Tiny ERP: Guia sobre esse software de ERP e Gestão Financeira

Publicado em 22 de março de 2021

Tiny ERP

A gestão de empresas não é tarefa fácil. É necessária muita precisão ao realizar um controle das finanças, das vendas, dos tributos, entre outras variáveis, e contar com uma ferramenta como o Tiny ERP pode ser a solução dos seus problemas.

Uma empresa que não automatiza seus processos de gestão está propensa a não obter resultados assertivos, esquecer tarefas importantes e gastar muito utilizando ferramentas não funcionais.

Os ERPs surgiram como uma alternativa para gerenciar negócios de forma integrada e eficiente, e é sobre isso que iremos falar hoje. 

Então, acompanhe este texto, que iremos te explicar um pouco mais sobre essas ferramentas, te apresentar o Tiny ERP, dar um tutorial de uso e mostrar suas funcionalidades.

O que é um ERP?

ERPs (Enterprise Resource Planning) são plataformas ou sistemas que oferecem ferramentas fundamentais para a automatização completa dos processos de gestão de uma empresa.

Essas ferramentas são capazes de integrar e sincronizar todos os setores do negócio, dando uma visibilidade macro ao administrador, que irá otimizar tempo e custos, aumentar a produtividade, evitar falhas de processos manuais e repetitivos e padronizar processos, garantindo a confiabilidade de clientes e fornecedores.

Os ERPs são importantes ferramentas para a organização de uma empresa, além de controlar o resultado de todos os setores em tempo real, ainda melhora a comunicação e o engajamento interno.

Como os ERPs geralmente são vendidos em módulos, você só paga pelo que realmente precisar, ou seja, não se corre o risco de gastar com uma ferramenta que tenha, por exemplo, uma solução para o seu segmento de negócio e outras dez específicas somente para outro nicho.

Os módulos mais comumente procurados são:

  • Financeiro;
  • Jurídico;
  • Estoque;
  • Comercial;
  • Compras;
  • Faturamento;
  • Contabilidade;

Os relatórios gerados pelos ERPs são bastante completos, integrando diversos resultados para melhor visibilidade.

Quais os principais benefícios de um ERP para Gestão Financeira?

Automatizando e sincronizando os processos financeiros com todos os setores da empresa, como comercial, estoque, contábil e jurídico, a análise dos seus indicadores financeiros e o planejamento de estratégias com os recursos será mais assertivo, já que serão captados todos os resultados desta união.

Você consegue analisar o cenário atual da empresa no geral e estipular metas e prazos, bem como definir prioridades.

Os ERPs também ajudam na programação de pagamentos, desta forma você não atrasa seus compromissos.

O que é o Tiny ERP?

Tiny ERP

Tiny é um ERP para indústrias, prestadores de serviços e comerciantes, que disponibiliza uma série de soluções para a gestão completa e automatizada de todos os setores de sua empresa de forma integrada.

Com o Tiny ERP, você conecta os departamentos financeiro, comercial, jurídico e contábil para conseguir um planejamento financeiro eficiente, gastando pouco.

Você emite notas fiscais, gerencia pedidos do e-commerce e da loja física em um só lugar, sincronizando os estoques para ter um controle completo e assertivo, emite boletos, acompanha seus lucros, o fluxo de caixa, controla as contas a pagar e a receber, e até mesmo gerencia o relacionamento de sua empresa com seu cliente através de sua solução CRM.

O armazenamento em nuvem e as atualizações em tempo real fazem com que você tenha acesso a todos os dados da empresa a qualquer hora, acessando de qualquer lugar.

Por ser uma plataforma totalmente online, você não precisa se preocupar com instalações de programas em sua máquina ou com a possibilidade de perda e vazamento das informações por problemas técnicos ou outras adversidades.

A automatização dos processos de gestão pelo Tiny ERP evita as falhas operacionais que poderiam ocorrer se os dados fossem atualizados manualmente, então você sempre terá as informações mais confiáveis possíveis.

O Tiny ERP fornece suporte especializado nos 30 primeiros dias de teste, e também possui uma central de ajuda para qualquer dificuldade de utilização enquanto você estiver ativo.

Para quem o Tiny ERP é indicado?

Tiny ERP é indicado para pequenas e médias empresas dos ramos da indústria, comércio e serviços, que tenham pouco ou muito volume de vendas e querem realizar a gestão de seu negócio de forma integrada.

Como usar o Tiny ERP?

Para começar a utilizar o Tiny ERP, é necessário criar uma conta na plataforma, que disponibilizará 30 dias de teste gratuito, independente do plano escolhido.

  • Criando a conta

A criação de conta é realizada pelo próprio site Tiny ERP, selecionando a opção “experimentar”; 

Como usar o Tiny ERP

Em seguida, preencha as informações iniciais de cadastro, como o plano desejado, Razão Social, CNPJ e e-mail, ler e concordar ou não com os termos de privacidade, e se estiver de acordo, selecionar “criar minha conta”;

Como criar conta no Tiny ERP

Ao finalizar o cadastro inicial, será enviado um e-mail para ativação da conta;

Como criar conta no Tiny ERP

No e-mail, você deverá clicar em “Ativar minha conta” e será direcionado para uma página do Tiny ERP para finalização do seu cadastro;Como ativar conta no TinyERP

Você continua o cadastro com os dados da empresa e configurar sua conta;

E ao concluir o cadastro, a configuração inicial, e estiver de acordo com os termos de uso, seu painel já aparecerá automaticamente, e aí, é só configurar as funcionalidades de acordo com suas necessidades.

O Tiny ERP te manterá informado quanto ao término do seu período de teste para que você escolha se permanecerá ativo na plataforma, se deseja mudar de plano e para a realização do pagamento.

Benefícios do Tiny ERP para E-commerce

Com o Tiny ERP as vendas digitais ficam mais fáceis de se controlar. Ele se conecta à diversas plataformas Marketplaces e e-commerces, além de se integrar com soluções de logística.

A partir dessas integrações, é possível receber pedidos do e-commerce direto no Tiny ERP, assim você não precisa abrir várias abas e controlar várias plataformas, e ainda sabe exatamente como e quando irá entregar os produtos.

Quando recebe os pedidos e-commerce e Marketplace no Tiny ERP, você consegue separá-los, emitir notas fiscais eletrônicas, criar listas para organizar as postagens e gerar códigos de rastreamento.

É possível também fazer publicações de anúncios e atualizar preços direto do Tiny ERP, e estas alterações serão atualizadas na hora em suas plataformas de vendas digitais.

Vantagens do Tiny ERP para pequenas empresas

O Tiny ERP é um sistema muito simples e intuitivo de manipular, o que é um ótimo benefício para quem não tem tempo de aprender a mexer em sistemas complexos, e que precisam de resultados rápidos para seu crescimento.

Também é vantajoso para pequenas empresas pelo custo benefício, os planos são bastante acessíveis para quem tem um orçamento enxuto e não pode sair gastando muito por aí.

Por garantir soluções para todo o processo de gestão de uma empresa de pequeno porte e se integrar com diversas outras plataformas, os custos serão otimizados devido a resolução de tudo com apenas uma ferramenta. 

Além disso, as pequenas empresas precisam estar atentas à oferta e demanda, então conseguem atualizar preços de produtos pela própria plataforma, que serão atualizados em toda a rede que estiver integrada ao Tiny ERP.

A sincronização de vendas com o estoque também permite que a empresa economize, pois desta forma, você saberá exatamente os produtos que precisam ser repostos, evitando gastos com mercadorias desnecessárias.

Com o Tiny ERP, as pequenas empresas centralizam toda a administração em apenas uma plataforma e, portanto, poucas pessoas já conseguem fazer toda a gestão, desde o controle de pedidos até os processos contábeis e campanhas de marketing, evitando gastos com muitos funcionários para esta função.

No Dashboard do Tiny ERP, a empresa conta com gráficos detalhados de suas vendas e finanças, atualizados em tempo real, favorecendo rápidas tomadas de decisões. 

Tudo isso otimiza tempo, de forma que se consiga dar prioridade a outras tarefas, como a prospecção de clientes, melhorias na empresa, entre outras, além de evitar falhas operacionais de administração.

Funcionalidades do Tiny ERP

O Tiny ERP disponibiliza ferramentas para a gestão completa de seu negócio. As funcionalidades presentes nos planos são:

  • Integrações com logística, gateways, hubs, plataformas e-commerce, marketplaces;
  • Gestão de vendas;
  • Recepção de pedidos de diversos canais;
  • Separação de pedidos e impressão de etiquetas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Importação de notas fiscais;
  • Emissão de boletos;
  • Emissão de ordens de serviço;
  • Emissão de ordens de produção;
  • Expedição;
  • Publicação de anúncios;
  • Sincronização de estoque físico e de vendas digitais;
  • Atualização de preços;
  • Gestão de compras;
  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • DRE;
  • Gestão de fluxo de caixa;
  • CRM;
  • Geração de propostas;
  • Gestão de contratos recorrentes;
  • Produção de relatórios de resultados;

Preço do Tiny ERP

O Tiny ERP possui 4 planos: Iniciante, Básico, Essencial e Grande.

Você pode optar por pagar mensal, semestral ou anualmente, sendo que quanto maior o prazo contratado, menor o valor do plano.

Os planos Tiny fornecem determinadas funcionalidades, mas caso necessário, podem ser contratadas extensões à parte, módulos de funcionalidades, pacotes de usuários e armazenamentos adicionais de acordo com as necessidades.

Abaixo, vamos conferir os preços e funcionalidades de cada um.

  • Plano Iniciante: 

  • R$ 50,00/mês;
  • R$ 250,00/semestre;
  • R$ 450,00/ano;

Este plano abrange:

  • 1 usuário;
  • 50 mb de banco de dados;
  • 250 mb para anexos;
  • 2 integrações;
  • 2 vendedores;
  • Integrações e-commerce;
  • Nota fiscal eletrônica;
  • Gestão de pedidos de vendas;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de estoque.

  • Plano Básico: 

  • R$ 100,00/mês;
  • R$ 500,00/semestre;
  • R$ 900,00/ano;

O plano contempla:

  • 3 usuários;
  • 100 mb de banco de dados;
  • 500 mb para anexos;
  • 3 integrações;
  • 6 vendedores;
  • Integrações e-commerce
  • Nota fiscal eletrônica;
  • Gestão de pedidos de vendas;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de estoque;
  • Emissão de boletos;
  • Picking e checkout.

  • Plano Essencial:

  • R$ 200,00/mês;
  • R$ 1.000,00/semestre;
  • R$ 1.800,00/ano;

O plano disponibiliza:

  • 5 usuários;
  • 300 mb de banco de dados;
  • 1 GB para anexos;
  • 4 integrações;
  • 10 vendedores;
  • Integrações e-commerce
  • Nota fiscal eletrônica;
  • OMS;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de estoque;
  • Emissão de boletos;
  • Picking e checkout;
  • DRE;
  • Gestão de encomendas;
  • Gestão de contratos de serviços.

  • Plano Grande:

  • R$ 500,00/mês;
  • R$ 2.500,00/semestre;
  • R$ 4.500,00/ano;

O plano oferece:

  • 7 usuários;
  • 2 GB de banco de dados;
  • 2 GB para anexos;
  • 5 integrações;
  • 14 vendedores;
  • Integrações e-commerce
  • Nota fiscal eletrônica;
  • OMS;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de estoque;
  • Emissão de boletos;
  • Picking e checkout;
  • DRE;
  • Gestão de encomendas;
  • Gestão de contratos de serviços.
  • SPED Fiscal e contribuições.

Conclusão

Como vimos, a automatização de processos de gestão traz inúmeros benefícios para uma empresa: otimização de tempo e custos, padronização de processos, controle dos recursos, redução de falhas, obtenção de resultados precisos e aumento de produtividade.

Unindo a automatização da gestão com integração de setores, o benefício é ainda maior: chegar a uma sincronia de dados e informações. E este é o objetivo do Tiny ERP, uma ferramenta que deve ser estudada como possível fonte de auxílio em seu negócio.

Veja e compare também outras ferramentas ERPs em nosso portal B2B Stack.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados