Patreon: Como usar a plataforma de financiamento coletivo

Publicado em 24 de março de 2022

Logo do Patreon

A criação de conteúdos para Web se tornou mais do que relevante nos dias de hoje. Agora, as pessoas perceberam que os criadores de conteúdo podem contribuir não só com o seu entretenimento, mas também com o seu aprendizado nas mais diversas áreas, e a Patreon é uma plataforma criada para apoiar esses profissionais.

Sites, blogs, redes sociais, e-mails marketing, materiais ricos, streamings de vídeo e de áudio…

Enfim, os criadores de conteúdo contribuem estrategicamente para inúmeros projetos, seja no marketing digital, marketing de influenciadores, na divulgação de notícias, no roteiro para vídeos educativos ou divertidos, entre muitas outras possibilidades.

Um dos motivos da tamanha relevância que os criadores de conteúdo ganharam nos últimos tempos se dá porque as estratégias de marketing de conteúdo podem custar cerca de 62% menos do que o marketing tradicional.

Além disso, cerca de 93% dos profissionais de marketing utilizam o marketing de conteúdo para serem mais eficientes na comunicação direta com o público.

Isso porque é possível demonstrar apoio e preocupação para com as dores do público que se deseja atingir, oferecer alternativas para solucioná-las, sendo capaz de gerar mais engajamento do que uma propaganda nas mídias tradicionais, como na TV, por exemplo, e de maneira orgânica e não invasiva.

Mas não é só isso, os criadores de conteúdo se esforçam diariamente para entregar o máximo de valor às pessoas que vêem seus trabalhos, e para reconhecer e monetizar esses esforços surgiu a Patreon, que você irá conhecer nos próximos tópicos.

O que é Patreon?

Logo do Patreon. Acima do nome a duas formas geométricas formando a letra P e ambas possuem a cor rosa

Patreon é uma plataforma para que criadores de conteúdos de todos os tipos, inclusive empresas, encontrem financiadores para os seus trabalhos, os chamados “patronos”.

A Patreon foi criada em 2013 após o músico e fundador da plataforma Jack Conte perceber que havia muitos fãs de seus vídeos no Youtube, porém, contava com baixo apoio financeiro.

Então, Jack Conte junto ao desenvolvedor Sam Yam fundaram a Patreon com o objetivo de fazer com que os fãs apoiassem seus artistas favoritos com um determinado valor mensal, enquanto receberiam de volta materiais exclusivos como retribuição.

Hoje, a Patreon possui mais de 250 mil criadores de conteúdo, já pagou mais de 3,5 bilhões de dólares à eles, e possui mais de 8 milhões de usuários ativos mensais.

A Patreon é indicada para:

  • Criadores de podcasts;
  • Criadores de vídeos;
  • Músicos;
  • Artistas visuais, como designers e fotógrafos;
  • Comunidades virtuais;
  • Escritores e jornalistas;
  • Criadores de conteúdos sobre games;
  • ONGs;
  • Criadores de conteúdos educativos e de tutoriais;
  • Pequenas empresas.

Como funciona o Patreon?

Página do Patreon de um criador de conteúdo chamado Carlos Creator. A página possui um banner com  uma imagem a frente do Carlos e abaixo três blocos com preços e benefícios ao apoiá-lo através do Patreon

A Patreon funciona de formas distintas para os criadores de conteúdo e para os patronos, tendo seu foco no levantamento de fundos a partir do financiamento coletivo para quem oferece diversos tipos de materiais.

Para ambos os tipos de usuários, é necessário se registrar na plataforma ou através do aplicativo para dispositivos móveis, disponível para iOS e Android, para começar a divulgar e receber assinantes, ou para apoiar algum criador.

É possível dizer que a Patreon funciona como uma plataforma para gerar e gerenciar planos recorrentes para criadores de conteúdo.

Ou seja, cada criador pode disponibilizar planos de assinatura, com valores pré-definidos ou não, em que quanto maior for a contribuição dos patronos, mais benefícios poderão ser oferecidos. Mas, também é possível ser monetizado por publicação.

Do lado dos patronos, quem quiser apoiar um criador com um valor mensal ou por posts, a partir de US$ 1, poderá ver conteúdos sem anúncios, desbloquear conteúdos antes do lançamento para o público geral e até mesmo conversar com os criadores e sua comunidade por mensagens no Discord.

Patreon para criadores de conteúdo

Para os criadores de conteúdo, a Patreon disponibiliza ferramentas para criá-los, hospedá-los e gerenciar assinaturas, pagamentos e os recursos especiais que serão disponibilizados aos patronos.

A Patreon não cobra nenhum valor dos criadores para começar, sendo cobradas apenas uma porcentagem, que pode ser de 5%, 8% ou 12% conforme o plano escolhido (Básico, Profissional ou Premium), e uma taxa de processamento de transações, tudo sobre os pagamentos concluídos dos assinantes.

Todos os planos oferecem a personalização de uma página do criador com descrição, botões de seguir e compartilhar, exposição dos conteúdos e seus planos de assinatura ou valor por postagem, para receber também comentários dos patronos, e caso tenha, você pode inserir um botão para o seu canal do Youtube.

Outro exemplo mostrando como é uma página do Patreon. Acima temos um banner com uma pessoa andando em meio as estrelas e abaixo três bloco com preços, informações e um botão vermelho

A plataforma também fica responsável por gerenciar as transações de pagamento e por tirar as dúvidas dos patronos.

A Patreon disponibiliza recursos de aprendizado para os criadores de conteúdo, além de kits para cada modalidade de criador, para não ter de começar a criar conteúdos do zero.

• E você, é criador de conteúdos? Tem uma startup de jogos e já usou o Patreon? Deixe seu comentário sobre a plataforma e ajude pessoas como você a escolher a melhor solução do setor.

Como usar o Patreon a favor da sua empresa?

Mesmo que o marketing de conteúdo seja mais barato do que o tradicional, ainda assim as empresas precisam de recursos para pagar os profissionais, ferramentas para o dia a dia dos conteudistas, ou até mesmo para fazer parcerias com influenciadores digitais para expandir o reconhecimento da sua marca.

Além disso, os planos recorrentes são uma tendência para os dias atuais, pois permitem que as empresas fidelizem seus clientes por mais tempo, e consigam obter uma receita fixa e previsível.

Para as empresas, então, o Patreon é uma alternativa para manter-se em constante comunicação com seu público através de conteúdos realmente relevantes para eles, e bonificá-los por sua fidelidade.

Para sua comunidade no Patreon, além dos conteúdos, é possível enviar newsletters, oferecer eventos ao vivo, como oficinas e aulas, e disponibilizar créditos e descontos, assim como cartões de presente.

Dica B2B Stack: Alternativas ao Patreon

Agora que você conhece o Patreon, vamos te apresentar outras alternativas de plataformas que você pode usar para levantar fundos para os seus conteúdos e obter receita com as suas criações. Conheça as seguintes soluções:

  • Kickstarter;
  • Catarse;
  • Padrim.

Kickstarter

Logo da empresa Kickstarter. As letras são todas arredondadas e a cor do logo é verde

Kickstarter é uma plataforma para financiamento de diferentes projetos criativos, em que mais de 21 milhões de investidores já financiaram mais de 217 mil projetos desde o seu lançamento em 2009.

As categorias de conteúdos que podem ser financiados no Kickstarter abrangem:

  • Artes e fotografia;
  • Quadrinhos;
  • Trabalhos manuais;
  • Dança;
  • Moda;
  • Vídeos;
  • Culinária;
  • Jogos;
  • Música;
  • Jornalismo;
  • Tecnologia;
  • Teatro;
  • Filmes e vídeos;
  • Conteúdos infantis;

E mais.

Os criadores de conteúdo podem compartilhar uma ideia ou projeto, definir uma meta e o prazo de arrecadação para o levantamento de fundos, para assim, conseguirem investidores para poderem executá-lo, e assim como no Patreon, também podem bonificar seus apoiadores com recompensas, como conteúdos exclusivos.

Os patrocinadores podem, se quiserem, contribuir ativamente com ideias além do dinheiro.

Para garantir que nem os patrocinadores e nem os criadores corram riscos, a Kickstarter funciona com um modelo de financiamento “tudo ou nada”, na qual os financiadores não são cobrados no caso do projeto não atingir a meta de fundos estipulada pelo criador.

Do lado do criador, portanto, os fundos não são liberados enquanto o projeto não atingir sua meta, o que garante também que os criadores tenham os recursos suficientes para cumprirem com todas as etapas prometidas e concluam seus trabalhos.

A taxa cobrada pelo Kickstarter para os criadores de conteúdo é de 5% sobre os fundos arrecadados, e mais a taxa de processamento de pagamentos, que varia entre 3% e 5%.

• Na B2B Stack você encontra o Kickstarter e pode avaliá-lo caso já o tenha utilizado.

Catarse

Logo da empresa Catarse. O logo possui uma forma ao lado direito do nome que tem diversas cores

Catarse é uma plataforma de crowdfunding, com uma das maiores comunidades de financiamento coletivo do Brasil.

Mais de 17 mil projetos já foram financiados na Catarse desde 2011, com um arrecadamento e direcionamento de mais de R$ 196 milhões para os criadores.

A Catarse é indicada para artistas, músicos, jornalistas, designers, cientistas, pesquisadores, gamers, empreendedores, escritores, entre outros profissionais que precisam de patrocínio para os seus projetos.

Na Catarse você pode inscrever seu projeto, estipular uma meta, compartilhar com seus conhecidos, e todos eles ou outros usuários da plataforma começam a contribuir com uma quantia em dinheiro, como se fosse uma vaquinha online, para atingir seu objetivo financeiro e viabilizar o projeto, sendo que os financiadores recebem recompensas ao contribuir.

Assim como o Kickstarter, quando um projeto atinge sua meta de financiamento, o valor é disponibilizado ao criador, no entanto, se o projeto não atingir os fundos estipulados, os valores são devolvidos aos patrocinadores.

Os criadores de conteúdo também podem usar o Catarse Assinaturas, onde conseguem criar e gerenciar planos recorrentes, para que seus fãs contribuam mensalmente com o projeto.

A taxa cobrada pelo Catarse é de 13% em cima dos valores arrecadados, no caso do Assinaturas, a taxa é mensal sobre o apoio dos seus contribuidores.

• Já usou o Catarse em seus projetos? Deixe sua opinião na B2B Stack. Com isso mais pessoas escolhem as melhores soluções de crowdfunding.

Padrim

Logo da empresa Padrim. Ao lado esquerdo do nome tem um desenho que parece uma borboleta.

Padrim é uma plataforma de financiamento coletivo recorrente, que conecta criadores de conteúdo aos seus seguidores.

No Padrim você pode publicar seu projeto para receber apoio financeiro mensal de padrinhos e madrinhas a partir de R$ 1,00, que receberão recompensas ao contribuírem com o projeto por boleto ou cartão de crédito.

Os criadores, portanto, precisarão divulgar os projetos publicados e convidar pessoas para os apadrinharem, sendo cobrada uma taxa de 12% em cima do valor arrecadado pelos produtores de conteúdo.

• Já usou o Padrim em seus projetos? Não deixe de avaliá-lo na B2B Stack e ajude mais pessoas a escolherem as melhores soluções de crowdfunding.

Conclusão

Criar conteúdos, sejam visuais, escritos ou de áudio requer muito trabalho e os recursos certos.

Para que seja possível viabilizar esses projetos, muitas vezes é preciso investimento, no entanto, os pedidos de doações podem não ser suficientes, e é neste momento que você pode contar com plataformas de levantamento de fundos como a Patreon, a Kickstarter, a Catarse e a Padrim.

Essas plataformas conectam os criadores de conteúdo à apoiadores que se identificam com um projeto e querem apoiá-lo, sendo uma troca de benefícios e a contribuição necessária para a construção de uma comunidade, que pode expandir o reconhecimento de uma marca ou de um profissional independente.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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