Dica B2B Stack: Qual é o melhor editor de PDF?

0
137

O editor de PDF trata-se de uma plataforma com muitas ferramentas para fazer alterações em um documento que esteja em formato PDF.

Resumidamente, o formato PDF (Portable Document Format) foi criado em 1992 pelo cofundador da famosa empresa Adobe, o Dr. John Warnock.

Patrocinado

A intenção dessa invenção era basicamente criar um modelo de documento universal, que pudesse ser acessado, compartilhado e impresso de qualquer computador, bastando apenas ter um leitor instalado no dispositivo.

O formato PDF tornou-se muito usual com o passar dos anos, uma vez que ele preserva as características de um documento eletrônico original no que diz respeito a sua estrutura, independente da forma, sistema e dispositivo onde ele foi criado.

Um exemplo disso são as planilhas, que se criadas e salvas, por exemplo, pelo LibreOffice do sistema operacional Ubuntu em formato ".odt", ao abri-las no Excel da Microsoft em ".xls" sua estrutura acaba sendo corrompida e o documento vira uma bagunça.

Quando convertidas para o formato PDF, essas planilhas podem ser abertas em qualquer sistema operacional sem que haja danos em sua disposição e sem preocupações com compatibilidade.

O PDF ainda pode ser protegido por senha, impedindo quem o recebe de editar, garantindo também a segurança das informações inseridas neste arquivo.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Por que usar um editor de PDF?

Ainda que os arquivos em PDF possam ser protegidos para evitar alterações indesejadas, estes documentos são muito usados dentro de empresas, e em diversos cenários, eles precisam ser trabalhados e modificados por diversos colaboradores até obterem uma versão final.

Muitas vezes, partes importantes do documento precisam ser evidenciadas, imagens e formas precisam ser inseridas, formulários têm de ser preenchidos, e correções ortográficas precisam ser realizadas rapidamente sem sair do arquivo.

Nestes momentos, é essencial usar um editor de PDF para otimizar tempo, pois nem sempre é viável, por exemplo, converter o PDF em Word, fazer as modificações e depois converter novamente em PDF.

Neste caso, o viável mesmo é cortar caminho e fazer tudo em apenas um lugar.

Como funciona um editor de PDF?

Um editor de PDF pode ser utilizado tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, permitindo que você consiga alterar o documento de qualquer lugar.

Para utilizar os editores de PDF, você precisa fazer o upload do arquivo a ser editado diretamente nessas plataformas.

Eles podem permitir que você faça o upload de documentos vindos dos lugares mais usuais: do Google Drive, do Dropbox e do próprio computador ou celular.

Através destes editores pode-se redimensionar imagens, inserir marcas d’água, editar e adicionar textos, fazer anotações, grifar palavras, alterar cores, entre muitas outras funcionalidades.

Dica B2B Stack: como editar arquivos em PDF

Usar um editor de PDF padrão em seu negócio faz com que todos os colaboradores tenham acesso a todas as ferramentas necessárias de edição.

Além disso, essas plataformas disponibilizam espaço para armazenamento dos documentos que foram editados através delas.

Portanto, se toda a equipe utilizar o mesmo sistema para trabalhar em cima dos arquivos PDF, todos eles ficam centralizados em um único ambiente, evitando perda desses documentos e facilitando a busca por eles.

O ideal na hora de escolher um editor de PDF padrão para o seu negócio é testar vários deles e identificar qual é suficiente para suas necessidades.

Isso porque alguns deles são pagos, e de repente, podem oferecer até mais funcionalidades do que é preciso, fazendo com que você gaste mais do que o necessário, e os gratuitos, às vezes podem ter algumas limitações que impedem sua equipe de ser mais produtiva.

Por isso, aqui vão algumas dicas de editores de PDF com suas particularidades, para que assim, você consiga escolher mais facilmente.

Como usar um editor de PDF gratuito

Para este exemplo, vamos utilizar o iLovePDF, um site que reúne diversas ferramentas gratuitas para converter, editar e organizar PDFs.

Ao entrar na plataforma, logo na página inicial clique em "Editar PDF";

Tela do IlovePDF com a opção do editar PDF

Você pode fazer o upload do arquivo PDF a ser editado clicando no botão "Selecione o arquivo PDF", neste caso, você seleciona o arquivo do seu próprio dispositivo, também pode arrastar e soltar o documento no local indicado ou fazer o upload de arquivos do Drive ou Dropbox;

Imagem mostra um botão para o usuário clicar e selecionar o pdf a ser convertido no ilovepdf
Patrocinado

Então, você terá um painel navegar entre as páginas do arquivo e iniciar suas edições.

Entre as ferramentas disponibilizadas para editar seu PDF estão:

  • Adicionar formas geométricas e emojis;
  • Adicionar texto;
  • Rabiscar;
  • Adicionar imagens;

A imagem mostra o editor de pdf dentro do sistema ILovePDF

Quando finalizar suas alterações no documento, basta clicar no botão "Editar PDF", aguardar alguns segundos e baixar seu arquivo;

Não é necessário fazer login no iLovePDF para utilizar as ferramentas de edição, mas caso você queira fazê-lo, seus documentos ficarão armazenados e você terá controle sobre o seu perfil.

Como editar PDF no Adobe

Ao entrar no site Adobe, você pode editar PDFs de forma online, porém limitada, já que é necessário assinar um dos planos para usufruir por completo das ferramentas.

Na página inicial da plataforma, clique em "PDF e assinaturas eletrônicas" e depois em "Ferramentas online";

Na próxima tela, clique em "Edição" e em "Editar PDFs";

Clique em "Selecionar um arquivo". Por estar utilizando a versão limitada da ferramenta, você só conseguirá fazer o upload de arquivos do seu dispositivo;

Escolha a forma como você irá fazer login na plataforma Adobe após o upload do arquivo para prosseguir com a edição.

Você pode entrar com sua conta Adobe, caso tenha, com a conta do Google, da Apple ou de forma manual;

Patrocinado

Após fazer seu login, você terá acesso ao painel de controle com as ferramentas de edição do PDF.

Neste painel você poderá, da esquerda para direita, seguindo os ícones assinalados:

  • Navegar entre as páginas do PDF e adicionar marcações para não perder páginas específicas;
  • Adicionar comentários e notas na página em que você está;
  • Adicionar texto com diferentes cores;
  • Apagar informações;
  • Desfazer ou refazer ações;
  • Escrever no próprio campo de comentários da ferramenta;

Ao finalizar suas edições, você conseguirá fazer o download do documento editado, assim como inserir assinatura eletrônica e converter o arquivo para outros formatos.

Como editar PDF no SmallPDF

A SmallPDF é outra plataforma para editar PDFs que oferece testes grátis por 7 dias. Para utilizá-la gratuitamente, porém de forma limitada, ao entrar no site role a página e clique em "Editar PDF";

Escolha o arquivo a ser editado a partir do seu dispositivo, da sua própria conta SmallPDF, do Dropbox ou do Google Drive;

Patrocinado

Por aqui, assim como nas outras ferramentas citadas anteriormente, você poderá:

  • Adicionar texto;
  • Adicionar marcador;
  • Adicionar imagens e formas geométricas;
  • Desenhar;

Ao finalizar suas edições, você poderá fazer o download do PDF ou ainda compartilhar o arquivo caso você esteja logado.

Conclusão

O editor de PDF é uma ferramenta que facilita a rotina de quem trabalha com arquivos em formato PDF.

É muito mais fácil editar o próprio documento em PDF do que ficar criando novos PDFs a cada alteração que precise ser realizada.

Através do editor de PDF é possível alterar, adicionar ou remover diversos objetos de dentro dos documentos sem modificar ou causar danos à sua estrutura, ideal para trabalhos em equipe onde muitas pessoas precisam utilizar um mesmo arquivo.

Neste texto, você viu como editar PDF online em três dessas ferramentas: no Adobe, no Small PDF e no iLovePDF.

Com isso, pode-se ter uma ideia de como essas ferramentas funcionam para saber se são as mais adequadas para o que você está buscando.

Porém, a dica principal é que você usufrua dos testes gratuitos disponibilizados por diversas plataformas com essas, assim, você entende na prática como elas podem ajudar você e suas equipes a otimizarem seus processos.

Sabia que a B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, vai sortear prêmios para quem fizer reviews na plataforma?

Então, se você utiliza um editor de PDF ou outras ferramentas no seu dia a dia, corre lá e deixe sua avaliação para concorrer! Os sorteios ocorrerão dia 17/09/2021!