Um guia completo do SAP ERP

0
204
Tudo sobre o SAP ERP

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma das principais ferramentas de gestão empresarial do mercado internacional: o SAP ERP. Usado por milhares de empresas ao redor do mundo, a plataforma é com certeza uma das mais confiáveis plataformas disponíveis.

Neste artigo saberemos um pouco mais do que se trata essa categoria de softwares, seus benefícios, as funcionalidades do SAP ERP e algumas alternativas para você escolher a melhor opção.

Patrocinado

O que é um ERP?

O que é um ERP?

Primeiro, vale a pena entender do que se trata essa famosa categoria de soluções empresariais. Como explicamos no guia completo do ERP, se trata da sigla para Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais, em tradução livre.

Essas plataformas oferecem soluções de ponta a ponta para diversos segmentos de negócios, e tem como finalidade centralizar a gestão da empresa e conectar diversos setores. 

Isso quer dizer que o ERP tem a missão de integrar a gestão administrativo-financeira, contabilidade, a cadeia de suprimentos, portfólio de projetos, recursos humanos, entre outras áreas da empresa. 

Vamos conhecer então os benefícios desta importante ferramenta a seguir:

Benefícios de um ERP

  • Redução de gastos;
  • Ganho na produtividade;
  • Ganhos de eficiência;
  • Melhora no fluxo de comunicação entre as áreas;
  • Mais controle sobre a operação;
  • Redução de falhas, erros e retrabalhos;
  • Diminuição de trabalhos manuais;
  • Melhora na segurança das informações;
  • Melhora na organização das áreas tributária e fiscal;
  • Fornecimento de dados e informações sobre a empresa em tempo real.

SAP, a empresa

SAP, a empresa

A SAP é uma multinacional desenvolvedora de softwares de gestão fundada em 1972 em Weinheim, Alemanha, por Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira, Claus Wellenreuther.

Com a finalidade de criar o próprio negócio de desenvolvimentos de sistemas, cinco engenheiros e ex-funcionários da IBM, outra importante empresa de tecnologia, decidiram criar a SAP AG (Abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung ou Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados).

Hoje, a empresa já conta com mais de 440.000 clientes em mais de 180 países, além de mais de 100.000 colaboradores. No Brasil, a SAP já atua há mais de 25 anos e atende também mais de 15.000 pessoas. 

Atualmente, a SAP atende diversos segmentos de negócios como:

  • ERP e finanças
  • CRM e experiência do cliente
  • Rede e gestão de despesas
  • Cadeia de suprimentos digital
  • RH e engajamento de pessoas
  • Business Technology Platform
  • Focos de atenção

Funcionalidades do SAP ERP

Uma das grandes opções do mercado na categoria, o SAP ERP foi feito com a ideia de auxiliar o crescimento financeiro de empresas de forma organizada e transparente. 

Para isso, a plataforma traz funcionalidades de gestão financeira como: acesso de lucro e margem de contribuição, relatórios preditivos e analíticos, além da possibilidade de incluir o modelo de cobrança por assinatura, ou um modelo híbrido.

O SAP ERP ainda oferece a visão completa e automatizada para as demandas de gerenciamento de riscos, permitindo ações em conjunto por parte dos colaboradores. Para vendas, a solução faz toda a gestão do processo, incluindo o gerenciamento de compensações e comissões, pipelines e leads.

Outros segmentos atendidos pela plataforma incluem cadeias de suprimento, manufatura, engenharia, serviços profissionais e gerenciamento de recursos.

Para quem é indicado o SAP ERP?

Patrocinado

Na teoria, o SAP ERP pode ser usado por qualquer tipo de empresa, independente do segmento, mas, com a grande quantidade de funcionalidades disponíveis, é comum que exista um certo grau de dificuldade na implantação. 

Por isso, é possível dizer que médias e grandes empresas podem tirar mais proveito da ferramenta.

Comparativos

Vamos conhecer então algumas das alternativas ao SAP ERP, e como elas se comparam com a ferramenta da desenvolvedora alemã:

SAP ERP x Oracle Netsuite ERP

Quando se fala de duas das principais opções no mercado internacional de ERPs, é importante dizer que tanto o SAP ERP, quanto o Oracle Netsuite ERP, apresentam funções que devem resolver os problemas da sua empresa.

Porém, as duas plataformas são mais indicadas para demandas de grandes negócios, que lidam com grandes valores anuais em suas operações. O resultado disso acaba sendo um tempo de implantação superior ao normal. Então, caso você tenha um negócio de menor escala, talvez a solução não esteja em nenhuma destas ferramentas. 

Patrocinado

Ambas as soluções trazem orçamentos feitos sob consulta, de acordo com cada empresa. Além disso, a plataforma da Oracle sai em vantagem por oferecer também a opção de suporte técnico em Chat, além de e-mail e telefone (que a SAP também traz).

SAP ERP X TOTVS ERP

Quando se fala no mercado brasileiro, a ferramenta de gestão empresarial da TOTVS é uma das soluções mais procuradas. Além de ser desenvolvida por uma empresa já estabelecida e confiável, a solução já resolve os problemas de gestão de milhares de empresas no cenário nacional.

Em comparação com o SAP ERP, novamente nos vemos obrigados a mencionar a questão do porte da empresa que receberá a plataforma. Como dissemos, o SAP ERP funciona melhor para grandes operações. Então, se você tiver uma empresa menor, o TOTVS ERP acaba sendo mais indicado.

Patrocinado

Isso acontece pois traz mais flexibilidade para se adequar às características específicas do negócio, além de trazer um sistema mais simples, sem muitas das complexidades que acompanham o software alemão.

SAP ERP x Microsoft Dynamics 365

Diferentemente dos dois casos citados acima, a comparação entre o SAP ERP e o Microsoft Dynamics 365 traz resultados interessantes por se tratar de duas plataformas muito diferentes. A diferença é tanta, inclusive, que casos de grandes empresas que já usam as duas soluções ao mesmo tempo estão cada vez mais comuns.

Em questão do porte das empresas, novamente a SAP ERP vence no quesito “grandes empresas” e a ferramenta da Microsoft acaba sendo mais indicada para negócios menores, por sua flexibilidade e complexidade. Isso resulta em uma facilidade maior da plataforma alemã em escalar os processos em larga escala.

Em geral, o SAP ERP é uma solução muito mais complexa e difícil de entender, quando colocada lado a lado com o Dynamics (e grande parte das alternativas do mercado). Então, novamente, enquanto ambas funcionam para qualquer tipo de empresa, o Dynamics é ideal para médios negócios, por também ser mais fácil de implementar.

Conclusão

O SAP ERP é uma das mais completas e robustas soluções de ERP do mercado internacional e pode atender todos os segmentos de negócio. Porém, como foi dito algumas vezes durante esse texto, sua alta complexidade acaba sendo um ponto negativo quando se fala de empresas de menor porte.

Por isso, se está procurando uma ferramenta de gestão empresarial, não deixe de conferir também a categoria de ERP e gestão financeira no Portal B2B Stack, e confira o que usuários como você estão dizendo sobre algumas das principais ferramentas do mercado.