Ferramentas de Produtividade: produza mais com o stack certo!

Publicado em 30 de agosto de 2019

ferramentas-produtividade

Existem diversas ferramentas que realmente auxiliam com o aumento orgânico da produtividade da sua equipe. Muitas vezes as tarefas exigem organização e comunicação e, para ajudar, listamos aqui algumas dicas e soluções para te ajudar com a escolha de acordo com as demandas da sua empresa.

Produtividade – além de uma palavra bem conhecida, é bastante usada no ambiente de trabalho e muitas vezes associada até a cobranças excessivas, metas e trabalho exaustivo.

O que foge completamente de seu real significado. Antes de falar sobre as ferramentas de produtividade que podem nos teus resultados, vamos falar um pouco do que realmente é SER PRODUTIVO. 

Para que você utilize as tantas ferramentas de produtividade disponíveis de forma efetiva, é preciso saber um pouco mais do que tudo isso quer dizer.

Quantidade X Qualidade

Muitos atribuem a produtividade a quantidade de tarefas que você conclui em um dia, ou à metas absurdas, horas exaustivas de trabalho contínuo e que nem sempre geram os resultados esperados.

Tudo isso gera um ciclo de frustração, onde quanto mais se trabalha menos se produz. Na tentativa de concluir diversas atividade ao mesmo tempo, nenhuma é finalizada com sucesso.

Ser produtivo é o oposto disso. Ser produtivo é se organizar, se comunicar, planejar e por último: executar. De forma que este último passo seja concluído sem grandes dificuldades e impedimentos.

Porém, sabemos da realidade das empresas hoje e que nem todos possuem tempo hábil para planejar o seu dia antecipadamente, organizar tarefas, se comunicar com colegas de equipe para só então finalizar uma tarefa.

Tempo é dinheiro! E gastar parte dele apenas pensando como vai executar algo, está fora de cogitação. E é por isso que hoje existem tantas ferramentas para ajudar neste processo.

São milhares de softwares disponíveis para diversas áreas e funções, mas neste ponto também é preciso se organizar para não trabalhar com muitas ferramentas e/ou ferramentas que não entregam o que prometem. 

Como montar meu stack de ferramentas de produtividade?

Cada indivíduo tem uma forma e um ritmo de trabalho, bem como as necessidades específicas de seu cargo. É por isso que não vou te apresentar o seu stack ideal de ferramentas.

Vou te apresentar aqui as principais do mercado e as mais bem avaliadas em nosso portal pelos seus próprios usuários, separadas por suas funções. Ferramentas de produtividade pessoal, ferramentas de produtividade online, de projetos, e assim por diante.

Gerenciamento de projetos: São ferramentas que compõem uma importante fase da produtividade, que é o planejamento.

As ferramentas de gerenciamento de projetos proporcionam ao usuário uma visão panorâmica de suas tarefas, priorizando as mais importantes e fazendo com que nada se perca no processo.

Trello: Uma das mais conhecidas ferramentas desta categoria e também a mais bem avaliada em nosso quadrante. Possui diversas funções entre elas a possibilidade de criar vários painéis (para diferentes equipes ou áreas da empresa).

Fácil visualização e usabilidade, sua plataforma intuitiva permite que os usuários aprendam de forma rápida a lidar com todas as suas funções. Proporciona um trabalho mais colaborativo entre equipes e estimula a comunicação entre todos os envolvidos do projeto.

Asana: Com quase todas as mesmas funções do Trello, o Asana também está entre as ferramentas mais populares e bem avaliadas da categoria. 

Também possui uma plataforma bem intuitiva e tão completa quanto o Trello. A única diferença entre elas é o custo.

Scopi: Presente em nosso Quadrante B2B, o Scopi além de contribuir para o planejamento estratégico do seu negócio,  integra num só lugar análise de cenários, objetivos estratégicos, desdobramento de metas, gestão de projetos, processos e tarefas.

Envia avisos por e-mail se as metas estão sendo cumpridas, se um projeto está vencendo, se uma ação está atrasada e no que a equipe está trabalhando. Possui custo mensal de R$ 390,00 para até 10 usuários.

Todoist: Sua versão gratuita é um grande atrativo. Competindo com os melhores players do mercado, suas funcionalidades são bem completas e intuitivas. 

Oferece a confiança de que tudo está organizado e contabilizado, para que você possa progredir nas coisas que são importantes para você. Tenha uma visão geral de tudo o que tem para fazer e nunca perca o controle de uma tarefa importante.

Workbox: Também possui plano gratuito e seu plano PRO tem valor inicial de R$ 20,00 mensais com diversas funcionalidades mais completas como: Suporte por chat e e-mail, relatórios de clientes, projetos, tarefas, usuários e timesheet, integração Power BI, gerenciamento de permissões, financeiro de projeto, timesheet de tarefa, Google agenda, entre outras. 

Confira mais outras opções clicando na imagem abaixo: 

Gestão de Tarefas: Apesar de quase todos os softwares mencionados acima possuírem esta função também, vou te apresentar aqui algumas ferramentas bem específicas para esta funcionalidade.

O Trello e o Asana, continuam sendo a ferramenta mais popular nesta categoria, mas também te apresento o Monday: 

É um CRM misturado com uma ferramenta de gerenciamento de projetos. Totalmente visual – para que você possa acompanhar todas as partes móveis. Você pode gerenciar facilmente as interações do cliente com uma interface intuitiva, impulsionar o crescimento das vendas e consolidar suas informações e documentos de clientes em um só lugar!

E também é possível escolher um software de acordo com o seu segmento de negócio, como o Hightail, por exemplo, que foi projetado para lidar com os desafios exclusivos de colaboração criativa enfrentados pelos profissionais de marketing e pelas equipes de criação com quem trabalham.

Outro software bem avaliado em nossa plataforma é o Runrun.it – Focado no controle de tempo, vai te ajudar a otimizar os processos internos de projetos, fluxo de trabalho e custos de investimentos. 

Focando no core business.

Uma outra vertente das ferramentas de produtividade, são os softwares de automação. Estas ferramentas atuam de forma automática em tarefas simples do dia a dia e ajudam a otimizar o tempo do usuário, fazendo com que seja possível focar 100% nas tarefas de maior prioridade.

Automação de Marketing: Criação de landing pages, capturar, nutrir e qualificar os leads, permitir a construção e manutenção de uma relacionamento entre a empresa e clientes, acompanhar as etapas da jornada do consumidor…

São apenas algumas das funções que podem ser automatizadas através de ferramentas dedicadas e que com certeza contribuirão para maior produtividade da equipe. 

RD Station Marketing: Uma das ferramentas com mais avaliações e melhores notas de nossa plataforma, possui uma vasta e completa lista de funcionalidades.  Permite a automação de todo seu marketing digital de sua empresa através de uma única plataforma. 

Sharpspring: A empresa norte-americana chegou ao Brasil como a nova aposta da automação de marketing. A SharpSpring tem se destacado por apresentar uma das plataformas de automação de marketing mais completas do mercado, contando com CRM nativo.

Mailchimp: Também presente em nosso Quadrante B2B como uma das ferramentas mais utilizadas de automação de marketing, possui um serviço completo de campanha, agendamento e relatórios de email marketing.

Possui versão gratuita e uma plataforma de fácil usabilidade. É possível criar campanhas exclusivas e personalizadas para o seu negócio e fazer agendamentos de disparos em dias e horários determinados por você. 

Hubspot: Também líder da categoria e com um forte nome no mercado, a Hubspot é um software de marketing inbound que ajuda empresas a transformarem suas campanhas em máquinas geradoras de leads. 

É possível centralizar o seu marketing em uma só plataforma, integrando com outras ferramentas também da Hubspot como o CRM (gratuito) e o Sales Hub.   

Conheça abaixo outras ferramentas de automação de marketing que se destacam em nossa plataforma: 

Todas as ferramentas em um só lugar

Assim como já mencionei, cada equipe, cada projeto e cada indivíduo demanda de uma necessidade diferente. Por isso, sugiro que você vá até a nossa plataforma e conheça todas as ferramentas que podem se encaixar em seu negócio.

Através da avaliação de usuários reais, é possível escolher a que melhor se enquadra para resolver suas dores e é possível solicitar uma demo dentro do próprio portal. É importante conhecer todas as suas regras e boas práticas de utilização.

Independente do nicho no qual seu negócio está inserido, as ferramentas de colaboração e produtividade quando bem aplicadas, farão toda a diferença na atuação e consequentemente nos resultados. 

Usar a tecnologia a seu favor faz com que você desempenhe funções de forma mais assertiva, com maior agilidade e disponibilidade para se dedicar a questões estratégicas garantindo seu diferencial competitivo no mercado.

Além das ferramentas de produtividade, encontre mais de outros 900 soluções qualificados para diversas áreas da sua empresa.

Conte com o B2B Stack para montar seu stack ideal!

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados