Eduzz: como usar e como funciona a plataforma de afiliados

Publicado em 30 de julho de 2021

A Eduzz é uma plataforma que preza pelo compartilhamento de conhecimento, e que acredita que todos possuem algum talento que pode ajudar outras pessoas a se aperfeiçoarem em alguma tarefa do seu dia a dia. 

Por isso, criou seu programa de marketing de afiliados para conectar consumidores, afiliados e produtores, e assim, proporcionar renda extra e conhecimento aos envolvidos.

O marketing de afiliados consiste na divulgação de produtos ou serviços de outras empresas ou produtores por meio dos afiliados. 

Este modelo de trabalho é capaz de aumentar a força de vendas de quem quer potencializar sua receita e o reconhecimento de sua marca, já que muitas pessoas (os afiliados) estarão falando bem dela, além de gerar emprego e capacitar profissionais.

Conforme estatísticas divulgadas pela plataforma Affde, a pesquisa por “marketing de afiliados” tem aumentado cada vez mais nos últimos 5 anos.

Ainda conforme estes dados, cerca de 38% dos profissionais de marketing consideram o marketing de afiliados como um dos principais métodos de aquisição de clientes, além de ser responsável por 15% da receita total de publicidade digital.

Veja neste texto, o que é a Eduzz e como esta plataforma funciona para suas vendas digitais. 

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Eduzz

Eduzz é uma multiplataforma de marketing de afiliados para que produtores e afiliados criem, divulguem e vendam produtos, serviços e eventos de forma digital, criando uma rede de parceria lucrativa para ambas as partes.

Estes produtos podem ser tanto físicos quanto conteúdos digitais, que é o foco da plataforma, como vídeo-aulas, e-books, apresentações, apostilas digitais, entre outros.

As ferramentas disponibilizadas pela Eduzz, tanto para quem é produtor quanto para quem é afiliado, permitem uma gestão completa das vendas, produtos, entregas e comissionamentos, dos leads gerados através da divulgação dos produtos, das avaliações dos consumidores, além de oferecer um espaço de chat para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos.

A Eduzz também possui integração nativa com diversas aplicações, como Conta Simples, mLabs, Canva, ActiveCampaign, Jivochat, entre outras, para que você reúna todas as ferramentas necessárias para executar um bom trabalho em um só lugar, e assim, potencializar seus resultados.

A notícia boa para os produtores de conteúdo, é que a Eduzz permite a criação de assinaturas recorrentes. Esta é uma forma de manter clientes em sua base e contar com seus pagamentos todos os meses.

Neste vídeo da Youtuber Mafalda Melo você pode conferir mais informações:

 

Como funciona o Eduzz

A Eduzz funciona de formas diferentes para produtores, afiliados e compradores.

Uma vez que um produto é adicionado à plataforma Eduzz, ele passará por uma auditoria para que a plataforma identifique se ele está de acordo com seus termos de uso e pode levar até 5 dias para que fique disponível para divulgação caso esteja em total conformidade com estes termos.

Os produtores podem autorizar ou não a divulgação e venda de seus produtos por meio dos afiliados, comprometendo-se a cumprir as regras de pagamento das comissões das vendas a estes parceiros através dos recursos da própria plataforma.

Os afiliados deverão estar de acordo com os valores e regras de comissionamento estipulados pelos produtores para começarem a divulgar os produtos ao qual manifestaram interesse. 

Fica a cargo dos produtores e afiliados fornecerem seus dados bancários corretamente para que a Eduzz faça o pagamento de seus devidos comissionamentos, não sendo possível receber estes valores em contas de terceiros.

O comprador, por sua vez, recebe um login e senha de acesso à plataforma por e-mail assim que seu pagamento é confirmado, para que assim, consiga gerenciar suas compras e obter informações sobre o produtor.

Feito o login na plataforma, o comprador conseguirá verificar o produto comprado e identificar se ele será disponibilizado por meio de download ou se receberá dados para acessar o conteúdo, mais comum quando o conteúdo adquirido é um curso, por exemplo.

O comprador, portanto, terá garantia de no mínimo 7 dias e suporte adequado para se assegurar quanto a entrega e qualidade do produto adquirido.

Eduzz para produtores

São chamados produtores aqueles que produzem os infoprodutos que serão divulgados e vendidos. 

O produtor poderá criar seu próprio infoproduto ou inserir conteúdos de terceiros na plataforma Eduzz, desde que este terceiro tenha dado autorização explícita ao produtor cadastrado na plataforma para exploração comercial de seu produto.

Caso o produtor não queira autorizar a atuação de afiliados na divulgação e venda de seus infoprodutos, ele poderá comercializá-lo diretamente pela plataforma Eduzz.

Os meios de pagamento disponibilizados aos consumidores devem ser exclusivamente os oferecidos pela Eduzz, não sendo possível aceitar qualquer outra forma de pagamento não disponível na plataforma.

Fica sob responsabilidade do produtor fornecer todas as especificações e detalhes de seus produtos aos compradores e afiliados, bem como cumprir integralmente a entrega dos produtos vendidos e fornecer todo o suporte ao seu cliente.

O produtor também deverá arcar com o cancelamento de compra solicitado pelo cliente, sendo que o valor da venda deverá ser ressarcido ao consumidor.

A Eduzz oferece as ferramentas necessárias para que você produza, divulgue e venda seus conteúdos, contando inclusive com cursos e treinamentos, como de criação de produtos digitais, desde o planejamento até a execução de sua ideia, workshop de produtos digitais, curso introdutório sobre marketing digital, entre outros.

Eduzz para afiliados

Os afiliados são os parceiros de negócio que se cadastram na Eduzz para ajudarem na divulgação e venda dos materiais criados pelos produtores.

Quando o afiliado se cadastrar na plataforma Eduzz e escolher o produto que deseja divulgar e vender, a partir do momento em que o produtor aprova sua atuação sobre o produto, ele recebe um link de divulgação que poderá ser compartilhado em suas redes sociais, site, blog, e-mail ou por qualquer canal digital de comunicação.

Quando um cliente finalizar uma compra a partir deste link, este afiliado receberá uma comissão referente ao produto vendido através de sua divulgação.

O afiliado deverá divulgar de forma correta ao seu público-alvo todas as características do produto que está vendendo e se responsabilizar junto ao produtor pelo cumprimento das condições de entrega ao comprador. 

A Eduzz também oferece a plataforma de capacitação em vendas para afiliados, com cursos de primeira venda, de tráfego orgânico com mídias sociais, de automação de marketing, guia para atrair clientes, marketing para Facebook, entre outros.

Como usar o Eduzz

Para utilizar o Eduzz, você deverá realizar seu cadastro na plataforma. Ao abrir o site, clique em “Cadastre-se”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Você será direcionado para outra página. Clique então em “Criar uma conta”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Preencha seus dados pessoais: nome ou razão social, e-mail, cadastre e confirme uma senha e se estiver de acordo com os termos de uso e política de privacidade, clique em “Cadastrar”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Ao se cadastrar, você precisará configurar seu perfil para usufruir das ferramentas da Eduzz corretamente. Complete o cadastro informando seu nível de experiência com vendas online;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Selecione o perfil ao qual você se identifica: empreendedor iniciante, se realiza estratégias para terceiros, se vender online é sua renda extra, se possui um negócio consolidado, se vive exclusivamente de vendas online ou se possui uma grande audiência e é influenciador digital;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Diga também que tipo de produto você costuma divulgar ou quer vender: infoprodutos, eventos, produtos físicos ou serviços;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Esta parte será a principal, onde você dirá se quer vender seus produtos ou ser afiliado;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Responda à última pergunta da configuração inicial de seu perfil, que é como você conheceu a Eduzz;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Após este último passo, você terá acesso ao seu painel de controle para cadastrar seus produtos, afiliar-se a um produto, começar a entender os primeiros passos no marketing digital, ficar por dentro das novidades da Eduzz e realizar outras configurações e acompanhamentos.

eduzz-plataforma-de-afiliados

Dicas de uso do Eduzz

Vamos às mais esperadas dicas de uso para que você já se familiarize com a ferramenta! Aqui, você aprenderá como vender no Eduzz, como comprar diretamente pela Eduzz, como cancelar uma compra e como cancelar sua conta, caso você queira. Acompanhe!

  • Como vender no Eduzz

Para vender no Eduzz como afiliado, você precisará escolher o produto ao qual deseja se afiliar. 

Após realizar seu cadastro na plataforma, conforme o passo a passo descrito no tópico anterior, ao abrir seu painel de controle clique em “Vitrine Select”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Você será direcionado para a vitrine de produtos da Eduzz, e contará com um tutorial de utilização básico para navegar na plataforma corretamente.

Para explicar resumidamente, a Vitrine Select não só apresenta os produtos disponíveis para vendas, como também mostra aos produtores os afiliados que podem ser seus parceiros de negócio; 

eduzz-plataforma-de-afiliados

Ao finalizar o tutorial, você poderá:

  • Visualizar a vitrine de produtos;
  • Visualizar a vitrine de afiliados;
  • Visualizar suas afiliações;
  • Configurar seu perfil de afiliado (esta opção só estará disponível quando você fizer sua primeira venda);
  • Ser direcionado à área financeira de seu painel de controle;
  • Visualizar o código de ética da plataforma e a central de ajuda da plataforma;

Você consegue filtrar o tipo de produto ao qual deseja se afiliar ou buscá-lo por nome. Mas, se preferir, pode clicar em “Vitrine de Produtos” e ir rolando a página para conhecer melhor a ferramenta e verificar todas as opções;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Se você optar por filtrar produtos por determinados parâmetros, você poderá escolher estes produtos por porcentagem de comissão, preço, categoria ou por tipo, além de poder aplicar outros filtros como o de produtos mais vendidos, por exemplo; 

eduzz-plataforma-de-afiliados

Ao clicar em um produto, você conseguirá visualizar todas as informações referentes à ele, inclusive, instruções sobre o que você pode ou não fazer com o produto escolhido.

Não deixe de ver todos os detalhes do produto escolhido, principalmente os links disponibilizados pelo produtor para ter certeza de que o produto existe e está realmente disponível para venda;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Se estiver de acordo com todas as informações e recomendações do produto e quiser seguir com o processo de afiliação, clique em “Solicitar afiliação”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Assim que o produtor autorizar sua afiliação, você receberá seu próprio link para divulgação, e conforme dito anteriormente, ele será indispensável para que você receba sua comissão, já que é a partir dele que o sistema Eduzz reconhecerá que a compra do produto foi realizada através de seu anúncio.

Há quem prefira divulgar o link por meio de mídia paga, já que utilizará a palavra-chave relacionada ao produto que será vendido no anúncio do Google Ads, por exemplo, e portanto, quem busca por esta palavra-chave especificamente, teoricamente já estará mais propenso a comprá-lo.

Mas, você pode realizar esta divulgação da forma que achar melhor ou conforme recomendação do produtor.

  • Como comprar no Eduzz

Geralmente, as compras de produtos lançados na Eduzz são feitas a partir do link divulgado pelo afiliado ou produtor, porém, caso você queira comprar diretamente pela plataforma, você também precisará realizar seu cadastro, conforme explicado no tópico “Como usar o Eduzz”.

Com seu painel de controle aberto, clique em “Vitrine Select”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Você será direcionado à vitrine de produtos da Eduzz, e poderá navegar rolando a página ou utilizar o filtro ou a busca da plataforma para encontrar produtos específicos;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Ao escolher o produto desejado, clique em “clique aqui” para comprar o produto; 

eduzz-plataforma-de-afiliados

Agora, você será direcionado para a página de checkout da Eduzz, onde deverá informar seus dados pessoais e escolher a forma de pagamento.

A plataforma permite que você pague pelo produto com cartão de crédito, inclusive com múltiplos cartões, boleto, PIX ou PayPal, e permite que você salve os dados do pagamento para a próxima compra, a denominada “Compra com 1 clique”, onde os dados serão carregados automaticamente na próxima compra.

Após informar também os dados de pagamento, clique em “Pagar e receber agora” para receber seu conteúdo, que será disponibilizado conforme as especificações do produtor.

eduzz-plataforma-de-afiliados

  • Como cancelar compra no Eduzz

Quando você realiza uma compra na Eduzz a partir de um link de afiliado ou de produtor, você receberá um login e senha de acesso para acessar seus produtos adquiridos. 

Em seu painel de controle, clique na seta ao lado do seu nome para abrir as opções do seu perfil, e então, clique em “Minhas compras”, sendo que por este caminho você também consegue cancelar ou suspender assinaturas recorrentes;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Você terá acesso aos seus conteúdos, e em cada produto, você visualizará os dados de contato do produtor. 

A compra deverá ser cancelada por meio de solicitação ao próprio produtor, que terá como responsabilidade cancelar sua compra e ressarcir seu valor de acordo com o prazo de garantia estipulado por ele, que pode variar de 7 a 30 dias.

eduzz-plataforma-de-afiliados

Vale ressaltar que nos 7 primeiros dias da compra você tem o direito, pela lei nº 8.078 Art. 49 do CDC, de cancelar e ser ressarcido, portanto, a garantia começa a contar a partir do 7° dia.

  • Como cancelar conta no Eduzz 

Atualmente, só é possível cancelar sua conta no Eduzz através de um ticket que deve ser aberto na própria plataforma, em seu perfil. 

Para isso, em seu painel de controle clique em “Ajuda” e depois em “Novo ticket”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Descreva sua solicitação e clique em “Enviar”;

eduzz-plataforma-de-afiliados

Após enviar seu ticket, é só aguardar o retorno da plataforma.

Conclusão

A busca por soluções de vendas digitais têm aumentado muito nos últimos tempos, principalmente com a pandemia de COVID-19.

Neste momento, infelizmente muitos comércios acabaram fechando suas portas devido à instabilidade causada pela pandemia, pessoas perderam seus empregos e muitas empresas precisaram se adaptar a este modelo de trabalho remoto.

O marketing de afiliados, então, ganhou mais visibilidade e confiabilidade, e se instalou como opção para vender produtos na internet, geralmente conteúdos digitais, facilitando muito a vida de quem se interessa por entrar neste ramo já que não é preciso ter um estoque físico de produtos para começar a vender.

A Eduzz é uma plataforma que oferece este tipo de modelo de trabalho, e reúne produtores de conteúdos, afiliados e consumidores, além de disponibilizar as ferramentas necessárias para que estes profissionais consigam gerenciar suas vendas, conciliando com o atendimento ao cliente, para conseguirem aumentar seus fluxos de vendas e consolidar sua marca no mercado.

Veja no portal B2B Stack a categoria completa de marketing de afiliados e conheça as melhores soluções para auxiliar em sua jornada.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados