Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata: “A pandemia é um problema ou uma oportunidade?”

Publicado em 3 de julho de 2020

Capa palestra Ladmir Carvalho

Em palestra para o B2B Imobi Conference, Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata, trouxe sua visão sobre diversos assuntos que envolvem o cenário atual do mercado imobiliário como a crise do coronavírus, a inclusão de tecnologias no setor e a nova função do profissional.

Com as constantes mudanças no setor imobiliário, os administradores de imóveis precisam repensar o seu papel, entendendo a importância de escutar mais o cliente e inovar em suas ações. Além disso, este profissional precisa reconhecer o momento atual como uma grande oportunidade se reposicionar e se valorizar. Essas informações foram trazidas por Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata, durante o B2B Imobi Conference, o maior evento de transformação digital no mercado imobiliário da América Latina.

Assista a palestra na íntegra abaixo.

Sobre o período atual de dificuldades em todos os setores com a crise do coronavírus (Covid-19), Carvalho levantou uma provocação e trouxe uma visão positiva sobre o tema: “A pandemia é um problema ou uma oportunidade? A crise é algo que gera medo ou energia? Grande parte das empresas encara esse momento como um desafio enorme. Porém, se pegarmos historicamente, os momentos em que a sociedade mais evoluiu foram em momentos de dificuldade”, afirmou.

“O momento atual é excelente para entrada de novas oportunidades. As pessoas que entram no mercado agora nunca tiveram tantas oportunidades, pois estamos vivendo uma transformação. Hoje, todas as administradoras, novas ou velhas, também têm de se reinventar – portanto, em um momento desse a distância para se percorrer é muito menor”, adicionou Ladmir. 

Além disso, o empresário também apontou o momento atual como uma porta para uma mudança de pensamento para os administradores, eliminando a passividade e abrindo espaço para a proatividade: “Eu tenho certeza absoluta que se você, do tamanho que seja, tiver esse comportamento, será percebido pelo seu cliente com muito mais valor. Tem profissionais que me falam que, passada a pandemia, querem que tudo volte a ser como era antes. A minha resposta é a seguinte: nunca mais vamos voltar ao que era antes.”

O futuro dos corretores de imóveis e a inteligência artificial

Ladmir Carvalho ainda falou sobre o que é para ele a chave da vantagem competitiva não só no mercado imobiliário. “Nós vivemos em uma sociedade em constante transformação. Se imaginarmos que estamos em constante movimento, a chave para o sucesso é andar mais rápido que as transformações, para então conseguirmos ter vantagem sobre a competição. Se nos movimentarmos no mesmo ritmo, estaremos estáticos.”

Por fim, quando questionado pelo mestre de cerimônias do evento e CEO da Imobiliária digital Terraz, Lucas Madalosso, sobre o futuro das profissões do setor imobiliário com as automações e inclusões de inteligência artificial nas demandas, Carvalho disse entender a tecnologia como uma adição às profissões e não uma substituta.

“Eu acredito que a inteligência artificial está chegando, já está aí e não tem mais jeito. Porém, ela está indo em direção a tudo que é mecanizado mas, para tudo que depende de muito raciocínio, vai demorar um pouco mais pra chegar. É importante para o administrador perceber que todas as tarefas serão automatizadas. As profissões não irão acabar e sim as tarefas de menos valor e repetitivas. Porém, o que terá mais valor é o que depende de raciocínio e isso é insubstituível.” 

Ladmir Carvalho e a Alterdata

Ladmir Carvalho é fundador e CEO da Alterdata Software, empresa brasileira referência em ferramentas de gestão empresarial. Uma de suas principais soluções é o Alterdata Immobile, um ERP feito sob medida para as demandas do mercado imobiliário que também possui módulos específicos que atendem as necessidades de áreas como administração de condomínios, locações, corretagem e gestão.

Guia da imobiliária digital e software imobiliário

Conheça também o nosso guia da imobiliária digital, um passo a passo completo para realização da transformação no seu negócio. E, caso precise da ferramenta ideal para otimizar a sua rotina e de seus funcionários, encontre em nosso portal milhares de opções de software imobiliário que cabem exatamente na sua necessidade.

Imobi Conference discute setor imobiliário

Esse bate-papo aconteceu no B2B Imobi Conference, o maior evento online sobre transformação digital no setor imobiliário da América Latina. Foram mais de 20 horas de conteúdo trazidos pelos maiores nomes da área, abordando diversos assuntos como digitalização, marketing digital, big data e muito mais.


Artigos relacionados