Conheça 3 metodologias modernas para gestão de imobiliárias

Publicado em 15 de junho de 2020

As empresas de qualquer tamanho e segmento devem sempre estar na busca das mais novas e eficientes formas de atacar suas tarefas. Quando se fala em criar um novo modo de pensar junto à equipe, é preciso pensar em como melhorar a gestão de projetos dentro de sua imobiliária. Por isso, listamos aqui 3 das principais metodologias ágeis de gestão que podem revolucionar a forma com que sua imobiliária atua.

Você já ouviu falar em métodos ágeis?

As metodologias ágeis são muito comuns nas empresas que atuam no desenvolvimento de tecnologia. Contudo, essa expertise tem sido absorvida também por outros segmentos nos últimos anos.

Afinal, a utilização de metodologias ágeis pode agregar muito mais produtividade, transparência e rapidez no desenvolvimento de projetos.

A grande diferença na comparação com os métodos tradicionais é que os modelos ágeis oferecem uma abordagem focada na execução. O que dá a chance da formação de times e colaboradores mais autônomos e multidisciplinares.

Existem diversas metodologias que aplicam os conceitos ágeis. As mais conhecidas são o Scrum, Lean e o Kanban.

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Metodologia Scrum

Para aplicar o Scrum é importante que exista a figura do “dono do produto” (Product Owner). Ele será o responsável por garantir que o foco das atividades de todas as pessoas do time, assim como o ritmo de cada entrega, estejam alinhados ao objetivos final do projeto: a satisfação do usuário final.

Metodologia Kanban

O Kanban é uma metodologia focada na simplificação de processos. Funciona de maneira muito visual, pois utiliza um quadro (físico ou online), com três coluna nos quais é possível segmentar a gestão das atividades:

  • To do (a fazer): que deve incluir todas as tarefas a serem feitas num determinado intervalo de tempo; 
  • Doing (em andamento): que deve considerar todas as atividades que estão sendo executadas no momento;
  • Done (feito): tarefas já validadas e entregues por cada um dos times.

Metodologia Lean

Conhecida a partir da publicação do livro “Startup Enxuta”, o foco da metodologia Lean é identificar e extinguir pontos que geram desperdícios financeiros e de tempo durante o andamento de algum projeto.

Pode ser ideal para o lançamento de produtos e serviços, pois utiliza o conceito de Mínimo Produto Viável, cujo objetivo é buscar a forma mais simples, funcional e com menor custo para uma determinada demanda.

Vale lembrar que a implementação de uma metodologia ágil para a gestão de projetos deve ser considerada de acordo com o objetivo do negócio e com as características do time.

É importante ressaltar também que o foco final de todo projeto é o sucesso do cliente. Por isso, além de ter uma gestão ágil é preciso construir uma trajetória com esse objetivo.

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O Imobi Conference é o maior evento online focado em transformação digital para o setor imobiliário, com grandes nomes do setor de inovação imobiliária para 5 dias de muito conteúdo e experiência. O evento acontece de forma completamente online e gratuita. Clique aqui para se inscrever e ter acesso ao conteúdo do evento.

Os principais nomes do setor discutirão grandes desafios do setor imobiliário como:

  • Como se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas?
  • Como migrar do offline pro digital?
  • Como reduzir ineficiências na gestão?

Entre os palestrantes estão Ladmir Carvalho (CEO da Alterdata), Alexandre Frankel (CEO da Vitacon), Aaron Ross (uma das maiores autoridades mundiais em vendas), Lucas Madalosso (CEO da Terraz), Rafael Nader (OLX), Pedro Henrique Nhimi (Universal Software), Bruno Loreto (Terracotta), Eduardo Barbosa (CEO da Brognoli), Gisele Paula (Reclame Aqui), Vitor Peçanha (Rock Content), entre outros.

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Publicado por Vanessa Araujo

Vanessa Araujo é jornalista formada há mais tempo do que gostaria de admitir. No decorrer de sua jornada, trabalhou em diversas frentes da comunicação de empresas e agências de todos os portes e segmentos. Para ela, o mundo tech é a base que melhora as relações humanas e "simplicidade" é a palavra que se traduz em todos os conteúdos que desenvolve. E, apesar de saber que o mundo tecnológico de hoje é repleto de escolhas, prefere não assistir Netflix.


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