Guia do Mailchimp: uma das principais ferramentas de E-mail Marketing

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Mailchimp

Com a expansão do mercado digital, saber criar campanhas de marketing é o diferencial para se destacar diante da concorrência. O Mailchimp é uma das ferramentas que podem auxiliar pequenos negócios a construírem estratégias de marketing assertivas e que ainda promete resultados rápidos.

Muitas pessoas pensam que divulgar sua marca por e-mail é uma coisa ultrapassada, porém, isso não é verdade, já que hoje, mais da metade da população mundial possui uma conta de e-mail.

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Outro pensamento errôneo é achar que seja necessário um investimento altíssimo em anúncios para aumentar o tráfego em plataformas online e assim, aumentar as taxas de conversão.

Mas a verdade é que um marketing barato e bem feito pode render resultados muito melhores do que uma estratégia de marketing cara e que não agrega valor nenhum ao cliente.

Para mostrar alguns dos recursos que uma boa ferramenta de marketing pode oferecer, vamos falar sobre o Mailchimp, as vantagens e desvantagens de utilizá-lo, os planos e funcionalidades, e te mostrar na prática como ele funciona.

O que é o Mailchimp?

Mailchimp é uma plataforma que disponibiliza ferramentas de marketing integradas para auxiliar quem tem uma pequena empresa a divulgar seus produtos e serviços na internet. Com apenas alguns cliques, é possível criar desde um e-mail rico para nutrir seus leads até criar páginas web.

A ferramenta oferece uma série de recursos para criar e gerenciar campanhas de marketing digital de forma prática, contando com modelos personalizáveis de e-mail marketing, adicionar e gerenciar contatos, obter insights a partir do histórico de jornada dos clientes e gerar relatórios precisos sobre a situação atual das estratégias adotadas. 

Além disso, o Mailchimp ainda permite a criação de anúncios, formulários, websites e landing pages, esta última inclusive, com possibilidade de integrar meios de pagamento para que o usuário não precise sair de sua página para adquirir seus produtos ou serviços.

O Mailchimp também possui CRM integrado, ferramenta fundamental para gerenciar e fidelizar o relacionamento com seu cliente.

Mesmo que a ferramenta seja bastante prática, caso necessário, é possível contratar um especialista na plataforma para que você aprenda a usufruir de todas as funcionalidades oferecidas.

Para quem o Mailchimp é indicado?

Mailchimp é indicado para pequenas empresas, profissionais autônomos e agências publicitárias, que precisam de um aliado para planejar, estruturar, pôr em prática e metrificar a eficácia de suas campanhas de marketing digital.

Mailchimp, a empresa

A empresa Mailchimp foi criada em 2001 em Atlanta pelos fundadores Ben Chestnut e Dan Kurzius. À princípio, a empresa era uma agência de web design com foco em grandes empresas, mas acabaram criando ferramentas de marketing certeiras para pequenos empreendedores, auxiliando no crescimento dessas empresas.

O Mailchimp foi planejado para ser uma alternativa mais em conta aos softwares de e-mail da década de 2000, o que chamou muita atenção deste público por dar a possibilidade de entrarem no mundo da tecnologia em que seus concorrentes grandes já estavam inseridos.

Por virem de famílias que possuíam pequenos negócios, Ben e Dan decidiram oficializar sua vontade de atender a empresas deste porte fechando a agência de design em 2007 e se dedicando 100% ao Mailchimp.

Então, por uma necessidade de seu público-alvo, os fundadores da Mailchimp decidiram disponibilizar de forma integrada diversos canais de divulgação em sua ferramenta, como Facebook, Google, entre outros.

Com o passar do tempo, a missão de Ben e Dan continuou sendo a de dar oportunidades melhores para as empresas que são menos favorecidas no mercado, e assim, seguir desenvolvendo recursos inovadores para os pequenos negócios.

Como usar o Mailchimp?

Para usar o Mailchimp, primeiramente será necessário criar um cadastro na plataforma clicando no botão “Cadastre-se gratuitamente”;

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Você deverá preencher suas informações pessoais: e-mail, nome, criar uma senha, ler os termos de uso e políticas de privacidade e optar por receber ou não e-mails do Mailchimp. 

Ao preencher esses campos, habilitará o botão “Inscrever-se”, onde você deverá clicar para seguir para o próximo passo;

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Você receberá um e-mail para ativação de sua conta. Então, abra o e-mail recebido e clique em “Activate Account”;

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Você será redirecionado para a página do Mailchimp novamente, passará pela validação de que não é um robô, e em seguida, já começará a configurar sua conta, iniciando pela escolha do plano.

Nesta tela, você também poderá comparar os recursos que cada plano oferece, e ao escolher a melhor opção, clique em “Próximo”;

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Preencha mais alguns dados pessoais e da empresa: seu nome, o nome da empresa, o URL do site (opcional) e o número de telefone (opcional) e clique em “Prosseguir”;

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Preencha o endereço comercial e clique em “Prosseguir”;

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Informe se você possui uma lista de contatos e clique em “Prosseguir”;

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Selecione o que você pretende oferecer entre serviços, conteúdos, bens físicos, tecnologia ou software ou algum outro tipo de produto ou serviço, e clique em “Prosseguir”;

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Informe onde você abriu sua loja virtual, se foi no site ou loja de comércio eletrônico de outra empresa, no site ou loja do próprio Mailchimp, em loja de aplicativos ou em loja física de outra empresa.

Ao escolher, clique em “Prosseguir”.

E então, você seguirá para o último passo dessa configuração inicial, onde deverá escolher os conteúdos do Mailchimp que deseja receber. Em seguida, clique em “Prosseguir”;

Mailchimp

A partir daqui, seu painel de controle já estará disponível para conectar sua loja online e completar todas as suas configurações;

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  • O ícone 1 refere-se à toda parte de criação de suas campanhas de marketing. É onde você encontrará designs de e-mails pré-definidos que podem ser adaptados para divulgação em qualquer canal de marketing.

Você também consegue projetar e automatizar envios de e-mails, mapear a jornada de marketing, criar enquetes e formulários que auxiliam na captação de e-mails e criar anúncios para Facebook, Instagram e Google;

  • O ícone 2 refere-se às configurações e acompanhamento de seu público-alvo e obtenção de insights. Você importa seus contatos para a ferramenta, sincroniza os contatos que já possui em seu site ou loja, segmenta seus clientes, o que é uma boa prática para ficar dentro da LGPD, cria página de destino, metrifica o engajamento de seu público, recebe feedbacks, entre outras opções;
  • O ícone 3 refere-se às suas campanhas de marketing. Você cria, gerencia e metrifica a eficiência de suas campanhas, acompanha o calendário de divulgações, filtra as campanhas por tipo: e-mail, landing pages, posts em redes sociais ou blog posts e gera relatórios personalizados e comparativos;
  • O ícone 4 refere-se à automatização de processos. É possível acompanhar a jornada do cliente em seu negócio desde o primeiro contato, automatizar e-mails de boas vindas à novos clientes e de aniversários, recuperar carrinhos abandonados, criar anúncios e cartões postais, entre outras funções;
  • O ícone 5 refere-se à websites. Você consegue criar um website direto do Mailchimp utilizando seu próprio domínio ou comprando um domínio disponibilizado pela plataforma;
  • O ícone 6 refere-se ao Content Studio, que organiza e armazena suas imagens, documentos e outros arquivos presentes no MailChimp. Também pode ser utilizado para gerenciar os conteúdos que serão compartilhados com seu público.
  • O ícone 7 refere-se às integrações. É neste local que você conectará o Mailchimp a outras plataformas, como Facebook, Google, Twitter, Canva, WooCommerce, entre muitas outras. 
  • O ícone 8 refere-se às buscas dentro de seu Mailchimp. Você pode pesquisar por dados de contatos, campanhas, entre outros, de forma rápida e prática.

Funcionalidades do Mailchimp

O Mailchimp é bastante rico em funcionalidades, mesmo no plano gratuito. Elas foram desenvolvidas para auxiliar desde quem está iniciando um comércio até usuários mais experientes em ferramentas de marketing.

Abaixo, estão listadas mais algumas funcionalidades do Mailchimp:

  • Gestão de contatos inscritos, não inscritos, removidos, pendentes e assinaturas canceladas;
  • Ferramenta CRM;
  • Caixa de mensagens;
  • Segmentação de clientes, inclusive comportamental;
  • Teste A/B ou multivariado;
  • Acompanhamento de jornada;
  • Construtor de sites;
  • Assistente criativo, que cria designs a partir de suas imagens armazenadas;
  • Personalização de e-mails;
  • Insights e acompanhamento de campanhas;
  • Acompanhamento de frequência de abertura dos e-mails marketing enviados aos clientes, inclusive por região;
  • Coleta de feedbacks de clientes;
  • Recuperação de clientes.

Vantagens e desvantagens do Mailchimp

  • Vantagens

  • A ferramenta é muito intuitiva. Mesmo quem não é familiarizado com este tipo de solução, conseguirá utilizar perfeitamente pois também é auto-explicativa;
  • Possui plano grátis com muitas funcionalidades úteis, ideal para quem não pode investir muitos recursos em estratégias de marketing;
  • As possibilidades de criação das campanhas de marketing e os canais de divulgação são muitos, além disso, é possível automatizar o envio dos e-mails.
  • Desvantagens

  • A plataforma do Mailchimp é em inglês. Portanto, na hora de utilizar, quem não tem conhecimento da língua precisará habilitar o tradutor do navegador;
  • Os usuários do plano gratuito não têm direito a suporte, têm acesso apenas a tutoriais de utilização.

Planos e preços do Mailchimp

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Os planos do Mailchimp são divididos em:

  • Plano Free: é o plano gratuito do Mailchimp. Atende até 2.000 contatos e 1 público incluído;
  • Plano Essentials: a partir de R$ 55/mês. Abrange até 50.000 contatos e possui até 3 públicos incluídos;
  • Plano Standard: a partir de R$ 85/mês. Permite até 100.000 contatos e 5 públicos incluídos;
  • Plano Premium: a partir de R$ 1.670/mês. Capaz de gerenciar mais de 200.000 contatos e contém públicos ilimitados;
  • Plano Pay As You Go: é um plano para envio de e-mails sazonais. Os usuários deste plano podem comprar créditos para enviar e-mails aos seus contatos ao invés de pagar um plano recorrente. Na prática, cada e-mail enviado custa 1 crédito, portanto, e-mails enviados à 100 contatos, custa 100 créditos, por exemplo.

Dicas de uso do Mailchimp

Vamos às dicas de uso do Mailchimp, onde faremos um tutorial para que você veja como essa ferramenta funciona na prática.

  • O que significa Cleaned no Mailchimp?

Cleaned é o termo utilizado no Mailchimp para contatos que são removidos de sua lista.

Estes contatos possuem endereços de e-mails inválidos, na qual as campanhas enviadas são devolvidas permanentemente ou ocorrem várias devoluções temporárias.

A devolução permanente indica que o endereço de e-mail cadastrado não pode receber e-mails por estar incorreto ou desatualizado. 

Normalmente, o Mailchimp remove automaticamente estes contatos que possuem e-mails devolvidos permanentemente, e os identifica com o selo “Cleaned” em sua tabela de contatos, como na imagem abaixo:

  • Como criar listas?

Para criar listas de contatos, você deverá clicar no ícone “Público” do menu, depois em “Painel de audiência” e “Adicionar um contato”;

Você deverá preencher as informações de seu contato: endereço de e-mail, nome e sobrenome, endereço, telefone e data de aniversário.

Você pode também adicionar tags para o contato e por fim, assinalar as caixas de diálogo, na qual a primeira é para que você informe se o contato deu permissão para lhe enviar e-mails. 

E a segunda caixa de diálogo é para autorizar que o Mailchimp faça atualização no perfil deste contato com as informações novas inseridas caso ele já esteja cadastrado em sua plataforma.

Com tudo preenchido, é só clicar em “Inscrever”;

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Você poderá continuar adicionando contatos na mesma página, ou visualizar seus contatos já cadastrados clicando em “Manage Contacts” e depois em “View contacts”;

Os contatos aparecerão em lista, e você verá o segmento de cada cliente, os dados cadastrados, data de alterações, atualizações, entre outras informações:

  • Como importar lista de contatos para Mailchimp?

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Caso você já tenha uma lista de clientes criada, você pode importar todos os contatos em massa para otimizar o tempo.

Para fazer isso, você pode clicar em no ícone “Público”, “Todos os contatos”, em seguida clicar na aba “Adicionar contatos” e “Importar contatos”;

Mailchimp

Escolha a forma como você deseja importar seus contatos: fazer upload de um arquivo CSV ou TXT, delimitado por tabulação, ou copiando e colando dados de uma planilha.

Vamos escolher a opção de upload. E então, é só clicar em “Continuar e carregar”;

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Localize o documento em seu dispositivo clicando em “Navegar”, e clique em seguida em “Continue a organizar”;

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Selecione um status para estes contatos que serão importados: o status inscrito significa que o cliente está apto para receber seus e-mails, pois autorizou o recebimento. 

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O status “não inscrito” significa que ele ainda não deu uma autorização para recebimento de e-mail marketing.

O status Cleaned são de clientes que possuem e-mails inválidos cadastrados;

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Adicione Tags para organizar seus clientes importados. Você pode criar uma tag ou utilizar uma tag popular. Em seguida, clique em “Continue para corresponder”;

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Confirme se as colunas e linhas do arquivo importado estão corretas (se realmente o que estão nas colunas são e-mails e telefones conforme selecionado), e clique em “Finalizar importação”;

Revise os dados da importação e se estiver tudo certo, clique em “Importação completa”;

Após a importação concluída, você já pode optar por começar uma campanha com os contatos importados ou apenas visualizá-los.

  • Como exportar listas do MailChimp?

Para exportar listas de contato do Mailchimp, você deverá clicar no ícone de “Público”, depois em “Todos os contatos” e “Exportar Audiência”;

Marque a caixa de diálogo e clique em “Exportar como CSV”;

Em alguns segundos o arquivo zipado já será baixado e estará pronto para ser extraído em seu dispositivo.

Conclusão 

Mailchimp é uma plataforma que disponibiliza ferramentas para auxiliar no crescimento de pequenas empresas.

Os recursos oferecidos permitem desde o cadastro e gestão de contatos de clientes, possibilitando também sua segmentação, até a criação e gerenciamento de páginas web, anúncios e outras campanhas de marketing, tudo de forma intuitiva para fazer com que a empresa alcance resultados rápidos.

O Mailchimp também metrifica como está o engajamento do público-alvo fornecendo os dados da frequência em que os clientes abrem seus e-mails marketing, e ainda oferece insights para as melhores tomadas de decisão baseadas em seus resultados obtidos.

Se você ainda não conhecia o Mailchimp, vale a pena tirar um tempinho para dar uma olhada e testar a ferramenta na prática.

Veja também no portal B2B Stack, a categoria de automação de marketing para escolher a melhor opção para seu negócio. É possível fazer comparativos entre soluções e ver avaliações de usuários reais dos softwares cadastrados, facilitando a busca pela ferramenta mais adequada.