Atualmente o workflow integrado com armazenamento em nuvem é muito importante para empresas e usuários que procuram praticidade. Duas das principais ferramentas para essa tarefa são o Google Drive e o Dropbox. Trouxemos aqui uma comparação entre essas duas gigantes do mercado para te ajudar a fazer a melhor escolha possível.
Os computadores pessoais já passaram por diversas formas de armazenamento de dados: disquetes, CDs, DVDs, HDs e, há algum tempo, também tem a possibilidade de utilizar o armazenamento em nuvem (cloud).
Nesse cenário Google Drive e Dropbox são dois serviços de armazenamento que despontam da preferência dos usuários.
O primeiro motivo é sua simplicidade: qualquer pessoa pode entender claramente o propósito, as funcionalidades e como subir arquivos no Google Drive ou Dropbox sem que, para isso, tenham se formado em ciência da computação.
O segundo motivo é a precificação: ambas as marcas começam com planos gratuitos para armazenamento, em quantidade suficiente para uso pessoal de armazenamento de fotos e arquivos de texto, por exemplo. O Google Drive dá 15GB de memória sem cobrar um centavo, enquanto o Dropbox oferece 2GB gratuitos.
A partir daí, os preços das duas plataformas começam a variar de U$1,99/mês a U$299/mês, dependendo do espaço adicional necessário.
Mas dá pra falar qual é a melhor opção: Google Drive ou Dropbox? Fizemos um comparativo detalhado para que você mesmo possa chegar a essa conclusão.
Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇
Capacidade de armazenamento
Como dissemos ali em cima, em questão de espaço gratuito, não há nem comparação: o Google Drive cede 15GB de memória frente a 2GB do Dropbox.
Quando o plano é empresarial, o Google Drive também leva vantagem, uma vez que seu plano mais caro – R$1049,99/mês – dá ao usuário um espaço de 30TB, o máximo que o Google oferece. Enquanto isso, o Dropbox oferece 3TB em seu maior pacote, mas com boa margem de economia, por U$19,99/mês, para quem não precisa da quantidade que o Google Drive oferece.
Quem ganha em acessibilidade? Google Drive ou Dropbox?
Em termos de acessibilidade, os dois saem de um mesmo patamar: Google Drive ou Dropbox tem interface para desktop e aplicativo para celular e são repletos de possibilidade de integração.
A diferença começa, contudo, exatamente nessa parte: por mais que o Dropbox não deixe o usuário na mão com as integrações de funcionalidade (veja o item abaixo) o Google Drive é, bem, do Google, e isso significa que o Drive estará automaticamente integrado a todos os outros serviços que o gigante oferece.
Em termos de segurança, ambos contam com uma boa rede de criptografia e várias camadas de código impedindo a violação, alterações sem permissão ou roubo de informações do Google Drive ou Dropbox do usuário. Nesse sentido, ainda que o plano escolhido seja gratuito, as empresas trabalham para garantir o melhor serviço prestado.
Funcionalidades de Google Drive e Dropbox
Google Drive ou Dropbox tem várias funcionalidades interessantes para quem precisa de armazenamento de dados a nível individual ou para pequenas empresas.
O primeiro conta com editor de textos e planilhas própria, por meio do Google Docs, e faz integração com editor de apresentações com recursos básicos. Além disso, permite que todo o conteúdo criado dentro dele possa ser compartilhado e alterado por todos que tenham autorização para essa finalidade, o que dá uma boa ferramenta para o trabalho em equipe.
Já o Dropbox permite a interação com recursos de edição, como o Microsoft Office e o Office Online, e também permite o upload automático de fotos e vídeos a partir da câmera do celular, fazendo a sincronização em todos os dispositivos cadastrados.
Google Drive ou Dropbox também trazem funcionalidades específicas para suas versões de uso profissional, como controle de abertura de links e gestão de tarefas por time.
Como acesso as ferramentas?
Google Drive
Acesse o site do Google Drive pelo navegador. Na página principal aparecerá uma aba superior no canto direito escrito “Acesse o Google Drive”, clique e faça o login com a sua conta do Google. Caso você não tenho uma conta, terá que criar uma.
Depois de realizar o login, você já pode acessar e usar o Google Drive.
Dropbox
Acesse o site do Dropbox pelo navegador. Na página principal aparecerá uma aba escrito “Registre-se”, caso você ainda não tenha uma conta. Se você tiver, poderá fazer login com as opções de seu e‑mail e senha que usou para se registrar, pela sua conta do Google ou pela conta da Apple.
Depois de realizar o login, você já pode acessar e usar o Dropbox.
As ferramentas são seguras?
Tanto Google Drive quanto Dropbox são seguros e seguem normas de segurança. Ambas as ferramentas possuem medidas extras de proteção, que podem ser ativadas pelos usuários.
Por exemplo, verificação em duas etapas – um recurso de autenticação de credencial (login) que acrescenta mais uma camada de proteção à conta, além da senha.
Mas como toda ferramenta, é muito importante que tome cuidado com quem você permite e compartilha os acessos dos documentos, sempre faça backups e utilize os métodos de segurança disponível em cada ferramenta.
Google Drive ou Dropbox? Feedback dos Usuários
Embora Google Drive ou Dropbox tenham o mesmo conceito de robustez e, ao mesmo tempo, simplicidade, os usuários costumam se dar melhor com o Google Drive, uma vez que ele já integra e-mail, redes sociais, armazenamento de dados e tudo o mais que o Google oferta em um só gerenciamento de conta.
Além disso, o Google Drive tem um espaço maior de armazenamento gratuito, enquanto o Dropbox ainda é bem limitado nesse sentido.
Contudo, o feedback dos usuários de Google Drive ou Dropbox devem ser levados em consideração a partir das necessidades de cada um, pois o motivo que leva as pessoas a escolher serviços de armazenamento são bem diferentes uns dos outros.
Antes de bater o martelo, decida-se pelo uso individual ou empresarial da ferramenta e, principalmente no segundo caso, leve em consideração o seu orçamento destinado para essa finalidade.
Afinal, uma coisa que falta em um pode ser compensada em outro, e o preço é um dos itens que acabam falando mais alto, principalmente no caso de pequenas e médias empresas.
Gostou de nossa comparação entre os dois serviços de armazenamento? Veja também a análise que fizemos entre as duas ferramentas de E-mail Marketing mais populares do mundo.
6 melhores CRMs gratuitos com avaliações de usuários (atualizado 2024)
Um sistema CRM é uma ferramenta que tem como o…
5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments