Freepik: saiba como usar o banco de imagens com IA e vetores grátis

Publicado em 25 de outubro de 2021

freepik como usar

Freepik é um banco de imagens gratuitas que agora também conta com ferramentas de IA como gerador de imagem IA, removedor de fundo de fotos, mockups personalizados e gerador de texto para voz.

Você consegue imaginar o quanto os bancos de imagens, como o Freepik, podem ajudar os negócios a se divulgarem e terem visibilidade? E os criadores de conteúdo?

Essas plataformas reúnem milhões de ilustrações, músicas, vídeos, vetores, ícones, fotos, entre outros recursos gráficos de domínio público, que podem ser utilizados gratuitamente e sem precisar atribuir crédito aos seus autores, o que evita transtornos por causa dos direitos autorais.

É claro que alguns desses recursos podem ser cobrados, e em uns ou outros casos a atribuição de crédito pode ser necessária.

Mas, quando isso é preciso, fica mais fácil lidar com essa questão burocrática através dessas próprias plataformas do que por alguma página aleatória encontrada no Google.

Entenda mais sobre como o Freepik, um desses bancos de imagens, pode ser fundamental nas suas estratégias de marketing digital, criação de conteúdos e divulgação em redes sociais.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui embaixo 👇

O que é Freepik?

Freepik é uma plataforma fundada em 2010 que, inicialmente, tinha o objetivo facilitar o dia a dia dos designers disponibilizando recursos gráficos para criação de artes.

Muitas vezes, o tempo para criar designs e outras ilustrações do zero é muito curto, e na era da transformação digital, os recursos visuais são indispensáveis para chamar a atenção do público para algum conteúdo ou oferta.

Por isso, hoje em dia o Freepik não só ajuda os designers como também os profissionais de marketing, Youtubers e outros influenciadores digitais.

A plataforma possui mais de 4,5 milhões de recursos gráficos para download e conta com pelo menos 50 milhões de visitas mensais.

Como funciona o Freepik?

O banco de imagens pode ser utilizado gratuitamente para baixar imagens, backgrounds, fotos, vetores, ícones e arquivos PSD de diversas categorias.

A licença de uso das imagens baixadas da plataforma inclui uso pessoal e comercial. Portanto, as imagens não podem ser vendidas ou disponibilizadas em outras plataformas de mesma finalidade da Freepik.

Você pode se registrar gratuitamente no Freepik para ter uma experiência melhor ou assinar o plano pago.

De qualquer forma, caso você queira apenas fazer um download rapidamente, basta entrar no site e baixar o que precisar, sendo o limite de até 3 downloads.

Se você optar por fazer login no Freepik para utilizá-lo, você pode ter acesso ao seu próprio painel, onde consegue ver as imagens que favoritou, os artistas que está seguindo, criar suas coleções de ilustrações e ver os downloads já realizados.

A versão gratuita do Freepik exige que você faça a atribuição das imagens baixadas por meio de um link criado pela própria plataforma, que pode ser inserido em qualquer espaço na sua publicação ou no cartaz impresso, como no rodapé ou no próprio arquivo, mesmo que tenham sido realizadas alterações.

Se a atribuição à Freepik for feita na própria imagem, o indicado é inserir o termo “Desenhado por Freepik”, como no exemplo abaixo.

Imagem de uma parede com um banner com um estrela vermelha ao centro e um nome 'grand opening' abaixo

Essa versão também permite apenas 10 downloads por dia quando o usuário entrar com sua conta.

Já a versão paga permite que você utilize a maioria das imagens sem atribuir créditos e pode estender a quantidade de downloads para até 100 por dia.

Mas, a Freepik não personaliza ou fotografa as mídias disponibilizadas sozinha.

Você também pode se inscrever para vender seus designs e fotos, e ganhar dinheiro com as suas artes de qualquer lugar.

Dica B2B Stack: Como usar o Freepik grátis

Para usar o Freepik de maneira mais profissional, primeiro faça o seu registro clicando em “Inscreva-se” ao entrar na plataforma;

Página inicial do Freepik com uma imagem de halloween como plano de fundo e um campo para inserção de um item para busca a frente. A imagem de fundo tem um caveira em uma floresta com diversas abóboras no chão

Você pode se inscrever com sua conta Google ou ainda se cadastrar manualmente inserindo o nome de usuário, o e-mail e criando uma senha;

Freepik

 

Com apenas alguns cliques você já finaliza seu cadastro e ao clicar no ícone do seu perfil, você pode selecionar qualquer uma das opções de “Favoritos”, “Downloads”, ou outra, para acessar seu painel de controle.

Neste painel, você também consegue configurar seu perfil, adicionar redes sociais para compartilhar direto as imagens escolhidas, por exemplo, gerenciar dispositivos, e pesquisar imagens, vetores, ícones, fotos ou arquivos Psd.

Imagem da página inicial do Freepik. A página possui um desenho de duas pessoas jogando o jogo da garra. Acima do desenho existe um menu que é mostrado a partir de um clique na barra superior da tela.

Como baixar imagens, vetores, Psd e ícones do Freepik

Se você já estiver no seu painel de controle do Freepik, pesquise pela imagem desejada direto no campo de busca indicado.

Você ainda pode utilizar filtros antes de iniciar a busca, assim, você direciona a pesquisa para encontrar exatamente o que quer: fotos, vetores, ícones e Psd grátis.

No campo de busca você também pode ser específico e buscar por imagens relacionadas à tecnologia, marketing, vendas, datas comemorativas, entre outras categorias, conforme as suas necessidades.

Imagem com foco em uma barra de busca, localizada abaixo da barra superior da página inicial

Escolha a imagem que mais te agradar e clique nela.

Ao abrir o pop-up na sua tela, clique no botão de “Download”.

Montagem com duas telas mostrando em uma o resultado da pesquisa que está na parte superior da imagem e logo abaixo a imagem selecionada aberta com opção de download através de um botão verde claro localizado no canto direito da tela

Você também pode optar por editar a imagem no próprio editor online do Freepik, o “Wepik”;

Imagem mostra a imagem selecionada no campo de edição de imagem. Ao lado esquerdo temos diversas opções de filtro para ser inserido na imagem

Quando você clicar no botão de download, poderá escolher entre baixar a imagem gratuitamente e atribuir crédito ao autor ou assinar o plano premium para não fazer as atribuições necessárias.

Então, clique em “Download gratuito” para começar a baixar a imagem escolhida.

Depois, clique em “Copiar e atribuir” para copiar o link da imagem e colar na publicação onde ela será usada para dar os devidos créditos ao autor.

Nesta mesma tela, você ainda pode curtir a imagem, adicioná-la à sua coleção, compartilhá-la direto nas redes sociais ou abrir uma sessão de comentários.

Imagem com um desenho de uma mulher em posição de lotus(pernas cruzadas e braços em cima das pernas'

Resumo de como usar o Freepik gratuito

1. Acesse o site: https://br.freepik.com/

2. Crie uma conta gratuita com o Google ou email:

3. Encontre o que você procura:

  • Use a barra de pesquisa para encontrar imagens, vetores, vídeos e outros recursos por palavra-chave.
  • Você também pode navegar por categorias, coleções e tags.

4. Filtre sua pesquisa:

  • Use os filtros para refinar sua pesquisa por tipo de arquivo, estilo, tamanho, cor e outros critérios.

5. Visualize e baixe o recurso:

  • Clique na imagem para visualizá-la em tamanho grande.
  • Clique no botão “Baixar grátis” para baixar o recurso em seu computador.

6. Atribua crédito ao Freepik (opcional):

  • Se você usar o plano gratuito, é necessário dar crédito ao Freepik quando usar os recursos.
  • Você pode fazer isso incluindo um link para o site do Freepik ou mencionando o nome da plataforma em seu projeto.

O Freepik é bom? Preço, vantagens e desvantagens

Quanto à opinião dos usuários, a plataforma atingiu o valor máximo de satisfação de 5,0 no portal B2B Stack.

Em relação aos preços dos planos pagos, vale identificar quais recursos são essenciais para o seu trabalho, já que o plano gratuito já oferece muitas ferramentas, porém com limite diário de uso.

As vantagens dos planos individuais Premium incluem downloads ilimitados diários, geração de imagem por IA ilimitada, editor online, 144M de vetores, fotos, imagens por IA, ícones, vídeos, PSD Premium, entre outras.

Você pode conferir os preços atualizados, bem como todas as funcionalidades de cada plano aqui.

É possível encontrar alternativas ao Freepik no nosso conteúdo completo com 22 dicas de bancos de imagens.

O Freepik é reconhecido como um banco de imagem com milhares de opções gratuitas, e que são úteis para criar convites, criar campanhas em datas comemorativas e cartões de visita.

Também facilita a busca do usuário pelas ilustrações através de filtros e do campo de pesquisa, que permitem encontrar mídias sobre assuntos específicos.

O Freepik tem IA para imagens?

Sim, o Freepik tem IA (inteligência artificial)! A plataforma oferece diversas ferramentas com inteligência artificial que te ajudam a criar designs incríveis de forma mais rápida.

Conheça algumas das ferramentas de IA do Freepik:

  • Gerador IA: Crie imagens, vídeos e outros conteúdos visuais a partir de uma descrição textual.
  • Background Remover: Remova fundos de fotos automaticamente com apenas um clique.
  • Smartmockups: Personalize mockups com suas imagens e designs em segundos.
  • Magic Eraser: Elimine objetos indesejados de suas fotos instantaneamente.
  • Enhancer AI: Aumente a qualidade e resolução de suas imagens.
  • Text to Speech: Transforme textos em locuções de voz realistas.

Conclusão

Os bancos de imagens são plataformas muito úteis para designers, criadores de conteúdos e influencers, uma vez que um conteúdo que não possui imagens tende a não ter tanta relevância para o público em geral.

Não é novidade que um conteúdo que possui recursos visuais atrativos despertam a curiosidade e, muitas vezes, esses recursos auxiliam as pessoas a saberem qual é o assunto de um vídeo ou texto, por exemplo, só de olharem.

O Freepik é um desses bancos de imagens e disponibiliza milhares de fotos, vetores, ícones e arquivos Psd gratuitos para que profissionais de todas as áreas criem suas artes a partir de uma ilustração já pronta, o que otimiza tempo e até estimula sua criatividade.

Agora o banco de imagens também conta com recursos de IA, facilitando o trabalho de diversos profissionais que necessitam de mídia original para seus trabalhos.

Através da plataforma, é possível fazer o download dessas imagens apenas se registrando ou por meio do plano Premium, que dá direito de acesso a mais conteúdos e não exige atribuição de crédito aos autores.

Saiba que no B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, temos mais de 20 mil soluções que também são capazes de melhorar dezenas de processos no seu negócio. E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

 

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados