HubSpot CRM: saiba cada detalhe da ferramenta e se é a solução ideal para você

Publicado em 4 de janeiro de 2021

O HubSpot CRM é uma ferramenta gratuita que reúne diversas funcionalidades ideais para empresas que procuram rampar o processo de vendas e de relacionamento com o cliente.  

São diversas funcionalidades que facilitam a organização de todo o funil. Vale a pena conferir!

Mas não é só isso, o CRM da HubSpot é boa opção para quem precisa integrar as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Mas, será que esse CRM é para você?

Veja agora esse guia completo dessa que é uma das plataformas mais populares do mundo, saiba tudo sobre suas funcionalidades, integrações, preços e muito mais! 

O que é CRM

O CRM é um termo originário do inglês que quer dizer Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. 

As ferramentas de CRM tem como grande objetivo facilitar a comunicação com todos os públicos de interesse de uma empresa.

Ter um software como um CRM ajuda a entender exatamente quais são as dores e desejos dos seus clientes. 

Isso porque suas funcionalidades automatizam e simplificam tarefas que vão desde o armazenamento de dados, até a criação de dashboards para análise das principais informações.

  • Conheça os principais CRMs de vendas e a opinião de seus usuários. 

Por que ter um CRM?

O uso de um CRM de vendas pode ajudar na otimização de processos da empresa em diversas áreas. 

CRM para vendas 

Para quem trabalha na área de vendas, um CRM é importante para:

  • Organização dos leads: por meio do CRM é possível catalogar, organizar e gerenciar eficientemente todos os contatos coletados em cada etapa do funil de vendas;
  • Conquista de novas vendas: a ferramenta ajuda a aumentar a produtividade do time e assim, garantir mais conversões e/ou novos contratos;
  • Mensuração e otimização do desempenho: possível graças à geração de dashboards que possibilitam medir os resultados. 

CRM para marketing

Os profissionais da área de marketing podem se beneficiar com um CRM a partir:

  • Criação de banco de dados: com a centralização do registro de todos os contatos, é possível ter uma análise mais detalhada sobre quem é o seu possível ou atual cliente;
  • Identificar lacunas e/ou pontos de insatisfação no produto: por meio do monitoramento do relacionamento com o cliente, é possível identificar insights que podem ser a base para a criação e/ou aperfeiçoamento de novos produtos ou serviços;
  • Melhoria no relacionamento: o registro e acompanhamento das interações promovidas com prospects e clientes facilitam uma visão global dos relacionamentos.

 

CRM para atendimento ao cliente

  • Acompanhamento das interações em tempo real
  • Visão completa de todos os processos: importante para saber como os consumidores estão interagindo com diversos departamentos e não apenas naqueles relacionados à área de vendas ou marketing;
  • Encaminhamento das demandas: permite que as tratativas sejam direcionadas rapidamente para os profissionais mais capacitados para o atendimento;
  • Integração com softwares de atendimento e helpdesk: que facilita o envio automatizado e acompanhamento em tempo real, evitando a necessidade de atualizações manuais. 

CRM e o seu impacto 

Uma ferramenta de CRM é importante para empresas de todos os portes. Existem inúmeras ferramentas que podem ser customizadas e adaptadas para cada perfil de operação, seja qual for o segmento. 

CRM para micro e pequenas empresas

Em geral, as micro e pequenas empresas precisam de CRMs com operação mais simplificada, mas que tenham boa variedade de recursos ou grande capacidade de customização. 

Para as empresas menores, um CRM pode ajudar na organização das rotinas livrando as equipes – que em geral são enxutas – de trabalhos manuais. 

CRM para empresas de médio porte

Já as empresas de médio porte, podem usar um CRM para ter maior escalabilidade. Isso é importante para sustentar o crescimento da empresa.

Quando a empresa já utiliza um CRM é preciso verificar se ele tem capacidade de expandir suas funcionalidades e integrar os negócios como um todo. Caso não, é preciso avaliar a substituição por um software mais robusto. 

CRM para grandes empresas 

No caso dos grandes negócios, o que não falta são ferramentas de CRM. No geral, esse porte de empresa exige softwares mais potentes, capazes de integrar diversos setores.

A coleta e análise de dados também é fundamental, principalmente, para as áreas de vendas, marketing, atendimento e sucesso do cliente.

As empresas maiores, portanto, devem fazer investimentos em CRMs personalizáveis e que ofereçam suporte e treinamentos constantes.

Hubspot CRM, saiba tudo!

HubSpot CRM logo

O HubSpot CRM é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pela Hubspot, uma das gigantes do setor de Marketing. 

De modo geral, a solução facilita a organização de todo o funil de vendas. Mas, a ferramenta, também, é uma boa opção para quem precisa integrar as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente. 

Dentro do sistema é possível gerenciar e responder a todas as interações, vindas de qualquer canal, estejam elas em um e-mail, nas mídias sociais ou em uma chamada.

O HubSpot CRM reúne funcionalidades que permitem a automatização de negócios ganhos e perdidos, a visualização de compromissos marcados, os contratos enviados, além de acesso de dados para o controle do desempenho das metas. 

Cada interação com um lead é organizada em uma linha do tempo, que inclui o armazenamento de chamadas, e-mails, reuniões agendadas e anotações.

Mas, essas são apenas algumas das funcionalidades do HubSpot.

Agora vamos ver um pouco mais de detalhes neste guia completo sobre essa que é uma das ferramentas mais populares do mundo. 

Vamos mostrar as funcionalidades, integrações, preços. Veja agora se ela é o que você procura para a sua empresa hoje!

HubSpot CRM

A ferramenta de CRM da Hubspot oferece recursos básicos como: 

  • Gerenciamento de contatos; 
  • Gerenciamento de negócios e tarefas em estilo kanban; 
  • Integrações com redes sociais; 
  • Rastreamento de toda a interação com leads. 

Embora ofereça uma estrutura básica gratuita, a ferramenta pode ser integrada a outras soluções da HubSpot como: 

  • HubSpot Marketing Hub: ferramenta de inbound marketing que gerencia e automatiza rotinas para atração, retenção e conversão de leads, além de disponibilizar métricas para a análise de todo o processo;
  • Hubspot Sales: plataforma voltada para apoiar as rotinas comerciais.

 

Hubspot, sobre a empresa

A HubSpot possui uma inquestionável liderança no mercado de marketing digital. Fundada, em 2006, por Brian Halligan e Dharmesh Shah, é respeitada como a empresa que ajudou a criar e solidificar o inbound marketing com o desenvolvimento de ferramentas para automação de marketing e vendas. 

Com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos, a companhia oferece vários softwares, que podem ser usados de forma integrada. Todas as soluções oferecem uma visão avançada dos negócios, dando o suporte necessário para as empresas que desejam melhorar sua performance. 

A HubSpot não possui uma sede física no Brasil, mas é conhecida por oferecer um suporte rápido e ágil para seus clientes brasileiros. Além disso, a empresa disponibiliza conteúdo didático em português. 

No que o Hubspot CRM agrega?

Basicamente, o Hubspot CRM ajuda com o controle do sistema de funil de vendas de uma empresa. Para isso, a plataforma possibilita o acompanhamento de todas as etapas. 

Um dos diferenciais da plataforma está na possibilidade de registrar todos os contatos em uma linha do tempo, reunindo todas as informações adquiridas durante a negociação. 

O sistema também permite que todas as equipes tenham acesso às interações realizadas, facilitando intervenções, caso seja necessário.

Como funciona o Hubspot CRM?

O CRM da HubSpot, em sua versão gratuita, oferece algumas operações básicas. 

Vamos ver algumas delas:

Análise e relatórios

O armazenamento de dados no CRM da Hubspot é um pouco limitado. Quem quiser informações mais detalhadas, precisa lançar mão dos recursos dos módulos de marketing e vendas.

Uma outra alternativa para obter análises mais específicas, é integrar soluções de terceiros. 

Recursos de marketing

Dentro do CRM da HubSpot, é possível encontrar algumas ferramentas úteis como análise de leads, formulários e fluxos de nutrição. Mas, quem quiser uma experiência mais completa, precisa adquirir o módulo Marketing Hub.

Recursos de vendas

O CRM da HubSpot oferece um escopo limitado para suportar o funil de vendas. De modo geral, a ferramenta restringe o número de cadastro de contas de e-mails para contato com os leads, assim como os modelos de e-mail usados nas interações, além do rastreamento de chamadas VoIP.

Funcionalidades e recursos Hubspot CRM

Vamos ver mais em mais detalhes algumas funcionalidades e o que elas permitem fazer:

Gerenciamento de leads e contatos

  • Adicionar registros de contatos e empresas;
  • Automatizar o registro de atividades;
  • Analisar cada interação e usar os dados gerados para criar novas campanhas. 

Gerenciamento do pipeline

  • Adicionar negócios à plataforma de forma simplificada;
  • Atribuir tarefas para os membros da equipe;
  • Controlar o progresso das atividades;
  • Obter insights a partir dos contatos realizados. 

Rastreamento de e-mail

  • Recebimento de alerta assim que um lead abre um e-mail, clica em um link ou baixa um anexo; 
  • Disponibilização de modelos prontos de e-mail e documentos.

Integração com Gmail e Outlook

  • Integração pronta para uso no Gmail, G Suite e Outlook ou Office 365 para Windows. 

Criação de anúncios de leads de Facebook e Instagram

  • Permite a captura de informações do contato e os sincroniza automaticamente à plataforma HubSpot.

Criação de formulários, pop-ups e banners e slide-ins 

  • Recursos que ajudam no processo de conversão de visitantes do site em leads.

Centralização das atividades dos contatos

  • Que inclui visualizações de página, envios de formulário, atividade de vendas, entre outros.

Caixa de entrada universal 

  • Que integra equipes de marketing e atendimento ao cliente;
  • Permite que essas equipes vejam, administrem e respondam a todas as conversas de chat ao vivo, bots e e-mails. 

Agendamento de reuniões

  • Cria links de agendamento e envia automaticamente aos prospects;

Chat ao vivo e bots

  • Que se conecta em tempo real e automatiza conversas ao vivo.

HubSpot CRM é bom?

O CRM da HubSpot é um sistema bom, pois é nativamente integrado aos hubs de marketing, vendas e serviços da empresa. 

A versão gratuita pode ser interessante para as empresas menores ou que ainda estão em início de operação, pois o sistema atende um número ilimitado de usuários. 

Outro aspecto positivo é que para começar a usar o HubSpot CRM não há a necessidade de passar por um processo de contratação. Então, é possível fazer uma experimentação sem qualquer atrito inicial. 

E, caso a empresa precise de um maior número de funcionalidades, existe a opção de contratar módulos, conforme a necessidade. 

Como ponto de atenção, é preciso saber que o CRM da HubSpot possui menos opções de personalização. Na versão básica, por exemplo, é possível trabalhar apenas com relatórios pré-configurados. 

Hubspot CRM: preços

O CRM básico do HubSpot é gratuito. Já os recursos e funcionalidades adicionais para marketing e vendas são comprados à parte.

Veja alguns preços iniciais de cada solução:

  • CMS Hub Professional – gestão de conteúdo e criação de sites –  a partir de US$ 300 /mês; 
  • Marketing Hub – automação de marketing – a partir de a partir de US$ 50 /mês; 
  • Sales Hub – software de vendas – a partir US$ 50 /mês; 
  • Service Hub – atendimento ao cliente – a partir US$ 50 /mês.

*Os valores foram apurados em dezembro de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Hubspot CRM: integrações

A ferramenta gratuita CRM HubSpot pode ser integrada à todas as ferramentas HubSpot e ao Salesforce Sales Cloud

A plataforma também pode ser integrada ao SurveyMonkey, Eventbrite, Wistia, Zendesk, entre outros aplicativos. 

Compare Hubspot CRM vs Zoho CRM

O Zoho CRM é indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte. Atende todos os perfis de segmentos.

O que o CRM Zoho oferece?


Conheça agora algumas das principais características e se quiser saber ainda mais, visite o comparador no portal da B2B Stack

  • Veja também: Zoho CRM – funcionalidades, características, preços e comparações com ferramentas similares.

Atendimento e suporte para clientes

 

Funcionalidades de atendimento e suporte ao cliente do Zoho CRM

Automação de Marketing

 

Funcionalidades CRM Zoho para Automação de Marketing

Gestão de vendas

 

Funcionalidades de Gestão de vendas do Zoho CRM

Relatórios e análises

 

Funcionalidades de relatórios e análises de Zoho CRM

Hubspot CRM vs Salesforce

O Salesforce Sales Cloud é um CRM de vendas, indicado para médias e grandes empresas. A solução faz a automatização de tarefas das áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

O que o Salesforce Sales Cloud oferece?

Conheça agora algumas das principais características e se quiser saber ainda mais, visite o comparador no portal da B2B Stack

Atendimento e suporte para clientes

 

Funcionalidades do Salesforce Sales Cloud

 

Automação de Marketing

 

Funcionalidades do Salesforce Sales Cloud

 

Gestão de vendas

 

Funcionalidades do Salesforce Sales Cloud

 

Relatórios e análises

 

Funcionalidades do Salesforce Sales Cloud

Conclusão

O CRM HubSpot, na versão inicial gratuita, é bom para as empresas iniciantes, startups e/ou para quem tem operações menos complexas. 

O lado positivo é que a plataforma se integra às demais soluções HubSpot, o que garante uma força extra no momento em que a empresa precisar escalar. Também vale considerar que é possível integrá-la a outras soluções do mercado. 

Para quem ainda está se estruturando, pode ser interessante começar com o HubSpot CRM e adicionar, futuramente, as demais soluções da empresa. 

Além disso, para começar a usar o HubSpot CRM não há a necessidade de passar por um processo de contratação. Todo processo é feito de forma autônoma, sem qualquer atrito inicial. 

A HubSpot é referência no mercado sendo a mais respeitada empresa quando o assunto é inbound marketing e ferramentas para automação de marketing e vendas. 

Vale a pena conhecer e testar o CRM HubSpot!

E se estiver procurando alguma ferramenta específica, visite também a categoria totalmente dedicada à área de vendas aqui no portal da B2B Stack! 

Publicado por Vanessa Araujo

Vanessa Araujo é jornalista formada há mais tempo do que gostaria de admitir. No decorrer de sua jornada, trabalhou em diversas frentes da comunicação de empresas e agências de todos os portes e segmentos. Para ela, o mundo tech é a base que melhora as relações humanas e "simplicidade" é a palavra que se traduz em todos os conteúdos que desenvolve. E, apesar de saber que o mundo tecnológico de hoje é repleto de escolhas, prefere não assistir Netflix.


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