Entenda como cobrar com PIX na recorrência

Publicado em 30 de novembro de 2021

Você sabia que usar o PIX na recorrência já é possível e pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio?

O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, e com cerca de 1 ano de existência já é o segundo meio de pagamento preferido entre os consumidores.

Hoje, já são mais de 300 milhões de chaves PIX cadastradas, sendo que o público que mais utiliza essa forma de transferência são as pessoas entre os 20 e 49 anos.

Ao longo deste 1 ano de PIX, já foram realizadas mais de 1 bilhão de transações, movimentados mais de 500 milhões de reais, e desde agosto de 2021, já foram efetuadas mais de 400 milhões de transações por PIX de pessoas para empresas.

Uma pesquisa que tinha como foco identificar os impactos da pandemia de COVID-19 nas pequenas empresas demonstrou que 77% delas já aderiram ao PIX neste período.

Essas empresas tiveram uma queda de 33% no seu faturamento, contra 44% de queda de faturamento enfrentada pelos pequenos negócios que ainda não adotaram este meio de pagamento.

Alguns dos motivos de todo esse sucesso são a gratuidade da utilização para pessoas físicas e o recebimento rápido do valor da venda para as empresas.

Entenda neste conteúdo, então, como você pode utilizar o PIX para fazer cobranças recorrentes e alavancar suas vendas e receita.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

PIX na recorrência: o que é?

Para entender o que é o PIX na recorrência é preciso compreender o que é a recorrência em si. De forma simples, é um modelo de vendas em que o cliente paga um determinado valor, com certa frequência, para obter produtos ou serviços de uma empresa.

Neste modelo, podemos citar os casos das assinaturas recorrentes dos planos de streamings, como a Netflix, de softwares, clubes de assinaturas e outras plataformas SaaS.

As assinaturas recorrentes são uma tendência que chegou para ficar. Essa estratégia é ideal para fidelizar clientes por conta das vantagens deste tipo de venda, como por exemplo, os descontos que podem ser oferecidos a quem assina um plano com prazo maior.

Desta forma, é possível ter uma renda contínua, obter previsibilidade de receita e prezar pela experiência do cliente, aprimorando cada vez mais seus produtos e serviços.

Geralmente, essas cobranças recorrentes costumam ser feitas automaticamente no cartão de crédito do cliente sem ocupar seu limite, de forma mensal, semestral ou anual, por exemplo.

Mas e se o seu potencial cliente não possui cartão de crédito? Você vai deixar de vender seu plano de assinatura? Hoje, não mais!

O PIX na recorrência é um dos meios de pagamento que já pode ser disponibilizado ao seu cliente para que ele efetue o pagamento dessas cobranças recorrentes nos períodos corretos, conforme estipulado em contrato.

Quais são as vantagens de usar o PIX na recorrência?

Já falamos no nosso blog sobre os benefícios de implementar a política da recorrência em uma empresa, e você pode conferir um destes conteúdos aqui!

Agora, vamos falar sobre as vantagens de usar o PIX na recorrência começando pela importância de disponibilizar vários meios de pagamento aos clientes.

Quem é consumidor de qualquer tipo de produto ou serviço sabe a dor que é perder tempo pesquisando preços, escolher o que está precisando em uma loja, e ao chegar no final da compra, essa loja não dar a opção de pagar com sua forma de pagamento preferida ou a única que você trabalha.

A primeira coisa que pensamos ao nos depararmos com este tipo de situação é: "Nunca mais entro nessa loja para comprar nada!", não é mesmo?

Pois bem! Isso acontece tanto com as vendas avulsas quanto com as vendas recorrentes, e muitos negócios perdem oportunidades por não diversificarem seus meios de pagamento.

Então, a primeira vantagem de disponibilizar o PIX na recorrência é que você não perde vendas porque consegue alcançar diferentes clientes:

Os que preferem pagar com este meio de pagamento, os desbancarizados, os que não possuem cartão ou carteiras digitais, ou ainda, aqueles que não têm paciência de esperar a baixa bancária do boleto para ter acesso ao produto ou serviço que comprou.

Outras vantagens do PIX na recorrência são:

  • Vender para um público de mais de 112 milhões de pessoas que já são usuárias do PIX;
  • Recebimento rápido das vendas;
  • Praticidade ao cliente;
  • Mais barato do que receber por outras formas de pagamento, como boleto e cartão de crédito.

Como usar o PIX na recorrência e nas vendas avulsas?

O recebimento por PIX para CNPJs que não são do tipo EI ou MEI nas vendas avulsas pode ser tarifado pelas instituições financeiras.

Por meio do PIX na recorrência é possível receber as recorrências de forma automatizada, com o uso de uma plataforma de pagamentos online, como a Vindi.

Por isso, a vantagem de utilizar uma plataforma como essa é que a taxa do PIX é padronizada tanto para as vendas avulsas quanto para os pagamentos recorrentes, e toda a gestão dessas movimentações é centralizada em um único ambiente.

Como funciona o PIX na Vindi?

Imagem com uma mulher olhando para cima mostrando que tem dúvidas. Atrás dela há um quadrado de cor branca e o fundo é todo em cor azul

A Vindi é uma plataforma de pagamentos online e gestão de cobranças, pioneira e líder em recorrência. Tem mais de 8 anos no mercado, mais de 6 mil clientes e só entre 2020 e 2021 já processou mais de 3 bilhões de transações através do seu gateway de pagamento.

Com a Vindi é possível receber pagamentos de vendas avulsas e também fazer cobranças recorrentes de planos de assinatura por boleto bancário, cartões de crédito, débito em conta e agora, por PIX.

Para começar a gerar faturas e receber por PIX na Vindi você precisa ter um dos planos da plataforma e cumprir os seguintes requisitos:

Ter uma conta verificada na Yapay, configurar este gateway de pagamento, bem como o meio de pagamento PIX.

O recebimento das vendas por PIX tem liquidação imediata e são repassados para sua conta 2 vezes ao dia, cumprindo as seguintes regras:

As vendas aprovadas entre as 6h e 11h59min, em dias úteis de segunda a sexta-feira, terão os valores disponibilizados em conta após as 15h, bem como seu saque automático contabilizado após este horário;

Já as vendas aprovadas após 12h terão os valores repassados no próximo dia útil, com saque automático às 6h deste dia e a disponibilização dos valores na conta após às 10h.

Você terá acesso a todas as entradas de PIX e poderá fazer a conciliação das suas vendas em página exclusiva do PIX.

Como funciona o PIX na recorrência com a Vindi?

O PIX na recorrência com a Vindi é uma funcionalidade que permite a programação e o envio automático de cobranças recorrentes aos clientes para que eles efetuem o pagamento por PIX.

Neste caso, a plataforma da Vindi oferece todos os recursos para que você crie seus próprios planos de assinatura e configure o PIX como meio de pagamento para essas cobranças, respeitando todas as particularidades do contrato de cada cliente.

Ou seja, você irá criar um cadastro com uma assinatura de plano para cada um dos seus clientes assinantes, e gerar as faturas já com as datas de vencimento programadas, conforme a periodicidade e frequência pré-acordada.

Assim, a cada data de cobrança, a própria Vindi gera as cobranças automaticamente e envia ao cliente para que ele efetue o pagamento pelo QR Code ou PIX Copia e Cola.

Nos casos de renovação dos planos de assinatura dos seus clientes, a Vindi também pode gerar novos códigos QR ou Copia e Cola e enviá-los aos clientes conforme configurado no primeiro cadastro.

Ou seja, você cadastra o cliente e sua assinatura uma vez, e mesmo depois, as renovações são atualizadas de forma automática.

Para evitar que seu cliente esqueça de efetuar o pagamento do QR Code da fatura avulsa ou do PIX na recorrência, é possível configurar uma régua de cobrança automática para lembrar os clientes nos prazos estabelecidos via e-mail e/ou sms, controlando de perto as inadimplências.

Como usar QR Code para pagamentos por PIX na Vindi?

Quando uma fatura avulsa ou recorrente é criada pela plataforma da Vindi, um novo QR Code é gerado para que seu cliente realize o pagamento pela instituição bancária na qual possui relacionamento.

Quando o aparelho do cliente lê o QR Code recebido, ele já é direcionado para a página de pagamentos da instituição em questão.

O QR Code gerado na Vindi é o QR Code Dinâmico, que pode ser configurado com várias informações úteis para o cliente, como: valor total da cobrança, data de vencimento do pagamento, e a data de expiração do QR Code.

Caso o cliente não efetue o pagamento até o prazo de expiração determinado, é possível gerar outra fatura para cobrá-lo novamente. Se você não configurar uma data, o QR Code expira automaticamente em 24 horas.

Como usar Copia e Cola para pagamentos por PIX na Vindi?

O PIX Copia e Cola trata-se de um código alfanumérico que pode ser copiado para a área de transferência do dispositivo do cliente e colado no aplicativo ou internet banking da instituição onde ele realizará seu PIX.

Este código fica disponível em nas faturas geradas pela Vindi por PIX e também na sua página de pagamentos, para que o cliente possa finalizar a transação mesmo que não consiga ler o QR Code com seu aparelho.

Como habilitar o PIX na Vindi?

Quem já é cliente Vindi consegue habilitar o PIX cumprindo os requisitos de configurações citados anteriormente.

Assim que o gateway de pagamento Yapay estiver configurado, na própria plataforma da Vindi, já será possível escolher o PIX como método de pagamento ao criar uma fatura avulsa ou recorrente para o seu cliente.

Neste processo, o QR Code ou PIX Copia e Cola é gerado e o consumidor terá acesso na página de finalização dos pagamentos.

Mas, se você ainda não é cliente da Vindi, solicite o contato dos especialistas, escolha a melhor opção de plano para o seu negócio e comece a receber por PIX!

Banner com o fundo na cor azul, a esquerda uma mulher com roupa laranja segurando um celular da mesma cor e sorrindo e a direita informações sobre Pix na Vindo com um botão abaixo de cor laranja com os dizeres 'quero conhecer melhor'

Quais são as taxas para receber por PIX na Vindi?

Para os seus clientes, pagar com o PIX é gratuito e podem ser realizadas transações ilimitadas.

Para receber suas vendas realizadas via checkout de e-commerce ou QR Code por intermédio da plataforma Vindi, uma taxa de 0,95% ou um valor mínimo de R$ 1,60 é cobrado por transação concluída, sendo uma das menores taxas para recebimento por PIX do mercado.

Isto é, se o valor da tarifa a ser descontado for menor que R$ 1,60, o valor abatido será este. No entanto, caso seja maior, o que irá prevalecer são os 0,95% de taxa.

O valor máximo por transação autorizado para receber por PIX na Vindi é de R$ 200 mil, e o valor mínimo é de R$ 2,00.

Conclusão

O PIX chegou para trazer inúmeras facilidades e praticidades aos seus usuários, e também, ainda mais segurança nas transferências, uma vez que apenas alguns dados pessoais de quem está pagando ou recebendo são apresentados para os envolvidos nas transações.

Em tão pouco tempo, a preferência dos consumidores pelo PIX já ultrapassou outros meios de pagamento que há muitos anos estavam consolidados, como o cartão de crédito, por exemplo, perdendo apenas para a preferência por pagamentos em dinheiro (ainda).

Por isso, se o seu negócio ainda não aceita receber por PIX saiba que você está perdendo grandes oportunidades de vendas.

Hoje, já é possível até mesmo receber por PIX na recorrência, e uma das plataformas que disponibiliza essa funcionalidade é a Vindi.

Com sua utilização, é possível customizar e automatizar o envio das cobranças recorrentes por PIX na periodicidade correta, visando fornecer mais praticidade aos clientes.

Além do recebimento por PIX na recorrência, com a Vindi é possível gerar faturas avulsas, também para pagamentos via QR Code ou PIX Copia e Cola e outros meios de pagamento, gerenciar seu fluxo de caixa e fazer a conciliação das suas vendas, para que você tenha controle total sobre as suas movimentações e finanças.

E aí, o que achou sobre receber por PIX na recorrência? Se quiser saber mais sobre como é a experiência dos clientes Vindi, veja as avaliações de usuários reais da ferramenta no B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados