Como implementar uma estratégia de CRM no seu negócio

Publicado em 29 de abril de 2020

capa artigo estratégias de CRM

Um CRM de vendas pode ajudar muito em processos chave da empresa sendo possível, a conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. Porém, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração quando se implanta essa tecnologia em seu negócio.

O mundo do relacionamento entre empresas e consumidores mudou drasticamente nos últimos anos. Antes, você ia para uma loja e, logo após comprar o produto ou receber o serviço, seu relacionamento com a empresa se encerrava e apenas voltava em outra oferta de negócio. 

Por ser presencial e totalmente restrito a questões geográficas, a competição entre diversas empresas não era um grande problema. Bastava ser o mais barato do bairro ou, quem sabe, ter uma faixa de propaganda mais atrativa. Com a era do hiper acesso e diversos negócios digitais surgindo a cada dia, o cenário mudou e você precisa entregar uma experiência muito melhor para o seu cliente. 

Com isso, surge a filosofia CRM, sigla que significa Customer Relationship Management, ou Gerência do Relacionamento com Cliente (em tradução livre). Neste cenário, a relação da empresa com a pessoa passa a tomar um papel muito mais importante do que era antigamente. 

Mas o que seria o CRM? Como funciona esse processo? É isto que vamos explicar neste artigo. Boa leitura!

O que é CRM?

O CRM, como dissemos, é uma filosofia que vai reger o seu negócio. Com um mercado cada vez mais focado nas experiências que os usuários vão receber quando contratam os seus serviços, o panorama deixa de ser em torno daquilo que você oferece e passa a ser em como você oferece, com que qualidade você atende o cliente. 

Nesse contexto, surge a gestão do relacionamento com o cliente ou o Customer Relationship Manager (CRM). Existem várias maneiras de implementar essa filosofia na sua empresa, mas a base é, sem sombra de dúvidas, contratar um software para realizar esse processo. 

Por que usar CRM no seu negócio? 

Focar no cliente e no relacionamento com ele vai, primeiramente, fazer com que você aprimore o seu produto ou serviço. Com um contato mais direto com o usuário final, é possível entender o que ele precisa, no que seu produto está acertando, no que ele está errando e como melhorá-lo de maneira mais assertiva. Também vai ser possível criar outros produtos ou spin offs que possibilitem a estratégia de cross selling (venda cruzada, quando você oferta mais coisas para um mesmo cliente).

Mas o principal motivo é, sem sombra de dúvidas, a lucratividade que a estratégia traz. Clientes mais satisfeitos ou com mais sucesso tendem a fazer negócios por mais tempo com você ou consumir mais seus produtos. Desta maneira, irá gerar mais vendas, aumentar a retenção e, ao mesmo tempo, aumentar o ticket médio (valor médio que o cliente gasta contigo). Em um estágio de maior sucesso, ele virará um grande promotor da sua marca, fazendo marketing gratuito e muito mais assertivo. 

Por fim, com um sistema centralizando tudo de mais importante para a sua empresa em apenas um canal, o ruído na comunicação diminui e assertividade das informações aumenta exponencialmente. 

Como implementar a filosofia CRM na sua empresa?

Primeira coisa que você precisa entender, antes de mais nada, é que contratar um software não vai resolver todos os seus problemas do dia pra noite. É necessário mudar completamente a cultura empresarial para que todo o foco seja na satisfação e sucesso do seu cliente com a marca. 

Dessa maneira, todos os pontos de contato com seu cliente (marketing, vendas, atendimento) tem que estar com o mesmo objetivo. O software vai acabar servindo, apenas, como um canal para que tudo isso funcione na mais perfeita sinergia. 

Entendendo isso, é passado para o ponto de escolher seu sistema. Para avaliar o melhor software de CRM para a sua empresa, é necessário ver se ele tem uma boa usabilidade, consistência nas informações, consiga compreender a jornada do cliente e segurar os pontos principais dela. Para tirar melhor as suas dúvidas na hora de selecionar o seu sistema, criamos um guia especial sobre “Como escolher o melhor CRM para o seu negócio”.

Planejamento da Estratégia

O que você quer comunicar com a experiência do cliente? Que seu software é o mais rápido? Que ele é o mais seguro? Que a opinião do cliente é em primeiro lugar? Tudo isso tem que estar alinhado! Deve-se garantir que essa comunicação será entregue da maneira que você atenda as expectativas criadas.  

A primeira parte, depois da definição da mensagem, é mapear como a sua empresa lida com isso. Quais são os pontos fortes para se manter? Onde está o maior gargalo? É melhor arrumar algo que já funciona de maneira parcial do que construir do zero. Além disso, defina o orçamento, número de funcionários necessários e tempo que deverá ser investido. 

Execução da Estratégia

Depois de ter identificado os gargalos e ter definido a equipe responsável, é importante colocar no papel qual vai ser a tarefa de cada um nesse sistema. Criar um fluxograma de qual a ordem de cada procedimento, como lidar com cada imprevisto e qual o parecer a ser dado é essencial. 

Passe a estratégia toda para o software do CRM, cadastrando os contatos, criando o fluxo das mensagens e quem vai receber cada coisa. É importante seguir as orientações do fornecedor do sistema para entender cada um dos passos. 

Da mesma forma, treine toda a equipe para preencher as informações que a empresa realmente precisa saber. Os sistemas normalmente funcionam com o uso adequado, se ele não for feito, toda a sua estratégia será prejudicada. 

Conheça também algumas dicas de boas práticas para extrair ainda mais do seu CRM.

Análise da Estratégia

Por fim, talvez a parte mais importante da estratégia de CRM: analisar os resultados. A partir da definição inicial, você precisa constantemente avaliar o que está sendo feito, se o retorno está sendo satisfatório, se os clientes estão tendo sucesso com a solução oferecida. 

Refaça o mapeamento original, analise os gargalos e reorganize os processos para tentar funcionar corretamente, dessa vez. A partir de um ponto, todo o processo se tornará mais fluido e conseguirá funcionar de maneira mais eficiente. 

O essencial é entender que mesmo que a estratégia aparente estar 100% funcional em certo ponto, é necessário sempre avaliar os resultados e entender se eles estão positivos. Uma coisa que funciona hoje pode deixar de funcionar amanhã e assim por diante. 

E você? O que mais gostaria de saber sobre CRM? Deixe sua dúvida nos comentários!


Artigos relacionados