O que é chatbot: tudo o que você precisa saber

0
108
o-que-e-chatbot

Entender o que é chatbot é fundamental para acompanhar os avanços tecnológicos presentes no mercado digital e nos principais negócios em crescimento.

O chatbot é um tipo de software que simula a fala humana e é capaz de interagir com os usuários nas diferentes plataformas e mídias sociais.

Com o aumento da sua popularidade nos últimos anos, os seus modelos têm sido utilizados por várias empresas para atender clientes nas mais variadas tarefas.

Você consegue entregar informações sobre os seus serviços, ou, até mesmo, vender produtos e entregar conteúdo para o seu público. Incrível, não?

É uma ferramenta que vem mudando totalmente o modo como as empresas se relacionam com os seus clientes. E tudo se deve à combinação de disponibilidade constante e tempo de resposta quase que instantâneo.

Através de inteligências artificiais, as ferramentas de chatbot tornam cada vez mais atraentes os caminhos de otimização de processos e de melhorias no relacionamento com seus leads e consumidores.

Então, se o assunto ainda é um mistério para você, não se preocupe. Preparamos algo para te apresentar um pouco mais sobre essas ferramentas revolucionárias.

Neste artigo, você vai descobrir o que é o chatbot, como esse software funciona, quais são as suas vantagens e alguns dos principais modelos existentes no mercado.

Pronto para conferir mais um conteúdo que a B2B Stack separou especialmente para você? Então, boa leitura!

O que é chatbot?

Quando se fala sobre o que é chatbot, na verdade está se falando sobre um programa de computador que utiliza inteligência artificial para simular conversas com os usuários de várias plataformas e aplicativos.

Acontece que essa inteligência artificial vem se aperfeiçoando cada vez mais e é aí que essa ferramenta consegue surpreender ainda mais a cada dia.

Em outras palavras, pode-se dizer que um chatbot funciona como uma espécie de assistente que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas.

Muito provável que você, enquanto navegava por algum site, tenha já sido “abordado” por um chatbot, ainda que não tenha nem se dado conta disso.

Para ficar ainda mais de entender, vamos com um exemplo e aí esclarecemos melhor ainda o que é chatbot.

Sabe quando você entra no site de uma empresa e aí aparece uma janela pop-up no canto da tela, se colocando à disposição para tirar dúvidas?

É isso mesmo, essa janela que funciona como uma espécie de central de atendimento ativa é um chatbot, programado para te atender sem que você precise procurar por ela.

E como o próprio nome da ferramenta sugere, a conversação por ali acontece no estilo de um chat, ou seja, por meio de um bate-papo.

Porém, não pense que esse é o único tipo de chatbot. Ele é apenas um exemplo dos modelos existentes da tecnologia, como você verá a seguir com mais detalhes.

Tipos de chatbot

Para você compreender melhor o que é chatbot, vamos agora te apresentar as suas classificações.

Esses softwares podem ser classificados em dois tipos: os baseados em regras (chatbot simples) e os baseados em inteligência artificial (chatbot avançado ou smart).

E essa classificação vai depender justamente de como essas ferramentas foram especificamente programadas. Mas não se preocupe que vamos explicar cada um deles com mais detalhes.

Chatbots baseados em regras

Um chatbot baseado em regra ou, como é comumente chamado, o chatbot simples possui uma lógica de funcionamento bastante básica e clara.

Essencialmente, à medida que o usuário escreve sua mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que esse usuário quer dizer com base em palavras-chave pré-escritas no software.

É como se ele tivesse um FAQ programado, uma seção de perguntas e respostas pronta para ser acionada de acordo com o termo digitado pelo usuário.

Cada um desses comandos deve ser escrito pelo desenvolvedor separadamente, usando expressões regulares ou outras formas de análise.

Partindo dessa ideia, se a mensagem não conter nenhuma palavra-chave previamente programada, esse bot não consegue entender a intenção do usuário.

Em casos assim e como regra geral, a ferramenta responde com mensagens de pedido de desculpas, pedindo para que o usuário esclareça a sua busca.

Chatbots baseados em inteligência artificial

Esse tipo de chatbot já é um pouco mais complexo que o primeiro, pois ele se baseia na inteligência artificial quando se comunica com os usuários.

Tudo bem até aí, mas como que funciona de fato a inteligência artificial nessa história toda? Basicamente, o software registra todas as palavras escritas pelo usuário para processamento posterior.

Dessa maneira, ao invés de dar respostas pré-programadas, o bot responde com sugestões adequadas sobre o assunto, mesmo que faça uma pergunta de forma não programada.

Como funciona um chatbot?

Você agora já sabe o que é chatbot e conhece também as duas lógicas de funcionamento que essa ferramenta pode ter, baseadas no mapeamento de possíveis interações com os usuários.

Então, vamos te mostrar agora como funciona cada um dos tipos de chatbot de acordo com as suas lógicas de funcionamento.

A primeira lógica, a de um chatbot simples, se baseia nas palavras-chave previamente programadas e no padrão de navegação do público.

Com isso, constrói-se inicialmente um banco de dados com perguntas e respostas frequentes, além de imagens, links, vocabulário próprio e outros elementos.

Em seguida, esse conteúdo todo é incorporado no chatbot para que ele consiga guiar o usuário até a solução que busca para o seu problema em questão.

A segunda lógica de um chatbot toma por base a inteligência artificial, conforme explicamos anteriormente.

Desse modo, através de um processo de aprendizado, o software registra as interações dos usuários e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta.

Embora tudo ocorra de maneira automática na ferramenta, o segredo está nas pré-definições. Isto é, na preparação do conteúdo e no desenvolvimento das informações para o chatbot.

Agora ficou mais fácil de entender, não é mesmo? Então, o próximo passo no seu aprendizado sobre o que é chatbot está em entender de que forma você pode utilizar essa tecnologia a seu favor.

Funcionalidades dos chatbots

Diante consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas precisam investir fortemente em agentes interativos para as suas operações diárias de comunicação com clientes e processos de vendas.

E é nesse cenário em que os chatbots entram para ajudar o seu negócio a crescer ainda mais desde que inseridos corretamente dentro das diversas aplicações existentes.

Dentre tantas possibilidades, podemos citar algumas que são as mais vistas e cujos os resultados obtidos trazem grande diferença ao seu empreendimento. Elas são:

  • Oferecer novas possibilidades de relacionamento;
  • Otimizar o processo de atendimento ao cliente;
  • Gerar relacionamento e engajamento com leads e clientes;
  • Compartilhar informações entre a equipe;
  • Permitir interação com os usuários independentemente de onde eles estão;
  • Automatizar as vendas.

Vantagens oferecidas pelos chatbots

Apresentamos inúmeras razões para você apostar nessa ferramenta. Mas, antes de continuarmos, vale a pena conferir melhor quais as vantagens que ela pode oferecer:

  • Conseguem processar um grande volume de solicitações – um chatbot bem construído permite que a sua empresa consiga dar retorno a várias pessoas simultaneamente;
  • São flexíveis – os chatbots podem ser usados em qualquer setor, sendo apenas preciso “treinar” a ferramente, dando a estrutura e o fluxo de mensagens corretos para o campo ou setor desejado;
  • Automatizam processos repetitivos – eles ajudam a automatizar tarefas que devem ser realizadas com frequência, economizando tempo e aumentando a produtividade da sua equipe, agindo como um fator preventivo à desmotivação no ambiente de trabalho;
  • Melhora a geração e nutrição de leads – são capazes de coletar informações importantes da sua audiência (localização, gênero e hábitos de consumo, por exemplo), além de prever e sugerir conteúdo ou respostas de acordo com cada etapa da jornada do seu consumidor, garantindo que o fluxo esteja na direção certa para obter taxas de conversão mais altas, a prever e sugerir conteúdo e respostas;
  • Ajuda a entender melhor seu público – com base nas análises realizadas pelos bots, a sua empresa pode tomar decisões mais estratégicas e assertivas, e ter uma visão mais aprofundada sobre os seus clientes e os interesses deles;
  • Melhora as vendas – os chatbots se mostram uma poderosa arma para vender mais, já que estão disponíveis 24 horas por dia para atender aos seus clientes, além de que eles criam um nível pessoal de serviço que reflete de perto a interação humana, influenciando bastante na tomada de decisão de compra.

Incrível, não? Mas antes de tudo, é preciso definir o objetivo do seu chatbot dentro da sua estratégia. Por isso, procure listar claramente as funções que ele precisa realizar.

Você está vendo como é fundamental entender a fundo o que é chatbot? Só assim se torna possível trazer esse mecanismo da melhor maneira a fim de promover melhorias no contexto da sua empresa. 

Algumas ferramentas de chatbot disponíveis para você usar

No mercado, há uma infinidade de ferramentas e softwares de chatbot disponíveis e que podem ser realmente muito úteis à sua empresa.

Algumas delas, permitem inclusive que você personalize desde o início o seu bot para deixá-lo com as melhores configurações que atendam à sua estratégia.

Então, listamos a seguir algumas das ferramentas melhor classificadas. Basta acessar os links para conferir mais a respeito de cada uma delas que vão te trazer mais conhecimento sobre o que é chatbot:

Você está vendo como é fundamental entender a fundo o que é chatbot para trazer esse mecanismo da melhor maneira a fim de promover melhorias no contexto da sua empresa?

Ainda mais quando um negócio está em uma fase inicial de estratégia, tentando entender melhor o seu funcionamento e vantagens.

E se você está nesse estágio, esse é o melhor momento para testar as novas tecnologias que estão se desenvolvendo dentro deste cenário de inovação.

Curtiu saber mais sobre o que é chatbot? Ficou interessado em saber mais? Então, acessa o nosso blog e confere mais sobre esse tema que está apenas em suas primeiras aparições.