a plataforma de streaming

Publicado em 21 de março de 2022

A Twitch é uma plataforma conhecida por atrair um público jovem, que praticamente nasceu com a tecnologia nas mãos, e costumam ser os mais engajados e familiarizados com as transmissões ao vivo, que conquistaram milhões de adeptos nos últimos anos.

Conforme um estudo demográfico divulgado, cerca de 73% dos usuários do Twitch possuem entre 16 e 34 anos, o que pode trazer inúmeras oportunidades para as marcas que querem se envolver com esse público.

Os usuários do Twitch são diferenciados por se importarem com seus streamers favoritos, e o marketing de influenciadores pode ser uma das possibilidades para usar essa plataforma como um canal de marketing ainda pouco explorado.

Cerca de 76% dos usuários do Twitch dizem apreciar as marcas que apoiam seus canais favoritos no seu crescimento. Isso demonstra o quanto eles são fiéis aos canais que assistem, e que também podem estar mais abertos a ouvir anúncios e propagandas de produtos.

Já do lado dos streamers, as transmissões ao vivo podem ser, além de um entretenimento, uma boa fonte de renda, uma vez que os conteúdos podem ser monetizados se o canal cumprir corretamente os requisitos solicitados.

Portanto, acompanhe este conteúdo para entender mais sobre o Twitch e como ele pode ajudar a trazer visibilidade e reconhecimento para as marcas.

O que é Twitch?

Logo da empresa Twitch com a cor Roxa

Twitch é uma plataforma de streaming criada em 2005 por Justin Kan, que foi chamada de Justin.tv inicialmente, e tinha como objetivo fazer com que as pessoas conseguissem realizar transmissões ao vivo na internet sobre qualquer assunto.

Em 2011 a plataforma passou a se chamar Twitch em referência ao “twitch gameplay”, graças ao aumento das transmissões de gamers que fizeram, e fazem, o maior sucesso na plataforma, fazendo com que ela seja reconhecida como é hoje.

Depois de estabelecida no mercado, em 2014 a Twitch foi adquirida pela Amazon por US$ 970 milhões, e seu crescimento segue constante.

Só no primeiro trimestre de 2021 a plataforma atingiu o recorde de 6,34 bilhões de horas de transmissões assistidas, ultrapassando o tempo do YouTube Gaming Live e do Facebook Gaming juntos.

Hoje, a plataforma é mundialmente conhecida pelas lives de jogos e outros influenciadores digitais.

Entretanto, na plataforma é possível fazer transmissões ao vivo de eventos, esportes, música, talk shows, transmissões de viagens, ensino de culinária, entre muitas outras possibilidades, para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para as empresas que querem apostar nessa plataforma para ganhar visibilidade, há a possibilidade de patrocinar ou fazer parcerias com influenciadores para engajamento do público, além de reproduzir anúncios durante as lives.

Para quem quer ir além, ainda é possível criar uma conta da própria marca para fazer suas próprias transmissões.

Como funciona o Twitch?

O Twitch funciona de forma distintas para os chamados “streamers”, ou seja, quem faz as transmissões, e para os espectadores, que estão assistindo a elas.

Entretanto, para ambos utilizarem a plataforma é necessário criar uma conta na plataforma.

Do lado dos espectadores, é possível buscar canais de acordo com os interesses, seguir e receber recomendações de transmissões, comprar bits para interagir nos chats e apoiar na monetização dos streamers favoritos, compartilhar vídeos e navegar em um feed como do Youtube para encontrar transmissões interessantes.

Já os streamers podem fazer transmissões ao vivo a partir do seu PC, Mac, Xbox, PlayStation ou dispositivos móveis, se atentando às regras da plataforma para não violá-las e ter a conta banida.

Nas transmissões realizadas pelo PC é necessário contar com uma segunda ferramenta além do Twitch, que será responsável pelo compartilhamento da tela e do áudio, como Twitch Studio, OBS Studio, StreamLabs, Lightstream, entre outras.

À medida que o streamer for realizando suas transmissões e atraindo mais pessoas, é possível subir de níveis para desbloquear recursos a cada conquista, como ferramentas de engajamento e de construção de brand (marca).

E as empresas também podem contar com as soluções de marca da Twitch Advertising. É possível exibir banners e reproduzir anúncios em vídeos para expandir o reconhecimento do negócio.

É possível ganhar dinheiro no Twitch?

Os streamers podem ganhar dinheiro de algumas formas, sendo elas:

Programa de Afiliados

O Programa de Afiliados do Twitch é o primeiro passo para começar a monetizar seus conteúdos, e para fazer parte deste primeiro nível é preciso cumprir alguns requisitos:

Ter pelo menos 50 seguidores, ao menos 7 dias de transmissão únicos nos últimos 30 dias, assim como 500 minutos totais de transmissão, e, uma média de 3 espectadores simultâneos ou mais dentro deste período.

Após algumas semanas cumprindo essas exigências, você será convidado pelo Twitch para fazer parte do Programa de Afiliados, e se participar, precisará estar de acordo com as regras do programa.

Os afiliados podem ganhar dinheiro com inscritos, bits e anúncios, e armazenar seus vídeos por até 14 dias.

Inscritos

Os inscritos são os espectadores de um canal do Twitch, que contribuem mensalmente com uma quantia em dinheiro de no mínimo US$ 4,99.

Os inscritos também podem obter benefícios ao contribuir com o seu canal, como por exemplo acesso a recursos do Prime Gaming, plataforma da Amazon de jogos e itens de jogos, além de obterem emotes, distintivos e outros elementos de engajamento para o chat das transmissões, e visualização sem anúncios.

Bits

Os bits tratam-se de objetos virtuais que os espectadores podem comprar no Twitch e enviar nos chats dos canais como “cheers”, animações dos emotes comuns, como demonstrações de apoio e engajamento.

Como streamer, você recebe até US$ 0,01 por bit que for enviado no seu chat durante as transmissões.

Anúncios

Outra forma de monetizar conteúdos no Twitch são com os anúncios.

No Twitch, a reprodução dos anúncios pode ocorrer durante as transmissões, e não no começo, momento em que os espectadores precisam de empolgação para que possam ser mais engajados.

Portanto, conforme dicas da própria Twitch, os anúncios sendo reproduzidos ao longo da transmissão diminui a probabilidade dos espectadores saírem dela logo no começo.

Os anúncios podem durar entre 30 segundos e 3 minutos, e o valor da monetização varia conforme a quantidade de espectadores que os assistem, sendo que quanto mais pessoas assistirem, maior será o valor da renda obtida com este recurso.

Patrocínios

As marcas podem contribuir com os canais do Twitch através dos patrocínios, de acordo com o perfil dos espectadores de cada canal.

Os patrocinadores de um canal pagam uma determinada quantia para que os streamers exponham seus produtos ou serviços durante suas transmissões. São os próprios streamers quem definem se a conexão com a marca será vantajosa ou não para o seu canal.

Doação

Outra forma de ganhar dinheiro no Twitch é através de doações que os próprios espectadores podem fazer ao streamer através dos meios de pagamento escolhidos por ele.

Programa de Parceiro Twitch

O Programa de Parceiro Twitch é o próximo nível a que o streamer pode subir depois do Afiliado.

Além de monetizar conteúdos com as inscrições, bits personalizados, anúncios e patrocínios, este programa também desbloqueia ainda mais recursos para personalização do canal e engajamento do público.

Entre eles estão distintivos e emoticons personalizados, inscrições de canal vitalícias, suporte prioritário, armazenamento de vídeos por até 60 dias, reprises de conteúdos, criação de equipes de transmissão, e entre outros recursos, a transcodificação de vídeos para melhor qualidade e experiência de transmissão.

Para ser um Parceiro Twitch, é preciso desbloquear algumas conquistas, como:

Transmissões por 25 horas, em 12 dias diferentes, com uma média de 75 espectadores simultâneos, em um período de 30 dias.

Após cumprir os requisitos, é preciso preencher um formulário para se candidatar a parceiro e aguardar para ser aprovado ou reprovado.

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Quem pode usar o Twitch?

Todas as pessoas ou empresas podem usar a plataforma para fazer transmissões ao vivo, com a intenção de engajar seu público com conteúdos relevantes.

Em especial, falaremos sobre os gamers, canais de reacts e canais corporativos. Acompanhe.

Gamers

Os gamers usam as transmissões ao vivo no Twitch para se aproximar de pessoas ao redor do mundo que também gostam tanto de jogos quanto eles, ou seja, para encontrarem e se conectarem com pessoas que têm os mesmos interesses.

Essas lives geram muito engajamento hoje, e mudou a forma como os jogos são desenvolvidos, pois agora eles também precisam ser atrativos para os espectadores.

As competições transmitidas nas lives estão atraindo milhões de pessoas, e se tornou o entretenimento preferido dos gamers.

Canais de reacts

Quem não conhece o Casimiro que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, vamos citar o canal “Casimito” como referência para os canais de reacts.

No Twitch, o Casimiro reage a outros vídeos populares, e este tipo de conteúdo virou febre entre o público.

Isso porque o Casimiro tem muito carisma e consegue representar muito bem a nossa própria reação quando assistimos coisas absurdas ou engraçadas, tornando esse tipo de conteúdo bastante interativo.

Gestão de marca (branding)

Já as empresas que querem expandir o reconhecimento da sua marca, podem fazer parcerias com os influenciadores e fazer sorteios para os espectadores mais engajados, assim como o KFC fez em uma estratégia no Twitch, onde sorteou vales-presente para promover um dos seus produtos.

O Twitch ainda permite que as marcas gerenciem sua audiência com dados disponibilizados instantaneamente após as transmissões, como os picos de audiência, momentos de maior engajamento no chat, média de espectadores, novos seguidores, inscrições, entre muitas outras análises.

Dica B2B Stack: Como usar o Twitch

Para usar o Twitch, primeiramente você precisa realizar seu cadastro. E para isso, clique em “Cadastrar-se” logo na página inicial da plataforma;

Imagem da Página inicial do Twitch. A página mostra uma menu vertical na esquerda com perfis de usuários online, um vídeo ao meio com diversos blocos de vídeos abaixo

Escolha um nome de usuário para usar na plataforma, defina uma senha, informe sua data de nascimento e telefone ou e-mail para verificação. Depois, clique em “cadastrar-se”;

Formulário de inscrição com campos para usuário, senha, confirmação de senha, data de nascimento e telefone de contado

Depois de verificar sua conta, você vai começar a personalizar a plataforma conforme os seus interesses para receber recomendações de transmissões de acordo com eles.

Então, escolha todas as categorias ou canais que você já conhece para seguir

Imagem com doze opções de canais mais acessados para que o usuário escolha. Acima dos canais a um campo de busca para que o usuário pesquise todo conteúdo no

Depois de personalizar seus interesses, você já estará logado na sua conta do Twitch e poderá entrar nas configurações do seu perfil

Imagem de um resultado de pesquisa sobre música

Nas suas configurações, então, você poderá adicionar uma foto e um banner para o seu perfil, adicionar uma biografia, acessar o painel de criador, adicionar dados de contato, configurar informações de segurança e privacidade, como alterar sua senha, notificações, além de poder conectar o Twitch a outras plataformas, como Steam, Youtube, Twitter, entre outras.

É importante configurar sua conta antes de começar a usar a plataforma, uma vez que assim você terá uma experiência melhor e mais segura de navegação.

Página de configurações

Como mudar o nome na Twitch

Para mudar seu nome de usuário na Twitch existem alguns critérios.

O primeiro é que você só pode mudar seu nome de usuário a cada 2 meses.

Portanto, se sua conta for nova, você só poderá alterar o nome de usuário depois de 60 dias, e se sua conta for antiga e você já tiver efetuado uma alteração, vai precisar aguardar também 60 dias para fazer uma nova mudança.

Segundo, é necessário ter um e-mail cadastrado e validado na plataforma.

Então, ao logar, clique nas configurações do seu perfil, e depois em “Segurança e privacidade”.

Clique em “Adicionar endereço de e-mail”;

Página de configurações do Twitch com o campo de segurança e privacidade localizado em um menu horizontal selecionado

Escreva seu e-mail, salve, e depois, valide sua conta a partir do e-mail de validação que a Twitch irá enviar;

Imagem com dois campos para que o usuário preencha com email. Ambos são necessários pois o debaixo é para confirmação do que fora digitado acima

Feito isso, volte até a aba “Perfil”, role a página até “Configurações de perfil”, e se você for elegível à mudança do nome de usuário, um ícone de edição (lápis) aparecerá em frente ao campo de digitação do “Usuário”.

Ao clicar no lápis uma nova janela será aberta para que você insira o novo nome, então, é só escrevê-lo, digitar sua senha e salvar as alterações.

Imagem no campo perfil para mudar nome de usuário. A imagem mostra três campos para digitação: usuário, nome de exibição e biografia

Como desativar perfil do Twitch

Para desativar seu perfil do Twitch acesse suas configurações;

Imagem de um perfil vertical cujo foco está na opção configurações, localizada na parte inferior do mesmo

Role a página até o final para encontrar a área “Desabilitando a sua conta do Twitch”, e clique em “Desabilitar conta”;

Página de configurações do Twitch

Na próxima tela, confirme a conta que será desativada, escreva, se quiser, o motivo da sua desativação, e clique em “Desabilitar conta”. Sua conta do Twitch será desativada instantâneamente.

Imagem do local ao qual o usuário desabilita a conta na Twtich. A imagem possui campos mas o o foco está em um botão localizado no canto esquerdo inferior com os dizeres 'desabilitar conta'

Se você quiser reativar uma conta, é só fazer login na plataforma do Twitch novamente, usando o navegador do seu PC e os dados da conta que foi desativada.

Conclusão

As transmissões ao vivo são conhecidas pelo menos desde 2003, no entanto, hoje em dia elas ganharam força, especialmente depois da pandemia de COVID-19.

Independente da categoria das lives, seja de games, shows, bate-papos ou tutoriais de como fazer algo, elas estão tão em alta que trilhões de minutos somente no Twitch já foram transmitidos e assistidos por comunidades cada vez mais engajadas.

Para os streamers, as transmissões ao vivo são fontes bastante rentáveis, e para as marcas, representam grandes oportunidades para obter visibilidade e consolidação no mercado, principalmente entre o público mais jovem, que está entrando ou buscando se estabelecer no mercado de trabalho e tem suas ambições.

Neste conteúdo você viu como funciona o Twitch, e como ele apoia os canais de lives e as empresas que querem realizar sua publicidade na plataforma.

A plataforma permite, entre outros recursos, a monetização de conteúdos, a criação de comunidades, a veiculação de anúncios e o acompanhamento do desempenho das transmissões para criar lives cada vez mais interessantes para o público.

Por isso, aproveite o momento das transmissões ao vivo em alta para planejar seus conteúdos, encontrar os melhores parceiros e fazer sua marca ser difundida na internet!

Agora que você sabe mais sobre o Twitch, você precisa navegar pelo portal B2B Stack para conhecer mais de 23 mil softwares, devidamente categorizados, para otimizar todas as suas rotinas corporativas! Mude a sua forma de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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