MetaMask: O que é e como funciona a carteira de Criptomoedas

Publicado em 25 de abril de 2022

Se você tem acesso à internet, provavelmente já ouviu falar da nova febre do momento: criptomoedas. Saindo de um cenário em que apenas o Bitcoin tinha destaque, as novas criptos têm movimentado o mercado de maneira surpreendente. Por isso, vêm atraindo atenção e investimento dos mais diversos setores da economia.

O fato é: se o seu investimento for feito com cuidado e com atenção no mercado, você tem chances de lucrar grandes quantias com as criptomoedas. Esse é um dos motivos pelos quais cada vez mais investidores se arriscam nesse novo mercado.

Contudo, quem não entende do assunto ainda possui muitas dúvidas que giram acerca dessa inovação econômica. Como comprá-las de uma maneira confiável? Ou até mesmo como fazer para armazená-las?

Assim, dentro deste contexto, surgiram carteiras digitais com armazenamento exclusivo para criptomoedas. Apesar destas, inicialmente, estocarem apenas Bitcoins, hoje em dia há carteiras virtuais para as mais variadas moedas de cripto.

No artigo de hoje, iremos dissertar sobre a MetaMask wallet, uma carteira virtual que foi feita para o armazenamento das criptomoedas da blockchain Ethereum. Ela tem se tornado muito popular no mercado de investimentos, e se você é ou deseja se tornar um investidor, precisa aprender sobre esse assunto.

O que é MetaMask?

Logo do Metamask. O logo possui um desenho de uma raposa e o nome da empresa escrito na cor preta

A MetaMask é uma carteira digital que surgiu com o propósito de guardar os seus tokens da Ethereum, uma blockchain que possui como criptomoeda mais valorizada o Ether.

A ETH é a segunda maior criptomoeda atual do mercado, depois do Bitcoin. Contudo, a maior diferença em relação a ele é que o seu objetivo é ir além das transferências financeiras das criptomoedas.

Em outras palavras, a Ethereum incentiva o uso da tecnologia do Blockchain para armazenar demais informações relevantes, como contratos, votações, registros, imagens, entre outros.

Dessa forma, a MetaMask surge como uma das principais carteiras digitais para armazenar os tokens, mas ressaltamos que ela não é a única, tendo apenas maior popularidade.

Para os investidores, a maior vantagem que a MetaMask apresenta é o controle financeiro no mundo das criptomoedas. Esse controle é essencial para evitar que o investidor tenha prejuízos financeiros.

Vantagens de se usar a MetaMask

A MetaMask é muito fácil de ser utilizada, uma vez que a sua interface é intuitiva e pouquíssimo complicada. Outra vantagem é que ela está disponível em 18 idiomas, entre eles o português, aumentando o seu alcance.

Ela também permite a criação de carteiras através de HD. Assim, os investidores podem fazer backups de sua conta através da semente gerada.

Nela, você pode armazenar diversos tokens ERC-20, da Ethereum, ao mesmo tempo. Além disso, há a possibilidade de integração com a gigante maioria dos DApps.

A MetaMask também possui algoritmos que bloqueiam casos de phishing, ou alguns outros vetores de ataques cibernéticos mais comuns. Porém, por ser de uso online, ainda é necessário tomar alguns cuidados.

Por fim, o software é totalmente gratuito.

Mas como usar a MetaMask? A seguir, nós te ensinaremos a utilizá-la. Porém, já pode ficar tranquilo, pois é muito mais fácil do que parece!

Como funciona a carteira MetaMask?

Primeiramente, a MetaMask wallet permite que os investidores façam uso da carteira virtual através de aplicações móveis ou extensões de navegadores.

Além disso, ela também favorece a interação com dApps, que são sites de aplicação descentralizados, e contratos inteligentes.

Dessa forma, para começar a utilizá-la você deve instalar sua extensão no Google Chrome do seu computador ou fazer o download no seu dispositivo. Apesar dela ser compatível com outros navegadores, nós, da B2B Stack, recomendamos o Google.

Lembrando que a MetaMask está disponível para download tanto no iOS quanto para o Android.

Seu código é aberto, de forma que qualquer um pode vê-lo e acessá-lo.

O seu uso é gratuito, mas para poder utilizá-la, você precisará ter alguma quantidade de Ethererum. Em seguida, você precisará fazer a definição de qual é o nível de processamento, sendo lento, normal ou rápido. Só a partir disso é que você poderá dar início às suas transações.

Além disso, é importante ressaltar que a MetaMask possui taxas, que podem variar de acordo com o que o investidor escolher. Assim, nas opções avançadas, você fará a personalização delas.

Porém, já alertamos que você deve ter cuidado na personalização, tendo em vista que, caso a taxa esteja muito baixa, contrariando ao mercado, sua transação provavelmente não irá para frente.

Em suma, a MetaMask permite que os seus usuários façam armazenamento, gerenciem transações de transmissão, enviem e recebam tokens e criptomoedas da Ethereum e gerenciem chaves de conta.

Qual a relação do MetaMask com Blockchain?

Imagem com diversos quadrados se interligando através de uma rede feita por uma linha. Toda a imagem tem predominantemente tons de azul

Primeiramente, precisamos explicar com clareza o conceito de Blockchain. Essa tecnologia é um livro contábil que registra transações de moedas virtuais. Dessa forma, tudo que for registrado pela Blockchain será imutável, garantindo a sua confiabilidade.

Seu armazenamento se dá através de um grupo de transações em blocos. Dessa forma, cada bloco é marcado com um registro de tempo e data, sendo formatados novos blocos a cada dez minutos no blockchain.

Em suma, a tecnologia blockchain é um livro contábil público, de participação livre, que registra todas as transações de moedas virtuais.

Como a atuação do MetaMask é dada praticamente como uma extensão do navegador, na prática a carteira funciona como uma ponte que une os navegadores comuns e a blockchain Ethereum.

Apesar da Ethereum ter o objetivo de ser a tecnologia que permite o armazenamento em token de documentos, contratos, entre outros, a Metamask só armazenava, inicialmente, chaves para tokens cripto.

Contudo, em dezembro de 2021, com a nova febre das NFTs, a carteira expandiu seu armazenamento para englobar também os tokens das artes digitais em febre.

Dica B2B Stack: Como usar o MetaMask

Você pode ser um dos usuários comuns, usando a MetaMask para armazenamento e para transações. Porém, é possível explorar melhor o potencial da plataforma. Descubra como com as nossas dicas!

Um ponto interessante a ser ressaltado é que a carteira se vincula com Coinbase e ShapeShift, duas exchanges. Dessa forma, através dela, você pode comprar o Ether de ambos e tokens ERC-20 da ShapeShift. Você também pode conectar carteiras de hardware, como a Ledger.

Além disso, assim como faria em uma carteira convencional, você pode enviar e receber fundos, através da criação de uma lista de contatos. Isso é possível através das configurações.

Também é importante mencionar que a MetaMesk tem armazenamento de chave local, de forma que você pode ter maior controle das suas chaves públicas e privadas usando a carteira.

Tendo isso esclarecido, vamos para o passo a passo de como usar o MetaMask!

Primeiramente, você deverá se cadastrar na plataforma. Para fazê-lo, acesse a página inicial e clique em Download;

Imagem da página inicial do Metamask. a página possui um menu horizontal na parte superior, título com informações sobre carteira criptográfica a esquerda e um celular a direita

Em seguida, você deverá escolher a opção com a qual fará o uso da plataforma. Assim, você deverá optar se quer usar a extensão do MetaMask no Chrome ou fazer o download em sua máquina;

Imagem mostrando passos para instalação de uma extensão do Metamask.

Para o próximo passo, você deverá clicar em fazer a configuração.

Imagem mostrando as opções de download do MetaMask

Concorde com os termos que aparecerão na tela e crie uma senha quando lhe for solicitado. Essa parte do processo é bem simples e intuitiva, mas você deve escolher uma senha forte, diferente das senhas do seu dia a dia. A MetaMask, então, lhe fornecerá um vídeo que te ensinará como garantir a proteção da sua conta.

Em seguida, será revelada a sua frase secreta de backup. Tenha muito cuidado com o armazenamento desta senha, pois dela depende toda a segurança da sua conta! Tome cuidado para anotá-la corretamente, e tenha ainda mais cuidado com como você a guardará. De preferência, faça isso offline, garantindo que, caso seus aparelhos sejam invadidos, a frase secreta estará segura.

Por fim, insira a frase que você acabou de receber e, tendo isso feito, você já está logado na plataforma. Agora é só clicar nas ferramentas disponíveis e utilizá-las de acordo com a sua vontade.

Cuidados para ter com a MetaMesk

Primeiramente, é extremamente necessário te informar que a MetaMask é uma carteira quente, o que significa que a sua chave é armazenada online. Enquanto as carteiras frias, de chave offline, são mais difíceis de serem invadidas, esta está sujeita aos riscos de invasão por hackers.

Outro ponto muito relacionado é o navegador com o qual você fez seu acesso. Apesar de ele não conseguir acessar as suas informações pessoais, ele é capaz de coletar os dados de quando e onde você faz o acesso e usa o aplicativo.

Pensando nessa questão da segurança, nós selecionamos três alternativas para o MetaMask. Dessa forma, você escolhe alguma das opções, que pode atender melhor às suas necessidades.

Alternativas ao MetaMask

Conheça as principais alternativas ao MetaMask.

Coinbase

Logo da empresa Coinbase. O logo possui a cor azul e acima do nome a um circulo com a letra C ao centro

A Coinbase é um uma carteira e plataforma de moeda digital. Nela, comerciantes e consumidores podem fazer transações com moedas digitais, entre elas a Bitcoin, Ethereum e Litecoin.

Ela serve tanto como corretora de câmbio quanto como plataforma de negociações, e permite transações utilizando de moedas fiduciárias.

Contudo, essas funções não estão disponíveis para o Brasil hoje em dia, de forma que o seu melhor uso é como carteira digital.

Ela possui diversas medidas de proteção, além de uma interface muito fácil e a troca instantânea de moedas, sem que taxas extras sejam cobradas;

Luno

Logo do Luno, concorrente do MetaMask

A Luno é uma plataforma que oferece negociação apenas em Bitcoin e Ethereum. Suas senhas e códigos são armazenados offline, o que traz a ela uma segurança que merece destaque.

Uma vantagem da plataforma é que ela permite que você determine a visão de negociação que lhe convém. Além disso, ela cobra uma taxa de 0,10% para os takers, mas absolutamente nenhuma para os makers.

Em outras palavras, a liquidez na exchange é garantida, uma vez que os investidores optam por criar novas ordens e fogem das taxas de negociação.

Além disso, os clientes que negociam mais ganham alguns descontos na taxa mencionada. Ela é uma excelente opção para quem está entrando recentemente no mundo das criptomoedas!

Exodus

Logo do Exodus, ferramenta que funciona como carteira de clientes. O logo possui um 'X' azul a esquerda do nome

A Exodus é uma carteira virtual de multi-criptomoedas. Dentro dela, você pode fazer a transação de muitos tipos de criptomoedas diferentes, incluindo as mais famosas.

Ela é amigável ao usuário, facilitando a experiência e o uso dos iniciantes. Ganhou nome pela versatilidade e facilidade de uso.

A carteira é relativamente segura, mas enfrenta o mesmo problema da MetaMask, que é ser uma carteira quente. Mesmo possuindo um sistema de backup, ainda está sujeita à invasão de hackers.

Conclusão

A MetaMask possui diversas vantagens, com destaque para a facilidade de acesso e a conexão com os navegadores. Contudo, é necessário tomar muito cuidado com ela, uma vez que a sua segurança não é a mais forte do mercado.

Se as demais opções que oferecemos para você não foram suficientes, recomendamos que você navegue pelo nosso site! Nós, da B2B Stack, somos a maior plataforma de softwares da América Latina!

Nós podemos te ajudar a encontrar exatamente a ferramenta que você precisa para cumprir seus propósitos.

Clique aqui e confira as nossas categorias de software!

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados