Ferramentas de marketing: conheça as principais do mercado

Publicado em 10 de novembro de 2020

Ferramentas de Marketing: conheça as principais

O uso de uma ferramenta de marketing é muito importante para qualquer empresa que queira otimizar a comunicação sem realmente possuir uma grande equipe para tal. Trouxemos aqui algumas das principais dicas sobre como escolher uma plataforma desse segmento.

Você utiliza alguma ferramenta de marketing hoje? Pois saiba que como você se posiciona no mercado, diz muito de como será o sucesso (ou fracasso) de seu negócio. E para estar bem posicionado, não há necessidade de uma grande equipe de marketing.

Empresas de pequeno porte, ou que estão começando agora, podem obter resultados incríveis através da utilização das ferramentas de marketing corretas para o seu negócio.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Resultados Digitais e Rock Content, em 2018, 93,1% das empresas entrevistadas utilizam de soluções para marketing digital.

Mas, também é preciso entender que o retorno não virá do dia para a noite, portanto esta questão de investimento é algo que se deve analisar com extremo senso crítico. 

Pensando nisso, elaboramos aqui uma guia para te ajudar a selecionar a melhor ferramenta de marketing para o seu negócio.

Ferramentas de Marketing: o que são?

Ferramentas de Marketing
B2B Stack: o local onde estão a principais ferramentas de marketing

Indo direto ao ponto: as ferramentas de marketing são softwares focados em facilitar e otimizar os processos feitos diariamente pelos profissionais da área. 

Isso inclui automatizar demandas como lançamento de campanhas em diversos canais, trazer dados precisos para a criação de uma estratégia mais assertiva e dashboards com métricas para fácil análise.

Mas, como é possível perceber na nossa categoria de marketing do portal B2B Stack, o mercado apresenta diversas opções, com focos completamente distintos, o que muitas vezes pode complicar a vida de quem está na busca pela plataforma ideal. 

Por isso, trouxemos a seguir algumas dicas para te ajudar com essa importante escolha:

Dicas para escolher a melhor ferramenta de marketing

Definir um critério

Como dissemos anteriormente, o mercado está cheio de opções para softwares de marketing. Por isso, o primeiro passo a ser tomado é definir exatamente a sua dor, a sua necessidade. Ou seja, o que são os processos a serem melhorados, qual é a sua estratégia e o que você espera dessa ferramenta.

Se a sua empresa precisa de algo mais focado no e-mail marketing, por exemplo, busque as alternativas que atendam essa área. Se é Inbound, ou Outbound, também existem diversas plataformas com foco específico.

Não caia na armadilha de escolher uma solução apenas por ser a mais cara, ou com mais recursos. É importante avaliar cada uma das funcionalidades e áreas de abrangência. 

Usabilidade e suporte

Vamos imaginar um cenário aqui: você contratou uma ótima ferramenta, com milhares de recursos mas, quando foi tentar usar, não sabia nem por onde começar. O layout é complexo e pouco intuitivo que, ao invés de te ajudar, acabou trazendo ainda mais perda de tempo.

Isso seria horrível, não é mesmo? Por isso, a segunda dica que eu trago é, no momento inicial, já avaliar exatamente a complexidade de usabilidade da plataforma contratada. Isso pode ser facilmente verificado em um simples contato com a empresa fornecedora e, no futuro, pode evitar muita dor de cabeça para você e o seu time.

Juntamente a isso, não se esqueça também de verificar as opções de suporte para que, caso você, ou qualquer membro da sua equipe, tenham dúvidas ou problemas, isso poderá ser resolvido rapidamente por chat ou telefone.

Avaliações

Uma das principais maneiras de entender se um produto realmente entrega o que promete é por meio das avaliações de outros usuários. São nelas que entendemos exatamente o que essas ferramentas fizeram, ou não, por pessoas que a contrataram. 

Por isso, a última dica é simples. Encontrou algumas opções que parecem ser ideais para o seu negócio? Aproveite as milhares de avaliações no portal B2B Stack e veja exatamente, para cada uma, quais foram as opiniões dos usuários.

Ninguém gosta de ser a primeira pessoa a testar algo e é por meio das reviews que temos as visões honestas sobre a usabilidade de qualquer tipo de produto.

Tipos de ferramenta de marketing

Agora o próximo passo é entender quais são alguns dos principais tipos de ferramenta de marketing disponíveis no mercado, assim como algumas das soluções mais bem avaliadas para cada uma, de acordo com as avaliações dos usuários no portal B2B Stack.

Ferramentas de Automação de Marketing

As plataformas de automação de marketing têm o objetivo, como o nome indica, de automatizar o marketing em uma empresa. Foram softwares desenvolvidos para ajudar a equipe a criar prioridades e executar as tarefas que são mais importantes de forma eficiente e organizada, sem a necessidade de perder tempo com demandas manuais.

Dentre as principais funcionalidades das plataformas dessa categoria estão a criação de landing pages, capturar, nutrir e qualificar os leads, construção e manutenção do relacionamento entre a empresa e seus clientes. 

Além disso, também é possível acompanhar os leads por todas as etapas da jornada do consumidor, construção e acompanhamento de um fluxo de vendas e a emissão de relatórios para resultados de campanhas.

Principais ferramentas de automação de marketing: 

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Ferrametnas de Marketing de Conteúdo
Símbolos referentes ao Marketing de Conteúdo

Uma das grandes maneiras de reduzir os custos no processo de aquisição de clientes é por meio da produção de conteúdos. Como já mencionamos no nosso artigo sobre o Funil de vendas, essa é uma ação importante mas que deve ser devidamente planejada e direcionada para o público correto que será educado para então avançar com a compra.

E é aí que as ferramentas de marketing de conteúdo entram. Além de automatizar as demandas, é importante ter um espaço para produzir e armazenar esse conteúdo, além de criar as estratégias, definir a persona e muito mais.

Principais ferramentas de marketing de conteúdo:

Ferramentas de E-mail Marketing

Considerado uma das principais estratégias, o e-mail marketing se caracteriza como a utilização do e-mail para campanhas de marketing digital com a finalidade de criar ou melhorar o relacionamento com o cliente.

Isso pode ser feito de diversas formas (newsletters, Blog Posts, etc…) e pode gerar grandes insights para as empresas que usam, além de aumentar as vendas e/ou retenção.

Caso queira saber mais sobre essa categoria, além de uma comparação de duas das ferramentas que listamos a seguir, leia também o nosso artigo de MailChimp vs GetResponse.

Principais ferramentas de marketing de e-mail marketing:

Conclusão

Todo profissional deve sempre buscar as maneiras mais produtivas para realizar suas tarefas diárias. Para os times de marketing, isso quer dizer também usar soluções para tornar o seu trabalho mais assertivo e organizado, e é aí que os softwares de marketing entram.

Como dissemos ao longo do texto, existem diversas categorias e segmentos a serem atendidos quando se contrata uma plataforma e cabe a cada empresa entender qual é a sua necessidade. 

Porém, uma ferramenta de marketing por si só não é suficiente. Para ter sucesso, é necessário também possuir um time que consiga tirar o máximo dessa tecnologia, juntamente com a preparação de estratégias de execução.

Quer saber mais? Leia também o nosso guia com as 7 ferramentas que todo profissional de redes sociais deve conhecer!

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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