6 melhores CRMs gratuitos com avaliações de usuários (atualizado 2024)

Publicado em 25 de março de 2020

melhores CRM gratuitos

Um sistema CRM é uma ferramenta que tem como o principal objetivo melhorar o relacionamento com os clientes, otimizar processos e aumentar a lucratividade da empresa.

O CRM organiza processos como a conquista de novos leads, organização de contatos e dados de cliente, histórico de interação, entre outros.

Existem ótimas opções gratuitas no mercado que podem encaixar perfeitamente com as demandas da sua empresa. Hoje, apresentaremos 6 sistemas que estão na lista dos melhores CRM gratuitos na opinião dos usuários, para você começar a experimentar assim que terminar esta leitura.

Quer ir direto para a lista? É só clicar aqui embaixo! 👇

O que é CRM?

A sigla CRM, proveniente da língua inglesa, significa gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Manager) e refere-se a um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que as empresas utilizam para gerenciar e analisar as interações e dados dos clientes ao longo do ciclo de vida do cliente.

O objetivo principal do CRM é aprimorar e fortalecer os relacionamentos com os clientes, aumentando a retenção, satisfação e fidelidade do cliente.

Uma estratégia de CRM é composta por processos e ferramentas que devem ser implementadas conforme o tamanho e a necessidade da sua empresa. Porém, independentemente dessas condições, a melhor forma de colocar em prática esse recurso é por meio dos softwares de CRM!

Confira também as melhores soluções em software de vendas no nosso portal.

O que são os softwares de CRM?

Sistemas CRM foram desenvolvidos para otimizar processos relacionados a vendas, marketing, atendimento ao cliente e suporte, permitindo que as empresas compreendam melhor seus clientes, personalizem interações e tomem decisões informadas com base nas percepções dos dados.

Por meio de uma plataforma externa é possível organizar as rotinas de trabalho, permitindo com que a equipe responsável por essa interação possa registrar e analisar todas as informações recolhidas, seja na captura de leads (possíveis clientes que apontam interesse no produto) ou durante o processo de compra.

Os softwares de CRM podem ser pagos ou gratuitos, dependendo dos serviços oferecidos.

Quais são os benefícios de usar ferramentas CRM?

Esses softwares são desenvolvidos para otimizar processos e registrar dados, além de buscar atender às necessidades específicas de cada tipo de negócio. 

Veja alguns dos benefícios que sistemas de relacionamento com o cliente oferecem para o seu negócio:

  • Registro e organização de todas as informações sobre leads e clientes, independentemente da densidade dos dados;
  • Registro de padrões e tendências a partir das ações dos consumidores;
  • Produção de relatórios comparativos;
  • Otimização das ações de marketing e vendas, conforme as tendências de cada etapa do funil;
  • Redução de custos e aumento de receita;
  • Parametrização e mensuração das ações do time de marketing e vendas;
  • Integração com diferentes ferramentas e setores da empresa.

Além disso, o uso correto do CRM permite que você melhore a sua imagem no mercado e transforme seus clientes em promotores da marca, pois clientes satisfeitos são os melhores defensores do seu produto.

Por que utilizar um CRM gratuito?

Você quer automatizar o seu negócio, mas pode estar se sentindo um pouco perdido por onde começar, certo? Um dos primeiros passos para essa decisão é conhecer muito bem o seu negócio. Porte da empresa, números relativos à movimentação financeira e capacidade produtiva serão pontos que vão guiar a sua escolha.

Normalmente, os sistemas CRM gratuitos têm algumas limitações em relação ao número de usuários. No entanto, não desanime, pois trouxemos opções que são incrivelmente abrangentes e operam gratuitamente, o que é um grande apoio para empresas em fase de crescimento.

E é justamente por ter uma empresa que está começando a expandir sua base de clientes, que experimentar um CRM gratuito é uma decisão estratégica. Esta é uma oportunidade valiosa para compreender como utilizar ferramentas de dados, além de ser uma maneira de reduzir custos nos estágios iniciais.

Conheça os 6 melhores CRM gratuitos na opinião da comunidade B2B Stack

Como foi dito anteriormente, existem opções de CRM gratuitos que permitem que a plataforma seja utilizada sem nenhum tipo de custo. Para cada ferramenta da nossa lista, trouxemos os destaques entre as avaliações deixadas por usuários no portal B2B Stack.

Para ler as avaliações e ter mais detalhes, deixamos o link após cada sistema apresentado.

É importante ressaltar que, apesar de a lista contar com softwares gratuitos ou com versões de teste grátis, as avaliações também podem incluir opiniões de quem já usa planos pagos.

Nosso objetivo é que você tenha o máximo de informações sobre a melhor ferramenta para as suas necessidades, por isso, outras experiências sempre podem ajudar.

Para escolher qual é a opção que mais se encaixa no perfil da sua empresa, veja a lista com os melhores CRM gratuitos atualmente:

RD Station CRM

Funil de vendas do RD Station CRM

Desenvolvido pela Resultados Digitais, o RD Station CRM é uma plataforma que oferece gratuitamente a ferramenta para a gestão do funil de vendas.

O sistema também permite a análise de todo o histórico das interações que ocorreram até a conversão e a criação de campanhas personalizadas de acordo com o público. Além disso, RD Station CRM gratuito oferece:

  • Funil de vendas
  • Lembrete de tarefas e follow-up
  • CRM para Vendas por WhatsApp
  • Telefone Virtual
  • Disparo de emails
  • Histórico de interações

Para qual tipo de empresa é indicado: o RD Station é voltado para pequenas e médias empresas que precisam aumentar a eficácia das vendas por meio da organização e gestão dos clientes.

As avaliações de RD Station no portal B2B Stack incluem facilidade de uso e recursos e funcionalidades. Veja mais opiniões de usuários de RD Station CRM aqui.

Bitrix24

CRM gratuito Bitrix24

Bitrix24 é um software de gestão e colaboração online muito completo e ideal para empresas que precisam otimizar todas as etapas de trabalho das equipes e da gestão de relacionamento com o cliente. O software oferece soluções em comunicação e gestão de projetos, criação de sites, chats corporativos e gerenciamento de documentos e tarefas.

O plano grátis permite usar o CRM 100% gratuito, com as funções de acompanhamento de leads e clientes, registro de contatos ilimitados, registros de empresas ilimitados, negociações ilimitadas e catálogo de produtos ilimitados.

As funcionalidades do CRM gratuito da Bitrix24 também incluem:

  • IA (inteligência artificial) integrada para apoio às tarefas de vendas
  • Ferramentas de geração de leads
  • Campanhas de marketing online dentro do CRM
  • Pipeline de vendas personalizados
  • Automação de fluxo de trabalho das equipes
  • Histórico de clientes e reativação

Para qual tipo de empresa é indicado: o Bitrix24 atende às necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte. Como acessar a versão gratuita: basta navegar na seção de preços e planos e optar pela versão free, que está na aba verde, na parte esquerda da tela, ao lado do plano básico.

Entre os usuários que avaliaram a ferramenta no portal B2B Stack, três pontos foram destacados: facilidade de usar, boas funcionalidades e bom custo benefício (para clientes que já utilizam a versão paga). Veja mais avaliações de Bitrix24 no portal B2B Stack.

Bigin by Zoho CRM

bigin crm gratuito

O Bigin é um sistema CRM para pequenas empresas que organiza os fluxos de comunicação e trabalho, auxiliando na gestão do relacionamento com o cliente.

Entre os recursos do plano gratuito estão incluídos:

  • Pipeline único
  • 500 registros
  • Fluxos de trabalho instantâneos (3)
  • Telefonia
  • Integração com Zapier, Zoho Desk, Zoho Campaigns e Zoho Forms
  • Aplicativos para iOS, iPadOS, Android e macOS
  • APIs de desenvolvedor

Para qual tipo de empresa é indicado: o Bigin foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas e microempresas.

As boas funcionalidades, o bom custo-benefício e a facilidade de usar são características que os usuários apontaram em suas avaliações no portal B2B Stack. Você pode conhecer detalhes das avaliações aqui.

Hubspot CRM

crm gratuito hubspot

O sistema desenvolvido pela Hubspot, uma das gigantes de marketing, ajuda a controlar o sistema de funil de vendas da empresa. Para isso, a plataforma possibilita acompanhar todas as etapas de uma venda, seja pela análise dos tipos de negócios realizados ou controle das metas propostas.

No Hubspot CRM todos os contatos são registrados em um formato de linha do tempo, reunindo todas as informações adquiridas durante a negociação. A lista de funcionalidades da versão gratuita conta com:

  • Painel de relatórios e insights da empresa
  • Gerenciamento do pipeline de vendas
  • Registro de atividades de vendas
  • Personalização de produtos como landing pages e formulários
  • Rastreio de prospects

Para qual tipo de empresa é indicado: o Hubspot CRM pode ser utilizado por empresas de qualquer porte, desde que o objetivo seja gerenciar as tarefas realizadas pelo setor de vendas.

Entre as avaliações no portal B2B Stack, Hubspot CRM destacam-se os recursos e funcionalidades. Confira mais avaliações do Hubspot CRM aqui.

Freshsales

 Freshsales CRM gratuito

O sistema facilitado pela Freshworks combina recursos de vendas e marketing. A plataforma de CRM oferece funcionalidades como:

  • Acompanhamento do funil de vendas
  • Análise do comportamento do usuário
  • Integração entre telefone e email
  • Cadastro de leads

Para qual tipo de empresa é indicado: para um melhor aproveitamento da Freshsales, o sistema é indicado para equipes de marketing e prospecção de vendas em empresas de pequeno e médio porte.

As avaliações de clientes no portal B2B Stack destacam a ferramenta pelas boas funcionalidades, facilidade de uso e suporte ao cliente. Saiba mais sobre o que os clientes de Freshsales pensam sobre a ferramenta, visitando a página de avaliações do CRM.

Agendor

CRM gratuito Agendor

O Agendor oferece uma versão gratuita para pequenos empreendedores, vendedores e times de vendas reduzidos. O CRM gratuito conta com recursos para otimizar o funil de vendas e gestão completa de oportunidades. Para usuários do plano grátis, Agendor oferece:

  • Cadastro de clientes
  • Agendamento de tarefas
  • Criação e acompanhamento de negócios
  • Centralização de históricos de relacionamento
  • Emissão de relatórios de métricas
  • Gravação de emails enviados aos clientes

No portal B2B Stack, o Agendor foi avaliado como um sistema CRM de boas funcionalidades, bons recursos e bom custo benefício. Você pode ver as opiniões de usuários na página de avaliações da ferramenta.

Conclusão

Hoje convidamos você a considerar quais ações a sua empresa faz para conquistar e fidelizar clientes, e também a avaliar como a implementação de um CRM pode transformar essa abordagem. A tecnologia das ferramentas permite que sua empresa seja vista para ser lembrada, e, mais importante, seja lembrada para ser escolhida.

Invista no relacionamento, aprenda a usar a automação para estar mais perto do cliente, pois assim você está dando o primeiro passo para o sucesso de seus negócios.

A B2B Stack quer auxiliar as pessoas a encontrarem os melhores softwares para trabalhar. Acompanhe nossos posts e conheça mais soluções em tecnologia SaaS B2B, visitando o portal. Já utiliza algum software e quer ajudar outras pessoas a fazerem suas escolhas? Escreva uma avaliação!


Artigos relacionados