Encurtador de URL: o que é e por que usá-lo

Publicado em 26 de fevereiro de 2021

encurtador-de-url

O encurtador de link, ou encurtador de URL, é uma ferramenta muito importante para quem faz marketing digital.

Sabe-se que muitas redes onde seu projeto será divulgado possui um limite de caracteres, portanto, utilizar um redutor URL faz com que este limite não interfira na divulgação de sua página e de quebra você livra caracteres para dar mais informações sobre seu produto.

Além disso, colocar um link curto em sua divulgação o torna mais atrativo, otimizado e garante uma leitura limpa.

Na grande maioria, os encurtadores de URL apresentam logo em sua tela inicial uma caixa de texto onde você irá colocar o link a ser reduzido, seguido de um botão para confirmar o encurtamento e, em segundos, te dão o link curto, ou seja, com menos caracteres.

Alguns ainda possuem botão de compartilhamento para que o link criado vá direto para as redes.

É possível também personalizar estes links curtos dependendo do encurtador escolhido.

Um exemplo disso seria editar o final do link criado utilizando palavras-chave que chamem atenção para o que o link se propõe a mostrar, fazendo com que o leitor já saiba sobre o que se trata e se interesse pelo conteúdo.

Vamos conferir aqui os benefícios dos encurtadores de URL e 10 dicas de encurtadores para você escolher.

 

Quais os benefícios de um encurtador de URL

  • Deixa o post mais limpo para o leitor; 
  • Divulgação de links curtos facilitam a memorização por parte do leitor; 
  • Facilita o post em redes sociais que exigem um certo limite de caractere; 
  • Inclusão de URLs curtos em textos que o leitor não pode clicar, como imagens, dá a ele mais facilidade ao ter que digitar; 
  • Rastreamento de cliques e rastreamento de frequência de cliques, ajudando a metrificar o quanto aquilo é relevante para os leitores e o quanto o público está engajado com sua campanha, além de mapear a eficácia delas já que se consegue mensurar a quantidade de cliques naquele link e de onde vieram.

Mas, como eu sei qual é o link original de uma URL encurtada?

Já vimos que o encurtamento de links é benéfico para deixar a leitura sem poluição e também pode melhorar a cara de um link muito grande dando mais credibilidade.

Mas esta ferramenta também pode ser usada para mascarar links maliciosos.

Para resolver este problema, existem ferramentas confiáveis como o “CheckShortURL” que faz o processo inverso ao do encurtamento.

Você insere na caixa de texto o link curto, a ferramenta analisa, e te devolve com informações sobre o link, além do link completo.

Dicas de ferramentas para encurtar URLs

São muitas as ferramentas que permitem ao usuário encurtar links e muitas delas são gratuitas, basta entender inicialmente qual sua meta a ser alcançada com este tipo de solução.

Abaixo vamos citar algumas dessas ferramentas com suas funcionalidades principais:

Bitly

O Bitly é um site de encurtador de link grátis que pode ser utilizado sem efetuar cadastro ou realizando login, sendo que neste segundo caso, você tem acesso a mais funcionalidades. Também possui pacotes pagos a partir de $29 por mês, que abrangem mais funcionalidades e que podem ser adaptadas às necessidades da empresa, porém, o plano grátis já é bastante funcional para pequenas empresas.

Para usar o Bitly gratuitamente é muito simples. Basta inserir o link que deseja encurtar na caixa de texto “Shorten your link”, clicar em seguida no botão “Shorten”, e para copiar o novo link, clicar no botão “Copy”.

Entrando com login, você tem opções de personalização de seus links, consegue acompanhar quantidade de cliques, de compartilhamentos, dados geográficos, canais de referência, além de conseguir encurtar URL em larga escala.

Aqui você encontra um texto sobe o Bitly.

Url Grátis

O encurtador URL Grátis é uma ferramenta para encurtar links muito extensos, personalizá-los e compartilhar em blogs, sites e redes sociais.

Faz integrações com outros aplicativos como:

  • Slack;
  • Zapier;
  • Google Tag Manager;
  • Facebook Pixel;

Para utilizar o URL Grátis basta inserir o link que deseja encurtar na caixa de texto “Cole um url longo”, em seguida clicar no botão “Encurtar” e na tela seguinte copiar o link reduzido para compartilhar.

O URL Grátis permite visualizar as quantidades de cliques, país de origem e segmentar seus clientes para ser mais assertivo nas campanhas.

TinyURL

O TinyURL é um redutor URL muito simples, grátis, que não exige cadastro, mas não menos eficiente que os demais. Indicado para quem quer apenas encurtar link, sem a necessidade de personalizá-lo ou acompanhar dados como quantidade de cliques.

É indicado para empresas de diversos segmentos e de todos os portes.

Também possui alguns pacotes, a partir de $7.99 por mês para quem precisa de mais funções do que a versão gratuita, como rastreamento de cliques e painel de controle.

URL Shortener by Zapier

O URL Shortener by Zapier permite encurtar links, compartilhar em redes sociais, e pode ser conectado de forma instantânea com mais de 3.000 aplicativos, entre eles:

  • Google Drive;
  • Gmail;
  • Google Sheets;
  • Facebook Lead Ads;
  • Pipedrive;

O encurtador URL Shortener by Zapier é uma solução gratuita.

Owly

Owly é um encurtador de URL do Hootsuite gratuito e por isso, para acessar, você precisa ter uma conta Hootsuite. Se precisar de mais recursos na ferramenta é necessário adquirir o plano pago.

É indicado para empresas de todos os segmentos e portes.

Com ele, além de encurtar links você consegue personalizá-los, medir o tráfego de acessos e tem um painel exclusivo para acompanhamento de dados. Também tem a funcionalidade de agendar o redutor URL para a data em que você for realizar publicações nas redes.

Encurtador

O Encurtador é uma ferramenta de encurtar URL indicado para todas as empresas, de todos os portes.

Seu modelo de formatação é “encurtador.com.br/xxx”.

Algumas das vantagens do Encurtador é ser gratuito, exclui links que espalham vírus e spam e é possível acompanhar estatísticas referentes ao link criado.

É compatível com desktop, tablets e dispositivos móveis.

Abre aí

Abre aí é um encurtador de URL gratuito e simples de usar, que permite atribuir um URL personalizado.

É indicado para todos os usuários que precisam reduzir URL.

Logo na página inicial do site, você já consegue colocar o link à ser encurtado na caixa de texto “Cole sua url aqui”, e em seguida clicar no botão “Encurtar link”.

Rebrandly

Rebrandly é uma ferramenta gerenciadora de links online, com versão gratuita, indicada para empresas e pessoas físicas.

É um encurtador URL com possibilidade de compartilhar, criar e gerenciar links e campanhas, imprimindo uma marca com nome de domínio personalizado à escolha do usuário.

Pode se conectar a mais de 100 aplicativos que você já usa, como:

  • Twitter;
  • Messenger;
  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Youtube;
  • Gmail;

T2M

T2M é um encurtador URL com gerenciamento de links de marca, personalizável e editável.

Através do painel de controle, é possível realizar uma segmentação geográfica, ter acesso a gráficos, gerenciamento de campanhas, categorizar URLs, realizar integrações, identificar de quais sites ou páginas seus cliques estão vindo, entre outras funcionalidades.

Com $5 uma única vez (taxa de verificação de conta), você adquire o plano básico vitalício, com funcionalidades básicas e limitadas, e a partir de $9.99 por mês, você adquire planos com cada vez mais funcionalidades.

Bl.ink

Bl.Ink é um encurtador URL que permite o gerenciamento de seus links, monitora a precisão de seus disparos e mede o desempenho de sua campanha.

É indicado para empresas de diversos segmentos e portes.

Faz integrações com outras ferramentas como:

  • Zapier;
  • Sprinklr;
  • Khoros;

A partir de $48 por mês, você adquire pacotes com inúmeras funcionalidades.

Conclusão

Não há nada pior do que receber um link cheio de símbolos, números, com várias linhas, que não dá para entender nada e parece que nada faz sentido, não é mesmo? Não dá para saber a princípio se um link como este é confiável, por mais profissional que sua empresa seja.

Os benefícios das ferramentas redutoras de URL são muitos.

Os encurtadores de links melhoram a experiência do usuário significativamente pois despolui o texto, além de melhorar a visibilidade de seu negócio já que um link curto é muito mais fácil de se lembrar do que um link gigante.

Você ainda terá mais caracteres para digitar sobre seu negócio em redes ao invés de perder vários espaços só para colocar seu link.

Como se não bastassem essas vantagens, você pode ter um controle total sobre seus cliques, saber de onde vieram, a quantidade de cliques em determinado período, metrificar o quanto sua campanha está indo bem (ou mal) para que você possa tomar novas atitudes e mais assertivas, ou saber se a forma que você está fazendo seu marketing está atingindo seus objetivos.

Se você nunca tinha ouvido falar em encurtador de URL ou nunca tinha pensado em usar uma ferramenta como essa, a hora é agora!

Veja também nosso texto sobre as ferramentas de marketing.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados