Os novos comportamentos do consumidor no mercado imobiliário

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Capa artigo palestra Alexandre Frankel

Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, falou em sua palestra para o B2B Imobi Conference sobre as novas tendências para o mercado imobiliário, juntamente com a nova maneira de se fazer negócios de acordo com os novos comportamentos de consumo dos clientes.

Muito se discute em todos os meios sobre os novos comportamentos de consumo e como isso moldará a maneira com que os negócios atuam em suas áreas. Para o mercado imobiliário, essa discussão se aplica principalmente na possibilidade de surgimento de novos modelos, sendo diretamente ligados ao fim de outros, os mais tradicionais, como imobiliárias.

Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, falou um pouco sobre esses e outros temas no B2B Imobi Conference, o maior evento de transformação digital no setor imobiliário da América Latina.

Assista a palestra na íntegra abaixo.

Frankel comentou sobre os novos comportamentos de consumo, mencionando que não existe a questão de exclusividade para as novas gerações e sim uma participação maior do mindset do empresário, independente da faixa etária.

“Existe um mito de que os formatos novos são só para a nova geração. Eu acho que o comportamento de consumo vai mais do estado mental, do mindset, do que algo medido pela idade. Um produto que realmente traz uma transformação e um benefício agrada todas as gerações. Quando a solução de fato é boa, ela atinge a todos. Existem diversos exemplos de empresas de tecnologia que podem começar em um nicho específico mas acabam virando mainstream (conhecidas para o público geral).”

Lucas Madalosso, o mestre de cerimônias do evento, questionou Alexandre sobre o tão temido e especulado fim das imobiliárias e corretores de imóveis como conhecemos hoje. Para isso, o empresário assegurou que, apesar das grandes transformações, esses modelos de negócio não irão acabar – e sim se adaptar.  “O corretor tem o papel de ser o consultor, de trazer o conhecimento para uma área que o cliente precisa. É importante que ele tenha essa visão.”

“Em relação às imobiliárias, o mercado está sofrendo uma grande transformação. Não acho que vai acabar mas será muito impactado. Vão ter outros formatos que mudarão o modelo de negócios. Muitos processos vão ser otimizados. É muito importante que as imobiliárias aprendam como trabalhar nessa era. Alguns processos que antes agregavam valor vão deixar de funcionar – mas vão surgir os outros. As imobiliárias vão precisar prestar o serviço para os investidores e não mais para o morador”, adicionou.

Imóveis por assinatura

Frankel ainda trouxe sua visão sobre um novo formato de se comercializar imóveis, por um sistema de assinatura, mencionando ser muito mais adequado para a forma com que os consumidores precisam, em contraponto aos financiamentos abusivos.

“Tem duas palavras que orientam a visão de negócios: conveniência e flexibilidade. O fato de o cliente comprar um imóvel, e ficar presa, sem liquidez, para mim não faz nenhum sentido. O que geralmente são prazos de 30 meses podem não fazer sentido para muita gente. Por isso, o modelo de assinatura é tão simples quanto eu chamar um carro por aplicativo. Eu escolho em 30 segundos o lugar que eu quero morar, pelo tempo que eu quiser. Sem atrito, de forma muito simples, para acompanhar as mudanças da vida.”

Por fim, Frankel também ponderou a dificuldade de se manter resiliente a sua ideia e projetos, mas reforçou a importância de não desistir. “A maioria das pessoas desiste muito cedo. Elas têm os sonhos e quando estão quase chegando na curva de disrupção, que é um processo demorado, desistem. Existem também aqueles que nem tentam. Por isso, é preciso de resiliência e saber executar. Se você não for pra rua e botar em prática, nada acontece.”

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Imobi Conference discute setor imobiliário

Esse bate-papo aconteceu no B2B Imobi Conference, o maior evento online sobre transformação digital no setor imobiliário da América Latina. Foram mais de 20 horas de conteúdo trazidos pelos maiores nomes da área, abordando diversos assuntos como digitalização, marketing digital, big data e muito mais.