Os melhores CRMs gratuitos disponíveis no mercado

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Os melhores CRMs gratuitos

Um CRM de vendas pode ajudar muito em processos chave da empresa sendo possível, a conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. Para isso, existem ótimas opções gratuitas no mercado que podem encaixar perfeitamente com as demandas da sua empresa. Confira aqui uma lista com alguns dos melhores CRMs gratuitos:

Antes de começar a ler este artigo, é necessário que você responda a uma simples pergunta: o que a sua empresa faz para fidelizar novos e antigos clientes?

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Dependendo da sua resposta, talvez esse seja o motivo para que as vendas estejam um pouco instáveis. Afinal, nos dias de hoje, esta é a máxima que deve reger os seus negócios: é preciso ser visto para ser lembrado.

E é exatamente isso que o CRM faz! Essa sigla, proveniente da língua inglesa, significa gestão de relacionamento com o cliente. Uma estratégia de CRM é composta por processos e ferramentas que permitem com que você consiga administrar e gerenciar o relacionamento entre o seu negócio e seus clientes.

Alguns dos principais benefícios de utilizar o CRM são:

  • Ordenação e sistematização dos contatos;
  • Desenvolvimento de um banco de dados interno;
  • Melhora no relacionamento do cliente;
  • Redução de custos e aumento da receita;
  • Parametrização e mensuração das ações do time de marketing e vendas;
  • Maior integração entre diferentes setores da empresa;
  • Entre outros.

Além disso, o uso correto do CRM permite com que você melhore a sua imagem no mercado e transforme seus clientes em promotores da marca.

Existem diversos tipos de estratégias de CRM que devem ser implementadas de acordo com o tamanho e a necessidade da sua empresa. Porém, independentemente dessas condições, a melhor forma de colocar em prática esse recurso é por meio dos softwares de CRM!

Confira também as melhores soluções em software de vendas no nosso portal.

O que são os softwares de CRM?

Mudar a forma que a sua empresa lida com os clientes pode transformar o dia a dia no trabalho em um pouco mais agitado do que o comum. Afinal, é preciso fazer com os colaboradores entendam o motivo pelo qual isso é tão importante para o futuro dos negócios. Porém, existe uma forma de facilitar esse processo: com a ajuda dos softwares de CRM

Esse tipo de sistema foi desenvolvido para otimizar a implementação de uma gestão mais eficaz de relacionamento.

Por meio de uma plataforma externa é possível organizar as rotinas de trabalho, permitindo com que a equipe responsável por essa interação possa registrar e analisar todas as informações recolhidas, seja na captura de leads (termo utilizado para descrever possíveis clientes que apontam interesse no produto) ou durante o processo de compra. Os softwares de CRM podem ser pagos ou gratuitos, dependendo dos serviços oferecidos.

Quais são os benefícios do CRM?

O uso de uma ferramenta pode auxiliar, e muito, na implementação e gestão diária de uma rotina de CRM, visto que esses sistemas são desenvolvidos com o intuito de otimizar o processo, além de buscar atender às necessidades específicas de cada tipo de negócio. 

Alguns dos benefícios dos softwares CRM são:

  • Permitir o registro e organização de todas as informações sobre leads e clientes, independentemente da densidade dos dados;
  • Registrar padrões e tendências a partir das ações dos consumidores;
  • Produzir relatórios com as informações mais relevantes de um determinado período de tempo, além de permitir a comparação com outras datas;
  • Desde que haja permissão, facilitar o acesso aos dados para outras equipes;
  • Otimizar as ações de marketing e vendas, de acordo com as tendências de cada etapa do funil.

Os melhores CRMs gratuitos

Como foi dito anteriormente, existem opções de CRMs gratuitos que permitem que a plataforma seja utilizada sem nenhum tipo de custo.

Essa é uma ótima opção para aqueles que ainda não possuem o orçamento necessário para garantir um CRM pago ou para aqueles que buscam um sistema que comprove a eficiência desse tipo de ferramenta.

Para te ajudar a escolher qual é a opção que mais se encaixa no perfil da sua empresa, veja a lista com os melhores CRMs gratuitos.

RD Station CRM

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Desenvolvido pela Resultados Digitais, o RD Station CRM é uma plataforma que oferece gratuitamente o controle comercial, em que é possível reunir todas as informações importantes para a gestão do funil de vendas. Neste artigo, você pode conhecer melhor a ferramenta.

O sistema também permite a análise de todo o histórico das interações que ocorreram até a conversão e a criação de campanhas personalizadas de acordo com o público. Ou seja, é possível rastrear quais são as iniciativas que estão surtindo efeito e melhorar o seu plano de ação.

Para qual tipo de empresa é indicado: o RD Station é voltado para pequenas e médias empresas que precisam aumentar a eficácia das vendas por meio da organização e gestão dos clientes.

Hubspot CRM

O sistema desenvolvido pela Hubspot, uma das gigantes de marketing, ajuda a controlar o sistema de funil de vendas da empresa. Para isso, a plataforma possibilita o acompanhamento de todas as etapas de uma venda, seja pela análise dos tipos de negócios realizados ou controle das metas propostas.

Um diferencial do Hubspot CRM é que todos os contatos são registrados em um tipo de linha do tempo, reunindo todas as informações adquiridas durante a negociação. Esse sistema também permite que todas as equipes tenham acesso às interações realizadas, facilitando intervenções, caso seja necessário.

Para qual tipo de empresa é indicado: o Hubspot CRM pode ser utilizado por empresas de qualquer porte, desde que o objetivo seja gerenciar as tarefas realizadas pelo setor de vendas.

Bitrix24

A Bitrix24 é a ferramenta ideal para aqueles que precisa auxílio em qualquer etapa do CRM. Algumas das funções oferecidas gratuitamente são: soluções em comunicação e gestão de projetos, criação de sites, chats corporativos e gerenciamento de documentos e tarefas.

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Ou seja, essa plataforma pode ser utilizada apenas para prestar assistência para uma determinada área ou ser um sistema que pode reger todas os setores da empresa.

Para qual tipo de empresa é indicado: o Bitrix24 atende às necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Zoho CRM

Com prêmios de excelência conquistados nos últimos anos, a Zoho CRM é uma plataforma norte-americana que chegou ao Brasil para auxiliar na gestão de relacionamento com clientes.

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Algumas das principais ferramentas oferecidas pelo sistema são: otimização do gerenciamento de contas, gestão de leads, banco de dados de clientes, trackeamento de conversões e acessos, análise de funil de vendas, entre outros.

Para qual tipo de empresa é indicado: a Zoho CRM pode ser utilizada para empresas de pequeno, médio e grande porte, já que oferece soluções personalizadas.

Freshsales

Se você procura uma ferramenta que acompanhe o seu crescimento, então, a Freshsales pode ser a melhor opção para você. Essa plataforma de CRM oferece recursos de acompanhamento do funil de vendas, análise do comportamento do usuário, integração entre telefone e e-mail e cadastro de leads.

Para qual tipo de empresa é indicado: para um melhor aproveitamento da Freshsales, o sistema é indicado para equipes de marketing e prospecção de vendas em empresas de pequeno e médio porte.

Agile CRM

Com o formato de CRM all-in-one, o Agile CRM é uma plataforma que oferece todos os tipos de ferramentas que garantem a execução da estratégia gestão de clientes.

Por exemplo, é possível realizar acompanhamentos de conversões e novos leads, análises de acordo com o funil de vendas, automação do marketing e do atendimento ao consumidor, entre outros.

Para qual tipo de empresa é indicado: a Agile CRM deve ser utilizada em empresas de pequeno e médio porte que precisam de automação das áreas de vendas e marketing.