CRM na Saúde: Conheça os exemplos de uso e principais benefícios

Publicado em 21 de agosto de 2023

A adoção de tecnologias inovadoras tornou-se essencial na área de Saúde, visando não só melhorar os procedimentos médicos, como também para aprimorar o atendimento ao paciente e otimizar os processos internos. 

Um desses exemplos é a implementação do CRM na Saúde, que se destaca como uma das mais poderosas estratégias para elevar o serviço prestado nas instituições e assim, obter crescimento contínuo. 

Compreenda então algumas aplicações do CRM na área da saúde e os principais benefícios em investir nessa abordagem.

Conheça algumas aplicações de CRM na área de saúde

O uso de softwares CRM na saúde proporcionam melhorias significativas na gestão e no relacionamento das instituições de saúde com pacientes, colaboradores e parceiros.

Temos como exemplo:

Gestão de Relacionamento com Pacientes (GRP):

Como parte essencial do CRM na saúde, o GRP permite o acompanhamento personalizado dos pacientes ao longo de sua jornada, incluindo agendamentos, histórico médico, lembretes de consultas e pesquisas de satisfação.

Integração com Plataformas de Comunicação:

A partir da integração com outras ferramentas, o CRM facilita a comunicação interna e externa, com o envio de lembretes de exames, notificações de resultados e até mesmo o contato com pacientes por meio de canais digitais como e-mail, SMS e chat.

Automação de Processos:

Ao automatizar tarefas administrativas, como o agendamento de consultas, a solicitação de exames e a emissão de faturas, o software otimiza o trabalho da equipe médica e administrativa, liberando tempo para o atendimento ao paciente.

Os 4 principais benefícios do CRM na Saúde

Agora que você já sabe quais são as aplicações práticas da ferramenta, confira como ela pode, de fato, trazer benefícios às instituições.

Melhoria na Experiência do Paciente

Com o CRM na Saúde, o atendimento se torna mais personalizado e empático, suprindo as necessidades individuais dos pacientes além de realizar o acompanhamento contínuo da sua jornada, criando um vínculo de confiança, satisfação e fidelidade.

Aumento da Eficiência Operacional

A automação de processos e a integração de informações reduzem a burocracia e os erros administrativos, resultando em uma gestão ágil e eficiente das atividades médicas e administrativas.

Tomada de Decisões Embasadas em Dados

O CRM na saúde fornece dados precisos e atualizados sobre os pacientes, procedimentos e resultados de exames, informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas e melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Melhoria no Relacionamento com Parceiros e Fornecedores

O CRM também pode ser usado para gerenciar o relacionamento com parceiros e fornecedores, facilitando a colaboração e a negociação de contratos, trazendo benefícios para ambas as partes.

Imagem relacionada com crm na saúde

Conheça a solução da Salesforce para CRM na Saúde.

A Salesforce traz uma solução de CRM especialmente projetada para a área de saúde, fornecendo uma plataforma completa e personalizável para atender às necessidades específicas de instituições médicas.

Com recursos avançados e integrados, o Health Cloud da Salesforce é uma escolha confiável para otimizar diversos processos e trazer os benefícios do CRM para toda a sua instituição.

Provedores: Melhorar a experiência do paciente

O Health Cloud oferece uma visão em 360° do paciente, permitindo que médicos e equipes acessem registros de saúde, preferências de comunicação e determinantes sociais.

Assinantes: Atender às expectativas dos membros

Os membros de planos de saúde buscam experiências personalizadas e informações relevantes em diferentes momentos. Através de um CRM integrado, cria-se uma fonte única para toda a jornada do membro, permitindo interações personalizadas, eficiência no atendimento e o estabelecimento de confiança.

Farmacêutica: Impulsionar o envolvimento do paciente e do cliente

As empresas farmacêuticas enfrentam constantemente desafios relacionados à pressões nos preços e competitividade. Nesse sentido, uma plataforma de CRM integrada, como a Health Cloud, permite ter visão completa de todas as ações de negócios e insights acionáveis.

Assim, as empresas podem fornecer suporte adequado, ferramentas produtivas e estabelecer relacionamentos sólidos com pacientes e clientes.

Acelerar os ensaios clínicos

O aumento dos custos para estudos clínicos e a necessidade de recrutamento eficiente de pacientes são dificuldades que o Health Cloud da Salesforce pode ajudar a solucionar, por meio da conexão de equipes de estudo, pacientes e dados clínicos em uma plataforma única.

Dessa forma, o desenvolvimento de terapias se torna ágil e os ensaios clínicos mais eficientes e bem-sucedidos.

Hospital 9 de Julho e a Salesforce

O Hospital 9 de Julho (H9J), integrante da Rede Ímpar Serviços Hospitalares, é um dos mais importantes hospitais do país, referência em medicina de alta complexidade e focado em uma abordagem humanizada.

Visando aprimorar a comunicação com médicos, funcionários e pacientes, a instituição optou por uma plataforma que oferecesse flexibilidade na construção de jornadas, segmentação de público e análise de resultados.

Com o apoio do Salesforce Marketing Cloud, o hospital obteve um aumento de 25% na taxa de abertura das mensagens enviadas, além de uma significativa melhora no atendimento aos médicos, com aumento de 25% no corpo clínico do H9J. 

O centro médico também registrou um crescimento de 16% na fidelização dos profissionais e quase 40% de alta na receita de novos médicos. 

Junto ao Hospital 9 de Julho, as soluções da Salesforce se tornaram uma forte aliada no processo de integração e relacionamento, agilizando as operações e garantindo a segurança no acesso às informações.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

O CRM na saúde se mostra uma ferramenta indispensável para instituições que desejam elevar a qualidade do atendimento, aumentar a eficiência operacional e fortalecer o relacionamento com pacientes, parceiros e fornecedores. 

Ao investir nessa tecnologia e contar com soluções como o Health Cloud da Salesforce, as organizações estão preparadas para enfrentar os desafios do mercado, podendo alcançar resultados significativos, impulsionando o sucesso no setor de saúde.

Aproveite e entre em contato para saber mais sobre a tecnologia disponível e garanta o sucesso e a excelência na área da saúde com a plataforma Health Cloud da Salesforce.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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