Sistema de vendas: o que considerar na contratação?

Publicado em 8 de junho de 2021

Um bom sistema de vendas é essencial em qualquer negócio que deseja gerenciar atividades e resultados comerciais de maneira organizada. 

Mais do que ter esses registros sob controle, um software adequado permite monitorar o desempenho e, então, gerar ainda mais vendas. Isso sem deixar de trabalhar na satisfação do consumidor!

Muitos gestores se sentem em dúvida na hora de contratar um bom sistema de vendas, justamente por não saberem como essas plataformas podem ajudar. Há também a necessidade de detalhar quais são as necessidades da empresa e de que maneira o sistema as preenche. A partir disso, o trabalho de seleção e contratação é mais fácil.

Neste post, vamos discutir em maiores detalhes como contratar um. O conteúdo passará pelos seguintes tópicos:

  • considere as necessidades da sua empresa;
  • escolha um sistema com integração ampla;
  • cheque o custo-benefício;
  • confira as funcionalidades de analytics;
  • busque uma empresa que atenda o seu negócio;
  • preze por um CRM completo.

Continue a leitura e entenda melhor!

Considere as necessidades da sua empresa

Empresas têm diferentes exigências, o que varia de acordo com fatores como:

  • tamanho;
  • estratégia de vendas;
  • público-alvo;
  • produto/serviço oferecido;
  • segmento de mercado;
  • complexidade dos processos do negócio.

Portanto, um modelo único de sistema de vendas talvez não atenda o que a empresa necessita. É importante pesquisar aqueles que melhor se adequam, a nível de funcionalidades, ao que a empresa necessita.

Os melhores sistemas do mercado são aqueles que podem ser personalizados, desde configurações até a inclusão de módulos. Contrate uma empresa capaz de oferecer a infraestrutura de interface e recursos perfeita para seu time de vendas. Isso vai influenciar diretamente no desempenho da empresa, especialmente nas conversões obtidas.

Escolha um sistema com integração ampla

Sistemas modernos precisam ser amplamente flexíveis quanto às integrações que podem ser feitas com outras aplicações e ferramentas. Isso torna o cotidiano operacional muito mais facilitado para os colaboradores que farão uso desse ambiente. Além disso, a integração garante a captação de dados das mais diversas fontes.

O ponto de partida nessa questão deve ser uma análise quanto às ferramentas que sua empresa usa atualmente. Muitas delas são indispensáveis e não podem ser deixadas de lado. Portanto, um bom sistema é aquele capaz de se adaptar totalmente ao cenário atual da sua empresa e otimizar o trabalho. Ou seja, ele precisa se integrar com essas ferramentas sem maiores dificuldades.

Cheque o custo-benefício

Dinheiro é sempre uma questão importante na hora de contratar um serviço, sobretudo para empresas de pequeno e médio porte. Portanto, não dá para deixar de falar que o preço é um fator a se considerar. Ainda assim, é importante que ele não seja a condição principal para eliminar opções que se mostram como ideais para o negócio.

Aqui, a decisão deve ser tomada a partir da relação custo-benefício. O sistema mais caro não será necessariamente o melhor, assim como, talvez, o mais barato não seja o mais adequado para a sua empresa. Considere contratar um sistema de vendas que ofereça tudo que é necessário e que, em paralelo, tenha um custo que seu negócio possa pagar.

Confira as funcionalidades de analytics

Vendas não podem apenas ser relacionadas em planilhas mostrando o quanto geraram, quando foram feitas e quem as fechou. Essas informações são muito básicas e não ajudam em nada, a não ser em um registro histórico. É preciso analisar todas as questões envolvidas em cada venda fechada, além dos dados relacionados ao cliente que comprou.

Um sistema com módulo de analytics, ou seja, de análise de dados, métricas e KPIs, ajuda a manter o negócio em constante melhoria. Essa funcionalidade é voltada para mostrar de maneira fácil todos os números envolvidos em cada negociação, assim como o comportamento do consumidor e o desempenho do time de vendas.

Por meio desses dados torna-se mais fácil entender os resultados da sua empresa. Mas não é só isso! É por meio dos números que se pode gerar relatórios precisos que serão utilizados por gestores para tomar decisões visando melhorar o que tem margem de crescimento e corrigir o que não tem dado certo.

Busque uma empresa que atenda o seu negócio

Na busca por um fornecedor de qualidade você certamente encontrará uma série de prestadores de serviços qualificados. Isso não significa, porém, que eles entregarão tudo que sua empresa necessita.

Algumas empresas de renome focam sua oferta a gigantes do mercado, e por mais que pareça estranho, elas não estão acostumadas com as demandas de companhias menores. Isso as impede de entender as necessidades de empresas como a sua, o que pode gerar impactos negativos no futuro.

Além disso, é preciso considerar questões como o atendimento ao cliente, o suporte prometido e outros serviços que devem vir juntos à contratação de um CRM. Avalie bem todos esses fatores antes de tomar uma decisão.

Preze por um CRM completo

O sistema de vendas que fará sua empresa decolar em vendas e fidelização de consumidores é o CRM. Essa é uma plataforma que ajuda a vender mais, mas antes de tudo, é um sistema focado em gerenciar o relacionamento com o seu cliente. Afinal, se ele está satisfeito com seu negócio, há muito mais oportunidades de gerar vendas.

Um bom CRM também dá suporte na criação de estratégias de atração de leads e, na continuidade do trabalho, a qualificação deles. Assim, criando um funil estratégico mais bem definido, fica mais fácil de tratar esses prospects e transformá-los em clientes. Esse é um processo complexo, mas que pode ser preciso e funcional com o CRM.

Um sistema de CRM completo é aquele que vai permitir que seu time comercial trabalhe junto, em conexão com o marketing e sempre de forma automatizada. Com alertas precisos e troca de dados, o time de vendas tem maior capacidade de conduzir negociações da maneira certa e, naturalmente, fechá-las com sucesso!

O sistema de vendas é necessário para que qualquer companhia consiga entender sua atividade comercial, gerenciá-la e, principalmente, potencializá-la. Por isso, analisar os pontos deste conteúdo é o primeiro passo para contratar o fornecedor mais adequado.

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