Computação em nuvem: Saiba como implementar e 5 motivos para aderir a essa prática.

Publicado em 27 de setembro de 2023

Imagem relacionada a computação em nuvem, virtualização e migração para nuvem

A computação em nuvem tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas, devido à sua escalabilidade, flexibilidade e segurança, segundo dados da revista Convergência Digital, a computação em nuvem atualmente responde, em média, por 42% do processamento das organizações.

Além dessas vantagens, o armazenamento em nuvem traz melhor custo benefício, tornando-se uma solução extremamente interessante.

Pensando nisso, neste artigo, discutiremos como a gestão em nuvem pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa. Para saber mais informações sobre esse assunto, continue conosco!

5 Motivos para aderir a computação em nuvem e reduzir os custos operacionais

Não há necessidade de equipe dedicada

Uma das principais razões que faz com que o armazenamento em nuvem represente um melhor custo benefício é a eliminação da necessidade de ter uma equipe dedicada para gerenciar a infraestrutura de TI.

Portanto, com a nuvem, você pode contar com uma equipe de especialistas para gerenciar a infraestrutura, atualizações e manutenção, eliminando a necessidade de manter uma equipe de TI dedicada.

Dispensa do uso de equipamentos

Outra grande vantagem é a diminuição da necessidade de investimento em equipamentos de TI. Normalmente, isso é um fator muito caro para as empresas, o que se torna uma grande problemática em relação a redução de custos.

Sendo assim, ao realizar a migração para nuvem, você pode acessar toda a infraestrutura necessária através da internet, sem a necessidade de comprar, manter ou atualizar hardwares. Isso significa que você pode “enxugar” significativamente os custos de componentes eletrônicos, como servidores, roteadores, switches, etc.

Sem preocupação com atualizações

A computação em nuvem também elimina a necessidade de atualizar seus sistemas manualmente. Sendo assim, com a gestão em nuvem, os provedores cuidam de todas as atualizações e manutenções, garantindo que você sempre tenha acesso às últimas versões de software e serviços.

Desse modo, você economiza em custos de manutenção, suporte técnico e atualizações de software, que são embutidos nos serviços do provedor.

Economize com Implantação e treinamento de pessoal

Outro benefício significativo da cloud é a eliminação de custos com implantação e treinamento de pessoal. A partir disso, com o auxílio da nuvem, a implantação é muito mais rápida e fácil do que as implantações tradicionais, o que significa que você pode começar a usar os serviços em pouco tempo.

Afinal, a nuvem geralmente é fácil de usar e pode ser acessada de qualquer lugar, eliminando a necessidade de treinamento extensivo.

Flexibilidade e escalabilidade

Além desses benefícios de redução de custos, o cloud computing também oferece flexibilidade e escalabilidade, permitindo que as empresas expandam ou reduzam seus recursos de TI de acordo com as necessidades de negócios.

Isso significa que você pode aumentar ou diminuir a capacidade da sua infraestrutura de TI de acordo com as demandas de negócios em tempo real, sem precisar investir em hardware ou equipamentos adicionais.

Mulher trabalhando com migração para a nuvem e virtualização de softwares ou computação em nuvem

Saiba como implementar a computação em nuvem na sua empresa

A escolha do provedor de nuvem certo também pode ajudar a reduzir significativamente os custos da sua empresa. Sendo assim, existem diversos provedores no mercado, cada um com sua própria gama de serviços e preços. Ao escolher a opção ideal de armazenamento em nuvem, você pode obter o melhor custo benefício para suas necessidades.

Uma outra opção a ser considerada é a nuvem pública, que possui um melhor custo-benefício e flexibilidade de pagamento. 

Ao optar por um provedor de nuvem pública, sua empresa pode se beneficiar de uma infraestrutura de TI altamente escalável e compartilhada, o que resulta em preços mais acessíveis.

É bastante comum que os provedores ofereçam opções de pagamento flexíveis, permitindo que a sua empresa pague apenas pelo que utiliza.

Para realizar uma busca efetiva por soluções de computação em nuvem, acesse o portal da B2B Stack e compare as diferentes soluções, acompanhe reviews de usuários e escolha o software ideal para a sua empresa.

Virtualização

Outra técnica para redução de custos na nuvem é a virtualização. A partir dela, é possível fazer com que vários sistemas operacionais e aplicativos funcionem em um único servidor físico, permitindo melhor uso de recursos de hardware, reduzindo inclusive os custos de energia.

A virtualização também permite a rápida criação de novas máquinas virtuais, eliminando a necessidade de investir em hardware adicional para acomodar o crescimento.

Migração para a nuvem

A migração para a nuvem ainda pode ajudar a reduzir os custos de TI a longo prazo. Embora a implementação possa envolver custos iniciais, os custos operacionais de TI a longo prazo  geralmente são reduzidos. 

Ao migrar para a nuvem, é importante trabalhar com um provedor de nuvem confiável e especializado, que possa ajudá-lo em todas as etapas da migração.

Portanto, sua empresa poderá avaliar as necessidades de TI atuais e futuras, bem como recomendar a solução de nuvem certa para o perfil do seu negócio.

Fotografia de uma cidade com sobreposição de simbolos de tecnologia envolvidos com virtualização e migração para a nuvem ou computação em nuvem

Conclusão

A redução de custos é uma das principais vantagens da computação em nuvem. Com a computação em nuvem, você pode reduzir significativamente os custos de hardware, manutenção, atualizações, equipe de TI, treinamento e implantação. Ela também oferece flexibilidade e escalabilidade, permitindo que as empresas adaptem seus recursos de TI às necessidades de negócios em tempo real.

Ao escolher o provedor de nuvem certo e trabalhar com uma opção experiente, você pode garantir que está obtendo o melhor custo-benefício para suas necessidades de negócios.

Se você ainda não migrou seu sistema para a nuvem, agora é o momento de considerar os benefícios e começar a explorar as ferramentas. Consulte as melhores opções de provedores.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados