Telegram: como usar e as novidades do app em 2024

Publicado em 8 de setembro de 2021

Novos recursos como Telegram Business estão chegando em 2024. Acompanhe para aprender tudo sobre o aplicativo de mensagens.

O Telegram é um aplicativo de mensagens gratuito que tem apresentado novos recursos ao longo dos anos, acompanhando o seu crescimento entre usuários no Brasil nos últimos 5 anos. Agora, o aplicativo chega em 2024 com recursos novos, focando em empresas. É uma alternativa para quem busca outra opção além do WhatsApp Business.

O Telegram Business pode funcionar como mais um canal de vendas dentro do seu negócio.

Embora o WhatsApp ainda seja o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, instalado por cerca de 98% dos usuários de smartphones, o Telegram já alcançou o 2° lugar neste ranking conforme pesquisa da Statista.

Os resultados demonstraram que cerca de 45% dos entrevistados possuem o Telegram instalado em seu celular, sendo que, somente em abril de 2021 foram realizadas 26 mil instalações do aplicativo no país.

Quanto à categoria de produtos mais vendidos pelo Telegram em 2020, os produtos da China ficaram em primeiro lugar, com mais de 12 milhões de dólares vendidos, seguidos por equipamentos digitais e serviços de empréstimo.

Portanto, vale a pena acompanhar este texto para entender como o Telegram funciona e quais funcionalidades você pode obter com sua utilização.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui embaixo 👇

O que é Telegram?

Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas lançado em 2013, totalmente baseado em nuvem, disponível para iOS, Android, Windows Phone, para os sistemas operacionais Windows, macOS e Linux, e que também pode ser acessado através de sua plataforma Web.

O Telegram pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas por um mesmo aplicativo que, embora não diferencie funcionalidades entre os usuários, foca na velocidade e segurança das entregas.

Como diferenciais, o aplicativo suporta grupos de até 200 mil membros onde todos podem interagir com respostas, hashtags e menções, e mídias de até 2 GB podem ser compartilhadas nos chats.

Entre os recursos e configurações do aplicativo Telegram estão:

  • Visto por último;
  • Vídeos de perfil;
  • Criar grupos;
  • Levantadas de mão;
  • Links e etiquetas para marcação de tempo em vídeos ou áudios;
  • Nova câmera para iOS com todas as opções de zoom do aparelho;
  • Novas animações para celulares Android;
  • Decoração de imagens e vídeos com desenhos, texto e stickers;
  • Compartilhamento de links para chats e canais;
  • Edição de mensagens mesmo após enviadas;
  • Exclusão e autoexclusão programada de mensagens;
  • Busca por mensagens com utilização de filtros;
  • Silenciar grupos;
  • Papéis de parede animados para videochamadas;
  • Ferramentas de moderação e permissão;
  • Criação de canais para divulgação de informações em massa;

Vale ressaltar que, embora seja gratuito, o Telegram tem planos de implantar novos recursos pagos para usuários avançados ainda em 2021, porém, as ferramentas que atualmente são grátis continuarão gratuitas de forma vitalícia.

Como funciona o Telegram?

A imagem mostra diversos dispositivos com o aplicativo do Telegram. Acima temos celulares e tablets e abaixo temos notebooks.
O Telegram é um aplicativo de API e código-fonte abertos, o que permite que seus usuários tenham liberdade para criar funcionalidades específicas ou integrar ferramentas como chatbots.

Para utilizá-lo você precisa baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel e/ou no desktop e criar uma conta com seu número de telefone, sendo possível configurar também um nome de usuário identificador.

Este nome de usuário pode ser público, para que assim, você seja encontrado por qualquer pessoa que não tenha seu telefone.

E para manter sua privacidade, você conta com ferramentas para bloquear usuários ou informações que você não quer divulgar publicamente.

Através do Telegram é possível enviar e receber mensagens de texto, além de áudios, imagens e vídeos em diversos formatos e fazer chamadas de voz e videochamadas.

Por ser um aplicativo baseado em nuvem, você pode fazer login simultâneo no Telegram em todos os seus dispositivos mantendo as conversas sincronizadas.

As conversas podem ser iniciadas com as pessoas que estão em sua lista de contatos no telefone e que possuem conta no Telegram, e também com usuários públicos, neste caso, você precisa saber o nome de usuário da pessoa com quem quer conversar para localizá-la.

O Telegram oferece dois tipos de chats: os chats na nuvem e os chats secretos.

Os chats na nuvem contam com backups periódicos para garantir que os dados estejam seguros e não sejam perdidos.

Os chats secretos oferecem opções para quem quer ter mais privacidade sobre o que deseja armazenar.

Além da criptografia diferenciada, eles possuem um recurso de autodestruição, na qual um timer pode ser configurado para que ao final do tempo, uma ou mais mensagens sejam apagadas de todos os dispositivos dos participantes da conversa.

Qual é o limite de pessoas em um grupo do Telegram?

Atualmente, em 2024, é possível criar grupo com até 200.000 pessoas, e este é um limite fixo que não pode ser aumentado.

Em comparação com o WhatsApp (256 pessoas por grupo) e o Facebook Messenger (50 pessoas por grupo), o Telegram oferece um incrível limite de pessoas, permitindo a criação de comunidades online e eventos.

Outro recurso diferenciado são os canais que podem ser criados no Telegram.

Diferente dos grupos, nos canais criados apenas você pode fazer comunicações em massa com a assinatura da sua marca e receber inscritos ilimitados com interesses nos assuntos que serão divulgados.

E caso você queira cancelar sua conta, todas as conversas serão excluídas, portanto, se você decidir voltar a utilizar o Telegram, sua conta será criada novamente do zero.

Como funciona a segurança do Telegram?

O Telegram baseia-se no protocolo MTProto, um protocolo de algoritmos próprios, para dar segurança às conversas.

A criptografia ocorre em duas camadas nas conversas comuns, entre cliente-servidor e vice-versa, armazenando as mensagens codificadas na nuvem (o servidor), e não no dispositivo utilizado.

Já nos chats secretos uma terceira camada de segurança é adicionada e as conversas são criptografadas de ponta a ponta, sem diferenciação entre texto, mídia ou arquivos.

Este mecanismo não permite que as mensagens trocadas sejam encaminhadas e não deixa rastro no servidor do Telegram, já que o encriptamento é cliente-cliente, e o chat secreto então, só pode ser acessado pelo mesmo dispositivo de onde foi iniciado.

A confiança do Telegram em sua segurança é tanta que eles têm um concurso em que oferecem $ 300.000 para a primeira pessoa que quebrar seu protocolo de criptografia e conseguir extrair dados confidenciais de uma conversa.

Além disso, sua conta pode ser protegida através da verificação de duas etapas e senha para bloquear o aplicativo.

Novos recursos do Telegram

O Telegram lança novidades e atualizações em suas funcionalidades com frequência. Neste tópico abordamos algumas delas, acompanhe!

Pagamentos 2.0: desde abril de 2021 o Telegram permite o recebimento de pagamentos por cartão de crédito em qualquer chat, esteja ele ativo no aplicativo para dispositivos móveis, no desktop ou na web.

A integração de meios de pagamento deve ser realizada via API com o Telegram, sendo que não são cobradas taxas, comissões ou tarifas sobre as transações recebidas.

Chats de voz agendados: outra novidade é a possibilidade de agendar chats de voz para datas e horários pré-determinados.

O painel do chat agendado, então, apresentará uma contagem regressiva para todos os participantes, e quando iniciado, todos receberão uma notificação para participarem.

Chats gravados: os chats de voz agora podem ser gravados e salvos para servir como garantia de informações prestadas ou para compartilhar com pessoas que não estavam presentes na reunião.

Videochamadas em grupo 2.0: esta funcionalidade agora pode reunir até 1000 espectadores, com possibilidade de gravação da reunião, com transmissão de vídeo por até 30 usuários do Telegram.

Mensagens de vídeo 2.0: esse tipo de mensagens também foi aperfeiçoado pelo Telegram, proporcionando melhor qualidade aos vídeos enviados e recebidos, com ferramenta de pausar, acelerar com velocidades 0.5x, 1.5x e 2x, ou retroceder o vídeo.

Compartilhamento de tela com som: com esta funcionalidade os usuários podem compartilhar sua tela, em qualquer chamada de vídeo ou voz iniciada, com som.

Grande novidade em 2024: Telegram Business

O que sabemos até o momento sobre a novidade do Telegram, que foi anunciada em 07 de março de 2024:

  • Versão paga para empresas: o Telegram Business será uma versão paga do aplicativo, voltada para empresas.
  • Recursos exclusivos: podem incluir itens como selo de verificação, link personalizado, estatísticas detalhadas e ferramentas de marketing.
  • Integração com bots: possibilidade de criação e uso de bots para automatizar tarefas e atendimento ao cliente.
  • Competição com o WhatsApp Business: o Telegram Business surge como concorrente direto do WhatsApp Business, oferecendo potencialmente mais recursos e funcionalidades para empresas.
  • Acesso gratuito para assinantes Premium: assinantes do Telegram Premium terão acesso gratuito ao Telegram Business, pelo menos temporariamente.

As contas pessoais do Telegram podem ser convertidas para comerciais, como explicou o fundador, Pavel Durov: os usuários do Telegram podem converter suas contas pessoais em contas comerciais. Com isso, poderão adicionar localização e horário de funcionamento, organizar chats com etiquetas coloridas, usar mensagens automáticas de saudação/ausência e atalhos para respostas rápidas.

Qual a diferença entre Telegram e WhatsApp?

Embora sejam dois aplicativos para troca de mensagens instantâneas privadas ou em grupo, o armazenamento em nuvem do Telegram faz com que o mesmo tenha particularidades muito distintas do WhatsApp, por exemplo:

  • Acesso simultâneo ao aplicativo em múltiplos dispositivos, com sincronicidade das conversas;
  • Maior agilidade no bloqueio ao acesso das conversas, isso no caso de perda ou roubo do aparelho utilizado, já que sua conta pode ser acessada de outro dispositivo para encerrar todas as seções.

Outra diferença refere-se às APIs.

Por ter API aberta, o Telegram fornece mais transparência do que o WhatsApp quanto aos dados que são coletados e outras informações do aplicativo.

A autodestruição de mensagens também é diferente no Telegram, pois é você quem define o tempo para que isso aconteça, diferente do WhatsApp que possui um período pré-determinado de 7 dias.

Por fim, o WhatsApp limita o envio de arquivos com tamanho de até 16 MB. Já no Telegram, este limite é de arquivos de até 2GB.

Dica B2B Stack: Como usar o Telegram

Baixe o Telegram em seu dispositivo pela PlayStore, Apple Store ou pelo próprio site. Você pode baixar em quais dispositivos precisar;

Ao instalar o aplicativo, inicie os primeiros passos clicando em “Comece a conversar”;

telegram app

Insira seu número de telefone e clique na seta para prosseguir;

Imagem com campos para preenchimento com número de telefone e pais na parte de cima de imagem e um botão no canto inferior direito com uma seta apontada para direita.
Confirme o código de validação recebido por SMS em seu celular.

Você precisará dar algumas permissões ao aplicativo para usufruir de suas funcionalidades, como permissão para fazer chamadas e acessar contatos;

Na imagem temos cinco espaços para que o usuário insira o código recebido no ato da inicialização do cadastro no Telegram
Insira seu nome (obrigatório), sobrenome (opcional) e uma foto de perfil (opcional);

Imagem com campos para inserção de nome e sobrenome na parte de cima de imagem e botão com seta para direita no canto inferior direito.
Em sua tela inicial, você visualiza os contatos que foram encontrados em seu dispositivo pelo Telegram, possui o campo de busca de usuários e a ferramenta de edição, um atalho que ao clicar você pode criar grupo, chat secreto ou um novo canal;

Tela de boas bindas do Telegram
Em seu menu, você conta com ferramentas para fazer chamadas, criar grupo, ver contatos, encontrar pessoas próximas, visualizar mensagens salvas e ainda convidar amigos para utilizar o Telegram.

Nos recursos do Telegram você também tem acesso à diversos tutoriais de utilização e novidades de atualizações na ferramenta;

Além disso, é no menu que você encontra as opções de configurações do perfil e de privacidade, então é só personalizar conforme for necessário.

Imagem com diversas opções de configuração dentro do Telegram

Conclusão

Quando a pandemia de COVID-19 chegou, toda a forma como nos relacionamos mudou drasticamente.

A necessidade do distanciamento social nos fez utilizar novas ferramentas de comunicação, e com isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram, que oferecem mais do que mensagens de texto, mas também, chamadas de voz e vídeo, se mostraram fundamentais em nosso dia a dia.

Não só para se comunicar com as equipes internas do seu negócio, expandir os canais de comunicação com vários destes aplicativos é uma forma de aumentar as vendas e atingir novos públicos, com novos hábitos e interesses.

Embora a premissa seja a mesma, o Telegram e o WhatsApp se diferem em alguns aspectos, e a utilização dos dois faz com que você tenha experiências distintas.

O Telegram é um aplicativo para troca de mensagens e armazenamento dos conteúdos em nuvem, o que elimina a necessidade de reservar espaço em seu dispositivo e agiliza as entregas das mensagens.

Essa vantagem também se traduz na possibilidade de acessar as conversas de qualquer lugar, bastando apenas ter acesso ao aplicativo e uma fonte de internet.

Outros recursos do Telegram são para encontrar outras pessoas mesmo sem seu número de telefone, buscando então pelo seu nome de usuário, diversos recursos para videochamadas e chamadas de voz e sua solução de pagamentos, que facilita as transações de vendas entre empresa e consumidor.

E você? Já usa o Telegram, WhatsApp ou outras ferramentas no seu dia a dia?

Então deixe sua avaliação no portal B2B Stack! Maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados