App de RH: Confira os aplicativos de RH para Smartphones

Publicado em 27 de junho de 2022

aplicativos de rh

O conceito de que o RH é apenas a parte da empresa responsável por contratar e demitir funcionários é ultrapassado, e você provavelmente já sabe disso. Porém, com a pandemia, a velocidade das transformações fez com que fosse cada vez mais necessário investir em tecnologias que aceleram os processos, como aplicativos de RH.

Estes sistemas , além de centralizar informações,  foram desenvolvidos com o propósito de capacitar inteiramente a equipe de RH a interagir  com o restante da empresa : integrando setores, atraindo e retendo talentos e colaborando para que a empresa como um todo funcione de maneira otimizada, através do cuidado com os funcionários.

Dessa forma, o RH precisa estar sempre disposto a se adaptar, preocupado com o bem estar e produtividade dos funcionários e em como isso impacta a empresa. Um dos grandes desafios do profissional do RH é estar sempre atualizado  em relação ao progresso tecnológico, aprendendo como essas novas tecnologias podem ser aplicadas no âmbito da gestão de pessoas.

Além disso, é necessário ressaltar que com a chegada do mercado de startups, acrescido do impacto gerado pela pandemia, a tecnologia ganhou muita força na área do RH, que passou a precisar encontrar um espaço no virtual. 

Assim, diversas atividades que antes eram necessariamente presenciais e até manuais, passam a ser organizadas online. E, nesse processo, a organização do gestor de RH pode ser prejudicada se ele não se atualizar. Essa atualização, invariavelmente, está nos softwares, e mais precisamente, nos aplicativos de RH.

Por outro lado, também é importante considerar essa transição para o restante dos colaboradores. Assim como a cultura e ambientação da empresa, os métodos de trabalho da empresa devem estar compreensíveis e acolhedores para que os funcionários se sintam bem no ambiente de produção disponibilizado.

Nós acreditamos que o uso de aplicativos para a área de RH é algo revolucionário, que veio justamente com o propósito de tornar os processos muito mais intuitivos e ágeis, apoiando o lado humano da gestão de pessoas. Siga no artigo e aprenda mais sobre esse assunto!

Como os aplicativos de RH ajudam a revolucionar a área? 

aplicativos de rh

Para resolver todas essas questões, é preciso ser esperto. Há que facilitar a função do gestor para aperfeiçoar o processo de gestão e controle de produção da empresa. Não apenas o gestor deve utilizá-lo. Alguns recursos, como a função de agenda, ajudam diversos membros da equipe a trabalhar de maneira ágil, por exemplo.. Assim, todos ficam integrados aos eventos da empresa.

Nesse contexto, é impossível negar que os aplicativos para smartphones se tornaram grandes aliados do RH.  A internet é constantemente utilizada pelos funcionários para qualquer atividade do seu dia a dia, inclusive o lazer. Assim, utilizar a internet é uma jogada de mestre para favorecer o vínculo da equipe e a agilidade em diversos processos.

Desde aplicativos de registro de ponto aos recursos de compartilhamento de projetos, eles facilitam a função do gestor, registrando as informações de produção em um ambiente automático e exato. Evitando erros, agilizando processos e analisando dados.

Contudo, é indispensável pontuar que há diversos aplicativos que servem de maneira excelente para o RH, mas que não foram necessariamente desenvolvidos para a área. Por isso, listamos a seguir  os principais apps do mercado para otimizar a gestão de pessoas e projetos nas empresas, mas te incentivamos a fazer uma pesquisa geral, de maneira a saber as áreas da sua empresa que necessitam de um upgrade.

Como escolher um aplicativo de RH? 

O primeiro e mais essencial ponto para escolher um aplicativo de RH é mapear as necessidades e dificuldades mais urgentes do seu RH no momento. Alguns exemplos são:

  • Dificuldade de organização
  • Incapacidade de fazer a gestão dos pagamentos 
  • Falta de controle de ponto dos funcionários 

Tudo isso é extremamente alarmante,  e precisa ser pontuado, mesmo que os problemas sejam pequenos.

Tendo essa lista feita, você deve fazer uma pesquisa dos aplicativos de destaque no mercado, e ver se eles atendem a todas as necessidades que você pontuou. Não se contente com aplicativos que cumprem parcialmente a sua lista, pois isso gerará dificuldades mais para a frente, uma vez que eles tenderão a ser agravados com o tempo e falta de controle. 

Lembre-se também da importância do aplicativo de ser integrado com outros apps ou com sistemas de desktop, por exemplo. Isso facilitará diversos processos dentro da empresa, e contribuirá para o objetivo primordial: encontrar o sistema mais completo, contendo mais recursos em um aplicativo só. Dessa maneira, você não precisará depender de diversos aplicativos, o que pode gerar uma falta de organização gravíssima.

Além disso, você precisa fazer outra pesquisa delicada a respeito da segurança que os aplicativos de RH apresentam. Ele se adequa às normas vigentes? Tem uma política de proteção de dados segura? 

Antes de iniciarmos a lista, queremos ressaltar que é necessário que você faça uma análise das áreas que estão defasadas e com problemas de produção dentro da empresa. Analise os resultados, pergunte para os colaboradores, consulte gráficos, tudo para identificar onde precisa de inovação.

Isso precisa ser feito pois não faz sentido você investir o orçamento com um aplicativo que resolve uma área que não está com problemas. Dessa maneira, é necessário que o RH pontue os principais lugares que precisam de atenção e renovação para baterem as metas de produção.

Para facilitar a sua escolha e pesquisa, nós citamos aqui alguns aplicativos. Confira-os! 

Confira os 7 aplicativos de RH para smartphones

Tendo isso feito, você poderá escolher entre os 15 aplicativos para RH no smartphone, que vão te deixar atualizado e te ajudar a traçar planos para tornar o serviço da empresa o melhor possível, auxiliando a gestão do RH e otimizando processos. 

1) Factorial

O Factorial é um software que permite realizar centralizar todas as atividades de RH da empresa em um único sistema, podendo ser utilizado no desktop ou no  aplicativo para o celular . Suas funções principais são: 

  • Sistema de registro de ponto;
  • Gestão de documentos e assinatura digital;
  • Calendário de equipe;
  • Sistema de gestão de férias;
  • Controle de despesas corporativas;
  • Sistema de permissões, com diferentes tipos de utilização perante à hierarquia.

Tudo isso acaba por tornar o Factorial HR um dos softwares mais completos do mercado, abrangendo e juntando a maioria das áreas dos outros aplicativos. Isso é extremamente vantajoso, uma vez que ele proporciona a possibilidade de monitorar e fazer a gestão de maneira mais simples, agregando as funções mais pertinentes do mercado em apenas um lugar. 

Clique aqui para fazer o teste gratuito de 14 dias!

2) Evernote 

O Evernote é o básico bloco de notas, combinado com calendário e lista de tarefas. A sua usabilidade é prática, porque ele permite que você faça anotações a qualquer momento, independente de quando nascer uma ideia. Basta ter o celular à mão. Ele ainda pode se conectar com seus outros aplicativos de organização pessoal, deixando sua sistematização bem alinhada.

Outro truque interessante desse aplicativo é que você pode fazer anotações por áudio, caso precise fazer a nota com mais rapidez. Ele também consegue registrar artigos da internet para que você o recupere mais tarde.

Para saber mais sobre o Evernote, clique aqui.

3) Google Drive 

Com o Google Drive, você pode compartilhar arquivos com toda a sua equipe. A maior utilidade do aplicativo é não precisar encaminhar anexos o tempo todo para compartilhar a sua produção com seus colegas, pois eles vão possuir acesso livre aos arquivos que você disponibilizar.

Ele faz parte do Google Workspace, que oferece uma grande variedade de ferramentas de colaboração, desde ambientes virtuais para reuniões em vídeo até planilhas e formulários. Contudo, para utilizar a coleção completa, são oferecidas três opções de planos pagos, cuja mensalidade é cobrada por usuário. E é necessário ressaltar que ele não é desenvolvido para RH.

Você pode acessar aqui para mais informações sobre o Google Drive.

4) Bitrix24 

O Bitrix24 é uma ótima pedida para quem quer investir em comunicação. O seu principal atrativo são as várias formas de comunicação que ele oferece, entre elas as vídeo chamadas e o bate-papo de grupo e individual.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido pela empresa e há a opção de pagamento mensal, trimestral ou anual.

Para descobrir mais sobre o Bitrix24, clique.

5) Trello 

O Trello é uma ferramenta colaborativa que permite o gerenciamento remoto de projetos, sincronizando o trabalho entre múltiplos times. O sistema é bastante flexível, possibilitando a criação de quadros, listas e cartões para a organização e priorização de projetos e tarefas.

A ferramenta pode ser usada de forma gratuita, com funcionalidades limitadas a 10 MB por anexo de arquivo e criação de até 10 quadros por times. Para mais funcionalidades e outros recursos, é necessário fazer a assinatura do serviço.

Para mais sobre o Trello, clique aqui!

6) Dropbox 

O Dropbox é um serviço para armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Baseada na nuvem, dentro da plataforma é possível hospedar fotos, vídeos e documentos nos mais diversos formatos e, assim, liberar espaço da memória de computadores e/ou smartphone.

O Dropbox permite ao usuário o acesso remoto à suas mídias e documentos de qualquer dispositivo com acesso à internet. É compatível com os sistemas operacionais Windows, macOS, Android e iOS.

Para mais informações sobre o Dropbox, acesse aqui.

7) Social Base 

O Social Base é um aplicativo que centraliza a comunicação interna entre gestores e equipes. Isso torna o acesso a arquivos e a informações mais flexível, com a possibilidade da diretoria direcionar informações que podem ou não podem rodar por toda a empresa, além de ter um backup das mensagens, de maneira a preservar a informação integralmente.

Os aplicativos de RH chegaram para ficar 

Fato é que o ambiente de trabalho virtual está se tornando cada vez mais frequente e daqui para a frente veremos o aumento desse movimento. Dessa forma, sabemos que os aplicativos são ferramentas muito ricas e práticas para o profissional possuir.

Além disso, os desenvolvedores de aplicativos estão sempre inovando e melhorando os seus produtos para que eles sejam mais úteis e atrativos para os trabalhadores.

Isso é ainda mais valioso no setor de RH, que é responsável por monitorar e apontar muitos itens que envolvem a produção da equipe como um todo. Os aplicativos vieram para dar fim às tabelas preenchidas manualmente, deixando a equipe livre para executar funções revolucionárias, usando da criatividade e da inteligência.

Assim, sabemos que é permanente o uso de aplicativos como instrumentos de trabalho e que o gestor de RH pode confiar ao trazer essa inovação para seu ambiente de trabalho. Sabendo escolher e orientar os colaboradores de forma clara, não há por que o uso de aplicativos dar errado.

Onde posso encontrar os melhores aplicativos de RH? 

Citamos aqui alguns aplicativos que realmente têm um grande papel na liderança do mercado. Porém, sabemos que cada empresa é única, e que cada RH tem necessidades específicas que precisam ser sanadas por um software.

Dessa maneira, recomendamos que conheça melhor a B2B Stack. A nossa plataforma é a maior da América Latina, e além de contar com inúmeras opções de softwares e aplicativos, contamos com avaliações de clientes reais e com a função de comparar os softwares.

Além de todas essas ferramentas, nós possuímos uma premiação interna para os softwares que apresentam destaque dentro de seus segmentos. Ela chama-se b2b Awards, e é a principal premiação de SaaS B2B da América Latina. Baseando-nos nessas avaliações, já destacamos que o software listado que mais se destaca entre as opções é o Factorial.

Ele atingiu três premiações, são elas:

  • Top 3 da categoria Departamento Pessoal em 2021
  • Top 5 da categoria Recrutamento e seleção em 2021
  • Top 5 da categoria Sistema de Ponto em 2021

Isso serve como argumento para apontarmos o Factorial como o aplicativo mais completo e abrangente para a área de RH

Isso pode ser comprovado também pelas avaliações positivas em nosso site. Ele oferece uma gama de serviços muito extensa, que é extremamente pertinente para o RH. Acreditamos que esses oferecimentos são o que realmente faz diferença na hora de escolher a melhor opção entre os aplicativos de RH disponíveis no mercado.

Não apenas a quantidade de serviços, mas também levamos em conta a garantia da segurança das informações e a velocidade do atendimento da equipe do contratado. O Factorial RH cumpre plenamente esses requisitos, e talvez por este motivo seja tão premiado e bem avaliado. 

Pensando nisso, pontuaremos mais um pouco sobre esse software extremamente premiado, para que você entenda de maneira inteira o que ele oferece, e o que nos fez classificá-lo como um dos maiores diferenciais do mercado de aplicativos de RH.

Mais sobre o software da Factorial   

Esta é uma plataforma que está disponível na versão desktop e aplicativo de telefone celular. O app permite que os funcionários peçam folgas, licenças, além de mostrar para a equipe quem está fora, mostrar aniversariantes e muito mais! Isso é extremamente vantajoso, uma vez que permite que pedidos e interações da equipe com o RH sejam mais organizados e centralizados em apenas um local, facilitando decisões e visualizações.

Com o aplicativo, a equipe pode ser gerenciada com mais conforto, sem estar necessariamente no escritório. Tudo é acompanhado mais facilmente, trazendo eficiência no controle de frequência, gestão de férias, comunicação interna, gestão de documentos, entre outros.

Confira algumas  das funções que ele oferece: 

  • Gestão de ausências;
  • Controle de ponto digital;
  • Variações salariais;
  • Gestão de documentos e assinatura digital;
  • Sistema de recrutamento e seleção;
  • Onboarding dos colaboradores;
  • Avaliação de desempenho; e
  • Entre diversas outras!

Além disso, provavelmente no uso de outros aplicativos de RH, seria necessário fazer uso do serviço de dois ou mais para chegar perto de tantas funcionalidades. O Factorial HR propõe e cumpre muitíssimo bem a proposta de unificar todos os processos que envolvem o RH em um único lugar, de fácil acesso e visualização. 

A Factorial ainda permite a integração com outros aplicativos, como Slack, aplicativo de scanner, google drive, entre outros! Apesar dele já ser completo, e não necessitar necessariamente desses complementos, sempre é válido pensar na maior facilidade para a equipe, que já é acostumada com esse tipo de ferramenta. 

Há destaque também para o Portal do Colaborador, que melhora os processos de RH e permite que a equipe acompanhe a qualquer momento tudo que é pertinente para a sua jornada de trabalho. No cenário da modernidade, permitir que os colaboradores façam suas próprias solicitações relativas ao setor de RH e DP, como pedido de férias ou folga, por exemplo, é essencial para trazer maior controle e eficiência na gestão. 

Sem dúvidas, os softwares e aplicativos de RH são extremamente úteis para as empresas. E para ter uma experiência completa, você precisa optar pelo que há de mais completo no mercado. Acreditamos que o Factorial RH se encaixa plenamente nessa função.

Não perca mais tempo com uma gestão de RH que não dá os resultados esperados. Agende já sua demonstração com a Factorial!

E se você ainda não acredita que o Factorial RH é para você, você pode clicar aqui e fazer um teste grátis de 14 dias, vendo as funcionalidades na prática e como elas podem agregar ao seu RH.

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados