Estratégias de vendas para Copa do Mundo

Publicado em 26 de outubro de 2022

Um home segurando uma bola e pensando nas suas estratégias de vendas para a Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2022 está chegando e com ela grandes emoções e oportunidades de vendas gerando um aquecimento na economia. E cada empreendedor já vai logo pensando em novas estratégias de vendas.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para te ajudar a entender como a Copa do Mundo ajuda o mercado econômico e quais estratégias de marketing  podem alavancar as suas vendas na Copa do Mundo.

Continue lendo para saber mais!

Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo é considerada o maior evento mundial de futebol e já está batendo às portas. Com início previsto para 20 de novembro deste ano, acontecerá pela primeira vez em solo árabe, no Catar. 

Além da expectativa para os jogos, a cada quatro anos o comércio ganha uma nova movimentação fora do comum. Por essa razão, uma boa estratégia de vendas tem a possibilidade de fomentar os caixas de um negócio.

A recepção do mundial pelo povo brasileiro é sempre muito calorosa. Afinal, é o país do futebol e uma das nações mais animadas e engajadas com eventos sociais. Essa característica acaba atraindo grande volume de turistas para o Brasil e para o país que sedia a copa.

Empreendedores que possuem uma visão estratégica voltada para o longo prazo sabem que a época trará muitas oportunidades de vendas e novos negócios, por isso quem não investe em estratégia de marketing pode estar cometendo um erro.

Os números comprovam que a competitividade não está apenas dentro de campo, isso porque os consumidores ficam mais propensos a gastar, devido a alguns fatores como as comemorações, o sentimento à flor da pele e a sensação de que a Copa só acontece de quatro em quatro anos. 

Sendo assim, empreendedores de todo país precisam estar com as estratégias de marketing e o planejamento estratégico para potencializar as suas vendas e criar ações pensando na Copa do Mundo.

Como as vendas podem aumentar no período da Copa do Mundo

É certo que a Copa do Mundo acontecerá a cerca de 11 mil quilômetros do Brasil. No entanto, ainda assim, o país aguarda grandes oportunidades para aumentar as vendas, desde que haja um bom plano para isso. 

Tendo em vista, que momentos especiais como este geram grandes tendências de marketing envolvendo o campeonato devido a sua visibilidade e importância, para evidenciar isso, o mercado mesmo que faltando alguns meses para o evento, já está vendendo vários objetos que fazem referência a Copa do Mundo.

Por isso, nessa época, costuma-se criar uma atmosfera ao redor do evento, isto é, é difícil não esbarrar com o assunto em qualquer lugar que for. Por isso, a Copa do Mundo também deve estar em pauta dentro das ações de marketing.

A Copa do Mundo acontecerá em novembro devido o clima regional do Catar ser muito quente, e olhando pelo cenário brasileiro, final do ano é sempre um momento em que as vendas aumentam normalmente.

Todo comércio aguarda o mês de novembro e dezembro para fechar com saldo positivo e cumprir as metas estabelecidas durante o ano. E agora teremos como um gás a Copa do Mundo no meio?

As vendas tendem aumentar no final do ano pelos seguintes motivos:

  • Festas de final do ano;
  • Décimo terceiro salário;
  • Black Friday.

Diante disso, inserir mais um fator promete ótimos resultados na previsão de vendas para este final de ano. E, claro, que atingir bons números é possível, desde que haja uma estratégia de marketing realmente eficaz, criativa e atraente para um alcance maior.

Estratégias de campanhas para a Copa do Mundo

Para se conectar com o público alvo de forma personalizada, é necessário criar campanhas que conversem com o período. Até porque a Copa do Mundo será o assunto do momento, além de ser motivo para muitas reuniões e festas.

Celular transmitindo a Copa do Mundo
 

Ações comerciais e estratégias de marketing digital podem ser ótimas aliadas para garantir a potencialização das vendas nessa época. É bom pensar, inclusive, em canais de anúncios diversos. Até porque a Copa do Mundo, neste ano, contará com várias inovações tecnológicas como a transmissão tanto nas emissoras de TV quanto em streamings. Então, o ideal é aplicar investimentos em múltiplos canais.

É sempre viável apostar em tecnologias avançadas e extremamente atuais como o tráfego pago, por exemplo. Dessa maneira, as empresas podem garantir uma segmentação adequada, além de alcançar mais consumidores para turbinar as vendas do último semestre. 

Para uma ação realmente estratégica, é importante estimular os consumidores a comprarem através da identificação. Afinal, quando a empresa fala do mesmo assunto que o seu possível cliente, fica mais fácil alcançá-lo e atendê-lo com qualidade.

Quais os produtos mais vendidos na Copa do Mundo?

Independente do segmento de atuação, um assunto como a Copa do Mundo, a maior competição do planeta, é sempre bem vindo para uma estratégia de marketing. No entanto, é claro que quando o assunto é vendas, há determinados produtos que são mais procurados nessa época.

As chamadas vendas sazonais fazem parte de uma grande fatia no orçamento anual. Para garantir sucesso, é preciso identificar os melhores produtos em potencial, sempre observando o contexto da data comemorativa. O dia das mães, por exemplo, movimenta alguns setores em específico, como roupas, cosméticos e itens para presentear no geral.

Então, a copa do mundo será um período à parte e estará junto com datas como natal, ano novo e black friday. Entre os produtos com mais possibilidade de vendas, estão itens esportivos no geral, como roupas, calçados, acessórios, bandeiras, itens decorativos e outros.

Imagem de produtos que vendem na Copa do Mundo

O importante, principalmente, é identificar como a sua persona irá se comportar durante o mundial. Para isso, é necessário realizar um estudo de mercado com antecedência, a fim de prever as maiores tendências. 

Dicas para vender mais na Copa do Mundo

Se você é empreendedor e está procurando maneiras de criar campanhas mais eficientes  para aumentar as vendas na copa do mundo, pode apostar em táticas que são muito utilizadas no setor de marketing. 

O objetivo da campanha de marketing é mapear boas oportunidades de vendas, sempre com um posicionamento atrativo para o seu público alvo.

Veja, abaixo, algumas dicas essenciais para que as suas estratégias obtenham sucesso durante todo o campeonato. 

Utilize gatilhos mentais aumentar as vendas na Copa do Mundo

Já ouviu falar sobre os gatilhos mentais? Um funil de vendas tem como meta principal receber um novo consumidor. Para alcançar tal meta, é preciso persuadi-lo com técnicas que realmente funcionem. 

Os chamados gatilhos mentais voltados para vendas são excelentes aliados na tomada de decisão do consumidor, e não podem ficar de fora em uma estratégia para a Copa do Mundo.

Para conceituar, são informações que geram decisões automáticas e muitas vezes, até de forma involuntária. Isso significa que é possível chamar a atenção de uma pessoa, através de determinadas abordagens. Assim, a campanha consegue chegar ao objetivo final, a venda efetivamente, de forma mais rápida e mais assertiva. Aprenda, abaixo, alguns dos principais gatilhos para utilizar na copa do mundo:

Os sentimentos ficam à flor da pele

Como as pessoas estarão engajadas com o torneio mais bem recebido pelo público, podem sentir uma afeição às empresas que estão demonstrando o mesmo nível de engajamento. Isso significa que a sua empresa precisa estar na mesma linha de raciocínio que o público. 

Para iniciar, é interessante mudar as fotos dos perfis das mídias sociais e ser uma fonte de informação! Essa pode ser uma ótima estratégia de marketing digital e irá acentuar o relacionamento com o seu possível cliente. 

Antecipação

Este gatilho é uma maneira de antecipar informações sobre um evento que as pessoas querem muito que chegue. E, claro, a copa do mundo é uma das datas mais esperadas do ano de 2022! Por isso, para atrair público, faça uma contagem regressiva para o evento e para eventuais promoções que o seu negócio irá fazer. Inclusive, esse gatilho pode liberar a tão conhecida “dopamina”, o neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer!

Urgência

Basicamente, essa é uma estratégia de “agora ou nunca”. Como a Copa do Mundo está chegando a poucos dias, é interessante que a sua estratégia de marketing utilize os fatores tempo e data limite. Assim, você pode criar campanhas e anunciar a data final, como a véspera do início do campeonato. 

Isso fará com que o seu público sinta uma necessidade de garantir o produto, antes que a data limite chegue. Nesse caso, o ideal é falar a verdade: a copa do mundo só acontece uma vez a cada quatro anos e só podem aproveitar AGORA.

Geração de valor

É possível que o seu público se torne cliente mais facilmente quando identificam que a sua empresa tem valor no mercado. Para passar essa sensação ao seu alvo, sempre se posicione como um especialista na área. Isso pode ser feito através de bons conteúdos, informações importantes e transparência nos processos. Trata-se de um gatilho realmente eficaz, pois as pessoas desejam sempre possuir os produtos mais bem vistos no mercado.

Escassez

É um fato comprovado: as pessoas dão mais valor ao produto quando está acabando! Aqui não nos referimos a inventar uma mentira, mas a maneira de posicionar o seu produto no mercado. Como a copa do mundo é somente em um período de tempo, nada mais justo que falar para o seu público que o estoque é limitado. Ainda mais quando são produtos personalizados, afinal, ninguém vende uma faixa escrito “copa do mundo 2022” em 2023, certo?

Crie campanhas temáticas para a Copa do Mundo

O momento de ser criativo é agora! As cores verde e amarela são extremamente bem vistas na Copa do Mundo. Por isso, não economize em campanhas temáticas. Entre no clima com conteúdos personalizados, de acordo com o setor de atuação. 

Algumas maneiras de falar podem ser a cereja do bolo, sempre adaptando para o segmento. Se o seu negócio é uma loja de roupas, por exemplo, é interessante utilizar comunicações como “no jogo do estilo, quem ganha é você”. Algumas campanhas temáticas podem ser utilizadas, inclusive, na prospecção de mais clientes, como sorteios. 

Gamifique o processo de compra para a Copa do Mundo

Mais uma vez, nesse tipo de técnica, quem mais ganha é a criatividade. A interatividade sempre será um ótimo caminho para empreendimentos que buscam ter mais alcance e, por consequência, aumento de vendas. A Copa é uma grande oportunidade de investir em jogos criativos para chamar atenção e ganhar o público!

Inclusive, a “gamificação” comprova a sua eficácia logo na montagem do álbum de figurinhas da copa. Desde já, muitas famílias estão engajadas no processo, em busca de completar até o álbum. É uma das maiores tradições e não perde a sua relevância com o passar do tempo. Então, por que não também criar a sua própria tradição em seu negócio?

Algumas ideias são games presenciais como “acerte a bola no gol e ganhe um brinde ou desconto”, “estoure o balão em formato de bola e ganhe 20% de desconto” ou “responda 3 perguntas sobre curiosidades da copa e ganhe um brinde” e muitas outras. Principalmente quando o seu negócio envolve família, ações como essas podem atrair crianças e também adultos, fazendo com que deem preferência para o seu negócio, ao invés da concorrência.

Conclusão

Enfim, é de extrema importância pular de cabeça nas oportunidades sazonais e a Copa do Mundo 2022 será um evento com expectativas de altos faturamentos em todos os setores. Para que o seu negócio não perca a oportunidade, aplique diferentes estratégias de marketing para atrair potenciais clientes durante o evento. 

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Publicado por Suellen Cordeiro

Carioca, 20 e tantos anos, apaixonada por literatura, escritora e professora formada em Letras pela UVA. Ampla atuação no marketing de conteúdo como Head de Redação e Copywriter.


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