Dica B2B Stack: como usar o Canva para criar artes

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Canva

Para que uma empresa tenha sucesso, é preciso apostar todas as suas fichas em um bom marketing digital e em boas artes, que chamem a atenção e “encham os olhos” de seu público-alvo. O Canva auxilia empresas com essas questões, disponibilizando muitas ideias de design e ferramentas que possibilitam que essas ideias sejam colocadas em prática.

Para quem está começando a divulgar seu negócio, o Canva é ainda mais interessante de se conhecer, pois grande parte de suas funcionalidades são oferecidas gratuitamente.

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Além disso, por conter milhares de modelos de artes prontos para edição, o Canva estimula a criatividade até mesmo de quem nunca pensou em mexer com design e só precisam de um empurrãozinho.

Vamos ver então, o que é o Canva, o que ele pode oferecer ao seu negócio e um tutorial de utilização para que você tenha ideia de como essa ferramenta funciona.

O que é o Canva?

Canva é uma plataforma online para criação de designs que disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas e pagas para que você consiga divulgar sua marca de forma prática.

Com o Canva você consegue criar cartões de visita, panfletos, cartazes, personalizar imagens, vídeos e animações para posts em redes sociais e envios de e-mail e já compartilhá-los.

Também permite criar logotipos, infográficos, convites e ainda tornar seus arquivos clicáveis, adicionando o link de suas plataformas para facilitar a chegada de seus clientes até elas.

O Canva oferece uma gama de modelos prontos de templates, fotos, ícones, propostas comerciais, newsletters, papel timbrado e muitos outros, apenas para que você os edite, baixe, compartilhe e imprima, otimizando tempo e aumentando a produtividade.

O Canva está disponível para MAC, Windows, Android e iOS, e  ajuda a economizar porque você mesmo consegue criar seus logos, inserir marcas d’água em suas imagens, remover fundos, entre muitas outras funcionalidades básicas que dispensam a contratação de profissionais.

Além disso, o Canva permite que você crie equipes para compartilhar designs, facilitando assim a padronização de fontes, cores e desenhos dos documentos, possibilitando também o envio de feedbacks nos designs criados, promovendo uma boa comunicação entre todos os membros.

Canva é indicado para qualquer pessoa ou empresa, profissionais da área de design ou não, que precisem criar artes de forma rápida e fácil, pois possui um layout bastante intuitivo e auto-explicativo.

Os preços dos planos pagos do Canva são a partir de R$ 34,90/mês, são personalizáveis conforme a quantidade de usuários, e disponibilizam desconto caso assinados de forma anual. Possui programas especiais para alunos, professores e ONGs. 

Funcionalidades Canva

Abaixo, estão listadas algumas das funcionalidades oferecidas pelo Canva:

  • A partir de 5GB de armazenamento na nuvem;
  • Mais de 250.000 templates;
  • Mais de 100 tipos de design;
  • Colaboração e comentários em tempo real;
  • Milhares de fotos e elementos gráficos;
  • Kit de marca para os planos pagos;
  • Agendamento de publicações em redes sociais nos planos pagos;
  • Design com dimensões personalizadas;
  • Removedor de fundo;
  • Organização de designs em pastas.

Como usar o Canva?

Para utilizar o Canva, você precisará se registrar na plataforma através do site.

Ao acessá-lo, você deverá clicar em “Registre-se”;

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Você pode optar por registrar-se utilizando sua conta do Google, Facebook ou utilizando outro e-mail, como Outlook ou demais domínios;

Se optar por utilizar outro e-mail, você precisará informar seu nome, o e-mail à ser cadastrado e criar uma senha, em seguida, é só clicar em “Comece agora”;

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Caso queira utilizar sua conta do Google ou Facebook sem que estejam logadas em seu dispositivo, você será direcionado para um pop-up que solicitará seu e-mail e senha utilizados nessas contas;

Mas, se optar por registrar-se utilizando as contas do Google ou do Facebook e elas já estiverem logadas em seu dispositivo, seu painel de controle já será carregado automaticamente;

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E aí, você já poderá criar seu design, equipes, pastas para organização de seus documentos criados e usufruir de todas as funcionalidades Canva.

Como inserir marca d’água no Canva

Para inserir uma marca d’água em uma imagem no Canva, você deverá estar logado com sua conta, clicar em “Criar um design” e em seguida “Editar foto”;

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Você fará o upload da imagem que deseja inserir a marca d’água a partir de seu dispositivo. E após a imagem ser carregada na plataforma, você escolherá a opção de “Usar em um design”;

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Abrirá algumas opções para que você escolha a finalidade da criação do design. Em nosso exemplo, escolhemos “Imagem para blog”;

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Com a imagem carregada e na tela de edição, você clicará em “Uploads” e “Fazer upload”, para carregar a segunda imagem, que será a marca d’água da imagem principal;

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Você poderá fazer upload a partir de seu dispositivo, Facebook, Google Drive, Instagram ou Dropbox

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Com a segunda imagem carregada no Canva, clique nela e arraste até a área da foto principal que você deseja que ela fique, em seguida, clique no ícone de “Transparência”, marcado no canto direito superior, onde a marca d’água será personalizada;

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Ajuste a transparência da imagem com ela selecionada, digite um nome para ela, e se estiver da forma que você espera, clique em “Baixar”.

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Você poderá escolher o formato do arquivo, PNG, JPEG, PDF, vídeo MP4 ou GIF, e se sua conta for Pro, você ainda pode redimensionar a imagem, optar por deixar o fundo transparente ou comprimir o arquivo, e aí é só clicar em “Baixar” novamente; 

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E este foi o nosso resultado:

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Em poucos minutos você já terá sua imagem com a marca d’água para agregar valor à sua marca.

Como criar logo no Canva

Para criar um logotipo, escolha a opção “Logotipo” na página inicial de seu painel;

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Você contará com uma gama de imagens disponibilizadas pelo próprio Canva para que você possa editá-las e criar seu próprio design, ou você pode fazer o upload a partir de suas imagens.

No nosso caso, escolhemos um template do Canva. Caso você prefira utilizar suas imagens, é só clicar em “Upload”;

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Você pode adicionar elementos como formas, quadros e linhas, adicionar texto, fundo, efeitos, filtros e animações, ajustar, cortar ou inverter a imagem;

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Estando tudo do seu jeito, é só clicar em “Baixar”. É importante ressaltar que como a imagem será utilizada como logo, será necessário que você remova o fundo dela. No próximo tópico iremos demonstrar como removê-lo;

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Faça os últimos ajustes e clique em “Baixar” novamente para salvar sua imagem e utilizá-la como logo de sua marca.

Clicando nos 3 pontinhos ao lado de “Baixar”, você ainda conta com opções para compartilhamento da imagem criada nas redes sociais, salvar no Drive e enviar por e-mail.

Como tirar fundo de imagem no Canva

Para remover o fundo de uma imagem você precisa ser assinante Pro do Canva. 

Clique em “Criar um design” e “Editar foto”;

Faça o upload da foto como nos tópicos anteriores, ou, caso queira remover o fundo de algum design já criado no Canva, clique em “Seus designs” e em seguida, no design que você deseja editar;

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Com a imagem em sua tela, clique nela para habilitar as opções de edição e depois, clique em “Efeitos” e em “Background Remover”;

O fundo de sua imagem ficará transparente em alguns segundos, e sem perda de qualidade, aumentando as possibilidades de utilização dela. E aí, é só baixar e salvar sua imagem.

Como colocar  link no Canva

Para inserir um link em uma mídia, você deverá carregá-la no Canva. Em nosso exemplo vamos utilizar a imagem em que fizemos a marca d’água, e então, você deverá selecioná-la para que apareçam os 3 pontinhos marcados na imagem abaixo.

Você clicará então nos 3 pontinhos e depois, no ícone “Adicionar link”;

Inserir o link desejado na caixa de texto e clicar em “Aplicar”;

Clique em “Baixar”, selecione o formato de envio “PDF padrão”, e clique em “Baixar” novamente;

Sua imagem se tornará clicável, e ao compartilhá-la, o destinatário que clicar nessa imagem será direcionado para a página do link que você inseriu.

Conclusão

Quando se tem uma empresa, contar com ferramentas intuitivas é essencial para otimizar tempo e custos, principalmente se elas oferecerem oportunidades de resolver seu problema na hora e sem precisar de ajuda de profissionais especializados.

Não que profissionais especializados não sejam necessários, muito pelo contrário. Mas, em determinados momentos em que não se pode investir muitos recursos e que não se tem outra saída, fazer o que é preciso sozinho é, além de uma forma de aprendizado, uma maneira de explorar possibilidades.

O Canva é uma solução para criação de designs que pode auxiliar muitas empresas em suas estratégias de marketing, fornecendo uma gama de recursos para criar, editar e compartilhar as artes mais diferenciadas.

Se você ainda não conhecia ferramentas como essa, veja também no portal B2B Stack, a categoria completa de ferramentas de design, que facilitam a produção de artes para sua empresa.