O Impacto do CRM para Manufatura: Potencializando a Eficiência e Satisfação do Cliente

Publicado em 16 de agosto de 2023

Homem trabalhando em uma industria, imagem relacionada a CRM para manufatura

O dinamismo da indústria de manufatura e seus desafios torna praticamente obrigatório o uso de ferramentas tecnológicas para coordenar as mais variadas demandas. O CRM para Manufatura é um desses exemplos, e surge como uma ferramenta imprescindível para impulsionar o sucesso das empresas.

De acordo com o relatório de novas tendências em manufatura da Salesforce, 88% dos fabricantes dizem que precisam de novas ferramentas para previsões precisas e o CRM se estabelece como um aliado poderoso para empresas que buscam essa vantagem competitiva. 

Neste artigo, exploraremos como o CRM (Customer Relationship Management) pode trazer benefícios significativos para o setor, melhorando a eficiência operacional e o aumento da satisfação dos clientes.

Descubra como escolher a solução ideal para sua produção e conheça a poderosa plataforma de CRM para manufatura da Salesforce.

Principais benefícios em utilizar CRM para manufatura

Há uma série de vantagens de um CRM para manufatura que podem ser traduzidas como oportunidades de resultados concretos para o seu negócio. Dentre elas, temos como principais:

Desempenho em vendas e satisfação do cliente.

Com a centralização das informações de vendas em um único sistema, sua equipe ganha agilidade e precisão para gerenciar contas, leads e oportunidades.

Dessa forma, são construídos relacionamentos sólidos com clientes, que ao serem bem atendidos, tendem a se tornar leais à marca, aumentando a taxa de recompra e gerando indicações que podem se converter em vendas.

Previsão de demanda com CRM para Manufatura

A análise de dados do CRM permite prever com precisão a demanda futura, otimizando a produção e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Essa estratégia, aliada à ferramenta, reduz atrasos nas entregas e melhora o planejamento de produção.

Visibilidade da cadeia de suprimentos

Integrando o CRM com um ERP para indústria, obtém-se uma visão holística e inteligente da cadeia de suprimentos. Com isso, o gerenciamento de cronogramas de produção, estoques e aquisição de materiais se torna eficiente e simplificado.

Qualidade dos Produtos

Coletar feedbacks dos clientes através CRM permite que a empresa realize ajustes rápidos e eficazes nos produtos, atendendo às necessidades do mercado, garantindo a competitividade da empresa.

Imagem do interior de uma industria, imagem relacionada a CRM para manufatura

5 passos para escolher o software CRM ideal para a sua produção

A seleção do CRM adequado é indispensável para obter os melhores resultados.or isso, é importante considerar os seguintes fatores:

  1. Identifique as necessidades específicas da sua empresa
    Entenda quais funcionalidades são vitais para sua produção e como o CRM atende às demandas exclusivas do seu negócio. 
  2. Avalie a integração com outros sistemas
    Certifique-se de que o CRM se integra facilmente ao seu sistema ERP e outros softwares utilizados em sua operação. 
  3. Considere a facilidade de uso e a adoção pelos usuários
    Um CRM intuitivo e fácil de utilizar favorece a adoção por parte de toda a  equipe, garantindo uma transição suave e rápida. 
  4. Verifique a escalabilidade e capacidade de crescimento
    Opte por uma solução escalável que possa acompanhar o crescimento do seu negócio ao longo do tempo. 
  5. Atente-se ao suporte e serviços oferecidos pelo fornecedor
    Certifique-se de que o fornecedor oferece suporte técnico eficiente e atualizações regulares para garantir o máximo desempenho do CRM.

Conheça a solução de CRM para manufatura da Salesforce

A Salesforce, líder mundial em soluções de CRM, oferece uma plataforma especialmente projetada para atender às necessidades únicas da indústria de manufatura – o Manufacturing Cloud

Essa solução inovadora permite que as empresas do setor aprimorem suas operações, otimizem a produtividade e impulsionem o crescimento por meio de uma visão holística e integrada de seus processos.

A plataforma Manufacturing Cloud é repleta de recursos e funcionalidades projetadas exclusivamente para atender às necessidades da indústria de manufatura.

Ela oferece estruturas de previsão avançadas, permite que as empresas capturem um cenário claro dos volumes e demandas previstas e, consequentemente, obtenham um planejamento mais assertivo e uma resposta rápida às mudanças do mercado.

A sua eficácia é comprovada por meio de diversos casos de sucesso: empresas do setor de manufatura relatam melhorias significativas em suas operações após a implementação da solução. Grandes empresas como a Chargeurs, Embraer, Novus e Kawasaki Engines já compartilharam suas experiências positivas com o uso da plataforma Salesforce. 

Comprovando a eficiência do Manufacturing Cloud com a Embraer.

A Embraer, líder mundial em fabricação de jatos comerciais até 130 assentos, alcançou resultados impressionantes após a implantação da visão 360º dos clientes através da Salesforce, em julho de 2014.

Em apenas 4 meses, o pacote de funcionalidades já estava em operação, impulsionando as atividades da empresa. Com o uso das soluções de CRM da Salesforce, a Embraer obteve um ganho de cerca de 30% na eficiência, resultando em economias anuais da ordem de centenas de milhares de dólares.

A Embraer obteve ganhos significativos em eficiência, qualidade de informação e controle de processos, resultando em economias anuais da ordem de centenas de milhares de dólares e um aumento na satisfação geral dos clientes com seus serviços.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

Com a capacidade de melhorar o desempenho de vendas, a satisfação do cliente e a eficiência operacional, o CRM é uma ferramenta indispensável para o sucesso sustentável das empresas de manufatura.

Desde o aumento da velocidade de acesso a informações em tempo real, até a reestruturação completa de operações para melhorar a eficiência, CRM para manufatura impulsiona o crescimento de diferentes negócios.

Nesse sentido, escolher o CRM ideal se torna fundamental para aproveitar ao máximo seus benefícios. Conheça a solução de CRM para manufatura da Salesforce e impulsione os resultados do seu negócio.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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