6 dicas para ter mais Produtividade no trabalho

0
14

Por acaso você é um daqueles profissionais que adoraria se o dia pudesse ter mais do que 24 horas? Aquele profissional que está em busca da fórmula mágica de como otimizar seu tempo e alcançar mais resultados? Pois nós, da B2B Stack, conversamos com alguns líderes de equipes altamente produtivas para saber qual é o segredo desses profissionais. 

Na verdade não há segredo. Não existe a “fórmula” ou uma “pílula”  mágica que torna as pessoas mais produtivas. A questão está em rever nossos hábitos, ter claro o que se pretende alcançar (metas e objetivos), definir um método eficaz para acompanhar as ações e indicadores para medir os resultados. Além disso é necessário ter muita disciplina e organização para manter o foco nos objetivos definidos e assim, aumentar a produtividade no trabalho.

Sempre lembrando que ser produtivo não é a mesma coisa que “estar sempre ocupado”. Ser produtivo significa otimizar recursos e alcançar (ou superar) os resultados desejados.

E aqui estão 6 super dicas que poderão ajudar a aumentar a produtividade no trabalho, e consequentemente ter mais qualidade de vida.

Inicialmente, questione alguns conceitos. Por exemplo, “A tecnologia colabora para que sejamos mais produtivos.” Depende. Há excelentes ferramentas disponíveis que podem sim, auxiliar no planejamento, organização e acompanhamento das tarefas a serem executadas. Porém, o uso excessivo dos recursos tecnológicos, sem foco no objetivo a ser alcançado, transforma-se num ‘ladrão’ de seu precioso tempo.

Então, como tornar-se mais produtivo no trabalho?

 

Revise os seus hábitos

 

Durante um ou dois dias, anote sua rotina. Ao fim do dia, releia suas anotações e preste atenção quais tarefas poderiam ser otimizadas, o que pode ser delegado, que tipos de ‘distrações’ aconteceram ao longo do dia que o fizeram perder o foco na tarefa a ser executada. Entenda por ‘distrações’ tudo aquilo que não faz parte do recurso necessário para a execução da tarefa planejada: reuniões de última hora, telefonemas, rede social, navegar na Internet sem propósito, interrupções diversas. 

Ter consciência do que tira o seu foco de determinada tarefa ajudará a evitar os “ladrões” do tempo e consequentemente aumentar a sua produtividade no trabalho

Como sugestão de leitura, o livro O Poder do Hábito (Charles Duhigg, Objetiva), pode ajudar a entender melhor certos hábitos que possam estar dificultando a sua rotina e impactando nos seus resultados.

 

Estabeleça seus objetivos

 

Para ser produtivo você precisa ter claro o que pretende alcançar. Quais são os seus objetivos para o dia, para a semana, o mês? Liste seus objetivos numa planilha eletrônica, ou se preferir, escreva em um caderno ou num quadro. O importante é ter bem visível os seus objetivos e seus respectivos prazos. Dica: use diferentes cores de marcadores para acompanhar o progresso de seus objetivos. 

Caso algum de seus objetivos não seja mais relevante no momento, escolha uma cor – vermelho por exemplo, para ‘marcar’ (highlight) como ‘descartado’. Evite apagá-lo, pois isso ajuda a lembrar que esse item já esteve em pauta, mas foi desconsiderado. 

Defina um método

Defina o método mais adequado para acompanhamento de suas metas e objetivos. Por exemplo, na planilha dos objetivos de cada mês você pode criar abas adicionais por semana, e estabelecer as tarefas diárias a serem executadas para alcançar os objetivos propostos. 

Ou você pode utilizar as ferramentas de produtividade (softwares) já existentes  para auxiliar na administração da execução das tarefas, melhorando os resultados de sua equipe e reduzindo custos. 

A plataforma B2B Stack disponibiliza para você uma lista de opções dessas ferramentas. Acesse o portal da B2B Stack e encontre o software mais adequado à sua necessidade.

 

Organização

 

Organização é imprescindível para alcançar maior produtividade no trabalho. Mantenha documentos e outras informações necessárias armazenados de maneira organizada (forma física ou digital), de maneira que tenha fácil e rápido acesso ao que precisa para a realização de seu trabalho. 

Use uma agenda, física ou eletrônica, para organizar seu tempo. Seja honesto ao estimar o tempo necessário para suas tarefas, assim você pode planejar melhor a sua agenda/calendário. 

Evite “encaixar” compromissos na agenda se você sabe que não terá tempo hábil para executar o novo compromisso com qualidade. Isso gera estresse e ansiedade desnecessários.

 

Disciplina – item fundamental para aumentar a produtividade no trabalho

 

Sim, é necessário ter disciplina para a constante revisão e acompanhamento dos objetivos definidos. Ao final de cada dia é importante rever os objetivos traçados para o dia, fazer uma avaliação dos resultados alcançados, verificar a necessidade de algum ajuste nos objetivos da semana, e planejar as tarefas para o dia seguinte. 

Ao final da semana (sexta-feira no fim do dia, preferencialmente), fazer a revisão da semana: avaliar os resultados, revisar os objetivos e fazer os ajustes necessários. 

Uma dica que pode ajudar a melhorar a definição de objetivos para a próxima semana é refletir sobre o que não funcionou na semana anterior. O que pode ter causado perda de tempo e que poderia ter sido delegado, automatizado, ou não está agregando valor algum e pode ser feito de outra forma.

 

Mantenha o cérebro saudável

 

  • Pratique a meditação 

A prática da meditação auxilia a mente a ter foco, um ativo imprescindível para aumentar a produtividade no trabalho. Uma das ferramentas mais importantes que possuímos é o cérebro. Várias pesquisas científicas mostram que o cérebro precisa de descanso para ser mais eficiente. 

A cada 90 minutos de alta concentração o cérebro necessita de pelo menos 5 minutos de descanso, para renovação do oxigênio na mente. Desconecte-se de qualquer equipamento eletrônico durante estes 5 minutos. Descansar o cérebro contribui para melhorar a produtividade e a capacidade criativa.

  • Dormir bem 

Além disso, o sono de qualidade é fundamental para manter a produtividade. Pessoas cansadas são menos produtivas e adoecem mais. Contar com o auxílio das ferramentas de produtividade pode ajudar a melhor administrar o tempo para garantir as necessárias horas de descanso. A privação do sono prejudica a concentração, a capacidade cognitiva, a tomada de decisões, além de causar mais irritação e aumentar a ansiedade. 

Essas dicas são úteis não só para a melhoria da produtividade no trabalho, mas também na vida pessoal. Usando essas dicas, veja se há algo que pode ser melhorado na sua rotina diária.

Visite o portal da B2B Stack e conheça os softwares disponíveis que poderão auxiliar a planejar melhor o seu tempo e ser mais produtivo. A plataforma B2B Stack disponibiliza para você o testemunho de pessoas que já utilizam essas ferramentas. Assim será mais fácil identificar o que melhor se aplica à sua necessidade e ao seu negócio.

Complemente nossa lista de dicas para melhorar a produtividade no trabalho. Deixe seu comentário aqui ou, se você utiliza algum software  para ser mais produtivo no trabalho, deixe sua avaliação no portal B2B Stack.