Bancos de imagens: saiba quais as melhores opções

Publicado em 6 de julho de 2021

Os bancos de imagens são ferramentas que auxiliam os profissionais de marketing a montarem campanhas visuais e chamativas para atingirem seu público-alvo.

Segundo uma pesquisa da Venngage, 68% dos profissionais que participaram do estudo informaram que os recursos visuais são essenciais ou muito importantes em suas campanhas de marketing.

Nosso cérebro também diz o porque as imagens têm essa importância: ele interpreta imagens em cerca de 13 milissegundos, além disso, nossa memória assimila melhor conteúdos que tenham imagens inseridas, sendo que, se ouvirmos uma informação, apenas 10% do conteúdo é lembrado após 3 dias. 

Com imagens inseridas no contexto, este índice de absorção aumenta para 65%, segundo o Brain Rules

Estes recursos visuais podem ser utilizados, entre outros cenários, em postagens de blogs, redes sociais, landing pages, materiais impressos e no site da empresa, e muitas são bastante interpretativas, na qual o consumidor saberá, só de olhar, do que se trata a propaganda.

Outra vantagem de utilizar imagens nas campanhas de marketing digital é atingir um público, que infelizmente, muitas vezes é esquecido: os analfabetos. Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, estes representam cerca de 11 milhões da população nacional.

Este público tem tanto direito de consumir quanto qualquer outro, portanto, os recursos visuais podem ser essenciais para que eles escolham produtos ou serviços que desejam adquirir.

Sem contar que muitas vezes compramos produtos, alimentos ou outros bens mais pela “ilustração bonita” do que por necessidade.

Portanto, te mostraremos aqui, 22 bancos de imagens que você pode acessar para encontrar as melhores mídias para suas campanhas.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Mas antes, por que usar bancos de imagens?

A utilização de bancos de imagens tem como principal finalidade a aquisição de imagens de domínio público, ou seja, que não possuem direitos autorais, e por isso, podem ser usadas em qualquer situação.

Se você simplesmente entrar no Google Imagens e pesquisar por uma imagem, inseri-la em suas postagens sem dar os devidos créditos ao seu proprietário, você pode acabar pagando indenização e manchando a imagem do seu negócio, por isso essas ferramentas são tão importantes.

Nem todas as imagens disponíveis no banco de imagens são gratuitas, porém, uma vez que você compra essas imagens, não terá problemas com os direitos autorais.

Os bancos de imagens também oferecem como vantagem newsletters com mídias recentes que foram adicionadas à elas, desta forma, sempre que há atualizações nestes bancos, você as recebe diretamente em seu e-mail para não perder a oportunidade de encontrar sua mídia mais adequada.

Bancos de imagens gratuitos

Agora sim, vamos te dar algumas dicas de bancos de imagens. Mas, vale ressaltar que antes de utilizar qualquer uma das soluções apresentadas, é importante estar atento às licenças dessas plataformas e termos de utilização das imagens.

  • FreeImages

bancos de imagens

O banco de imagens FreeImages é gratuito e contém mais de 380 mil imagens para fins pessoais e comerciais, distribuídas em diversas categorias, incluindo ciência e tecnologia, animais e vida selvagem, artes e design, negócio e finanças, entre muitas outras, e permite a pesquisa de imagens por tema ou fotógrafo.

Conforme as condições de utilização do FreeImages, algumas imagens podem exigir crédito ao fotógrafo ou notificá-los quando utilizá-las, mas você saberá quando isso for necessário ao ver essas restrições na visualização da imagem, ao lado do botão Download.

A plataforma também permite que você faça o upload de imagens, ou seja, adicione imagens ao banco de dados da ferramenta. Ao fazer este upload, a FreeImages irá avaliar seu conteúdo e aprovar ou não sua inserção.

Caso você queira efetuar um cadastro na plataforma, você terá um painel de controle onde conseguirá visualizar seus downloads, arquivos visualizados e marcados como favoritos, fotógrafos seguidos, mensagens trocadas com os fotógrafos e montar seleções de imagens.

  • Tem que Ter

bancos de imagens

Quer fazer uma campanha de marketing com representatividade? A Tem que Ter te ajuda nisso! A plataforma é o primeiro banco de imagens brasileiro voltado para a visibilidade LGBTI+.

Com a missão de remover os estereótipos das campanhas publicitárias, a plataforma disponibiliza temas de fotos relacionados à negros, gays, lésbicas, plus size, mulheres trans, casamentos homoafetivos, trabalhos, e mais uma infinidade de categorias que visam a inclusão da diversidade. 

O download dessas imagens pode ser feito gratuitamente e também permite o upload de imagens para a plataforma.

  • Vintage Stock Photos

bancos de imagens

Vintage Stock Photos é uma plataforma de banco de imagens Vintage gratuitas. Entre as categorias de fotos disponibilizadas pela ferramenta estão cidades e vilas, pontos turísticos e atrações, pessoas, transportes antigos, vida rural, entre outras.

A plataforma possui imagens gratuitas e pagas, na qual você pode escolher o tamanho mais adequado para baixar e para realizar o download dessas fotos, é necessário se registrar gratuitamente no site.

Os termos de uso da Vintage Stock Photos não permitem a hospedagem ou venda dessas fotos a partir de outra plataforma que não a deles.  

  • FreePik

bancos de imagens

FreePik é uma plataforma que disponibiliza banco de imagens gratuitos, vetores, PSD, coleções de fotos pré-definidas, ícones e ilustrações personalizáveis, modelos de apresentações e ferramentas de design grátis.

É possível pesquisar as imagens por categorias e também aplicar filtros nas pesquisas para otimizar os resultados.

Para utilizar os recursos do plano gratuito, é necessário adicionar um link para Freepik em sua publicação e atribuir o autor em troca do uso dos gráficos.

Caso você queira adquirir um dos planos Premium a partir de $ 3,74 na assinatura anual, você terá acesso a mais recursos, como downloads ilimitados, utilizar as imagens sem dar crédito aos autores e receber suporte prioritário.

  • Reshot

bancos de imagens

Reshot disponibiliza imagens em diversos formatos, ilustrações e ícones gratuitamente sem necessidade de atribuição de créditos e sem se preocupar com licenças comerciais, pois você utilizará a licença da própria plataforma.

A Reshot disponibiliza mais de 1.500 ilustrações para vendas, mídia social, comércio eletrônico, compras, alimentos, entre outras, mais de 40 mil ícones relacionados à negócios, imobiliárias, construção, medicina, e muito mais, e mais de 25 mil fotos com alta resolução relacionadas à natureza, tecnologia, transporte, educação e outras.

  • RGB Stock

bancos de imagens

RGB Stock é um banco de imagens gratuito que oferece mais de 100 mil imagens, inclusive para backgrounds, e caso você opte por efetuar login na plataforma, terá o direito de montar uma galeria de fotos para facilitar seu dia a dia.

As categorias de imagens que a plataforma disponibiliza vão desde negócios até internet, carros, flores, família, arquitetura e muitas outras. Para quem deseja contribuir enviando fotos, a RGB Stock também permite o upload de mídias.

  • Pixabay

bancos de imagens

O Pixabay oferece gratuitamente um banco de imagens de alta resolução e também vídeos, áudios e vetores sob sua própria licença, desta forma, não torna-se obrigatório a solicitação de autorização para utilização das imagens ou dar crédito por elas.

Você pode baixar as imagens da plataforma mesmo sem efetuar login, porém, caso queira, é possível se logar com sua conta do Google, do Facebook ou criar uma conta nova. Desta forma, você terá um painel de controle com suas mídias baixadas, estatísticas, mensagens e coleções.

As imagens são disponibilizadas em diversas categorias, e a novidade aqui são os áudios, que são divididos em áudios para vídeos, inclusive do Youtube, para vlogs, músicas de filmes, de fundos, cinematográficas e de podcasts.

  • Libreshot

bancos de imagens

Libreshot é um banco de imagens gratuito, sem necessidade de atribuição de créditos e sem imagens com marcas d’água, para uso privado ou comercial.

As imagens atendem a todos os públicos, sejam professores, alunos, web designers, jornalistas, influenciadores, e estão divididas entre as categorias de religião e tradição, tecnologia, meio ambiente, minimalismo, fotografias de rua, entre muitas outras.

O desenvolvedor da Libreshot só não permite o download de imagens em massa ou para postar em outra plataforma de banco de imagens.

  • Pexels

bancos de imagens

Pexels é um banco de imagens e vídeos gratuito que atende a demandas para blogs, Youtube e campanhas publicitárias.

Não é necessário se registrar na plataforma para fazer o download de suas mídias, mas, caso você opte por se cadastrar, poderá obter seu histórico de downloads, criar coleções, seguir fotógrafos, contribuir com fotos e curtir mídias.

  • Stockvault

bancos de imagens

Stockvault é uma comunidade de fotos de alta resolução gratuita, onde podem ser encontradas mais de 130 mil imagens, inclusive 3D, vetores e texturas, divididos nas mais diversas categorias e que são atualizadas todas as semanas.

Para baixar as fotos, não é necessário se registrar. Mas, caso queira ter acesso a mais funções como fazer comentários nas imagens, enviar mensagens ou fazer upload de suas próprias fotos na plataforma, você precisa se inscrever gratuitamente.

  • Unsplash

bancos de imagens

Unsplash é um banco de imagens gratuito com mais de 1 milhão de fotos em alta resolução. Também disponibilizam imagens de fundo de celulares, inclusive iPhones, texturas e desktops e papéis de parede.

Não é necessário permissão ou atribuição de créditos ao utilizar suas imagens. A plataforma somente não permite que as fotos sejam vendidas sem a realização de alterações consideráveis ou utilizá-las em outras plataformas de bancos de imagens.

A plataforma Unsplash não exige login do usuário para o download de imagens, mas, caso necessário, você pode se cadastrar gratuitamente e criar suas próprias coleções, curtir imagens, seguir contribuidores ou contribuir com suas fotos.

  • SplitShire

bancos de imagens

SplitShire é uma plataforma onde você pode baixar imagens e vídeos gratuitamente sem se preocupar com atribuição de créditos e direitos autorais.

As imagens podem ser utilizadas em APPs, blogs, sites, livros, mídias sociais, e-books, infográficos, entre outros trabalhos, e são renovadas periodicamente.

O banco de imagens da SplitShire conta com fotos de alimentos, cinema, animais, tecnologia, moda, pessoas, entre muitas outras.

  • Morguefile

bancos de imagens

Morguefile é um banco de imagens gratuito com mais de 400 mil fotos, na qual caso você não encontre o que procura, a plataforma permite que você faça uma requisição do arquivo desejado.

Além das fotos, você consegue encontrar templates, vídeos e vetores, e também pode contribuir enviando suas próprias imagens.

A Morguefile ainda possui artigos e notícias para leitura relacionados à fotografia e disponibiliza um fórum de discussões para interação com outros usuários.

  • Ultra HD Wallpapers

bancos de imagens

Ultra HD Wallpapers é um banco de papéis de parede em 4K (UHD 3840×2160 e HD 1920×1080) para desktops e dispositivos móveis, inclusive para MacBook, que podem ser acessados e baixados gratuitamente, com ou sem login na plataforma.

As imagens podem ser baixadas ou também compartilhadas diretamente no Facebook, WhatsApp e Twitter, mas algumas possuem direitos autorais e podem exigir consentimento de seu autor.

  • RawPixel

bancos de imagens

RawPixel é um banco de imagens gratuito, que também oferece recursos Premium a partir de $ 3/mês considerando a assinatura anual, mas que em qualquer situação, você não tem limitação de downloads de imagens.

O uso das imagens pode ter finalidade casual, pessoal ou comercial, mas a plataforma não permite a revenda dessas imagens ou a inserção das mesmas em outras plataformas de banco de imagens.

Um diferencial da plataforma RawPixel é que ela está disponibilizando uma série de imagens para conscientização da COVID-19, incluindo recursos de design, ferramentas exclusivas e coleções com as mensagens mais eficazes nessas campanhas e informações de saúde pública relacionadas à COVID-19, vindas da OMS, para evitar a disseminação de notícias falsas.

  • FreeJPG

bancos de imagens

FreeJPG é um banco de imagens gratuito e de alta resolução, que disponibiliza categorias para arquitetura, indústria, planos de fundo 4K, medicinal, tecnologia, texturas, trabalho, refeições, fotos de paisagens, entre muitas outras.

São mais de 115 mil imagens grátis e você também pode contribuir com suas fotos fazendo o upload delas na plataforma.

A FreeJPG também disponibiliza banco de vídeos gratuito, com mídias em HD e 4K e categorias de viagens, ciência e tecnologia, carros, objetos, entre outras.

  • ISO Republic

ISO Republic é uma plataforma independente que fornece banco de imagens e vídeos gratuitos para downloads, utilizando licença CC0, ou seja, sem restrições de utilização. 

Portanto, você pode baixar essas mídias, utilizá-las para fins pessoais ou comerciais, editá-las e compartilhá-las, sem que seja necessário solicitar autorização do autor ou atribuir créditos à ele.

Na ISO Republic você encontra imagens abstratas, de artes, negócios, comidas, sazonais, esportes, natureza, cidades, entre outras.

  • Freerange

Freerange é um site onde você pode baixar fotos grátis, assim como texturas e ilustrações, sem atribuição de créditos e com ou sem cadastro na plataforma. Também permite que você contribua com suas próprias imagens.

A plataforma não autoriza a revenda das imagens baixadas, como colocá-las em roupas, canecas e calendários ou colocá-las à venda em outros sites.

Entre as categorias de imagens disponíveis na Freerange estão editorial e notícias, artes e músicas, animais e insetos, negócios e escritórios, saúde e fitness, pessoas, espaço, tecnologia, fotos vintage, e outras.

Bancos de imagens pagos

Você deve estar se perguntando agora o por que de pagar uma plataforma de banco de imagens se existem muitas outras que oferecem o mesmo serviço gratuitamente.

Bom, os bancos de imagens pagos costumam ter um acervo maior de mídias e também mais diversificadas do que as gratuitas, o que pode evitar que você e seu concorrente utilizem a mesma imagem em suas campanhas.

Outra vantagem é a busca mais otimizada, pois algumas plataformas pagas possuem Inteligência Artificial ou Machine Learning para que você encontre exatamente o que procurou.

  • Death to Stock

Death to Stock é uma cooperativa de artistas que disponibiliza um banco de mais de 4.500 fotos e vídeos para downloads ilimitados e renova seu estoque de mídias a cada 30 dias, o que é um diferencial para que o usuário não fique com uma biblioteca defasada.

A plataforma procura desburocratizar a utilização das mídias com uma licença “faça o que quiser” para seus assinantes.

A Death to Stock possui 3 tipos de planos: 

  • Brands, custando $ 12/mês se faturado anualmente ou $ 15/mês se faturado mensalmente, indicado para pequenas empresas e startups;
  • Freelancers & Agencies, por $ 33/mês na assinatura anual ou $ 39/mês na assinatura mensal. É indicado para freelancers, agências e designers;
  • Enterprise, que é indicado para grandes empresas. Para consultar os valores, é necessário entrar em contato com a plataforma.

A Death to Stock permite testes grátis por 14 dias.

  • Adobe Stock

Adobe Stock é o banco de imagens, inclusive 3D, vídeos, áudios, vetores e templates da Adobe que pode ser utilizado sem preocupação com direitos autorais, contando com um catálogo de mais de 200 milhões de ativos, disponíveis por assinatura ou pacotes de créditos e faz integração com outras soluções da empresa.

Os pacotes de crédito podem ser adquiridos a partir de R$ 215,00 com 5 créditos e permitem o download de imagens de alta resolução, vídeos e mídias Premium.

Já os planos, que podem ser assinados mensalmente ou anualmente, não dão direito ao download de fotos de alta resolução, vetores, ilustrações e faixas de música, para estes arquivos, é necessário adquirir os pacotes de créditos.

Estes planos podem ser assinados a partir de R$ 124/mês considerando o plano anual, com direito a 10 ativos padrão por mês, e estes, são indicados para pessoas físicas e equipes que precisam de usuários ilimitados.

Para saber os valores e recursos disponíveis para grandes corporações, é necessário entrar em contato com a plataforma.

  • iStock

iStock é um banco de imagens, vetores, fotos e vídeos bastante popular. A plataforma oferece categorias de vídeos em 4K, planos de fundo, negócios e finanças, educação, imagens brasileiras, entre outras, e você também pode vender suas próprias imagens. 

A licença da iStock permite que você utilize as fotos baixadas para qualquer finalidade, bloqueando apenas para utilização em obras obscenas, uso não editorial de arquivos editoriais e uso de qualquer logotipo ou marca comercial nas imagens.

Para baixar imagens da iStock é necessário adquirir um dos pacotes de créditos que vão de 1 até 300 créditos, sendo que o de 1 crédito custa R$ 45 e dá direito ao download de 1 imagem e o de 300 créditos custa R$ 9.068 e dá direito à 300 imagens ou 50 vídeos ou a combinação dos dois.

  • Shutterstock

Shutterstock é uma plataforma que oferece banco de imagens, fotos, vídeos, vetores, ilustrações e músicas em alta qualidade, que conta com um acervo de mais de 300 milhões de mídias e inserção de 200 mil por dia.

Seus planos ou pacotes são separados para imagens, vídeos, áudios, editorial e API Dev, e variam conforme quantidade de usuários, quantidade e tipo de mídias que serão baixadas por mês, mas, também disponibilizam plano gratuito com algumas limitações. 

Para empresas, a Shutterstock disponibiliza personalização de pacotes, para que seja contratado somente o que o negócio necessitar. 

Conclusão 

Os bancos de imagens são essenciais em campanhas de marketing por oferecerem amplos catálogos de fotos, vídeos, vetores e até mesmo áudios, gratuitos ou pagos, que podem ser baixados sem que os profissionais se preocupem com os direitos autorais.

Mesmo quando alguma mídia exigir créditos ao seu autor, o profissional saberá exatamente quando precisará fazer isto.

Além disso, os recursos visuais chamam a atenção do público-alvo e são capazes de fazer com que quem os veja assimile melhor o conteúdo agregado.

As mídias dos bancos de imagens também podem ser trabalhadas para ficarem com a cara do seu negócio. Para isso, confira a categoria completa de Design no portal B2B e descubra as melhores ferramentas de edição.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados