RD Station e a trilha para se tornar referência no mercado digital

Publicado em 27 de janeiro de 2021

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Quem está antenado no mercado de tecnologia e marketing brasileiro com certeza já conhece a RD Station. Suas robustas soluções de CRM e Marketing já estão entre as mais usadas e sua trajetória serve de inspiração diária para milhares de startups que buscam o mesmo sucesso.

Entretanto, você sabe quais foram os passos para um crescimento tão grande, em relativamente pouco tempo? 

Aqui neste artigo vamos explicar sobre como surgiu a empresa, a jornada dos seus fundadores e detalhar o que faz suas ferramentas liderarem constantemente o quesito avaliações no Portal B2B Stack.

Como surgiu a RD Station?

Logo da RD Station

A RD Station, antiga Resultados Digitais, foi fundada em 2011 em Florianópolis (SC) por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e André Siqueira. 

Feita como resultado da dificuldade em um empreendedorismo passado de Eric (com uma outra startup chamada Praesto), a empresa pretendia atacar a grande ineficiência de processos do marketing brasileiro com sua plataforma, o RD Station Marketing.

Rápidamente a startup se tornou uma das grandes referências do marketing digital brasileiro, acumulando uma série de investimentos de fundos como TPG growth, RedPoint eventures, DGF Inova e Astella.

Os fundadores

Como mencionamos, é possível dizer que a RD surgiu em grande parte pelo ‘fracasso’ do primeiro empreendimento de Eric Santos, a Praesto, empresa de desenvolvimento de soluções mobile. 

Nesta jornada, o fundador da empresa seria acompanhado por Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e André Siqueira, que faziam o papel de intraempreendedores na antiga empresa. Então, quando Eric decidiu mudar o rumo, convidou esses quatro profissionais para acompanhá-lo. 

Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:

  • Eric Santos – CEO da empresa, Eric também fundou a Praesto Convergence (em 2005) e atuou como coordenador na Fundação CERTI. Santos se formou em engenharia na Universidade Federal de Santa Catarina;
  • André Siqueira – Atualmente Head de Marketing da RD e “Especialista em Aquisição de Clientes e Geração de Demanda”, André é formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje, com mais de 8 anos de experiência em Marketing, já é uma das grandes referências no assunto;
  • Bruno Ghisi – Atual CTO da RD, Bruno tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de softwares e traz os títulos de MSc (Master of Science) em Ciência da Computação e BSc (Bacharelado em Ciência) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ghisi também atuou como líder técnico e engenheiro de Software na Fundação CERTI e Co-fundador e CTO na Rundra.
  • Pedro Bachiega – Formado em Computação pela UFSC, Pedro atua no mercado de tecnologia desde 2006 como desenvolvedor de sistemas para internet mobile apps. Na RD, ocupou o cargo de Diretor Administrativo/Financeiro e hoje trabalha como gestor do sistema de Faturamento e Pagamentos.
  • Guilherme Lopes – Atualmente executivo de Customer Success na RD, Guilherme é também Diretor de Product Growth na empresa. Lopes foi selecionado como Empreendedor Endeavor em 2016 e Top 25 Customer Success Thought Leaders em 2017. Formado em engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina, também atuou como Gerente de produto de TV Digital e Smart TV na TOTVS.

Como o RD Station se tornou o que é hoje?

Mas como a RD passou de uma pequena startup para uma das principais empresas de tecnologia no país? Vamos entender um pouco de sua jornada.

De Resultados Digitais para RD Station 

Mudança de nome da Resultados Digitais

Até o fim de 2020, a empresa foi amplamente conhecida como Resultados Digitais, especialmente pelo desenvolvimento de suas plataformas de Marketing e vendas, o RD Station Marketing e CRM. 

Por isso, foi nessa virada de ano que a RD anunciou em seu blog a mudança do nome para RD Station com a justificativa de “importante que o nosso nome esteja associado diretamente a eles (as plataformas da empresa).” 

A aquisição do Plug CRM

Em 2018, outro grande marco na história da RD foi a sua primeira aquisição: a plataforma de vendas Plug CRM. Na época, Eric Santos contou à Exame a importância de movimentos como esse no mundo de startups, especialmente quando se busca tomar o lugar que a RD tomou nos últimos anos.

“Acho que, no mundo das startups, há empresas que se engajam nas aquisições cedo de mais. Mas entendemos que, para nós, este é um ano fundamental para colocarmos nosso sonho grande em prática: ser uma plataforma líder em ferramentas de crescimento para PMEs em países emergentes”.

Foi a partir dessa união que foi possível também o lançamento de uma das principais plataformas de CRM do mercado brasileiro, o RD Station CRM. Vamos conhecer um pouco mais dela e do RD Station Marketing a seguir.

Principais produtos da RD Station

RD Station CRM

O RD Station CRM é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management ou Gestor de relacionamento com o cliente).

Focado em garantir a melhor experiência possível para o consumidor, a solução permite controlar todo o processo comercial, de maneira a centralizar todas as informações para a gestão do funil de vendas em um só local. Isso permite uma maior integração entre os vendedores e os leads, além da priorização de tarefas e maior organização dos passos e metas. 

Entre as funcionalidades da plataforma está a possibilidade de visualizar, em tempo real, o status de todas as negociações, juntamente com os históricos de contatos por e-mail, ligações e reuniões agendadas.

Além disso, o RD Station CRM permite criar campanhas personalizadas e ter acesso aos dados como taxa de conversão e geração de oportunidades. Em questão de integração, a ferramenta pode trabalhar ao lado do RD Station Marketing e outras soluções de e-commerce, EAD e ERPs.

RD Station Marketing

A solução de Marketing da RD é uma ferramenta robusta e muito conhecida, sendo inclusive uma das vencedoras do prêmio ‘Líder de Categoria’ no B2B Awards 2019. 

Entre as funcionalidades desta plataforma de automação de marketing estão a criação de landing pages, gestão de redes sociais, disparo de campanhas de e-mail, formulários e pop-ups para sites ou blogs. 

Além disso, possibilita também uma avançada análise de dados com seu módulo de Business Intelligence, juntamente com lead scoring e lead tracking.

O RD Station Marketing traz funções de jornada, um guia interativo com lista de tarefas, definição de responsáveis e prazos. Para ajudar a familiarizar a equipe com o funcionamento, a solução oferece conteúdos educacionais de treinamento.

Sobre integrações, a plataforma funciona em conjunto com mais de 100 ferramentas de marketing e vendas.

Cenário atual

Atualmente, segundo dados da própria RD Station, suas  soluções já atendem mais de 13.000 clientes no Brasil e mais de 20 países ao redor do mundo, além de mais de 1500 agências. 

Segundo dados do LinkedIn, a empresa aparece na lista das empresas mais cobiçadas para se trabalhar. 

Apesar da empresa não divulgar o seu faturamento anual, em 2019 recebeu um aporte de R$200 milhões do fundo americano de venture capital, Riverwood Capital.

Conclusão

O caminho para uma empresa se tornar uma referência em seu setor não é simples. Muitas vezes, o sucesso envolve muita persistência por parte dos seus líderes, além de um bom produto que de fato atende as necessidades dos usuários. E é exatamente isso que a RD Station trouxe nesses 10 anos de jornada no mercado brasileiro.

Com uma perspectiva de continuar crescendo, a qualidade do serviço oferecido fica muito clara nas avaliações deixadas pelos usuários da B2B Stack nas páginas das ferramentas. 

Por isso, para qualquer startup que precise de inspiração, a RD é com certeza um enorme case de sucesso.


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