Instagram: Saiba como reforçar seu marketing com 6 dicas!

Publicado em 28 de março de 2022

Se você está buscando ideias para aumentar a visibilidade da sua marca no Instagram, e dicas para usar essa rede social para potencializar suas vendas, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo vamos te contar como funciona o Instagram para empresas, mostrar fatos sobre a rede social, dar dicas de como seu negócio pode trabalhar com ela e te apresentar 5 ferramentas para postar e gerenciar seu Instagram comercial. Vamos lá?

Para começar a falar sobre o Instagram, precisamos contar um pouco sobre a sua história.

O Instagram é uma rede social que foi lançada ao público em 2010, e criada por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger.

Inicialmente, o Instagram foi disponibilizado para os usuários de iPhones e iPads, no entanto, o sucesso do aplicativo foi tão grande que ele alcançou a marca de 10 milhões de usuários em apenas um ano.

Ao ver todo o potencial do aplicativo, a marca Facebook.Inc, hoje conhecida como Meta, adquiriu o Instagram em 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares.

Neste mesmo ano o aplicativo também já havia sido disponibilizado para os usuários de aparelhos Android, conseguindo atingir um crescimento muito marcante, e se tornando uma das redes sociais mais queridas e usadas no mundo.

Hoje, depois de 12 anos do seu primeiro lançamento, o Instagram já possui 1 bilhão de usuários globais, sendo o Brasil o 3° país com o maior número: 119,45 milhões de usuários, segundo uma pesquisa de janeiro de 2022, ficando atrás apenas da Índia e dos EUA.

O que é Instagram?

Logo do Instagram. O logo é um quadrado com cantos arredondados com um círculo ao centro e todo o desneho possui um degrade de cores que vai desde o amarelo, passando pelo laranja, ao vermelho

Instagram é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos curtos, e para interação social com outras pessoas e marcas.

Os usuários do Instagram podem seguir o perfil de amigos, familiares, influenciadores e empresas para visualizarem suas postagens e interagirem com elas através de curtidas, comentários ou recompartilhamento.

Quem utiliza o Instagram ainda conta com um chat, o Messenger ou o Direct, para conversar com quem quiser por texto ou vídeo, de forma privada ou em grupo. Hoje, o Messenger pode integrar e sincronizar conversas do Facebook e Instagram, e o Direct é o chat específico do Instagram.

Outro recurso que os usuários do Instagram adoram são as inúmeras opções de efeitos, filtros, figurinhas e emojis que podem ser aplicados em fotos, vídeos, nas videochamadas e nos stories.

Já os stories do Instagram é o local onde as pessoas podem compartilhar e fixar conteúdos visuais por 24 horas, que podem ser sequenciais, formando uma história, e por isso o nome de “stories”.

Nos stories os usuários costumam postar vídeos ou fotos do que estão fazendo no momento, memes, tutoriais de como fazer ou usar algo, e até interagir com perguntas e respostas.

Isso porque todos os seus seguidores podem visualizar e reagir às histórias postadas, sendo que nesta área também é possível usar a própria câmera para criar esses conteúdos e fazer transmissões ao vivo.

Os usuários do Instagram também podem escolher quem poderá visualizar seus stories, e inclusive, criar grupos de amigos para compartilhá-los somente com eles.

A aba “Explorar” do Instagram permite que os usuários descubram perfis que compartilham conteúdos do seu interesse, recebendo recomendações com base em perfis que já seguem ou de acordo com os conteúdos que já interagiram.

É nesta área também que se encontra a pesquisa do Instagram, para que os usuários possam encontrar qualquer pessoa ou perfil que desejarem.

Por fim, outras duas abas do Instagram que trazem bastante engajamento são a “Reels”, onde os usuários contam com um feed de vídeos populares e também podem criar os seus, e a “Loja”, onde podem descobrir produtos à venda para comprar.

Como funciona o Instagram para empresas?

A conta do Instagram for Business oferece recursos para as empresas atraírem seguidores, criarem conteúdos relevantes, venderem seus produtos ou serviços e obterem insights de desempenho sobre o seu perfil.

A conta corporativa do Instagram também é gratuita, e você pagará somente os recursos que for utilizar, como por exemplo os anúncios.

Para as contas corporativas, o Instagram oferece ferramentas de anúncio, vídeo, loja virtual, plano de orientações de marketing, gestão de marca, além dos recursos comuns, como feed de postagens, stories, reels e o chat.

Você pode criar anúncios do zero ou a partir das suas postagens, que também podem ser direcionados a outras plataformas, e o orçamento é você quem define.

Você também poderá criar seu catálogo virtual para a Loja do Instagram, desde que cumpra alguns requisitos, como ter um domínio de site próprio e um perfil comercial, para que seus seguidores e outros usuários encontrem seus produtos, podendo destacá-los com etiquetas para terem mais visibilidade na rede social.

Os usuários serão direcionados diretamente para o seu site para finalizarem suas compras.

Por fim, você pode criar parcerias com outros criadores de conteúdo para expandir o reconhecimento da sua marca a partir do marketing de influenciadores.

Como criar um Instagram para empresas?

Para criar um perfil comercial no Instagram, baixe o aplicativo para dispositivos móveis. Somente é possível criar uma conta comercial no Instagram se você tiver uma página de empresa no Facebook.

Ao entrar no APP, crie uma conta com seu número de telefone ou e-mail e nome completo, escolha um nome de usuário que remeta à sua empresa, crie uma senha e clique em “Cadastre-se”. Você também pode entrar com uma conta do Facebook;

Imagem de um formulário do Instagram. O formulário possui botão de acesso via Facebook e três campos para que o usuário preencha

Quando estiver logado na sua conta no Instagram, vá até a área do seu perfil e clique em “Editar perfil”;

Imagem de um exemplo de como é um perfil no instagram. O perfil possui uma foto em um círculo na parte superior, um botão de editar perfil abaixo

Depois, clique em “Mudar para conta profissional”;

Imagem de onde o usuário pode editar seu perfil. Nome, nome do usuário, site, biografia são as opções para que o usuário possa editar

As próximas telas irão te apresentar algumas funções da conta comercial, então, é só clicar em “Continuar” até chegar à tela onde você irá dizer em qual categoria sua empresa se enquadra;

Ao selecionar a melhor opção de categoria, clique em “Concluir”;

Imagem com diversas categorias as quais o usuário pode escolher no seu perfil

Então, é só confirmar sua alteração e depois integrar seu perfil do Instagram à sua página de empresa do Facebook.

Popup com informações sobre a opção de usuário pode mudar o perfil comum para o perfil profissional

6 dicas para divulgar uma marca no Instagram

O Instagram tem feito parte das campanhas de marketing de milhares de empresas que querem atrair leads, fidelizar clientes, aumentar as vendas e gerar reconhecimento para sua marca.

Seja por meio de anúncios pagos, de um perfil da própria empresa ou através de marketing de influenciadores, conforme uma pesquisa divulgada, 78% dos profissionais de marketing utilizam o Instagram para promover seus negócios.

Em um ambiente tão competitivo como a internet e as mídias sociais, as estratégias de marketing no Instagram precisam ser assertivas para não que não se perca tempo, dinheiro e oportunidades.

Uma dica extra que podemos dar, portanto, é apostar em ferramentas de geomarketing para atingir as pessoas certas, no lugar certo e no momento em que estão mais aptas a comprar, ou seja, quando estão buscando e conhecendo produtos ou serviços como os seus.

O geomarketing no Instagram é uma tendência promissora e muitas marcas têm feito isso para direcionar seus anúncios e campanhas ao público ideal, conforme sua localização e até mesmo dados socioeconômicos, economizando recursos com estratégias ineficientes.

Outras dicas para usar o Instagram como seu canal de marketing é criar um perfil profissional, adicionar uma boa biografia, usar hashtags, e explorar todos os recursos que o aplicativo disponibiliza, como os Stories, IGTV e o Reels.

Perfil profissional

Criar e gerenciar um perfil profissional no Instagram é a maneira que o seu negócio tem para mostrar que ele realmente existe e está funcionando.

Quantas vezes você já buscou por uma empresa na internet e só a encontrou em sites genéricos? Isso é frustrante, não é verdade?

Portanto, ter um perfil da empresa nas redes sociais e engajar seus seguidores através dele é essencial para dar voz aos clientes, passar credibilidade para quem está chegando, e se permitir ser encontrado em vários pontos de contato com o público.

É importante que você mantenha a mesma consistência em todos os perfis e redes que for usar, uma vez que seus seguidores precisam conhecer e assimilar sua marca da mesma forma em qualquer lugar onde eles te encontrem.

Você pode saber mais sobre isso no conteúdo sobre marketing multicanal.

Mas, acima de tudo, suas postagens precisam gerar entretenimento e engajamento, afinal, seu público está nas redes sociais para se divertir, e em grande parte das vezes para aprender alguma coisa nova, interessante e surpreendente!

• Aproveite para conhecer plataformas de bancos de imagens para encontrar imagens e vídeos inspiradores para criar suas campanhas!

Biografia do Instagram

A biografia do Instagram é a área do seu perfil onde você pode descrever o seu negócio com até 150 caracteres. Muito pouco para falar sobre tudo o que você pode oferecer, não é mesmo?

Por isso, as marcas estão usando links na bio para direcionar os seguidores para páginas específicas onde eles podem conhecer mais sobre o seu produto ou serviço.

Colocar um link na bio para uma landing page onde seus seguidores podem encontrar seu site, catálogo, materiais ricos, WhatsApp e uma página sobre o seu negócio, por exemplo, é também uma estratégia para direcionar o tráfego do seu perfil para os seus principais pontos de contato.

Hashtags

As hashtags do Instagram são como as palavras-chave utilizadas nas estratégias de otimização para SEO.

Utilizando hashtags você consegue direcionar seus seguidores para conteúdos que você quer que eles vejam, e para que eles encontrem o seu perfil quando estiverem fazendo pesquisas no Instagram por hashtags.

Além disso, elas são ótimas formas de engajar seguidores em uma campanha, classificar seu público, e fazer com que eles divulguem a sua marca para quem conhecerem.

Stories

Os stories podem ser utilizados como estratégia para contar uma novidade para os seus seguidores, apresentar produtos ou serviços, fazer demonstrações, mostrar ofertas e até mesmo para falar mais sobre a sua empresa através de uma história mais longa, seja por fotos ou vídeos.

Os stories também podem servir para fazer pesquisa de mercado com seus seguidores, ou seja, você pode criar enquetes para entender o que eles querem, o que os faria comprar na sua empresa e quais conteúdos gostariam de ver, por exemplo,

IGTV

A IGTV agora é Vídeo do Instagram, uma funcionalidade do Instagram que permite que criadores de conteúdo criem vídeos verticais de longa duração para se conectarem com seus seguidores como se fosse, literalmente, uma TV.

Os seguidores também podem interagir com esses vídeos curtindo, comentando e compartilhando.

Reels

O Reels é um recurso do Instagram para criar e compartilhar vídeos curtos de até 30 segundos, de forma similar aos que são criados no TikTok.

O Reels permite que você use filtros de realidade aumentada, e fornece ferramentas de áudio e vídeo para que você consiga editar os vídeos criados, mas também é possível fazer o upload de vídeos que você já possui no seu dispositivo.

A aba “Reels” poderá ser usada para ver o que as pessoas estão postando, e obter ideias do que você pode fazer para se destacar.

Veja também a categoria completa de softwares para edição de áudio e vídeo no portal B2B Stack!

Dicas extras B2B Stack: 5 ferramentas para postar no Instagram

Agora que você sabe como o Instagram funciona para ganhar visibilidade, vamos te dar 5 dicas de ferramentas para gestão de mídias sociais para te auxiliar na busca pela mais adequada para o seu negócio.

Essas ferramentas são fundamentais para entender os interesses do seu público, criar campanhas personalizadas, e principalmente, saber o que estão falando sobre a sua marca nessas redes, afinal, apenas um comentário negativo pode viralizar e acabar com todas as suas estratégias.

Mas, saiba que essas são apenas algumas das opções que você pode usar na sua empresa, e que nosso portal B2B Stack pode te ajudar a conhecer muito mais tecnologias para implementar no seu negócio e alavancar suas campanhas de marketing e muitos outros processos!

Na nossa plataforma, você encontra mais de 23 mil softwares devidamente categorizados, mais de 9 mil avaliações de usuários reais, pode usar nosso comparador de ferramentas, e ainda consegue solicitar o contato dos desenvolvedores das soluções para receber demonstrações e mais informações sobre os produtos.

Por isso, não deixe de dar uma olhada na categoria completa de softwares para automação de marketing e em mais de 30 outras categorias de marketing

Por agora, saiba como funcionam as seguintes ferramentas:

  • Buffer;
  • MLabs;
  • PostGrain;
  • Hootsuite;
  • Etus.

Buffer

Logo do Buffer, ferramenta de gestão de redes sociais. O logo possui a cor preta

Buffer é uma plataforma de gestão de redes sociais, indicada para qualquer profissional que as utilizam em suas estratégias de marketing.

O Buffer permite o planejamento e criação de campanhas no Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn.

Para as estratégias do Instagram, o Buffer oferece ferramentas de criação e postagem de stories, que funcionam no navegador ou através do seu aplicativo para dispositivos móveis, e para publicações no seu perfil utilizando hashtags, recurso de primeiro comentário e agendamento de postagens.

Você também conta com ferramentas Analytics para acompanhar o desempenho das postagens e stories, para assim, obter insights sobre as campanhas e publicações com mais engajamento, podendo comparar os resultados orgânicos e de postagens impulsionadas, permitindo a geração de relatórios personalizados.

Além disso, o Buffer pode coletar dados demográficos do seu público-alvo, verificar o desempenho de hashtags, e permite gerenciar e responder comentários em único painel, destacando os que são mais urgentes, como as reclamações, por exemplo.

O Buffer pode ser usado gratuitamente com recursos básicos, ou a partir dos seus planos pagos, que custam a partir de $ 5/mês/por canal social, considerando o faturamento anual.

• Leia também: 10 ferramentas que todo profissional de redes sociais deve conhecer.

MLabs

Logo da empresa mLabs.

A mLabs é outra plataforma de gestão de mídias sociais, que oferece recursos para postagem nessas redes e analisar seu desempenho.

Na mLabs você pode criar as postagens com auxílio de ferramentas de design para Facebook, Instagram (Feed, Carrossel, Stories, Reels e IGTV!), LinkedIn, YouTube, Twitter, Google Meu Negócio e Pinterest, e fazer o agendamento delas para ter um calendário de postagens estruturado.

As ferramentas de análises de redes sociais da mLabs permitem identificar os melhores dias e horários para postar publicações no Instagram e nas outras redes, monitorar os concorrentes e descobrir o que gera engajamento de acordo com os interesses do seu público.

Outros recursos oferecidos pela mLabs permitem responder comentários e mensagens recebidos no Facebook e Instagram de forma integrada, criar landing pages, agendar posts para múltiplos perfis, ideal para franquias, e fazer integrações com outros softwares, como RD Station e Canva.

Os planos da mLabs custam a partir de R$ 7,90/mês considerando o faturamento anual e a gestão de 1 perfil de rede social, sendo que os valores podem variar conforme a quantidade de marcas e perfis que serão gerenciados.

• Leia mais em: mLabs: como funciona e como usar a ferramenta.

Postgrain

Logo do PostGrain. O logo tem dois quadrados ao lado esquerdo de cor azul

Postgrain é uma ferramenta de gestão específica para o Instagram, que permite criar e agendar postagens, e responder a comentários e mensagens do Direct em um mesmo painel.

No Postgrain você pode criar posts para o feed, stories e IGTV, e integrar seu catálogo da Loja do Instagram para marcar produtos em suas publicações do feed e dos stories. Além disso, você conta com função de repost para reaproveitar postagens que tiveram mais engajamento.

Você também consegue dar permissões específicas para os membros das suas equipes, para que cada um tenha acesso somente ao que for competente às suas funções.

O Postgrain custa a partir de R$ 20,83/mês para gestão de 1 perfil do Instagram, considerando também o faturamento anual.

Hootsuite

Imagem do Hootsuite, ferramente de gestão de mídias sociais que é usado para mexer no Instagram. O logo tem o desenho de uma coruja pintada na cor preta

Hootsuite é uma plataforma de gestão de redes sociais, que oferece ferramentas para que você faça desde o monitoramento das suas postagens e da concorrência, até as vendas pelas redes sociais.

Na Hootsuite você pode criar e agendar postagens, além de gerenciar seus calendários de publicações nas principais redes sociais de forma integrada:

Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter e Pinterest, garantindo também a gestão de chats ao vivo e da API do WhatsApp Business.

As ferramentas oferecidas pela Hootsuite permitem que você receba e responda a mensagens de todas as suas redes em um único painel, inclusive com o uso de chatbots, assim como é possível transformar postagens orgânicas em anúncios pagos para impulsionar seu alcance.

A Hootsuite também possui ferramentas para monitorar as tendências das redes sociais, garantindo que você entenda em quais conteúdos seu público está mais engajado no momento, e para analisar o desempenho das suas campanhas, para que elas sejam cada vez mais relevantes para os seus seguidores.

A Hootsuite disponibiliza uma opção de plano gratuito com algumas limitações, e seus planos pagos custam a partir de $ 49/mês, com opção de plano personalizado.

Etus

Logo do Etus na cor roxa

Etus é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, para criar e publicar posts no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business.

Na Etus você consegue agendar as publicações para todas as redes sociais que você utiliza, mas, com a possibilidade de adicionar diferentes textos ou elementos específicos para cada uma, sendo possível também impulsioná-las no momento de postar.

A Etus permite que você gere relatórios personalizados sobre todas as redes sociais utilizadas, e responda a mensagens e comentários em uma única plataforma.

Além disso, você pode criar fluxos de trabalho e aprovações para diferentes projetos e consegue atribuí-los às suas equipes, garantindo que cada um tenha suas tarefas bem estabelecidas e consigam desempenhar suas funções com mais autonomia.

A Etus é indicada para profissionais autônomos, empresas e agências, e possui planos diferenciados e adequados para cada usuário, disponibilizando uma opção de plano gratuito e planos pagos a partir de R$ 6,63 (com desconto).

Conclusão

O Instagram é uma rede social que recentemente atingiu a marca de 1 bilhão de usuários globais, e embora não tenha tido como foco inicial a promoção de marcas, agora, disponibiliza inúmeras ferramentas e funcionalidades para que as empresas utilizem o aplicativo como canal de marketing e vendas.

Isso porque os usuários do Instagram estão gostando de descobrir novas marcas para comprar diferentes produtos, e confiam nas empresas que estão na rede social, especialmente as que engajam seus seguidores com conteúdos atrativos.

Entre as estratégias de marketing para o Instagram estão ofertas diferenciadas, vídeos de tutoriais e demonstrações de produtos, e até mesmo os concursos comumente divulgados, onde os seguidores precisam curtir uma publicação e marcar os amigos para ganhar prêmios ou alguma condição exclusiva na hora de comprar.

Tudo isso gera engajamento e reconhecimento de marca, além de ser um canal eficiente para fidelizar, educar e se manter em contato com seu público a cada novidade.

Neste conteúdo você também conheceu 5 ferramentas de gestão de mídias sociais para criar e agendar suas postagens nas redes, e depois acompanhar o desempenho das campanhas para serem cada vez mais assertivas, de acordo com o que seus seguidores querem ver.

Agora, se você quiser potencializar suas estratégias e ir além do Instagram, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack para encontrar ferramentas para otimizar todos os seus processos! Você ainda pode avaliar seus softwares favoritos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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