A gestão de empresas não é tarefa fácil. É necessária muita precisão ao realizar um controle das finanças, das vendas, dos tributos, entre outras variáveis, e contar com uma ferramenta como o Tiny ERP pode ser a solução dos seus problemas.
Uma empresa que não automatiza seus processos de gestão está propensa a não obter resultados assertivos, esquecer tarefas importantes e gastar muito utilizando ferramentas não funcionais.
Os ERPs surgiram como uma alternativa para gerenciar negócios de forma integrada e eficiente, e é sobre isso que iremos falar hoje.
Então, acompanhe este texto, que iremos te explicar um pouco mais sobre essas ferramentas, te apresentar o Tiny ERP, dar um tutorial de uso e mostrar suas funcionalidades.
O que é um ERP?
ERPs (Enterprise Resource Planning) são plataformas ou sistemas que oferecem ferramentas fundamentais para a automatização completa dos processos de gestão de uma empresa.
Essas ferramentas são capazes de integrar e sincronizar todos os setores do negócio, dando uma visibilidade macro ao administrador, que irá otimizar tempo e custos, aumentar a produtividade, evitar falhas de processos manuais e repetitivos e padronizar processos, garantindo a confiabilidade de clientes e fornecedores.
Os ERPs são importantes ferramentas para a organização de uma empresa, além de controlar o resultado de todos os setores em tempo real, ainda melhora a comunicação e o engajamento interno.
Como os ERPs geralmente são vendidos em módulos, você só paga pelo que realmente precisar, ou seja, não se corre o risco de gastar com uma ferramenta que tenha, por exemplo, uma solução para o seu segmento de negócio e outras dez específicas somente para outro nicho.
Os módulos mais comumente procurados são:
- Financeiro;
- Jurídico;
- Estoque;
- Comercial;
- Compras;
- Faturamento;
- Contabilidade;
Os relatórios gerados pelos ERPs são bastante completos, integrando diversos resultados para melhor visibilidade.
Quais os principais benefícios de um ERP para Gestão Financeira?
Automatizando e sincronizando os processos financeiros com todos os setores da empresa, como comercial, estoque, contábil e jurídico, a análise dos seus indicadores financeiros e o planejamento de estratégias com os recursos será mais assertivo, já que serão captados todos os resultados desta união.
Você consegue analisar o cenário atual da empresa no geral e estipular metas e prazos, bem como definir prioridades.
Os ERPs também ajudam na programação de pagamentos, desta forma você não atrasa seus compromissos.
O que é o Tiny ERP?
Tiny é um ERP para indústrias, prestadores de serviços e comerciantes, que disponibiliza uma série de soluções para a gestão completa e automatizada de todos os setores de sua empresa de forma integrada.
Com o Tiny ERP, você conecta os departamentos financeiro, comercial, jurídico e contábil para conseguir um planejamento financeiro eficiente, gastando pouco.
Você emite notas fiscais, gerencia pedidos do e-commerce e da loja física em um só lugar, sincronizando os estoques para ter um controle completo e assertivo, emite boletos, acompanha seus lucros, o fluxo de caixa, controla as contas a pagar e a receber, e até mesmo gerencia o relacionamento de sua empresa com seu cliente através de sua solução CRM.
O armazenamento em nuvem e as atualizações em tempo real fazem com que você tenha acesso a todos os dados da empresa a qualquer hora, acessando de qualquer lugar.
Por ser uma plataforma totalmente online, você não precisa se preocupar com instalações de programas em sua máquina ou com a possibilidade de perda e vazamento das informações por problemas técnicos ou outras adversidades.
A automatização dos processos de gestão pelo Tiny ERP evita as falhas operacionais que poderiam ocorrer se os dados fossem atualizados manualmente, então você sempre terá as informações mais confiáveis possíveis.
O Tiny ERP fornece suporte especializado nos 30 primeiros dias de teste, e também possui uma central de ajuda para qualquer dificuldade de utilização enquanto você estiver ativo.
Para quem o Tiny ERP é indicado?
Tiny ERP é indicado para pequenas e médias empresas dos ramos da indústria, comércio e serviços, que tenham pouco ou muito volume de vendas e querem realizar a gestão de seu negócio de forma integrada.
Como usar o Tiny ERP?
Para começar a utilizar o Tiny ERP, é necessário criar uma conta na plataforma, que disponibilizará 30 dias de teste gratuito, independente do plano escolhido.
- Criando a conta
A criação de conta é realizada pelo próprio site Tiny ERP, selecionando a opção “experimentar”;
Em seguida, preencha as informações iniciais de cadastro, como o plano desejado, Razão Social, CNPJ e e-mail, ler e concordar ou não com os termos de privacidade, e se estiver de acordo, selecionar “criar minha conta”;
Ao finalizar o cadastro inicial, será enviado um e-mail para ativação da conta;
No e-mail, você deverá clicar em “Ativar minha conta” e será direcionado para uma página do Tiny ERP para finalização do seu cadastro;
Você continua o cadastro com os dados da empresa e configurar sua conta;
E ao concluir o cadastro, a configuração inicial, e estiver de acordo com os termos de uso, seu painel já aparecerá automaticamente, e aí, é só configurar as funcionalidades de acordo com suas necessidades.
O Tiny ERP te manterá informado quanto ao término do seu período de teste para que você escolha se permanecerá ativo na plataforma, se deseja mudar de plano e para a realização do pagamento.
Benefícios do Tiny ERP para E-commerce
Com o Tiny ERP as vendas digitais ficam mais fáceis de se controlar. Ele se conecta à diversas plataformas Marketplaces e e-commerces, além de se integrar com soluções de logística.
A partir dessas integrações, é possível receber pedidos do e-commerce direto no Tiny ERP, assim você não precisa abrir várias abas e controlar várias plataformas, e ainda sabe exatamente como e quando irá entregar os produtos.
Quando recebe os pedidos e-commerce e Marketplace no Tiny ERP, você consegue separá-los, emitir notas fiscais eletrônicas, criar listas para organizar as postagens e gerar códigos de rastreamento.
É possível também fazer publicações de anúncios e atualizar preços direto do Tiny ERP, e estas alterações serão atualizadas na hora em suas plataformas de vendas digitais.
Vantagens do Tiny ERP para pequenas empresas
O Tiny ERP é um sistema muito simples e intuitivo de manipular, o que é um ótimo benefício para quem não tem tempo de aprender a mexer em sistemas complexos, e que precisam de resultados rápidos para seu crescimento.
Também é vantajoso para pequenas empresas pelo custo benefício, os planos são bastante acessíveis para quem tem um orçamento enxuto e não pode sair gastando muito por aí.
Por garantir soluções para todo o processo de gestão de uma empresa de pequeno porte e se integrar com diversas outras plataformas, os custos serão otimizados devido a resolução de tudo com apenas uma ferramenta.
Além disso, as pequenas empresas precisam estar atentas à oferta e demanda, então conseguem atualizar preços de produtos pela própria plataforma, que serão atualizados em toda a rede que estiver integrada ao Tiny ERP.
A sincronização de vendas com o estoque também permite que a empresa economize, pois desta forma, você saberá exatamente os produtos que precisam ser repostos, evitando gastos com mercadorias desnecessárias.
Com o Tiny ERP, as pequenas empresas centralizam toda a administração em apenas uma plataforma e, portanto, poucas pessoas já conseguem fazer toda a gestão, desde o controle de pedidos até os processos contábeis e campanhas de marketing, evitando gastos com muitos funcionários para esta função.
No Dashboard do Tiny ERP, a empresa conta com gráficos detalhados de suas vendas e finanças, atualizados em tempo real, favorecendo rápidas tomadas de decisões.
Tudo isso otimiza tempo, de forma que se consiga dar prioridade a outras tarefas, como a prospecção de clientes, melhorias na empresa, entre outras, além de evitar falhas operacionais de administração.
Funcionalidades do Tiny ERP
O Tiny ERP disponibiliza ferramentas para a gestão completa de seu negócio. As funcionalidades presentes nos planos são:
- Integrações com logística, gateways, hubs, plataformas e-commerce, marketplaces;
- Gestão de vendas;
- Recepção de pedidos de diversos canais;
- Separação de pedidos e impressão de etiquetas;
- Emissão de notas fiscais;
- Importação de notas fiscais;
- Emissão de boletos;
- Emissão de ordens de serviço;
- Emissão de ordens de produção;
- Expedição;
- Publicação de anúncios;
- Sincronização de estoque físico e de vendas digitais;
- Atualização de preços;
- Gestão de compras;
- Gestão de contas a pagar e a receber;
- DRE;
- Gestão de fluxo de caixa;
- CRM;
- Geração de propostas;
- Gestão de contratos recorrentes;
- Produção de relatórios de resultados;
Preço do Tiny ERP
O Tiny ERP possui 4 planos: Iniciante, Básico, Essencial e Grande.
Você pode optar por pagar mensal, semestral ou anualmente, sendo que quanto maior o prazo contratado, menor o valor do plano.
Os planos Tiny fornecem determinadas funcionalidades, mas caso necessário, podem ser contratadas extensões à parte, módulos de funcionalidades, pacotes de usuários e armazenamentos adicionais de acordo com as necessidades.
Abaixo, vamos conferir os preços e funcionalidades de cada um.
Plano Iniciante:
- R$ 50,00/mês;
- R$ 250,00/semestre;
- R$ 450,00/ano;
Este plano abrange:
- 1 usuário;
- 50 mb de banco de dados;
- 250 mb para anexos;
- 2 integrações;
- 2 vendedores;
- Integrações e-commerce;
- Nota fiscal eletrônica;
- Gestão de pedidos de vendas;
- Gestão financeira;
- Gestão de estoque.
Plano Básico:
- R$ 100,00/mês;
- R$ 500,00/semestre;
- R$ 900,00/ano;
O plano contempla:
- 3 usuários;
- 100 mb de banco de dados;
- 500 mb para anexos;
- 3 integrações;
- 6 vendedores;
- Integrações e-commerce
- Nota fiscal eletrônica;
- Gestão de pedidos de vendas;
- Gestão financeira;
- Gestão de estoque;
- Emissão de boletos;
- Picking e checkout.
Plano Essencial:
- R$ 200,00/mês;
- R$ 1.000,00/semestre;
- R$ 1.800,00/ano;
O plano disponibiliza:
- 5 usuários;
- 300 mb de banco de dados;
- 1 GB para anexos;
- 4 integrações;
- 10 vendedores;
- Integrações e-commerce
- Nota fiscal eletrônica;
- OMS;
- Gestão financeira;
- Gestão de estoque;
- Emissão de boletos;
- Picking e checkout;
- DRE;
- Gestão de encomendas;
- Gestão de contratos de serviços.
Plano Grande:
- R$ 500,00/mês;
- R$ 2.500,00/semestre;
- R$ 4.500,00/ano;
O plano oferece:
- 7 usuários;
- 2 GB de banco de dados;
- 2 GB para anexos;
- 5 integrações;
- 14 vendedores;
- Integrações e-commerce
- Nota fiscal eletrônica;
- OMS;
- Gestão financeira;
- Gestão de estoque;
- Emissão de boletos;
- Picking e checkout;
- DRE;
- Gestão de encomendas;
- Gestão de contratos de serviços.
- SPED Fiscal e contribuições.
Conclusão
Como vimos, a automatização de processos de gestão traz inúmeros benefícios para uma empresa: otimização de tempo e custos, padronização de processos, controle dos recursos, redução de falhas, obtenção de resultados precisos e aumento de produtividade.
Unindo a automatização da gestão com integração de setores, o benefício é ainda maior: chegar a uma sincronia de dados e informações. E este é o objetivo do Tiny ERP, uma ferramenta que deve ser estudada como possível fonte de auxílio em seu negócio.
Veja e compare também outras ferramentas ERPs em nosso portal B2B Stack.
6 melhores CRMs gratuitos com avaliações de usuários (atualizado 2024)
Um sistema CRM é uma ferramenta que tem como o…
5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments