Práticas de ESG para PMES

Publicado em 4 de agosto de 2022

Práticas de ESG para PMES

O entendimento do que é o ESG, ou do inglês Environmental Social and Governance é algo essencial para que as empresas garantam sua visibilidade por grandes investidores no mercado financeiro.

Isso acontece porque os negócios que são comprometidos com ESG possuem diversas vantagens, que compilam para manter os processos administrativos saudáveis e responsáveis. Estes são os que as instituições financeiras mais buscam, uma vez que empresas com um impacto socioambiental positivo trazem uma responsabilidade social também garantida.

Pensando nisso, nós, da B2B Stack, preparamos um conteúdo para te deixar informado com o que importa. Siga no artigo para saber mais sobre esse assunto!

O que são práticas ESG? 

Conheça práticas de ESG para PMES

As práticas ESG se referem às melhores práticas ambientais, sociais e de gerenciamento de empresas. Ele também se relaciona ao novo mercado, em que o fundo de investimento também se preocupa com cuidados sociais e ambientais.

Isso acontece, pois, o índice de sustentabilidade das empresas começa a fazer muita parte da estratégia financeira global, e organizações que investem isso tem mais visibilidade e destaque no mercado, sejam elas pequenas ou médias.

Empresas que cumprem os requisitos ganham um selo ESG, comprovando que a empresa segue as práticas necessárias.

O princípio do ESG 

O ESG possui alguns padrões de práticas, que visam fazer uma empresa mais consciente a respeito do meio ambiente, gerenciando-a de forma mais inteligente. Há três pilares que fundamentam esse princípio, são eles:

Sustentabilidade 

Não é preciso pensar muito no assunto pare entender que o ESG bisa minimizar os impactos ambientais feitos pelas empresas, e para que isso aconteça, é necessário criar alguns critérios de sustentabilidade.

Esses critérios instituem limites para o uso de recursos naturais, resíduos produzidos pelas empresas entre outros comportamentos que são relacionados ao assunto.

Gerenciamento corporativo

Ademais, as empresas ESG também cuidam da parte social sustentável, tendo cuidado com a boa governança. Isso significa que é necessário olhar para a administração pelos padrões ESG, que é responsável por atender interesse de outras áreas empresariais.

Dentro deste contexto, é preciso prezar a transparência financeira, práticas contra a corrupção, gestão de riscos, busca pela diversidade e equidade, entre outros.

Pilar social 

Os critérios ESG também possuem caráter social. De maneira prática, investidores e consumidores perceberão a maneira como os funcionários são tratados, e indicadores disso são o índice de rotatividade, as pesquisas de satisfação dos funcionários, as buscas pela empresa, entre outros.

Além disso, há uma avaliação séria do relacionamento com os clientes e fornecedores, o impacto positivo gerado na sociedade ou a luta contra preconceitos do dia a dia.

Vantagens de adotar práticas ESG (h2)

Mesmo que a sua empresa não esteja buscando conseguir o selo ESG agora, ainda sim as práticas fazem muito sentido pensando na produtividade e até no renome da organização. Confira, a seguir, as vantagens de adotar práticas ESG.

Incentiva o investimento

Como o ESG é uma tendência para o futuro, potenciais investidores prestam muita atenção nesse ponto socioambiental das empresas, por saber que eles estão atrelados à produtividade e qualidade de trabalho para os funcionários.

Além disso, as organizações ESG são consideradas mais confiáveis, e isso, sem dúvidas, incentiva muito o investimento. Apenas nos Estados Unidos, já são mais de 500 fundos de investimentos ligados à sustentabilidade!

Melhora da performance financeira 

Com maiores investimentos financeiros, a performance é ampliada. Além disso, caso a empresa opte por buscar o selo ESG, ela ganha uma boa reputação com o governo, de maneira que o gestor não tem perdas ao se enquadrar aos critérios necessários.

Fortalece o relacionamento com o cliente 

Quando uma organização opta pela ESG, ela melhora a sua reputação para com os clientes, atendendo valores que são reconhecidos. Isso significa que a sua clientela saberá que a empresa é mais confiável e mais disposta a cuidar do meio ambiente.

Isso contribui muito para a imagem que a organização constrói, e pode ajudar até mesmo na fidelização do cliente. Neste contexto, se a concorrência oferece por mais barato, mas você é engajado em causas ambientais e sociais, mesmo assim o cliente poderá escolher o mais caro pela consciência atrelada à isso.

Melhora a retenção de talentos

O turnouver é muito comum nas empresas, e não é segredo para ninguém que ele pode trazer um prejuízo sério a longo prazo. Dentro desse contexto, o ESG promove a diminuição do Turnouver pois fomenta práticas que visam a qualificação e o cuidado com as equipes.

Esse cuidado envolve treinamentos, capacitações, salários satisfatórios, benefícios, plano de crescimento de carreira, ambiente de trabalho mais saudável, entre outros.

Diminui os custos de produção 

Não apenas os custos de produção, mas no geral, o desperdício é diminuído, uma vez que em todos os pilares do ESG está incluída a prática de redução de custos. Isso envolve novas contratações, multas por descumprimento da lei ou até processos que geram desperdícios de produção!

A mudança de hábitos que vem da cultura organizacional otimiza a lucratividade da empresa, de uma maneira que comprova que Sustentabilidade e ESG são parceiros.

5 práticas de ESG 

Talvez haja práticas ESG nas empresas que você nem saiba que o são, uma vez que elas não têm o propósito apenas de se adequara a um selo, tendo em vista que geram uma mudança de hábito que realmente traz diferença de produção e qualidade de trabalho dos funcionários.

Confira condutas ESG essenciais para as empresas, que se feitas de maneira correta, podem dar resultados surpreendentes.

1 . Promover diversidade e inclusão

A diversidade e inclusão tem se tornado cada vez mais tópico de discussão para as empresas. Quando se vida promover esses dois tópicos, com inclusão de etnias, orientação sexual, identidade de gênero, idade, entre outros, a empresa ganha muito.

Isso acontece, pois, a diversidade aproveita o potencial criativo e profissional das diferenças, criando mentes pensantes que desenvolvem soluções diferentes das tradicionais.

A empresa também se torna responsável por se posicionar contra a exclusão das diferenças, criando um ambiente colaborativo despido de preconceitos.

2. Implementar programas de treinamento e capacitação

Há mudanças que precisam ocorrer na empresa, e para facilitar a transição, os colaboradores precisam estar capacitados. Dessa maneira, ao implementar programas de treinamento e capacitação para os funcionários, a empresa garante que sua equipe terá melhores habilidades, confiança e menos erros durante o processo.

Isso também cria o sentimento de pertencimento à empresa, fundamental para diminuir o turnover.

3. Programas de benefícios

Um bom salário é essencial, pois os funcionários querem trabalhar com amor, mas por dinheiro. Mas os benefícios de qualidade são muito bons para a empresa, uma vez que engaja mais ainda os colaboradores, trazendo maior produtividade, melhor atendimento e melhor clima de trabalho.

Os benefícios diferenciados mostram que o serviço do funcionário é valorizado, e que ele é prezado pela empresa. Isso aumenta a qualidade de vida dos funcionários, fazendo inclusive com que eles fiquem menos doentes.

4. Reduzir riscos no ambiente de trabalho 

Não são todos os ambientes de trabalho de uma empresa que são arriscados, mas ter um profissional responsável pela segurança traz maior qualidade de vida para a equipe, além de treiná-la para a sua própria segurança, instruindo o uso de EPIs e garantindo que estes estejam sempre em dia.

O custo de medidas de segurança em dia pode até ser alto, mas é bem menor do que o prejuízo que um acidente poderá trazer para a empresa.

5. Viabilizar gestão de resíduos e conscientizar a equipe

Os processos de produção precisam ser melhorados exponencialmente para que haja adequação ao ESG. Dessa maneira, é preciso que a equipe esteja treinada e capacitada para seguir seu trabalho aderindo aos pilares e as práticas.

Relatórios periódicos, auditorias internas, treinamentos, esclarecimento das situações, transparência na conduta… tudo isso compila para que a a equipe esteja consciente e se aprimorando a cada dia mais.

6. Busca por ações que melhorem a cultura organizacional

A gestão precisa ser capacitada para identificar os cenários em sua totalidade, liderando o time para a melhor cultura organizacional de acordo com os valores e objetivos da organização. Dentro deste contexto, a boa cultura melhora o engajamento, a produção e ainda alinha os departamentos, diminuindo o risco de falhas e entendendo as expectativas e metas dos colaboradores.

Dentro desse contexto, os feedbacks constantes são uma excelente opção para tornar o clima organizacional mais estável, uma vez que os conflitos são resolvidos mais facilmente e com maior transparência.

Dicas B2B Stack 

A verdade é que as práticas ESG são essenciais para as empresas que visam não apenas se manter no mercado, mas se posicionar de uma maneira mais competitiva, com destaque entre os concorrentes.

Para fazer isso da melhor maneira possível, há diversos softwares que podem ajudar nessa missão. Eles promovem maior controle dos funcionários, maior informação, melhoram a gestão do RH, organizam capacitações, auxiliam nos feedbacks constantes, entre outros.

Nós da B2B Stack, somos a maior plataforma de softwares da América Latina. Se você está buscando o selo ESG ou apenas suas práticas para a sua empresa, é fundamental que você tenha o melhor software em suas mãos para te ajudar com a tarefa.

Através da nossa plataforma, você pode encontrar, comparar e ainda ver avaliações dos softwares que você buscou, de maneira a tornar a sua contratação a melhor possível.

Clique aqui para encontrar o software ideal para implementar o ESG na sua empresa!

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados