Cortex: conheça as soluções que simplificam o crescimento com inteligência

Publicado em 24 de novembro de 2022

Logo da Cortex

A Cortex é uma empresa que nasceu com o propósito de simplificar dados com inteligência, transformando o caminho de pessoas e negócios.  

Com uma plataforma líder de inteligência para o crescimento na América Latina, conta com duas soluções que ajudam na tomada de decisões assertivas, devido ao apoio de dados e análises. São elas: Comunicação Estratégica e Reputação; e Inteligência de Vendas B2B.

Vamos ver na prática como funciona a Cortex e quais os seus diferenciais.

O que é a Cortex Intelligence

A Cortex Intelligence surge para suprir a necessidade de capturar diferentes tipos de dados e fontes em diversos formatos. Essa ação é possível devido aos softwares que foram desenvolvidos pela Cortex para vasculhar fontes públicas e encontrar os dados. 

Logo Cortex

Todo esse processo serve para facilitar a construção de análises e painéis, fazendo com que o monitoramento  de informações seja mais eficiente, colaborando assim para uma tomada de decisão assertiva.

Para isso, é preciso ter acesso a diferentes fontes, textos, tabelas, imagens, vídeos e áudios, que podem ser combinados  com as informações da sua empresa ou aquelas que são do interesse da organização.

Como funcionam as soluções da Cortex 

A Cortex funciona através da tecnologia de dados, com uma forte veia consultiva para resolução de problemas complexos e transformação dos desejos de profissionais e negócios em realidade. 

Dessa forma, a plataforma é configurada de forma flexível e amigável para solucionar diferentes questões e desafios encontrados pelas áreas de Relações Públicas, Marketing e Vendas.

Inteligência de Vendas B2B da Cortex 

O termo B2B advém da abreviação de business to business, ou como é conhecido no Brasil “venda de empresa para empresa”. Uma venda B2B é considerada um tanto quanto complexa, porque é uma negociação que envolve um ciclo de vendas muito maior, que não se baseia apenas na vontade do tomador de decisão. 

Pode ser entendida como um investimento que até o fechamento da compra pode envolver diferentes setores da empresa, por isso é importante entender o seu processo, para aumentar as suas vendas.

É importante citar as diferenças entre a venda B2C, que são destinadas aos consumidores finais, um exemplo desse modelo de venda, é quando a dona Maria vai ao supermercado comprar uma verdura, ela é a consumidora final.

O processo das duas vendas acontecem de formas diferentes.

A abordagem do vendedor no processo de compra B2B envolve a denominada venda consultiva, em que o vendedor deve analisar a situação de cada cliente para encontrar a melhor solução.

O ticket médio é bem maior nas vendas B2B quando comparadas as vendas do B2C, sendo esse um grande processo de investimento.

Ciclo de vendas na B2C a tomada de decisão costuma ser baseada em emoções, já na B2B as tomadas de decisão ocorrem por processos decisórios rigorosos.

O conhecimento dos compradores é maior, por isso são exigentes e acabam pesquisando bastante antes de demonstrar interesse.

Imagem representativa sobre as diferenças de vendas B2B e B2C

Portanto, as vendas B2B requerem maiores investimentos para que as empresas decidam comprar de você, por isso a inteligência de vendas B2B da Cortex, pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

A Cortex utiliza o apoio da Inteligência Artificial para encontrar oportunidades de B2B qualificadas, através do mapeamento do seu cliente ideal, facilitando compras mais assertivas e aumentando as taxas de conversão e receitas.

Para que isso aconteça, a Cortex é capaz de identificar e dimensionar os nichos do mercado, buscar contatos que possam enriquecer o CRM, fazer análises de propensão de compra e previsibilidade de receita, mensuração e o monitoramento de performance.

Quem é o público dessa solução 

A solução de inteligência de vendas B2B Cortex, contempla empresas de diversos ramos, com soluções específicas para alguns setores, visando atender as suas maiores necessidades.

Para entregar todos esse resultado a plataforma da Cortex conta com diferentes módulos, vejamos alguns:

Módulos da solução: 

Mercado para prospecção

O módulo de prospecção ajuda a sua empresa a descobrir novos nichos de mercado e entender qual o real tamanho do setor que a sua empresa está inserida, e compreender os diferentes segmentos. 

Para atingir esse resultado a plataforma conta com a precisão de dados, fazendo curadoria de mais de 17.000 fontes. Além disso, realiza a busca e exportação de contatos profissionais do B2B.

Contando com a integração do CRM e fontes de dados internos com API, para integrar os dados e acompanhar os resultados, obtendo insights que orientem melhores ações.

Análise de clientes 

Para aumentar a produtividade do time de vendas é possível acompanhar o painel analítico dos clientes, estruturar os dados internos com a base Cortex, possibilitando análises personalizadas e acesso a informações do segmento, distribuição geográfica, ticket médio e entre outros.

Recomendação de Negócios

Como vimos, as vendas B2B precisam ser estratégicas e a Inteligência Artificial pode colaborar na recomendação de melhores oportunidades. Isso porque, a IA possibilita a criação de um painel analítico de recomendação de negócios, com contatos atualizados de tomadores de decisões, a avaliação dos valores prováveis da compra, e o acesso a dados de produtos mais indicados para o fechamento de um novo negócio.

Previsão de vendas

O acompanhamento de vendas é importante para se ter noção dos resultados no final do mês, buscando sempre atingir a meta estabelecida. Com o apoio da IA é possível controlar a probabilidade de atingimento de metas e saber qual resultado o seu time está entregando. 

Para a visualização da previsão de vendas, a sua empresa conta com um painel com dados em tempo real que são gerados pela IA e um detalhamento de risco com a indicação de produtos que necessitam de mais atenção.

Casos de uso da Inteligência de Vendas B2B 

Transporte e Logística

Imagem ilustrativa Cortex

O segmento de transporte e logística está em grande expansão no Brasil, entretanto esse setor encontra alguns desafios como longos períodos para a construção de listas de prospecção. 

Outra dificuldade é o grau de complexidade para a negociação. Em fevereiro de 2022, foi registrado um crescimento nesse aspecto de 56% em relação ao ano passado, segundo a reportagem do jornal Valor Econômico. Porém, o setor de transporte e logística encontra diversos empecilhos, não somente na parte de negociação, mas, na infraestrutura das rodovias, o grande volume de criminalidade, como o roubo de carga e sequestro de motoristas, altos preços de combustível, manutenção do caminhão e entre outros.

Para suprir essas dificuldades a Inteligência de Vendas B2B possui um painel analítico com representação gráfica dos dados coletados pela plataforma e personalização para encontrar leads no setor logístico e frotas.

É possível acompanhar os resultados em tempo real, proporcionando diversos insights que podem ser aplicados para a melhoria do serviço. E o mais interessante, é a recomendação de negócios. A matemática entra como uma aliada para interpretar as principais características, te ajudando a encontrar empresas com as características que o seu negócio já atende.

Cargas leves e pesadas 

O segmento de transporte de grandes cargas ou materiais de valor possui grandes responsabilidades. Por isso, para que este serviço aconteça, é necessário ter cuidados de logística e bastante organização. 

Para que haja um transporte seguro e com qualidade é preciso entender qual o tipo de carga que será transportada, a fragilidade, resistência, peso, volume ocupado, tempo de durabilidade e entre outros. 

Também é necessário levar em consideração o nível de urgência, qual o melhor percurso até o destino final, se o transporte escolhido garante segurança ao motorista e carga.

Para que tudo isso seja garantido, a plataforma de Inteligência de Vendas B2B da Cortex permite acessar dados do mercado de transportes e sobre as frotas e empresas. Dessa forma, você consegue ter acesso a informações como: modelo, fabricante, cor e veículos registrados em locadoras e financeiras. 

Também é possível encontrar o contato dos tomadores de decisão de empresas de logística de todo o país.

Recrutamento e Seleção

Segundo dados do Instituto de RH Na Prática, o Brasil é reconhecido como o país que tem a maior fatia de consultorias de RH, na América Latina, sendo 75% presentes no continente. 

Com o desenvolvimento da tecnologia, os setores de Recrutamento e Seleção podem usufruir da automatização dos processos e controles estratégicos e de base de dados organizadas que favorecem a tomada de decisões mais certeiras.

Com a Inteligência de vendas B2B, você consegue melhorar a geração de oportunidades e aumentar as taxas de conversão. Tudo isso é possível graças ao painel analítico de mercado, que dispõe de informações de vagas e as suas descrições. Para acessá-la, você pode utilizar parâmetros para refinar o perfil do cliente ideal (ICP), como: nome da vaga, localização, faixa salarial e entre outros.

Você também pode enriquecer a sua base de dados com os principais cargos desejados e ter mais assertividade na sua oferta, com a integração do seu CRM, e acompanhar e analisar o desempenho dos seus resultados.

Ativação de PDVs

Grandes são os desafios na ativação dos pontos de vendas, profissionais como trade marketing, vendedores e os analistas de inteligência de mercado, precisam prospectar novos pontos indiretos de vendas, buscando parceiros que possam fazer o produto chegar ao consumidores.

Os seus principais desafios são:

  • Desconhecimento do potencial de novos nichos;
  • Acesso a bases de dados incompletos;
  • Baixos orçamentos para a compra de mailings.

Para solucioná-los, a Inteligência de Vendas B2B entra com diferenciais competitivos, como as representações gráficas de desempenho, os filtros de ICP para verificar local de atuação, e as estatísticas de visitação do site e número de funcionários. 

Além disso, é possível ter o contato de empresas com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), enriquecendo a sua base.

Benefícios 

A oferta de múltiplos benefícios como cartões alimentação, refeição e cultura tem se tornado um diferencial estratégico para muitas empresas e aumentam a qualidade de vida dos seus colaboradores. Entretanto, organizações desse segmento encontram dificuldades para encontrar outras companhias que necessitam deste serviço.

O time de vendas precisa processar grandes volumes de contatos e reduzir a qualidade das vendas, prejudicando a produtividade.

Para solucionar esse desafio, a Cortex oferece um painel com dados coletados de mais de 250 mil empresas cadastradas no PAT. 

Com isso, é possível saber quem é a pessoa responsável no cadastro da empresa no programa,e ter acesso a contatos atualizados, que facilitam o match com o seu serviço e reduzem o ciclo de vendas.

Tecnologias de Pagamento online, 

O mercado de pagamentos online vem crescendo cada vez mais no Brasil, trazendo a importância de mapear quais são os meios mais utilizados. 

Para que esse mapeamento aconteça a inteligência de vendas B2B ajuda a estruturar dados de forma organizada e precisa, aumentando o fechamento de vendas.

A solução permite acesso ao painel com overview tecnológico, onde você pode selecionar filtros de adoção tecnológica, presença digital, localização das empresas e números de funcionários. Além disso, também encontra-se recomendações de negócios que podem ser interessantes para o seu mercado.

Vendas Online, 

Segundo a Neotrust, durante a pandemia o setor de e-commerce no Brasil cresceu 26,9%, em 2021, registrando um faturamento recorde de mais de R$161 Bilhões. Entretanto, o setor de vendas ainda encontra dificuldade para visualizar share de mercado, analisar o perfil de cliente ideal (ICP) e realizar a segmentação.

Para facilitar e simplificar as atividades realizadas no setor de vendas, a Cortex pode solucionar esses desafios ao identificar o ICP correto, categorizar produtos, estudar o perfil de faturamento, tamanho da empresa, e fornecer os contatos dos principais parceiros de marketplace.

Além disso, é possível encontrar informações sobre as tecnologias usadas pelas empresas que vendem através do e-commerce, e integrar dados para fazer análises e disparar ações de melhorias.

Sellers e Marketplace

Com a Cortex é possível identificar os sellers para ampliar o catálogo de parceiros marketplaces. Para que isso aconteça a sua empresa precisará ter acesso a informações de market share, as principais categorias de produtos e tamanho de mercado. 

Além disso, o módulo conta com análises de categorias de produtos, perfil de faturamento, tamanho das empresas e informações de contatos para prospectar novos parceiros de marketplace.

Tecnologia Cloud 

Sabia que realizar o mapeamento de empresas que utilizam tecnologias Cloud pode ser mais fácil com a inteligência de vendas da B2B? 

Para isso você terá um painel de overview tecnológico, com níveis de adoção tecnológica, localização da empresa, principais atuações e número de funcionários. 

Além disso, você consegue ter acesso ao contato de empresas que contratam serviços de Cloud em todo país.

Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex

A comunicação estratégica alinhada ao cuidado da reputação pode ser de grande valor para todos negócios. Segundo pesquisa realizada pela Influencer Marketing Hub, 22% dos clientes quando visualizam um comentário negativo nas primeiras páginas optam por não comprar na mesma.

Imagem ilustrativa sobre a Solução de comunicação da Cortex

E vale ressaltar que este número pode subir a cada comentário negativo encontrado. Portanto, o cuidado da reputação do seu negócio deve ser constante, monitorando os comentários do seu site, avaliações do Google Meu Negócio, Reclame Aqui e entre outros.

Mas lembre-se que não basta ver e apenas excluir os comentários que não são positivos. Para resolver o problema é necessário entender de onde vem aquela frustração e como a sua empresa pode solucionar o problema do seu consumidor. 

A comunicação estratégica é uma grande aliada nesse sentido, pois atua  na construção de uma melhor reputação e dá insumos para solucionar crises já instauradas. 

De forma prática, a comunicação estratégica é responsável por melhorar a presença nas mídias sociais, aumentar a participação da marca em temas estratégicos que podem trazer benefícios de imagem, analisar se as ações estão dando resultados, e, por fim, gerir e gerenciar possíveis crises de imagem.

Para isso, a Cortex tem a solução para monitorar e analisar as ações de comunicação em um só lugar, olhando para a gestão de reputação, ESG e controle de crises, além do acompanhamento de concorrentes e tendências. 

Quem é o público dessa solução? 

Diferentes segmentos podem se beneficiar da solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, como empresas de telefonia, redes de televisão, empresas de aviação, bancos, empresas de cosméticos, setores de investimentos e entre outros.

Para que tudo isso seja possível, a plataforma conta com diferentes módulos.

Módulos da plataforma

Exposição de marca

No módulo exposição de marca a sua empresa consegue monitorar as ações que são realizadas em diferentes mídias, além de verificar o desempenho dos seus concorrentes, observando a performance das publicações dele em cada veículo de comunicação. 

Reputação nas mídias

Monitore a reputação da sua marca em tempo real e a reporte com KPIs que utilizam a linguagem de C-levels, dessa forma, você consegue fazer uma gestão de reputação com mais eficiência, analisando os pilares estratégicos. Veja também os Ranking de líderes de opinião, e descubra o que o segmento do seu negócio está comentando em cada veículo, e  quais são os que estão dando melhores resultados.

Benchmark do setor

Com o benchmarking é possível saber como os seus concorrentes estão se comportando na imprensa e nas mídias digitais, compreendendo como eles estão sendo vistos pelos stakeholders.

Desempenho das ações

Nesse módulo é possível mensurar o retorno das ações realizadas pela a sua marca, como entrevistas, releases e sugestões de pautas.. Para trazer agilidade e eficiência é possível acompanhar o resultado dos seus esforços quase que em tempo real

Tendências na mídia

Para a construção de uma boa comunicação estratégica, é importante acompanhar os temas de impacto para o seu negócio. Isso permite identificar riscos e oportunidades para poder se inserir em debates relevantes e com informações certeiras, fazendo com que as suas ações tragam maiores resultados.

Bolhas de Informação

Nesse módulo você consegue entender como cada matriz ideológica está se posicionando em relação aos temas de interesse e analisar como o seu público-alvo está se posicionando diante de temas estratégicos dentro das bolhas de informação. Dessa maneira, você consegue investir em veículos alinhados com a sua estratégia e posicionamento institucional.

Por que as empresas escolhem a Cortex 

Empresas como a Microsoft, Softbank, Raízen recomendam a Cortex, devido às suas funcionalidades atenderem a necessidades específicas do mercado de Comunicação. Com análise de dados e diferenciais voltados para o marketing e reputação, as empresas conseguem atingir seus objetivos com mais precisão.

Imagem que demonstra o porquê as empresas escolhem a Cortex

A Cortex veio para mostrar como a tecnologia favorece as organizações, contribuindo para o aumento da produtividade de equipes e do network das organizações. Ademais, é uma empresa especializada no setor de B2B, sendo um dos processos de vendas mais complexos que necessitam de estratégias que entregam grandes resultados.

Conclusão

Concluímos, que a comunicação estratégica necessita da análise de dados para construção de ações que sejam eficientes e trazem transformações palpáveis. Processos que antes eram feitos de forma manual, passam a ser automatizados, como o serviço de clipping. 

A solução de inteligência facilita e aumenta a eficiência da equipe e a obtenção de dados exatos. Empresas como a Cortex, merecem destaque pelo o seu papel de inovação proporcionado grandes resultados a pequenas, médias e grandes empresas.

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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