O SEO para Instagram é um recurso de marketing importantíssimo para quem quer expandir o alcance de um perfil comercial através dessa rede social.
Neste conteúdo, vamos dar algumas dicas que podem ajudar seu perfil do Instagram a aparecer até mesmo nas pesquisas dos usuários nos motores de busca, aumentando o reconhecimento da sua marca! Acompanhe!
O Instagram alcançou a marca de 1 bilhão de usuários globais, e quem tem um negócio e ainda não está presente nesta plataforma está perdendo tempo e dinheiro.
Entretanto, não basta apenas ter um perfil comercial no Instagram. É preciso entender como estabelecer sua marca nessa rede social, de forma que os usuários não a esqueçam e sempre interajam com ela, afinal, ter apenas uma ou duas curtidas nas suas postagens não seria interessante, não é mesmo?
Sabendo aproveitar todas as oportunidades do Instagram, é possível obter uma taxa de engajamento até 4 vezes maior do que no próprio Facebook, segundo uma pesquisa divulgada, mesmo o Facebook sendo a rede social mais utilizada no mundo todo.
Então, continue acompanhando este conteúdo para saber mais sobre como funciona o ranqueamento no Instagram, e como aplicar práticas de SEO para Instagram no seu perfil comercial!
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization), ou na tradução para o português, “Otimização para motores de busca”, é um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento orgânico de uma página da internet nos mecanismos de busca, como no Google, mas não somente neste motor.
Utilizando as técnicas de SEO, os algoritmos dos motores de busca conseguem ler e enxergar a relevância de uma página para a busca de um usuário.
Esses “robôs” são responsáveis por cruzar os interesses de quem faz a pesquisa com as páginas que estão melhor estruturadas, e que carregam as respostas mais convenientes e com maior autoridade sobre o que o usuário precisa.
Dessa forma, uma página que está bem otimizada para SEO ganhará vantagem sobre as demais, e será recomendada aos usuários por esses algoritmos nos primeiros resultados da SERP (Search Engine Results Page, ou Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa).
O SEO reúne práticas que vão além da busca de melhores palavras-chave e ajustes da sua densidade em um conteúdo.
Essa otimização também inclui títulos, metas descriptions, alt text em imagens, autoridade da página, domínios de referência, além da sua parte estrutural, que faz parte do SEO técnico, como a otimização de páginas para dispositivos móveis.
O SEO técnico fica responsável, então, por otimizar tudo o que está por trás da parte visual de uma página, ou seja, os códigos, visando uma boa velocidade de carregamento, a semântica dos conteúdos para melhor leitura da página pelos algoritmos, assim como sua indexação, isto é, fazê-la realmente se tornar visível para os “robozinhos”.
• Saiba mais sobre o assunto em SEO: O que é, e 9 ferramentas para usar em 2022.
Como funciona SEO para Instagram?
Se o SEO serve para uma página ser bem ranqueada nos motores de busca, como no Google, Bing e Yahoo!, como o SEO vai funcionar no Instagram?
Bom, para começar, é preciso dizer que o SEO para Instagram possui semelhanças e diferenças com as práticas usadas em um site, blog ou loja virtual.
Uma das diferenças é que você não consegue alterar a estrutura de códigos do Instagram, exceto nos casos em que você vai integrar a rede social com outras ferramentas. Ainda assim, não será possível otimizar o SEO técnico da página.
Por este motivo, todo o restante terá de ser muito bem estruturado para que o seu perfil tenha um alcance maior.
Outra diferença é que as postagens do Instagram não serão ranqueadas nos motores de busca como acontece, por exemplo, com os posts em blogs, páginas de produtos de e-commerce, e até em postagens do Twitter, na qual o usuário tem como resposta uma recomendação de página específica ao efetuar sua pesquisa.
No caso do Instagram, o que será ranqueado pelos algoritmos dos buscadores é seu perfil como um todo, sendo o seu nome de usuário a principal palavra-chave que vai aparecer nos resultados de busca dos usuários.
Agora, uma semelhança que podemos citar entre o SEO para Instagram e o SEO para mecanismos de busca mais comuns, é que a acessibilidade dos conteúdos conta muitos pontos para o bom ranqueamento do seu perfil, especialmente com o uso de alt text em imagens, uma vez que as mídias visuais são o foco do Instagram.
Além disso, se você vende produtos no Instagram Shopping, descrições otimizadas e detalhadas sobre eles também são entendidas como pontos positivos do seu perfil pelos algoritmos dos motores de busca.
Como o SEO pode ajudar na divulgação da sua marca
As práticas de SEO, seja para Instagram ou para qualquer um dos mecanismos de busca que conhecemos na internet, não só ajudam na divulgação da sua marca, como são fundamentais para isso!
Isso porque são as técnicas de SEO que mostram aos algoritmos dos buscadores que a sua marca tem relevância, coerência e consistência em todos os pontos de contato com o público.
Usar boas práticas de SEO, que são tarefas contínuas e envolvem análises constantes, significa para os algoritmos que a sua marca está se preocupando em oferecer conteúdos relevantes para as pessoas, e que está buscando sempre aprimorar a experiência do usuário.
Assim, os algoritmos “retribuem o favor” dando mais visibilidade para as suas páginas e perfis, mostrando sua marca nos primeiros resultados das pesquisas na internet.
Vale lembrar também que se você tem uma marca e quer divulgá-la no Instagram, é preciso ativar uma conta comercial, até porque, conforme estatísticas da própria rede social, 90% dos usuários do Instagram seguem uma empresa, e 2 em cada 3 usuários disseram que a rede favorece as interações entre empresa e cliente.
Dica B2B Stack: Boas práticas de SEO para Instagram
Agora sim, vamos às dicas de boas práticas de SEO para Instagram, para que você possa praticar no seu perfil comercial! Lembrando que todas as estratégias que você for usar, precisam se adequar ao seu modelo de trabalho e público-alvo. Vamos lá!
Perfil e biografia do Instagram
O primeiro passo para ranquear seu Instagram comercial é cuidar do seu perfil e biografia, que devem ser, necessariamente, abertos ao público para conseguir ranqueamento. Afinal, de que ainda ter um perfil comercial privado, não é mesmo?
Vamos exemplificar este tópico com o perfil do Instagram do banco Itaú.
Dê uma olhada em como o banco conseguiu estabelecer muito bem as características da marca com cores, ícones, e mais, mesmo em uma plataforma que não é flexível para ser personalizada como uma página da empresa na internet, por exemplo.
O primeiro ponto a ser notado, então, é o nome de usuário utilizado, que é único para cada perfil. Um nome de usuário simples e objetivo é o ideal para que as pessoas possam encontrar o seu negócio em qualquer lugar, assim como para que ele seja memorizado facilmente.
Além disso, é importante que o nome de usuário seja acompanhado de um termo que define seu tipo de produto ou serviço, por exemplo “banco X”.
Assim, quando os usuários pesquisarem somente por “banco” no Instagram, se o perfil estiver bem otimizado ele aparecerá nos primeiros resultados da rede social.
O segundo ponto é a sua bio do Instagram, que precisa ser sucinta por conta da limitação de caracteres, no entanto, deve remeter à solução que o seu negócio tem a oferecer para os clientes.
No nosso exemplo, a biografia do perfil do banco faz menção à “descomplicar a vida financeira” de quem o utiliza, seguida de um call to action para que os usuários do Instagram acessem o site da empresa para saber como isso seria possível.
Na sua biografia também podem ser usadas hashtags relacionadas aos valores do seu negócio, ou a movimentos sociais que a sua empresa apoia, ou ainda, adicionar um link para uma landing page que contenha todos os outros links para todos os seus pontos de contato, por exemplo.
Aposte em boas palavras-chave, hashtags e postagens relevantes
O uso de palavras-chave também é essencial no SEO para Instagram.
Não só é interessante aplicá-las na própria legenda das suas postagens, mas também é importante reforçá-las através das famosas hashtags.
Dessa forma, os usuários do Instagram conseguem localizar suas postagens quando pesquisarem pelas hashtags mais populares na própria rede social, e também podem encontrar seu perfil até mesmo nos motores de busca por meio delas.
Quanto às postagens, as práticas de SEO para Instagram exigem que elas sejam relevantes para o seu público-alvo. Vamos voltar ao exemplo do perfil do banco Itaú.
Suponha que o público-alvo da instituição sejam pessoas acima dos 40 anos de idade, casadas e com filhos, e ao entrar no perfil do banco no Instagram, as pessoas se deparam com as seguintes postagens:
Perceba que não haveria coerência entre os conteúdos exibidos, as palavras-chave utilizadas e o que o público-alvo realmente precisa e pesquisa na internet.
Para ranquear seu perfil, portanto, e aparecer nos resultados das buscas do seu público, você precisa saber o que estão procurando, sobre o que estão falando, e seus reais interesses e hábitos na internet, e para isso é fundamental usar ferramentas de gestão de mídias sociais.
Essas ferramentas irão te ajudar a mapear os interesses do seu público, bem como as tendências das redes sociais, para que assim, você possa, de fato, escolher as melhores palavras-chave, conteúdos e hashtags para gerar engajamento no seu perfil.
Dessa forma, quanto mais engajamento seu perfil tiver, mais ele vai ganhando relevância, e será cada vez mais recomendado pelos algoritmos dos motores de busca.
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Use links para o seu perfil do Instagram
Em qualquer estratégia de SEO os links são elementos muito expressivos para gerar resultados.
No SEO para Instagram isso não é diferente. Os links estimulam quem está lendo uma postagem ou e-mail marketing, por exemplo, a visitarem outras páginas do seu negócio, mostrando aos mecanismos de busca que a sua empresa está gerando conteúdos relevantes em vários pontos de contato com os usuários.
Portanto, não se esqueça de inserir os links de postagens ou do seu perfil do Instagram onde quer que o seu negócio esteja presente na internet, fomentando ainda mais engajamento nessa rede, e por consequência, mais recomendações pelos motores de busca.
Use os produtos do Instagram
O Instagram for Business oferece diversos produtos para reforçar o marketing da sua marca, e você pode conferir como funciona cada um deles neste conteúdo.
Entre eles, podemos citar o Reels, uma aba do Instagram para postar vídeos curtos, o antigo IGTV, agora chamado de “Vídeo do Instagram”, que permite criar vídeos mais longos, e os Stories, que podem servir para gerar carrosséis de conteúdos interessantes para o seu público, podendo ainda fixá-los ao seu perfil.
Ainda há a possibilidade de impulsionar suas postagens com os anúncios do Instagram, que ajudam a estender o alcance do seu público, e também criar parcerias através do marketing de influenciadores para aumentar o reconhecimento e relevância da sua marca.
Capriche nas imagens
Nada do que foi dito até agora vai fazer sentido se você não tiver imagens atrativas relacionadas ao seu negócio, certo?
Mas isso não significa apenas criar imagens bonitas para postar no Instagram, mas sim, otimizá-las com alt text e dar sentido à elas, uma vez que as pessoas que usam o Instagram geralmente o fazem por ser uma rede social voltada mais para o visual.
E não se esqueça de criar um cronograma de postagens! É fundamental ter um calendário especial para o Instagram, identificar os melhores dias e horários para compartilhar conteúdos, bem como se atentar às postagens sazonais, para não cair na armadilha de postar demais ou de menos nesta rede social!
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Conclusão
Como você viu, o SEO para Instagram é uma estratégia que pode ajudar a posicionar sua marca na rede social, até mesmo com a possibilidade de não precisar pagar nada por isso, sendo uma prática orgânica para atrair mais seguidores, leads e clientes.
Criar um bom perfil comercial, otimizado para SEO, significa se atentar e escolher um bom nome de usuário, usar uma biografia atrativa, conhecer os hábitos e interesses do seu público para escolher as melhores palavras-chave, e principalmente, produzir as melhores postagens, com uma frequência pré-estabelecida, para gerar engajamento e relevância para o seu perfil.
Mas, nada disso adianta se você não usar as ferramentas certas!
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments