Quem está antenado no mercado de tecnologia e marketing brasileiro com certeza já conhece a RD Station. Suas robustas soluções de CRM e Marketing já estão entre as mais usadas e sua trajetória serve de inspiração diária para milhares de startups que buscam o mesmo sucesso.
Entretanto, você sabe quais foram os passos para um crescimento tão grande, em relativamente pouco tempo?
Aqui neste artigo vamos explicar sobre como surgiu a empresa, a jornada dos seus fundadores e detalhar o que faz suas ferramentas liderarem constantemente o quesito avaliações no Portal B2B Stack.
Como surgiu a RD Station?
A RD Station, antiga Resultados Digitais, foi fundada em 2011 em Florianópolis (SC) por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e André Siqueira.
Feita como resultado da dificuldade em um empreendedorismo passado de Eric (com uma outra startup chamada Praesto), a empresa pretendia atacar a grande ineficiência de processos do marketing brasileiro com sua plataforma, o RD Station Marketing.
Rápidamente a startup se tornou uma das grandes referências do marketing digital brasileiro, acumulando uma série de investimentos de fundos como TPG growth, RedPoint eventures, DGF Inova e Astella.
Os fundadores
Como mencionamos, é possível dizer que a RD surgiu em grande parte pelo ‘fracasso’ do primeiro empreendimento de Eric Santos, a Praesto, empresa de desenvolvimento de soluções mobile.
Nesta jornada, o fundador da empresa seria acompanhado por Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e André Siqueira, que faziam o papel de intraempreendedores na antiga empresa. Então, quando Eric decidiu mudar o rumo, convidou esses quatro profissionais para acompanhá-lo.
Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:
- Eric Santos – CEO da empresa, Eric também fundou a Praesto Convergence (em 2005) e atuou como coordenador na Fundação CERTI. Santos se formou em engenharia na Universidade Federal de Santa Catarina;
- André Siqueira – Atualmente Head de Marketing da RD e “Especialista em Aquisição de Clientes e Geração de Demanda”, André é formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje, com mais de 8 anos de experiência em Marketing, já é uma das grandes referências no assunto;
- Bruno Ghisi – Atual CTO da RD, Bruno tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de softwares e traz os títulos de MSc (Master of Science) em Ciência da Computação e BSc (Bacharelado em Ciência) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ghisi também atuou como líder técnico e engenheiro de Software na Fundação CERTI e Co-fundador e CTO na Rundra.
- Pedro Bachiega – Formado em Computação pela UFSC, Pedro atua no mercado de tecnologia desde 2006 como desenvolvedor de sistemas para internet mobile apps. Na RD, ocupou o cargo de Diretor Administrativo/Financeiro e hoje trabalha como gestor do sistema de Faturamento e Pagamentos.
- Guilherme Lopes – Atualmente executivo de Customer Success na RD, Guilherme é também Diretor de Product Growth na empresa. Lopes foi selecionado como Empreendedor Endeavor em 2016 e Top 25 Customer Success Thought Leaders em 2017. Formado em engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina, também atuou como Gerente de produto de TV Digital e Smart TV na TOTVS.
Como o RD Station se tornou o que é hoje?
Mas como a RD passou de uma pequena startup para uma das principais empresas de tecnologia no país? Vamos entender um pouco de sua jornada.
De Resultados Digitais para RD Station
Até o fim de 2020, a empresa foi amplamente conhecida como Resultados Digitais, especialmente pelo desenvolvimento de suas plataformas de Marketing e vendas, o RD Station Marketing e CRM.
Por isso, foi nessa virada de ano que a RD anunciou em seu blog a mudança do nome para RD Station com a justificativa de “importante que o nosso nome esteja associado diretamente a eles (as plataformas da empresa).”
A aquisição do Plug CRM
Em 2018, outro grande marco na história da RD foi a sua primeira aquisição: a plataforma de vendas Plug CRM. Na época, Eric Santos contou à Exame a importância de movimentos como esse no mundo de startups, especialmente quando se busca tomar o lugar que a RD tomou nos últimos anos.
“Acho que, no mundo das startups, há empresas que se engajam nas aquisições cedo de mais. Mas entendemos que, para nós, este é um ano fundamental para colocarmos nosso sonho grande em prática: ser uma plataforma líder em ferramentas de crescimento para PMEs em países emergentes”.
Foi a partir dessa união que foi possível também o lançamento de uma das principais plataformas de CRM do mercado brasileiro, o RD Station CRM. Vamos conhecer um pouco mais dela e do RD Station Marketing a seguir.
Principais produtos da RD Station
RD Station CRM
O RD Station CRM é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management ou Gestor de relacionamento com o cliente).
Focado em garantir a melhor experiência possível para o consumidor, a solução permite controlar todo o processo comercial, de maneira a centralizar todas as informações para a gestão do funil de vendas em um só local. Isso permite uma maior integração entre os vendedores e os leads, além da priorização de tarefas e maior organização dos passos e metas.
Entre as funcionalidades da plataforma está a possibilidade de visualizar, em tempo real, o status de todas as negociações, juntamente com os históricos de contatos por e-mail, ligações e reuniões agendadas.
Além disso, o RD Station CRM permite criar campanhas personalizadas e ter acesso aos dados como taxa de conversão e geração de oportunidades. Em questão de integração, a ferramenta pode trabalhar ao lado do RD Station Marketing e outras soluções de e-commerce, EAD e ERPs.
RD Station Marketing
A solução de Marketing da RD é uma ferramenta robusta e muito conhecida, sendo inclusive uma das vencedoras do prêmio ‘Líder de Categoria’ no B2B Awards 2019.
Entre as funcionalidades desta plataforma de automação de marketing estão a criação de landing pages, gestão de redes sociais, disparo de campanhas de e-mail, formulários e pop-ups para sites ou blogs.
Além disso, possibilita também uma avançada análise de dados com seu módulo de Business Intelligence, juntamente com lead scoring e lead tracking.
O RD Station Marketing traz funções de jornada, um guia interativo com lista de tarefas, definição de responsáveis e prazos. Para ajudar a familiarizar a equipe com o funcionamento, a solução oferece conteúdos educacionais de treinamento.
Sobre integrações, a plataforma funciona em conjunto com mais de 100 ferramentas de marketing e vendas.
Cenário atual
Atualmente, segundo dados da própria RD Station, suas soluções já atendem mais de 13.000 clientes no Brasil e mais de 20 países ao redor do mundo, além de mais de 1500 agências.
Segundo dados do LinkedIn, a empresa aparece na lista das empresas mais cobiçadas para se trabalhar.
Apesar da empresa não divulgar o seu faturamento anual, em 2019 recebeu um aporte de R$200 milhões do fundo americano de venture capital, Riverwood Capital.
Conclusão
O caminho para uma empresa se tornar uma referência em seu setor não é simples. Muitas vezes, o sucesso envolve muita persistência por parte dos seus líderes, além de um bom produto que de fato atende as necessidades dos usuários. E é exatamente isso que a RD Station trouxe nesses 10 anos de jornada no mercado brasileiro.
Com uma perspectiva de continuar crescendo, a qualidade do serviço oferecido fica muito clara nas avaliações deixadas pelos usuários da B2B Stack nas páginas das ferramentas.
Por isso, para qualquer startup que precise de inspiração, a RD é com certeza um enorme case de sucesso.
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4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments