Saiba detalhes do Moovit e facilite sua mobilidade

Publicado em 4 de novembro de 2021

A mobilidade urbana pode ser um problema em determinadas regiões, mas com um aplicativo como o Moovit você será capaz de fazer trajetos cada vez mais rápidos.

Conforme estatísticas divulgadas, os problemas relacionados à mobilidade urbana ainda causam impactos negativos na vida dos brasileiros e também na economia do país.

São cerca de 32 dias por ano perdidos no trânsito e a economia deixa de ganhar aproximadamente 111 bilhões de reais enquanto estamos em deslocamento.

Com tantas horas dentro de um transporte público ou presos em congestionamentos, o cansaço físico e mental é inevitável e a produtividade no trabalho tende a cair.

Números como esses assustam, mas, com todas as tecnologias que temos hoje, conseguimos melhorar muito nossa qualidade de vida e criar hábitos mais saudáveis, que ajudem em diversos aspectos, ainda mais na mobilidade.

Acompanhe, então, o que é e como funciona o Moovit, e como o aplicativo pode otimizar suas viagens.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Moovit?

logo do Moovit com um balão representando um ponto de encontro do lado esquerdo e o nome Moovit do lado direito. O balão possui cor vermelha e tem um desenho de uma face sorrindo ao centro

Moovit é uma empresa Intel que oferece soluções de mobilidade urbana com o objetivo de facilitar o trajeto das pessoas com informações de transportes públicos e outras opções de mobilidade em tempo real.

A empresa lançou seu aplicativo gratuito para dispositivos móveis, disponível para iOS e Android, e sua plataforma web em 2012, e desde então já são mais de 1 bilhão de usuários em 3.400 cidades de 112 países, e seus produtos podem ser acessados em 45 idiomas.

No ano de 2017 também lançou suas soluções MaaS (Mobilidade como Serviço), para planejamento, operação e avaliação de trajetos, congestionamentos, número de passageiros e outros dados através de inteligência artificial, para melhorar as condições dos serviços de transporte e auxiliar empresas a encontrarem os melhores trajetos para seus colaboradores.

Os aplicativos reúnem informações como itinerários e horários de partida e chegada de ônibus, trens e metrôs, melhores rotas em diversos transportes, se as linhas estão operando normalmente, mapas, compartilhamento de caronas, bicicletas e patinetes, disponibilidade de Uber, entre outras.

Você pode utilizar o Moovit para se localizar e obter informações de mobilidade em mais de 100 cidades do Brasil.

Como funciona o Moovit?

O Moovit funciona a partir da colaboração dos seus usuários, governos, operadores de transporte público e empresas.

Essa parceria e o cruzamento destes dados permite o compartilhamento de informações de disponibilidade dos transportes e as condições do trânsito em tempo real.

Quando um usuário viaja com o aplicativo Moovit aberto, por exemplo, todo o trajeto é mapeado de forma anônima para que se obtenha esses dados, sendo que quanto mais o aplicativo é utilizado pelas pessoas, mais precisos são os mapeamentos obtidos.

Porém, também é possível fazer sua utilização pela plataforma web, onde você consegue visualizar melhores rotas, informações sobre linhas de trem, metrô e ônibus, mapas, e ativar notificações para que você saiba em que ponto descer ou se o transporte esperado está próximo.

Caso você queira, uma conta pode ser criada para que o Moovit funcione como uma carteira digital, na qual você carrega determinados valores para pagar direto no APP Moovit algumas opções de mobilidade e comprar passagens.

Você pode contribuir com a comunidade de usuários Moovit com informações de mudanças nas linhas, alertar sobre dados errados, adicionar fotos de pontos e estações para enriquecer a experiência de outros usuários, entre outras sugestões.

Para fornecer acessibilidade aos deficientes físicos e visuais, o Moovit otimizou todas as seções dos seus aplicativos para este público.

Entre os recursos estão sugestões de rotas com acessibilidade para cadeirantes, compatibilidade com o Dynamic Type, que aumenta a fonte das escritas de ônibus, por exemplo, reconhece gestos através da integração com tecnologias como VoiceOver e TalkBack, e tem opção de acessibilidade até mesmo para daltônicos.

E entre as soluções MaaS, você encontra recursos para personalizar apps de mobilidade com a sua marca, transporte sob demanda flexível, venda de passagens no smartphone e análises detalhadas em tempo real.

Dica B2B Stack: Como usar o Moovit

Para usar o Moovit você não precisa criar nenhuma conta ou fazer login, basta instalar o aplicativo para dispositivo móvel ou abrir a plataforma web.

Vale ressaltar que, para obter maior assertividade nas informações relatadas pelo Moovit, o ideal é que você ative sua localização no aparelho que estiver utilizando.

Veja nos próximos tópicos o passo a passo de como usar o Moovit em sua versão web, no celular e como ver seu ônibus em tempo real.

Como usar o Moovit na Web

A versão web do Moovit pode ser acessada diretamente da plataforma ou através deste link: moovitapp.com.

Acessando pela plataforma, clique em "App de Mobilidade" e "Versão Web";

Página inicial do site da Moovit com informativos de serviços de carros a esquerda e um desenho de um carro nas cores vermelha, laranja e branca a direita. Acima exsite um menu e um destaque a opção 'app de mobilidade'

Uma nova guia vai se abrir no seu navegador, então você pode escolher a região onde quer utilizar o Moovit, trocar o idioma, visualizar o mapa da sua localização e navegar entre as opções: direções, linhas e alertas;

Imagem de um mapa ao centro da tela com um menu para inserção de destino a esquerda e informativos a direita sobre o trajeto

Em "Direções", você consegue criar uma rota de um ponto de partida até o local de chegada.

Basta inserir em "Início" o endereço do lugar de onde você vai sair, automaticamente o Moovit te dá algumas opções de local para escolher.

Depois, é só fazer o mesmo no campo "Fim".

O sistema também reconhece se o local é uma estação de trem, metrô, ônibus e outros parâmetros;

Imagem de um mapa ao centro da tela com um menu para inserção de destino e resultados da busca abaixo a esquerda e informativos a direita sobre o trajeto

Abaixo dos campos de Início e Fim, o Moovit mostra algumas rotas sugeridas, tanto por transportes públicos quanto a pé, e o tempo que você vai levar em cada uma, para que você escolha a melhor opção.

Já no mapa, você tem uma visão macro do caminho que será percorrido;

Imagem de um mapa com indicação de um trajeto com o moovit

Ao clicar na rota que você vai seguir, uma janela aparece para te guiar pelo caminho, e você pode compartilhar a viagem por um link, pelo Facebook Messenger ou por e-mail.

Indicação de trajeto mostrando o tempo estimado, ruas a serem perseguidas e tempo de espera do transporte público na cidade de São Paulo

Em "Linhas", você consegue pesquisar por linhas de ônibus, trem e metrô da região, ou clicar em uma das opções já sugeridas pelo Moovit;

Menu do Moovit com informação sobre as linhas de metro da cidade de São Paulo. Cada linha tem um número e uma cor correspondente sendo linha 1 Azul, linha 2 Verde, linha 3 vermelha, linha 15 prata e linha 4 amarela

Ao clicar na linha desejada, você consegue visualizar todas as paradas e os próximos horários de chegada à parada que você tocar.

O compartilhamento das informações da linha também é possível;

Imagem mostrando as estações da linha 2 verde do metro da cidade de São Paulo

Em "Alertas", você consegue visualizar se as linhas da região estão funcionando corretamente ou se possui algum alerta de irregularidade.

As linhas que estão com o ícone verde estão normais e os amarelos mostram algum tipo de problema;

Imagem com um mapa ao centro da tela e um menu com informações sobre linhas de ônibus da cidade de São Paulo. Ao lado de cada linha há um ícone sendo que verde significa que a linha está funcionando e amarelo que existe algum problema na linha. a imagem mostra ao todo 8 linhas de ônibus que são distinguidas por uma sequência de números e letras totalizando 5 caracteres e pelo nome da linha

Ao clicar em uma dessas linhas, você consegue visualizar todos os detalhes do funcionamento dela.

Imagem mostrando as informações de cada linha que está com o ícone amarelo no Moovit

Como usar o APP Moovit no celular

Para usar o Moovit no celular ou nos dispositivos móveis, você precisa instalar o APP pela Play Store ou Apple Store;

Imagem com o aplicativo Moovit selecionado

Na página inicial do APP Moovit, você pode selecionar sua região e digitar onde você quer ir;

Imagem da página inicial do aplicativo Moovit. Ao fundo uma imagem de uma ponto da cidade de São Paulo e a frente um campo para que o usuário insira informações de onde ele deseja ir

Também encontra as opções de adicionar locais favoritos, como casa e trabalho, pedir um Uber e navegar entre as abas;

Imagem do aplicativo Moovit com enfase no botão 'adicionar'

O campo de pesquisa "Onde você quer ir?" nesta tela inicial permite que você trace sua rota até o local onde quer chegar;

Imagem de duas telas do aplicativo Mootiv mostrando informações de trajeto como mapa, nome das linhas de ônibus e linhas de metro e trajeto a pé

Ao clicar em "Vamos", você inicia o acompanhamento do seu percurso;

Imagem de um mapa mostrando um trajeto para um endereço

Na aba "Estações", você consegue visualizar o mapa com as estações ao seu entorno, usar o campo de pesquisa para visualizar as estações ao redor de um endereço específico e favoritar as que você precisar.

Imagem de um mapa mostrando localizações próximas a um endereço selecionado para que o usuário saiba onde conseguir transporte público

Como ver o ônibus em tempo real no Moovit

Apesar de não acompanhar o trajeto dos transportes públicos no mapa como em outros aplicativos, por exemplo no modelo do mapa do Uber ou da 99taxi, o APP Moovit fornece a localização aproximada do ônibus naquele determinado momento, e em cerca de quanto tempo ele chegará ao ponto em que você está.

Para isso, use a aba "Linhas" do seu aplicativo.

Você pode alternar entre as opções de linhas favoritas, todas, de ônibus, metrô, trem e barca, mais conhecida como balsa;

Imagem de duas telas do aplicativo Moovit mostrando linhas de ônibus e metro da capital Paulista para que o usuário possa se informar sobre trajetos;

Então, ao selecionar a linha que deseja acompanhar e tocar no ponto onde você está, conseguirá visualizar em quanto tempo o ônibus vai passar.

E caso você clique em "Vamos", você ainda pode escolher o ponto onde você irá descer e ativar notificações para saber quando tem que desembarcar.

Imagem com duas telas do aplicativo Moovit mostrando um trajeto.  A esquerda um mapa e a direita os nomes das ruas para chegar ao local

Neste caso, você será guiado em uma tela que demonstra o tempo estimado para que você chegue ao ponto de destino, quantas estações irá percorrer e também pode alterar o ponto de desembarque, caso necessário.

Imagem do aplicativo Moovit com informação de quantos pontos o ônibus vai passar até chegar ao destino. Ao fundo existe um mapa e a frente um pop up com os nomes das paradas.

O que os usuários falam do Moovit?

Você sabia que a B2B Stack reúne avaliações de usuários reais de softwares para te auxiliar na escolha da melhor ferramenta para sua rotina?

Pois bem! O Moovit já foi avaliado no nosso portal e seus usuários disseram o que mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram com sua utilização.

Essas avaliações fizeram o Moovit ter uma média de 3.1 de 5 estrelas, com maior nota em facilidade de uso, seguida de custo/benefício, suporte ao cliente e funcionalidades.

Imagem com as notas de avaliação do moovit na B2B Stack

Veja o que os usuários mais gostam no Moovit, conforme suas avaliações:

"Das inúmeras opções de consulta de horários e rotas de ônibus e trens, auxilia muito quem está todos os dias dentro do transporte público."

"A principal funcionalidade que não encontro normalmente em outros apps de movimentação urbana é a listagens de todas as linhas de ônibus das cidades, podendo procurar por uma linha específica e ver o itinerário completo (além das funcionalidades básicas de rotas, tempo, localização do ônibus, parada sugerida, etc)."

"Gosto da facilidade de localizar linhas de trem, metrô e ônibus. Costumo utilizá-lo na cidade de São Paulo e na região do Grande ABC, e ele oferece informações sobre todas as linhas disponíveis nessas regiões."

Os problemas que os usuários resolveram com o Moovit foram:

"o Moovit de fato te ajuda a saber os melhores horários para tomar um ônibus ou trem, ajudando demais na pontualidade."

"movimentação urbana e planejamento de deslocamento interno; descobrimento de linhas possíveis para percorrer o trajeto."

"O Moovit me ajuda a evitar atrasos e saber exatamente quais são os pontos em que os ônibus param, o que também auxilia na identificação de qual é mais próximo de onde preciso ir."

E como pontos a melhorar, os usuários citaram:

"a complexidade! para os mais leigos e desavisados pode ser um desafio e tanto entender o uso do Moovit."

"Não tenho nenhuma reclamação. O que poderia melhorar seria o alarme/notificação: adicionar um mini alarme para quando um ônibus das linhas selecionadas estivessem próximos de chegar no ponto."

"Às vezes o APP não é muito assertivo nos horários das linhas. Já identifiquei atrasos de até 10 minutos em relação ao horário que o aplicativo demonstrava que o ônibus iria passar. Mas mesmo assim ajuda muito."

Conclusão

Todo o mundo que precisa utilizar um meio de transporte para chegar em algum lugar sabe bem as dificuldades.

Seja seu próprio carro, um Uber ou transportes públicos, é indispensável utilizar ferramentas que te ajudem a evitar o trânsito, escolher as melhores rotas, saber o horário de funcionamento das linhas que você mais utiliza, e por consequência, evitar atrasos.

A Moovit é uma dessas ferramentas de mobilidade urbana e facilita sua locomoção em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Com seu aplicativo gratuito e a plataforma MaaS, o Moovit permite traçar trajetos eficientes, acompanhar horários de transportes públicos, pedir Uber, compartilhar caronas, favoritar suas linhas mais utilizadas, encontrar as estações mais próximas do seu local, e com isso, ganhar tempo e não perder dinheiro.

Precisa de mais soluções inovadoras? Navegue pela B2B Stack! Maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados