Dica B2B Stack: Como usar o Jamboard para brainstorming

Publicado em 27 de maio de 2021

Muitas pessoas ainda não conhecem todas as soluções que o Google pode disponibilizar para seus usuários. Uma das ferramentas que pode acabar passando despercebida, mas que contém funcionalidades muito produtivas, é o Google Jamboard.

Imagine uma sala de aula com muitos alunos ou uma reunião com muitos participantes, na qual é necessário debater vários assuntos, obter colaboração de todos e estruturar todas as ideias recebidas.

E ainda mais, ao longo dessa aula ou reunião, é necessário apresentar e trabalhar em diversas imagens, adicionando notas ou formas, ou evidenciando partes importantes para que as informações sejam passadas da forma mais didática possível.

Tudo isso é possível utilizando o Google Jamboard, assunto deste texto, onde você irá entender o que é essa ferramenta e como pode utilizá-la para dar outro aspecto nas reuniões, aulas e dinâmicas de grupo.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Jamboard?

Logo do Google Jamboard

Google Jamboard é uma lousa, ou quadro branco, interativo e digital desenvolvido pela Google, que permite a colaboração dos usuários em tempo real e o armazenamento em nuvem dos conteúdos criados, e que auxilia também no estímulo de criatividade dos participantes.

É uma ferramenta que faz parte do Google Workspace, antigo G Suite, e pode ser acessada em dispositivos móveis ou pelo desktop através do navegador.

Você também tem a opção de comprar um quadro branco digital do Google Jamboard, que possui uma tela de 55 polegadas e resolução 4K, que compartilha o conteúdo criado em celulares ou tablets para obter colaboração, e inclui uma caneta e uma borracha específica, mas também é capaz de reconhecer o dedo para a edição dos Jams.

No Google Jamboard, é possível adicionar imagens, textos, notas adesivas, desenhar e estilizar conteúdos de forma prática e intuitiva.

Caso seja necessário a separação de participantes por grupo para que cada um trabalhe em ideias ou atividades diferentes, o Google Jamboard pode ser utilizado tranquilamente, pois oferece a possibilidade de criar vários quadros em apenas um documento, permitindo acessos e colaborações simultâneas.

O Google Jamboard é uma solução ideal para engajar times e aumentar a interação do grupo, podendo ser utilizada em salas de aula, reuniões, videoconferências, e assim, compartilhar, debater e esboçar ideias, criar campanhas, além de possibilitar que todos adicionem anotações e observações importantes.

Essas ferramentas de colaboração vêm sendo cada vez mais úteis e necessárias devido ao período de isolamento social que o mundo todo está vivendo.

• Veja em nosso outro post como as ferramentas colaborativas podem ajudarseu negócio.

Como usar o Google Jamboard

Para utilizar o Google Jamboard, você precisará acessar a plataforma do Google, clicar no menu e selecionar o "Jamboard";

Jamboard

O Google Jamboard abrirá conforme a imagem abaixo e você terá as seguintes opções:

  • No botão 1, você terá acesso ao Menu, com a definição sobre o Google Jamboard, ajuda, termos de serviço, política de privacidade da ferramenta e envio de feedback ao Google;
  • No campo 2, você poderá pesquisar pelos seus Jams já criados;
  • No botão 3, você definirá a quem pertence o Jam que será criado: se pertence à qualquer pessoa, à você ou se não pertence à você; 
  • No botão 4 é onde você atualiza a página de criação do Jam;
  • No botão 5, você pode classificar sua lista de Jams em ordem alfabética;
  • No botão 6, você define como verá seus Jams: em linhas ou em grade;
  • No botão 7, você clicará para criar um novo Jam, opção que escolheremos para seguir com o tutorial;

Jamboard

Ao iniciar seu novo frame, ou quadro, você terá as seguintes opções:

  • No campo 1, você poderá alterar o título de seu Jam;
  • No botão 2, você poderá alternar entre os frames;
  • No botão 3, você encontra mais opções de ações: renomear o arquivo, fazer download, salvar, remover e fazer uma cópia;
  • No botão 4, você compartilha seu frame com outros colaboradores;
  • O botão 5 serve para desfazer ou refazer uma ação;
  • O botão 6 aumenta o zoom do frame;
  • O botão 7 traz opções de planos de fundo para aplicar ao frame;
  • O botão 8 limpa a tela do frame;
  • E nos botões 9, você encontra as opções para editar e desenhar em seu quadro.

Jamboard

O que é possível fazer no quadro do Jamboard?

No quadro do Jamboard você pode:

  • Desenhar ou escrever textos;
  • Compartilhar Jams com os membros do grupo;
  • Obter colaboração em tempo real;
  • Adicionar notas adesivas;
  • Fazer upload de mídias a partir de seu dispositivo, do Google Drive, do Google Fotos ou da pesquisa por imagem do Google;
  • Inserir planos de fundo em seus quadros;
  • Adicionar formas geométricas;
  • Extrair arquivos do Google Docs, Sheets e Forms;
  • Conversar por chat, pois consegue se integrar também ao Google Hangouts;
  • E adicionar vários frames, que podem servir como continuidade de um conteúdo.

Como usar o Jamboard no Meet

Para utilizar o Jamboard no Meet, primeiramente abra o Meet a partir da plataforma do Google, clicando no Menu e selecionando "Meet";

Jamboard

Inicie uma reunião;

Jamboard

Com a tela de videoconferência aberta, clique no botão "Mais opções" e em "Quadro de comunicações";

Você pode optar por escolher um Jam que já esteja em seu Drive ou iniciar um novo quadro. Em nosso exemplo, escolhemos iniciar um novo;

Jamboard

A tela do Jamboard será aberta em uma nova janela e o link deste novo documento criado será enviado à todos os participantes da reunião, para que assim, todos consigam colaborar em tempo real, trazendo maior dinâmica à produção do Jam.

Jamboard

Conclusão

O Google Jamboard é uma ferramenta que pode ser utilizada para aumentar a interação entre alunos e professores, bem como entre gestores e colaboradores.

Com o Google Jamboard é possível criar quadros de atividades na qual os alunos podem responder simultaneamente utilizando imagens, formas ou desenhando.

Em empresas, é possível criar quadros para coletar e esboçar ideias de todos os envolvidos, aumentando o engajamento da equipe.

O maior benefício do Google Jamboard é o salvamento automático e em nuvem, que deixa tudo armazenado para que seja possível sua utilização e visualização a qualquer momento, ao contrário das lousas tradicionais, em que tudo precisa ser apagado e acaba sendo perdido.

Além disso, o Google Jamboard ainda faz integração com outros aplicativos do Google, o que torna possível a sincronização de dados que já estão formulados em outras soluções.

Veja também a categoria completa de ferramentas de colaboração e produtividade no portal B2B Stack, para que sua empresa consiga aumentar o engajamento dos colaboradores, automatizar processos, ganhar agilidade e atingir os resultados esperados.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados