Como a Rita RH aumenta a produtividade e agilidade nas operações de RH

Publicado em 11 de agosto de 2022

rh

O mundo está se tornando um lugar cada vez mais tecnológico, novas soluções surgem a cada dia. Então, as empresas que querem se manter no mercado precisam se adaptar a essas inovações e utilizá-las a seu favor.

As empresas podem digitalizar e automatizar diversos processos, trazer soluções tecnológicas e aumentar a produtividade dos funcionários. Uma área que pode se beneficiar muito das inovações tecnológicas é o RH.

Ao contrário do que muitos pensam, aumentar a tecnologia em uma empresa não significa que as pessoas serão substituídas pelas máquinas. Na verdade, na maioria das vezes, a tecnologia busca aumentar a produtividade dos funcionários otimizando alguns processos.

No departamento de recursos humanos existem processos extremamente burocráticos que podem consumir muito tempo de um profissional. Existem softwares e plataformas que automatizam esses processos e ajudam a organizar os dados dos funcionários para que o time possa agir de uma maneira mais produtiva e estratégica.

E agir de maneira estratégica é fundamental para resultados assertivos. O RH também é responsável pelo desenvolvimento das pessoas dentro da empresa, eles precisam montar equipes e posicionar os funcionários da melhor maneira.

 

Por que usar softwares de RH?

O departamento de recursos humanos é uma parte importante de uma empresa. Dentre suas muitas funções a equipe é responsável pela admissão de novos colaboradores e pelo desligamento daqueles que não contribuem mais com a empresa, além de serem responsáveis por manter os colaboradores na empresa.

A equipe lida com diversos processos internos operacionais e burocráticos e que precisam de muita atenção.

Os softwares e as plataformas de gestão de pessoas podem aumentar a produtividade do time e consequentemente da empresa. Eles ajudam na organização e na realização de diversas tarefas.

Os Softwares automatizam os processos burocráticos e operacionais e ajudam a mostrar os resultados. Além disso, os líderes da empresa conseguem acompanhar os resultados das suas equipes e de cada funcionário.

Assim, os softwares ajudam a aumentar a produtividade do time de RH e da as ferramentas necessárias para o departamento agir de uma forma mais estratégica e certeira.

 

Quais as vantagens de um Software de RH 

Atualmente existem diversos softwares de RH no mercado que podem trazer diversas soluções para uma empresa. Praticamente todos os softwares vão ajudar a otimizar o tempo dos funcionários, porém outras vantagens dependem da função que vai ser realizada.

O controle da jornada é muito importante para empresas que se organizam com o sistema de ponto. Já é possível otimizar esse processo com sistemas onde o próprio colaborador registra a sua entrada e saída da empresa pelo celular.

Essa função é muito utilizada no home office, assim o colaborador “bate o ponto” no momento em que está pronto para começar a trabalhar. O gestor pode acompanhar tudo em tempo real e no final do mês as informações ficam disponíveis na folha de ponto.

Graças a pandemia do coronavírus foram obrigadas a reduzir os seus espaços físicos, manter os funcionários em home office e apenas uma equipe mínima de maneira presencial.

Então surgiu o sistema híbrido que foi ganhando popularidade e mesmo depois da pandemia continua sendo utilizado por muitas empresas. Um Software integrado é importante para a organização do pessoal, controlando quem vai ficar em home office e quem vai para o escritório físico.

O processo de seleção pode ser um grande desafio para o time de RH uma vez que exige dinheiro, tempo e atenção para os candidatos. Porém esse processo pode ser otimizado, softwares de gestão de RH podem analisar os dados dos usuários utilizando inteligência artificial e agilizar o processo.

Para empresas que utilizam o sistema de “escalas” a organização é uma grande vantagem. Existem muitos fatores que devem ser considerados ao distribuir as escalas aos colaboradores, como as regras trabalhistas e o cuidado para que nem um colaborador fique muito sobrecarregado.

Um sistema com inteligência artificial praticamente não apresenta erros, como o sistema considera todos os fatores as escalas vão ser bem distribuídas e a chance de um colaborador ficar com uma escala dobrada é mínima.

Além de ser responsável pelas contratações, o RH também é responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e por mantê-los na empresa.

É comum para o time de RH desenvolver pesquisas e pedir para que toda e empresa preencha. Softwares podem automatizar esse processo e analisar os dados com base em um plano de desenvolvimento pessoal de cada colaborador.

Lembrando que atrasos tendem a gerar custos, um software pode finalizar as tarefas de uma maneira mais rápida, garantindo que não vão existir atrasos e permitindo que o time de RH tenha mais tempo para outras atividades.

É possível contratar diversos softwares, cada um cuidando de uma função específica. Porém contratar muitos softwares pode se tornar algo caro. Felizmente também é possível contratar uma plataforma como a Rita RH que unifica diversas funções.

 

O que é Rita RH?

 Rita RH é uma plataforma que busca otimizar e unificar os processos de RH. Ela pode ser integrada com todos os sistemas que recebem informações por layout ou API.

A plataforma pode realizar diversos processo. Como o de admissão, o colaborador recebe um convite para preencher o cadastro e enviar os documentos. Assim como o controle de férias, o sistema organiza os pedidos e as aprovações.

As assinaturas eletrônicas também podem ser automatizadas, o time precisa colher as assinaturas e depositar na plataforma, a partir desse momento os colaboradores podem assinar os documentos com um clique.

A Rita RH armazena todos os dados de maneira segura em uma nuvem. Se houver rescisão no contrato a plataforma todos os documentos, arquivos e dados são devolvidos para empresa e depois são deletados de acordo com as normas da LGPD.

 

Como a Rita Rh aumenta a produtividade? 

A Rita RH é uma plataforma que otimiza diversos processos de RH no mesmo lugar. É uma plataforma customizável que pode se integrar com sistemas de recrutamento e folha de pagamento.

O simples fato de a plataforma automatizar processos como o de admissão e o de organização das férias já torna a plataforma uma vantagem para o time de RH uma vez que vários processos operacionais e burocráticos se tornariam mais rápidos.

Porém na Rita RH esses processos são feitos na mesma plataforma. Admissão digital, gestão de benefícios e assinatura eletrônica (com validade jurídica) no mesmo lugar.

Assim, a equipe não precisa ficar trocando de software a cada tarefa que forem realizar, o que consequentemente poupa tempo.

Além disso a plataforma é customizável o que permite que os colaboradores se organizem da melhor. Também é possível fazer a integração com sistema de recrutamento e com a folha de pagamento.

Frequentemente um profissional de RH precisa olhar as informações dos colaboradores da empresa. Com a Rita RH todos esses dados são armazenados e organizados na mesma plataforma.

Com os dados organizados no mesmo lugar fica mais fácil para o profissional realizar uma análise e agir de maneira estratégica.

Logo, com a plataforma o time de RH atinge melhores resultados em tarefas operacionais e burocráticas em um menor tempo. Assim, as pessoas da equipe podem usar o seu tempo para realizar outras tarefas.

Também é importante citar que é mais seguro contratar uma plataforma ao invés de diversos softwares. Uma vez que só vai ser necessário compartilhar os dados dos colaboradores com uma única empresa.

Lembrando que a Rita RH mantem os dados em uma nuvem segura e segue todos os protocolos da LGPD. Caso a empresa decida rescindir o contrato todos os dados, arquivos e documentos vão ser enviados para a empresa e logo em seguida deletados.

Conclusão 

Em um mundo tecnológico as empresas se tornam tecnológicas. As novas soluções ajudam os funcionários a otimizar o seu tempo e aumentar a produtividade.

O departamento de recursos humanos é uma área que recebe destaque nas inovações tecnológicas. Como o time necessita de muita organização e é responsável por processos burocráticos uma plataforma digital pode ser uma grande aliada.

Por isso surgiram vários softwares que buscam facilitar a vida dos profissionais de RH, cada um ajudando em uma função. Porém contratar diversos softwares pode ser algo caro, além de não ser produtivo para os funcionários ter que ficar trocando de software. Nesse ponto entram as plataformas.

Uma plataforma de gestão de RH automatiza diversos processos, o que permite que a equipe tenha mais tempo para realizar outras tarefas.  Além de ajudar a organizar todos os dados da empresa em um único lugar, facilitando o acesso e a análise desses dados.

O RH é uma parte fundamental de uma empresa, eles são responsáveis por diversos processos que envolvem todos os funcionários. Além de muitas vezes serem responsáveis pelas contratações, por manterem os melhores funcionários na empresa e pela formação das equipes.

Logo, quando o RH está mais produtivo e estratégico a empresa inteira ganha.

A plataforma Rita RH busca aumentar a produtividade economizando o tempo dos funcionários e automatizando processos burocráticos. Ajudando em várias etapas, desde a admissão do funcionário até a gestão de benefícios.

Você já conhecia a Rita RH? Compartilhe a sua experiencia com a Rita.

Caso você não conheça a plataforma, saiba que com certeza ela é uma vantagem para a sua empresa. 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados