O que são Super Apps, confira as novidades do mercado aqui

Publicado em 26 de setembro de 2022

Technology, gadgets and people concept. Super happy smiling positive asian guy in glasses and t

O mundo está se tornando cada vez mais digital, a população num geral está passando cada vez mais tempo online e cada vez mais tempo no celular. Nesse contexto, os aplicativos se tornaram uma parte quase fundamental do dia dos seres humanos.

Somado a isso muitas marcas já tinham feito uma migração para o mundo digital, porém com a pandemia do coronavírus praticamente todas as empresas foram obrigadas a terem presença online.

Nesse mercado digital e competitivo as empresas passaram a oferecer mais ferramentas e serviços dentro de seus aplicativos para manter o interesse do usuário. Apesar de já existirem a alguns anos, foi assim que os super apps se tornaram ainda mais populares e viraram uma tendência mundial.

O que são “Super Apps” 

Os Super Apps são aplicativos que reúnem diversos serviços e funcionalidades no mesmo lugar.

A experiência unificada atrai muitos usuários pela sua praticidade. Como todas as funções estão na mesma plataforma não é necessário perder tempo entrando e saindo de diversas telas.

Geralmente as ferramentas dentro de um mesmo Super App estão relacionadas de alguma maneira ou se complementam, porém isso não é obrigatório.

homem com o celular verificando os seus super aplicativos.

O conceito de Super App surgiu na China e se tornou conhecido e amplamente utilizado em praticamente toda a Ásia. Com pouco tempo o super aplicativo se popularizou em outras localidades e atualmente é uma tendência mundial.

O aplicativo “WeChat” da empresa chinesa Tencent foi um dos pioneiros na tendencia do Super App.

O aplicativo de troca de mensagens foi incorporando novas funções até se tornar um ecossistema completo com diversas funcionalidades além da troca de mensagens, é possível realizar pagamentos, jogar, fazer reservas e marcar consultas.

Do Aplicativo para o Super Aplicativo 

Os Super Apps são uma vantagem para o usuário que precisa realizar diversas tarefas ao longo do dia. Logo, é uma tendência que as empresas de tecnologia passem a aumentar pouco a pouco as funções dos seus aplicativos para se tornarem mais atrativas para o usuário.

Porém, montar um super aplicativo não é simples como agrupar diversas funcionalidades aleatórias em uma plataforma. É importante que os usuários utilizem a maior parte das ferramentas oferecidas, por isso é comum que os Super Apps ofereçam serviços que se relacionam.

É fundamental que o aplicativo tenha um público engajado. Inclusive, muitas ferramentas que estão presentes em diversos aplicativos hoje em dia surgiram por conta de reviews dos usuários.

Apesar de ainda não ser tão comum, também é possível desenvolver um Super App do zero. O mais comum é o processo no qual as empresas adicionam funcionalidades a aplicativos já existentes.

Porém, em um futuro próximo, é provável que praticamente todos os aplicativos se tornem Super Apps ou sejam criados para tal.

Também existe uma tendência de que a vida se torne cada vez mais digital. Então os super aplicativos não precisam ser uma exclusividade de empresas de tecnologia ou de vendas.

É possível montar um super aplicativo para uma universidade e unificar as diversas ferramentas que a instituição pode oferecer. Seria possível para o aluno encontrar na mesma plataforma o seu saldo no restaurante universitário e as datas das suas próximas provas, por exemplo.

Um Super App para o governo também pode facilitar a vida da população juntando diversos procedimentos e suas respectivas instruções em um mesmo lugar.

Super Apps no Brasil 

Os Super Apps estão se tornando uma tendência mundial. Contudo, ainda não são tão conhecidos no Brasil. Poucas pessoas entendem o conceito de super aplicativo, inclusive é bem comum que o usuário tenha um Super App no seu celular sem saber que ele é um super App.

Apesar disso, existem alguns Super Apps que já funcionam no país. Podemos citar o “Mercado Livre” que inicialmente era apenas um aplicativo de compra e venda, com o tempo ele criou um sistema próprio de pagamento e gestão financeira com o “mercado pago”, logística para entregas e criação de lojas virtuais.

O Rappi chegou no país em 2017 e oferece muitos serviços. O aplicativo ficou famoso por entregar praticamente qualquer compra, porém com o tempo o aplicativo disponibiliza outras funcionalidades como contratar uma manicure ou um freelancer.

É importante citar que ao contrário de outros super aplicativos que desenvolvem as próprias ferramentas, o Rappi se tornou um Super App por meio de parcerias com outros aplicativos. Os freelancers são oferecidos por conta de uma parceria com a plataforma GetNinjas.

Também é possível citar outros aplicativos como o Uber, que a princípio oferecia viagens, praticamente um serviço de taxi por aplicativo, porém com o tempo aderiu ao sistema de entregas e ao delivery.

É provável que em um futuro próximo o mercado brasileiro esteja cercado de super aplicativos. A empresa “Magazine Luiza” já oferece uma variedade de serviços no seu aplicativo, contudo continua investindo para melhorar as suas funcionalidades.

É preciso lembrar que o super aplicativo é uma inovação. Apesar de surgir de uma maneira relativamente natural, a população brasileira ainda não está completamente acostumada com o uso de plataformas multiuso.

Para que os super aplicativos tenham grande adesão e atinjam todo o seu potencial é importante que a população tenha uma cultura favorável a isso e que o usuário se sinta atraído por essa inovação.

A China, por exemplo, tem uma cultura tecnológica muito forte. Os sistemas de pagamento digital são tão comuns a tanto tempo que o dinheiro físico praticamente não é mais utilizado no país. O aplicativo “We Chat” se tornou tão popular que o governo Chines permitiu que a população tivesse seus documentos de identidade no aplicativo.

Apesar de várias empresas estarem investindo massivamente para transformar os seus aplicativos tradicionais em Super Apps é difícil imaginar um ecossistema tão completo quanto o dos aplicativos chineses aqui no Brasil. 

Vantagens dos Super Apps 

Os Super Apps estão se tornando uma tendência mundial por oferecerem vantagens para o usuário e consequentemente para a empresa desenvolvedora.

A praticidade é o principal atrativo. A possibilidade de realizar diversas tarefas na mesma plataforma é uma facilidade para os usuários que podem encontrar tudo o que precisam no mesmo lugar além de não perderem tempo trocando de telas.

No Brasil o armazenamento de um smartphone é um fator que pode aumentar muito o valor do produto, então boa parte da população não tem acesso a celulares com muitas gigas de armazenamento. Nessa situação o super aplicativo apresenta outra grande vantagem, não é necessário baixar uma infinidade de aplicativos, o que consequentemente poupa espaço.

A competitividade no mercado geralmente é interessante para o usuário que vai receber mais vantagens e melhores ofertas. Com a pandemia do coronavírus praticamente todas as empresas precisaram passar por um processo de digitalização.

Logo, no mercado estão presentes diversos aplicativos de diversas empresas. E praticamente todas as empresas estão aumentando as funcionalidades e ferramentas caminhando para o ecossistema de um Super App, com o intuito de manter o interesse do usuário.

Nessa situação os aplicativos naturalmente passam a oferecer ferramentas mais úteis e com um valor mais acessível aos usuários.

Além do usuário encontrar facilidades em um Super App ele também encontra segurança. Em aplicativos de compras e serviços, por exemplo, só é necessário cadastrar as informações de pagamento uma única vez.

As empresas também recebem vantagens ao aderir aos Super Apps. A experiência personalizada e completa colabora para fidelizar os clientes. Além disso, é possível armazenar uma quantidade considerável de dados, o que ajuda a traçar o perfil dos usuários e consequentemente facilita as estratégias de marketing.

Como a população está passando cada vez mais tempo online a empresa também pode conseguir aumentar a sua presença na internet. Como os super aplicativos oferecem diversas ferramentas o usuário vai passar um tempo considerável em apenas um aplicativo ao invés de vários.

Conclusão 

A internet está cada vez mais presente na vida da população, assim como os smartphones. Consequentemente os aplicativos se tornaram algo cotidiano e ajudam a realizar várias tarefas.

Cada vez mais empresas buscam se posicionar no mundo digital, inclusive criando os seus próprios aplicativos. Então, para manter o interesse do usuário as empresas aumentam o número de ferramentas que são oferecidas no seu aplicativo.

Era normal que um aplicativo realizasse apenas uma função, como pedir comida de um restaurante, porém com o tempo o aplicativo aumenta as suas funcionalidades e passa a ser possível pedir remédios, roupas e até contratar serviços como os de uma manicure. E assim o aplicativo se torna um super app.

O Super App facilita a vida do usuário. Diversas ferramentas em um só lugar, um único aplicativo, que poupa espaço de armazenamento no celular e um mercado digital cada vez mais competitivo, o que consequentemente traz melhores ofertas e ferramentas mais uteis.

Esse processo das empresas adicionam funções a aplicativos já existentes é o mais comum e já é visto com frequência no brasil. Porém os super aplicativos estão se tornando tão populares que em breve os aplicativos vão ser desenvolvidos para realizar diversas funções.

Nesse futuro de Super Apps muitos vão se beneficiar. Até os governos podem aderir a essa tendência e unificar todos os documentos de maneira digital em um super aplicativo.

Gostou do texto? Na B2B você encontra muitos artigos como esse para te ajudar a ficar sempre informado.

E se você está buscando por softwares e aplicativos para ajudar a sua empresa, você precisa conhecer nosso site. Somos a maior plataforma de softwares da América Latina, e podemos te auxiliar a encontrar exatamente o que você precisa. Clique aqui! 

 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados