O marketing digital está se tornando cada vez mais presente e ele conta com uma importante ferramenta: os influenciadores digitais que fazem o marketing de influência.
Contar com influenciadores pode trazer uma série de vantagens para uma empresa, inclusive aumentar o faturamento. Pessoas têm mais relevância e se comunicam melhor com o público do que propagandas comuns.
Ao investir em marketing de influência você usa uma pessoa conhecida que tem a confiança do seu público para indicar o seu produto e tornar a sua marca mais relevante.
Essa estratégia está se tornando cada vez mais comum por causa dos resultados e das suas muitas vantagens, em um mundo onde o digital está cada vez mais presente é difícil imaginar uma empresa tendo lucro sem se posicionar digitalmente.
E a melhor maneira de se posicionar digitalmente, de se comunicar com o seu público e de ganhar destaque e relevância entre os seus consumidores em potencial é por meio do marketing de influência.
O que é marketing de influência
Primeiro é importante entender o que é o marketing de influência. Basicamente são ações e estratégias que envolvem e focam em digitais influencers, pessoas com uma quantidade considerável de seguidores e com uma alta taxa de engajamento.
Ao contrário do que se imagina, o marketing de influência começou muito antes das redes sociais, no século XIX o cinema tornou os atores mais influentes porque muitas pessoas queriam copiá-los e muitas revistas passaram a contratar celebridades para aumentar as vendas de alguns produtos.
Tiveram muitas mudanças do século XIX para os dias atuais, até porque o público mudou muito. Hoje em dia as pessoas não querem apenas copiar alguém famoso, elas querem produtos de qualidade e confiam e seguem os influenciadores que vão indicar esses produtos.
Os influenciadores mudaram o marketing porque a internet permitiu com as redes sociais uma proximidade muito maior entre a pessoa que vai influenciar e o público que vai ser influenciado.
Os seguidores tendem a confiar em seus influenciadores favoritos e por conta dessa confiança o influenciador consegue influenciar o seu público a consumir determinado produto.
Além disso, na maior parte dos casos a marca vai ficar associada ao influenciador, consequentemente a relação entre a marca e o público tende a melhorar.
Essa relação de confiança que induz o público é um dos pontos mais interessantes do marketing de influência, afinal geralmente o objetivo de uma campanha de marketing é aumentar as vendas de algum produto ou de alguma marca. Os influenciadores são capazes de mudar os hábitos de consumo dos seus seguidores.
Por que utilizar marketing de influência?
Existem muitas vantagens em investir em marketing de influência, afinal é uma estratégia que traz muitos resultados e que está cada vez mais presente, é provável que em um futuro próximo todas as marcas precisem recorrer a essa estratégia.
Os resultados são o principal atrativo para essa estratégia, segundo uma pesquisa da “Opinion Box” 55% dos entrevistados já compraram algum produto que foi indicado ou utilizado por influenciadores.
O custo dessa estratégia também atrai muitas empresas. Em todos os nichos existem influenciadores de vários tamanhos com uma alta taxa de engajamento, existem influenciadores com 5 mil seguidores e existem influenciadores com 5 milhões.
O ROI também indica que o marketing de influência é um ótimo investimento, segundo uma pesquisa da Mídia Kit” 89% dos profissionais entendem que o ROI do marketing de influência é comparável ou melhor que o de outros meios.
Outra vantagem é a imagem da empresa. É comum que a marca passe a ser associada ao influenciador depois de um tempo, então além do aumento no número de vendas as pessoas vão passar a se sentir mais próximas da empresa, consequentemente o posicionamento da marca melhora.
Um influenciador pode alcançar nichos específicos que já estão engajados, consumidores em potencial. Também é interessante citar que geralmente os influenciadores estão em mais de uma rede social, o que possibilita uma variedade de formatos.
Como o marketing de influência é feito?
O marketing de influência, normalmente, é feito através da remuneração de algum influenciador que aproveita sua audiência e engajamento para divulgar o serviço ou o produto comercializado pela empresa, que não precisa ocorrer, necessariamente, como um anúncio.
Pelo contrário, este tipo de marketing também ocorre quando o influencer posta um story ou um post em alguma rede social em que tenha alcance. Geralmente essa estratégia é mais utilizada por parecer mais natural, sem ter a “cara de propaganda” que tende a afastar alguns clientes.
A criação de uma campanha de marketing de influência é feita quando uma empresa ou agência busca um influenciador que expresse em si e em seu conteúdo o que a marca propõe. Aqui é necessário ter muito cuidado, mas falaremos mais sobre isso no tópico adiante.
Tendo escolhido o influenciador ideal, a equipe de marketing organiza uma proposta e um contrato, faz o briefing do que deverá ser seguido pelo influenciador, aprova o conteúdo antes de sua postagem e a publicação é feita.
Como escolher um influenciador?
Escolher o influenciador ideal para a sua marca não é tão simples quanto olhar o número de seguidores, é lógico que um número muito alto chama a atenção, porém não define se o influenciador vai ser capaz de entregar resultados.
Primeiro é importante entender o seu público alvo e descobrir em qual nicho esse público está. Então o influenciador precisa criar conteúdo para esse nicho.
Por exemplo, se você pretende vender uma bolsa, você precisa se comunicar com pessoas que gostam de moda, então o melhor é buscar influenciadores que criam conteúdo sobre moda, estilo e/ou beleza.
Uma vez que o nicho está definido é necessário olhar para alguns números, não somente o número de seguidores. O mais importante é ver a “taxa de engajamento” que vai mostrar como e quanto o público interage com aquela pessoa. Ela é calculada considerando os diferentes tipos de interação.
É possível que grandes influenciadores tenham uma taxa de engajamento muito menor do que micro influenciadores.
A taxa de engajamento é muito importante porque muitas vezes ela reflete a confiança que o público tem no influenciador e é justamente essa confiança que vai aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da marca.
Existem outros pontos que precisam ser analisados. Como a relevância, aquele influenciador é alguém relevante no nicho que a marca quer atingir? Também é importante ver o alcance, quantas pessoas são atingidas pelo influenciador? Vale a pena para a marca investir para impactar esse número de pessoas?
Encontrar o melhor influenciador pode ser um pouco complicado, por isso existem plataformas que buscam facilitar esse processo, como a Tagger, plataforma de automação que busca otimizar as campanhas de marketing de influência. Com a Tagger,é possível obter uma série de dados demográficos da audiência do influenciador, além de saber com quais polêmicas o influenciador já se envolveu.
A Spark Tech é a representante oficial da Tagger no Brasil.
Conclusão
O marketing de influência é uma importante ferramenta que pode trazer muitos resultados, cada vez mais empresas recorrem a ele para aumentar as suas vendas e melhorar o seu posicionamento.
Ao investirem em pessoas reais que têm a confiança de seu público, a imagem da empresa melhora por ela estar associada ao influenciador, dando a entender que ela está muito próxima do público.
Quando falamos de marketing de influência estamos falando do futuro das mídias sociais, os influenciadores podem mudar os hábitos de consumo e vão continuar fazendo isso. Em breve todas as empresas vão precisar recorrer ao marketing de influência se quiserem ter bons lucros.
Porém não é tão simples escolher o melhor influenciador, para tomar a melhor decisão você pode contar com a Tagger, que é uma das principais ferramentas do mundo pois permite que você gerencie as suas campanhas de ponta a ponta, unindo tecnologia e Marketing de Influência para facilitar o dia a dia da sua empresa ou agência.
A plataforma tem 6 milhões de perfis e mais de 100 filtros de busca, além de uma rica base de dados com 300 mil marcas e 11 bilhões de postagens. Então você pode encontrar o influenciador ideal para sua campanha fazendo uma análise detalhada do perfil e do resultado que ele teve em outras campanhas.
O marketing de influência é o futuro e para ter melhores resultados você pode contar com a Tagger.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments