Saiba agora o que você deve apostar em 2021 para ter sucesso no seu Marketing

0
387

É impossível pensar nas perspectivas para o marketing em 2021 sem considerar as mudanças causadas pelo novo coronavírus. Hábitos de consumo mudaram, e o papel da sua empresa é se adaptar e tentar utilizar da melhor forma possível a tecnologia.

Para conseguir uma vantagem competitiva, é importante que a sua empresa já comece o planejamento o mais rápido possível, sempre se mantendo antenada com as melhores práticas dos principais negócios.

Patrocinado

Considerando a transformação digital como um tema central, vamos trazer aqui um panorama do que foi esse ano de 2020 e as principais tendências para o Marketing em 2021.

Retrospectiva 2020

Usar o adjetivo ‘atípico’ para o ano de 2020 é quase um eufemismo. Por motivos que todos  já sabem, foi um período completamente atípico em nossas vidas pessoais e profissionais. Porém, também foi um ano que trouxe muitos aprendizados e acelerou algumas tendências para o setor de marketing.

Vamos trazer aqui algumas das práticas que se tornaram presentes em 2020, e devem estar no seu radar para 2021, caso não já não conheça:

Conteúdos em áudio

conteúdo em áudio

  • Podcasts – Um formato que está em constante crescimento anualmente, o podcast é uma ótima maneira de transmitir o conteúdo de uma maneira diferente. A grande vantagem é a possibilidade de escutar enquanto está fazendo outras tarefas como lavar a louça, limpar a casa ou dirigir;
  • Blog post com áudio – Aproveitando a onda do podcast, os conteúdos de blog posts em áudio permitem que o seus textos sejam consumidos até quando não existe tempo, ou vontade, para a leitura. 

Valorização da transparência das empresas

Estamos vivendo um momento do mercado em que a transparência das empresas é muito valorizado. Isso passa muito por suas políticas internas, por meio de uma gestão transparente que permite que todos os colaboradores participem das decisões de alguma maneira.

Modelos verticais de hierarquia estão se tornando obsoletos e cada vez mais candidatos buscam trabalhar em um ambiente que valoriza suas opiniões e visões. 

Como benefício, além de aumentar a confiança destes funcionários, os gestores podem ter acesso a novas maneiras de fazer as funções, o que é sempre importante para se manter competitivo e atualizado.

Busca por imagens

Busca por imagens

Pensando no marketing digital, ter o site da sua empresa aparecendo nos primeiros resultados de busca do Google é sempre muito importante. Por isso, uma atividade que se torna mais comum é usar também as imagens como mais uma maneira de gerar tráfego.

Isso acontece, principalmente, por meio da otimização da imagem para SEO, que permitirá o rankeamento alto. A dica aqui é usar de infográficos, ilustrações e fotos próprias para que usuários se interessem e acessem organicamente o seu site.

Tendências de marketing para 2021

Agora, olhando para o ano de 2021, existem algumas indicações já dadas pelo mercado de marketing de tendências a serem seguidas para se aproximar do sucesso. Conheceremos a seguir algumas delas:

Marketing de micro influenciador

Patrocinado

O marketing de influência já é uma estratégia muito comum em diversas empresas. Enquanto, inicialmente, se pensava que o melhor caminho era investir em influenciadores grandes, com milhões de seguidores, logo se percebeu que na verdade o caminho não é bem por aí.

Além do custo alto por postagem de uma grande personalidade, a taxa de conversão envolvida acaba sendo baixa, pois, em geral, não se trata de seguidores completamente engajados. Por isso, a solução encontrada nos últimos tempos foi o chamado marketing de micro influenciadores.

Ou seja, investir em pessoas com menos seguidores, mas que trazem um público mais fiel, engajado e disposto a consumir uma recomendação. Considerando ainda que normalmente esses influenciadores trazem um nicho de mercado específico, fica ainda mais fácil segmentar e direcionar as estratégias.

Por isso, chega de gastar um caminhão de dinheiro com aquele grande influencer e logo perceber que o retorno não foi satisfatório. Uma das grandes tendências de marketing digital de 2021 é com certeza os micro influenciadores.

WhatsApp como ferramenta de marketing

Uma ferramenta que com certeza deve estar no seu radar para otimizar as ações de marketing é o WhatsApp .De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos de mensagem no Brasil, o aplicativo está instalado em cerca de 99% dos smartphones brasileiros.

Patrocinado

Especialmente com o WhatsApp Business, ferramenta focada nas demandas empresariais, o seu negócio pode utilizar de diversas estratégias a fim de manter o cliente engajado, ou também em trazê-lo para  novas compras.

Porém, é muito importante tomar cuidado para não exagerar na quantidade de mensagens e obter o efeito contrário. Afinal, ninguém gosta de ser incomodado constantemente por alguma marca.

SEO

SEO

Patrocinado

Quem está antenado no cenário digital já sabe da importância do trabalho de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos mecanismos de busca). Isso quer dizer indicar para o Google, por exemplo, que o seu conteúdo é interessante e verdadeiro para o usuário.

Quando o seu site está otimizado para SEO, a tendência é que os mecanismos de buscas deem prioridade no momento de ranqueamento dos resultados. Mas, apesar do conceito parecer simples, realmente colocar as estratégias em prática envolve um longo planejamento e muito foco.

Por isso, não comece em 2021 sem investir em estratégias de SEO. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso do tráfego do seu site.

Leia também: Ferramentas de marketing, conheça as principais do mercado.

Conclusão

Mesmo com as dificuldades apresentadas em 2020, ainda é possível ter muito sucesso com o marketing da sua empresa em 2021. Especialmente com estratégias de marketing digital, a internet oferece diversas perspectivas de caminhos a serem seguidos para ter vantagem contra a competição.